Letramentos múltiplos, escola e inclusão social

Letramentos múltiplos, escola e inclusão social Roxane Rojo

Resenhas - Letramentos múltiplos, escola e inclusão social

Gessyca.Libny 22/12/2023

Multiletramentos na era contemporânea
Uma obra que é uma aula completa acerca dos multiletramentos e das relações sociais a partir da globalização e desenvolvimento das novas tecnologias. A autora posiciona bem a função social da escola em lidar e propiciar espaço para esses temas nas práticas pedagógicas de planejamento e de sala de aula.

Para quem está estudando acerca de dos multiletramentos, é importante saber que ela estabelece 3 políticas de letramento para a era contemporânea: 1) Multiletramentos em multiplicidade de práticas e de práticas de letramento; 2) letramentos multissemióticos e letramentos críticos - aqui temos um alinhamento com a visão freireana de educação para emancipação e autonomia do sujeito.

Obra muito rica, recomendo demais para quem quer se aprofundar nesses temas!

Joyce 20/11/2023

Um conjunto sistematizado de conhecimentos necessários...
O livro e denso, confesso. Porém, é uma leitura enriquecedora sobre um conjunto de conhecimentos que possibilita repensar as práticas didático pedagógicas, oferece referenciais e instrumentos para ação.

Gracielle 12/11/2022

Recomendo
Recomendo esta obra para graduandos e graduados em letras. Roxanne Rojo é referência no que se refere a questão de letramentos. O livro apresenta uma linguagem bem didática.

Rony 13/06/2022

"Quais escolhas fazemos ao pensar e ensinar a língua?"
Bom, aproveito que terminei esse livro para compartilhar minhas experiências positivas lendo essa obra. Eu a encontrei porque precisava reforçar os estudos em uma área que achei que deveria reforçar e agora entendo que foi a melhor coisa. O texto da autora é muito claro e usa de muitos exemplos e aplicações de conceitos complexos. É uma ótima obra para refletir nos pontos sobre o ensino de língua portuguesa e no conceito de letramentos. Vale a leitura para todas as pessoas interessadas nessas questões.