Demolidor: Diabo da Guarda

Demolidor: Diabo da Guarda Kevin Smith...

Resenhas - Demolidor - Diabo da Guarda

Amanda1350 23/04/2024

Uma história que envelheceu mal..
Spoilers a seguir.

Numa releitura, o mistério que é o carro chefe dessa história, já não é mais tão interessante, mas serve para testar a fé do protagonista, e nos dá algumas cenas muito boas como o Demolidor finalmente confrontando sua mãe por tê-lo abandonado. A aparição do Mephisto me surpreendeu como fã da Ann Nocenti, e a narrativa da história até prende, mas no fim, essa acaba sendo mais uma história de super heróis com a "mulher na geladeira", que no fim, faz tudo parecer uma grande jornada sem fim, sem destino, e sem luz. O vilão principal explica seu plano mirabolante para destruir a vida do protagonista mais uma vez, e enquanto esse capítulo passava, eu percebia o quão sem sentido, era Karen Page, mais uma namorada do Demolidor morrendo nas mãos do Mercenário. Na última conversa que Matt tem com Karen, ele a culpa de uma maneira muito violenta, pelo seu recente diagnóstico de saúde, em uma cena que deveria ter atormentado o protagonista pelo resto da vida, considerando que ela é morta logo depois.
Karen era uma personagem essencial na dinâmica do personagem pós Frank Miller, de extrema relevância emocional nessas histórias, representando redenção, recomeço, esperança. A repetição de mais um amor que teve uma morte sem sentido, não só faz a história perder seu peso, mas também empobrece toda a jornada dos personagens, tanto Matt quanto Karen, até aqui, e empobrece as histórias do Demolidor que se seguem. Karen Page jamais deveria ter morrido. A arte é bem bonita, pena que como fã do personagem, o roteiro me ofende.

Pizza Fernandes 14/02/2024

Houve um período dos quadrinhos em que as editoras entraram em uma onda de "quebrar" os personagens com histórias como A Última Caçada de Kraven, A Morte do Superman, A Queda do Morcego e Crepusculo Esmeralda. Acredito que essa HQ se encaixe como uma das últimas dessa "era" com uma história onde vemos o Demolidor ter uma série de tragédias acometendo sua vida e a de suas pessoas mais queridas enquanto ele tenta desvendar um mistério que põe a prova sua fé e enfrenta uma série de eventos que chegam a beira de destruir sua sanidade

Tefinha 17/05/2023

Demolidor: Diabio da Guarda
(Eu vou começar a fazer as resenhas de tudo que li no ano até agr e não fiz a resenha quando terminei de ler,ent não se assuste,eu li esse e os outros livros já faz uns meses,quando for algo recente eu vou avisar)
Começo falando que o Demolidor é meu herói favorito,tanto o personagem em si,quanto as histórias dele,essa é uma hq com temática mais séria e pesada,o roteiro é muito bom em te fazer perceber os sentimentos do Matt,toda carga que ele vem carregando ao longo da vida e a ligação disso com a narrativa da hq. Gosto da forma como a religião é muito bem utilizada na história,é algo muito presente nas hqs do Demolidor já que faz parte do personagem,mas acho que Diabo da Guarda trás mais destaque pra isso. Sobre a arte,é incrível o Joe Quesada faz quadros lindos,com estilos diferentes e criativos de fazer o quadro a quadro,em algumas vezes ele muda totalmente a página através do seu desenho,a cores também chamam muita atenção,em algumas partes são vivídas e chamativas,o que traz um toque a mais de beleza a arte por um todo. A hq também é competente em demonstrar o poder do Demolidor,o quanto ele é habilidoso e inteligente,mas também o quanto ele sofre por ser o que é e ter que manter tudo em segredo até mesmo das pessoas que ele ama,e as consequências que ser um herói causam na vida dele. Os vilões também são muito bem utilizados. Enfim favoritei,recomendo bastante pra quem quer começar a ler sobre o Demolidor e também pra quem já adora o personagem e quer ler um clássico sobre o herói.

Chagas, nerd 03/05/2022

Demolidor sempre...
Kevin Smith entende de HQs quando quer. Aqui, não apenas o desenho do Quesada estão fodas como a narrativa. Aquele roteirista maroto que consegue pegar até um vilão de segunda é torná-lo incrível.

