As Oito Montanhas

As Oito Montanhas Paolo Cognetti

Resenhas -

Priscila (@priafonsinha) 10/07/2018

Melancólico e maravilhoso!
Há uma parábola nepalesa que diz que no centro do mundo tem um monte alto chamado Sumeru, e em torno dele há oito montanhas, o que suscita a seguinte questão: quem terá aprendido mais? Aquele que deu a volta às oito montanhas ou aquele que chegou ao cume do Monte Sumeru?
Com essa parábola fazemos um paralelo entre as vidas dos dois amigos de infância, Bruno e Pietro. Bruno sempre viveu nas montanhas e Pietro sempre viveu na cidade grande. O primeiro nunca teve muitas ambições, o segundo corre o mundo sem saber onde é o seu lugar, sem saber que rumo tomar na vida.
Esse romance ganhou o prêmio Strega do ano passado, um livro melancólico e maravilhoso. Somos envolvidos pelas personagens e cenários, não queremos correr com a leitura pois não é o final que nos interessa, vivemos as vidas das personagens e dividimos os mesmos sentimentos. História que vai viver conosco sempre que olharmos uma montanha, será que queremos dar a volta às montanhas ou chegar ao topo?