Afro Samurai #01

Afro Samurai #01 Takashi Okazaki

Resenhas - Afro Samurai #1

Twem 17/02/2020

Surpreendente.
Aqui vemos a história de um Samurai Negro (Como diz o título) que após o seu pai ser morto por outro, cria um sentimento de vingança contra quem matou seu pai. O Mundo tem um sistema de bandanas, que simbolizam a "pessoa mais forte do mundo". O Mangá é bastante surpreendente, longe dos clichês dos animes heroicos comuns.

Davi.Paiva 17/08/2022

Interessante... Mas deve ser apreciado com cautela.
Comprei este mangá e o li há muito tempo. Mas entre faxinas e descartes, resolvi reler para ponderar se o mesmo continuaria em minha coleção ou seria anunciado como venda.

Embora eu tenha uma certa experiência com mangás tanto lendo quanto tentando desenhar, o gênero gekiga (destinado a adultos, menos caricato que o popular "shonen" para meninos adolescentes) nunca foi o meu forte. Mas mesmo sabendo como funciona o estilo, ainda consigo reconhecer que não me apego e bem glorifico "Afro Samurai" só por ter um protagonismo negro.

Para começo de conversa, a ideia é muito boa: um mundo mesclando artes marciais com armas brancas e tecnologia onde um personagem com uma bandana escrita "número 1" é considerado um deus e o mesmo só pode ser desafiado pelo usuário da bandana "número 2", sendo que este pode ser desafiado por qualquer um. Tal explicação é dada de forma bem espaçada e em poucos diálogos pelos personagens. Simples e meio bizarro crer que o mundo funcione por conta de duas faixas de pano. No entanto, eu tenho apreço pela regra ser bem fechada e simples.

Agora a arte, a meu ver, deixa um pouco a desejar. O protagonista ser a cara do pai, a meu ver, é um pouco de pobreza de traço (o que me lembra Goten e Goku). E ser um mangá gekiga é uma coisa enquanto ser um mangá de muitas páginas escuras é outra totalmente diferente. "A Lenda de Kamui" é um exemplo de como ser violento e mexer com temas pesados sem parecer que foi desenhado pelo Zack Snyder.

Em suma, considero "Afro Samurai" um mangá interessante pelo diferencial. No entanto, deve ser apreciado com cautela pelo público mais simples e que não entende como funcionam os gêneros de mangá.

Recomendo!

thiagorig 19/12/2009

Podemos ter uma boa briga sem nenhuma conversa.

asanaparada 27/02/2012

O cara é mal demais... cruiz credo. Só li pq são dois mangás mesmo, acho que foi por isso que não rendeu, mt sangue, mt sem sentimento...

Rodrigo.Trindade 08/01/2019

Ação, ação e mais ação
Quadrinho no esquema western spaghetti/John Wick com a plot mais fina que papel para justificar a ação desenfreada e protagonizada por assassino calado e sem escrúpulos atrás de vingança. Até ai tudo bem, o foco é no estilo, no massavéio. O problema é que apesar da narrativa gráfica da HQ ser ótima e passar muito bem a ideia de movimento alguns quadros são muito confusos seja pela falta de contraste com o fundo (principalmente na primeira edição) ou pelo traço por vezes poluído. Ganha pontos pela criação de universo simples porém efetiva e intrigante.

Bibis8 05/03/2022

Tinha expectativa
Apensar do traço estilizado, os tons de vermelho e da péssima ideia da panini de colocar a leitura em sentido ocidental esse primeiro volume não me agradou nada. História muito corrida e jogada, tudo muito escuro não entendi muito bem os movimentos de lutas além da imortalidade do protagonista sem motivo parente. Péssimo.