Guilherme.Monteiro 12/08/2021

Das histórias que já li do personagem até agora, essa provavelmente é a que menos curti, mas ainda sim vale a pena ser lida. Principalmente pela abordagem mais religiosa que é muito bem aproveitada, apesar do roteiro do Kevin Smith enrolar em alguns momentos, e a arte do Quesada não me soou muito fidedigna pra essa história, justamente por ele ter um tom mais caricato que acho que não combinou muito bem, apesar de ser um bom desenhista.

tirinhadepeixecomcreme 11/07/2021

Se a esperança não quebrou ele, a fé quebra.
Ja to cansado de escrever resenha, mas quero o histórico de leitura certinho.

Foi uma boa história, e uma continuação digna da queda de Murdock.

RenanDuarte 09/04/2021

Não li muita coisa do Demolidor, esse foi o primeiro gibi que li dele, acho que em 1999, numa viagem de ônibus, lembro que na época eu adorei e relendo agora, décadas depois, ainda achei bom. Roteiro do Kevin Smith (diretor de cinema nerd, Jay&Silent Bob, etc) e arte do Joe Quesada.

Mandretty 03/10/2020

Surpreendente.
História muito boa, com reviravoltas e um que de suspense trágico. Demolidor como sempre nasceu pra sofrer

Victor Daniel 02/08/2020

O segredo está nas cortinas
Um malabarismo na narrativa soa como um grande truque de mágica, nós influência a acreditar no que vemos enquanto a verdadeira tarefa do Homem Sem Medo acontece nos bastidores

Rafael.Alexandre 15/01/2019

O Diabo em sua melhor forma.
Nessa edição observamos que não foi por acaso que Joe Quesada veio a se tornar um dos grandes diretores da Marvel.
Seu desenho possui uma maestria formidável que consegue ler o universo do herói em uma fase pós Frank Miller. O mesmo vale pra Kevin Smith que se consagra no roteiro e se projeta pra Hollywood.
Uma das melhores histórias de heróis que já li que sem dúvida vão eternamente permanecer como referência para o mito do Demolidor e sua trajetória.

z..... 27/09/2014

Não acompanho o Demolidor e através dessa HQ percebo que suas histórias são diferenciadas, apresentando algo pouco comum no mundo dos super-heróis: sua fé católica (apesar do traje inspirado no demo).
Nessa HQ ele passa por situações que abalam seus conceitos e o levam a uma visão pessimista da vida, com desesperança para suas lutas e buscas. Resultado do plano de um vilão com o intuito de provocar-lhe a própria destruição, a custo da morte de inocentes, de pessoas próximas, de drama pessoal e da desestruturação de sua fé. Isso me soa familiar...
Penso que há um excesso de textos no início e a história vai crescendo de maneira cativante. Os diálogos finais com o Aranha e a Viúva trazem uma reflexão transformadora ao abalado herói, de esperança em pequenos gestos e de convicções internas. Emblemática assim a imagem de uma fênix onde há o tradicional fim.
Legal!

HARRY BOSCH 18/09/2014

O Homem sem medo
O leitor não sabe o que ficou melhor,se foi o roteiro ou a arte?
Uma grande aventura do homem sem medo,na qual vai por em xeque suas crenças....

Luciano Luíz 14/09/2014

DEMOLIDOR DIABO DA GUARDA

Essa saga mostra o lado religioso do Matt Murdock. E as influências da época de A QUEDA DE MURDOCK.
O enredo gira em torno de um bebê que a princípio é considerado como a volta do Messias e logo mais, como o anticristo. Apesar do Rei do Crime não estar inserido na estória da forma já conhecida dos leitores, assim mesmo é uma HQ que realmente foi muito bem trabalhada.
Temos surpresas que fazem as páginas serem viradas rapidamente. E o visual é fantástico.
Sem dúvida assim como Aranha, o Demolidor é um dos personagens com as histórias mais próximas da vida real. Pois os conflitos que em sua vida existe podem ser encontrados em muitas pessoas. Tanto no quesito de crença, como a relação íntima.
E isso dá uma grandiosidade sem igual.
É um dos clássicos que compensa ter na estante.

Nota: 10

L. L. Santos