Sementes de Outono

Sementes de Outono Blair F. Carvalho

Resenhas - Sementes de Outono

Blog Stalker Literária 07/01/2018

Tinha tudo pra ser um ótimo livro, mas não deu.
Olá Leitores!

Blair é um autor nacional de Minas Gerais, que conheci lendo esse livro. Esse romance se passa por volta da década de 60/70 no Brasil, onde os romances aconteciam bem diferentes dos tempos de hoje, onde ainda se havia cortejos e pudores.

Laurent, tinha um sonho de ser piloto de avião, mas com um grave acidente em suas aulas práticas decidiu abandonar o sonho e voltar a advogar. Ele passou por um longo processo de reabilitação com fisioterapias, fonoaudióloga e terapia pois teve uma perda de memória com as contusões devido ao traumatismo craniano. Durante a terapia conhece Marcelo, seu médico psiquiatra e irmão do seu primeiro amor, Glória.

Glória era o amor platônico de Laurent em época de colégio, e o reencontro faz com que os dois sintam o clima de que um relacionamento pode se dar inicio. Laurent não deixará passar a oportunidade dessa vez, e esta determinado a conquistar a mulher que sempre fez seu coração bater mais forte.

“Custasse o que fosse , seus planos seriam lutar até conseguir conquistar glória em definitivo. Dessa vez o amor veio mais rigoroso e com profundas raízes”.

Este relacionamento vem com muita força, mas Glória tem outros planos de vida então parte para Londres afim de terminar sua graduação e ser uma mulher independente, coisa nada comum para época onde mulheres apenas se casavam e viravam donas do lar e mães de vários filhos. Ela tinha foco em ser uma mulher a frente de sua época.

"Usando do livre arbitrio podemos, inesperada e impensadamente influenciar o curso de nossas vidas e modificá-lo de forma radical. "
Ao chegar em Londres Glória recebeu uma notícia ao qual deveria tomar uma decisão rápida. Não teve empatia ao colocar em jogo a vida das pessoas que a amavam, seus pais, seu irmão Marcelo e o amor de sua vida Laurent. Ela não foi inteligente em suas escolhas, e gerou grande desconforto e muito sofrimento para si mesma e para todos que a rodeiam, deixando a trama bem aflitiva.

Confesso que durante a leitura aconteceu de eu precisar parar por várias vezes porque me senti revoltada com as decisões de Glória, e as 191 páginas do livro que poderia ler muito rapidamente, fizeram durar 2 a 3 dias para terminar.

Fiquei pensando nessa proposta do autor de focar muito em um tema muito verdadeiro, que as decisões de hoje afetam nossas vidas amanhã e se tomamos uma má decisão podemos mudar toda nossa história de vida.

"A cada decisão, cada piscar de olhos, cada sim ou não, você estará definindo seus próximos passos e como consequência, seu caminho para o futuro. "
A leitura é muito rápida, tudo acontece com muita velocidade porque o livro é bem curto e as situações pareciam ter soluções simultâneas dando a impressão que a história decorreu em semanas e não em anos, como mostrado pela divisão com as três fases de vida do casal. Além dessas situações extremamente previsíveis e um pouco forçadas fiquei bem irritada com Gloria e acho que todos os personagens secundários não souberam lidar ou até mesmo aconselhar de forma contundente para que ninguém sofresse com as decisões dela.

Laurent por sua vez sofreu durante anos e ao final simplesmente aceitou de forma natural e feliz deixando a trama sem nenhuma emoção, acho que o autor perdeu uma grande oportunidade de desenvolver melhor os sentimentos do personagem, para que mostrasse de forma mais real que as aflições não são tão simples de se resolver, deixam marcas que talvez nunca se curem.

A história tem um pano de fundo muito bom, mas não foi bem construído, deixando várias situações previsíveis, forçadas e em geral bem irreal, e mesmo com uma possível mensagem bacana eu não consegui gostar do livro, com algumas modificações e mais páginas com certeza seria um ótimo livro.

site: http://www.stalker-literaria.com/2018/01/resenha-sementes-de-outono-blair-f.html

Natalia1880 01/04/2019

RESENHA: Sementes de outono | Blair F. Carvalho | Editora Pandorga | 3/5 ⭐️
“Se perguntassem às águas dos rios de onde vinha a sua força, certamente diriam que vem de suas quedas”. O livro é divido em três partes. Na parte 1 Laurent é um estudante de aviação que está prestes a fazer seu primeiro voo como observador. Apesar das constantes reclamações de sua família e preocupação de sua mãe, ele não quer desistir da carreira de piloto. No dia de seu primeiro voo, várias coisas no caminho começam a dar errado, como um sinal do destino para que ele desistisse da ideia. Durante o voo o avião tem uma pane elétrica, fazendo com que ele e seu amigo Ricardo se acidentem. Laurent sofreu um traumatismo craniano e perdeu a memória. Durante meses teve o acompanhamento médico de um psiquiatra que o ajudou a recobrar a memória. Valorizando a vida e a opinião da família, ele decide desistir da carreira de piloto e voltar a exercer a profissão de advogado. Em sua última consulta Laurent escreve um texto com detalhes de sua infância e a emocionante perda de seu pai. Na saída do consultório, depois de comprovado que sua memória estava mais que excelente, ele dá de cara com Glória, uma antiga paixão do colégio. Depois de protelar e temer a rejeição, os dois saem juntos e começam um relacionamento apaixonado, que infelizmente foi interrompido pelo doutorado que Glória foi fazer na Europa. Durante dois anos eles não se veriam. Laurent logo temeu pela saudade, que ficou ainda pior depois que parou de receber cartas e notícias de sua amada. Na parte 2 Glória se adapta ao novo país e ao seu curso, se tornando a melhor aluna da universidade e provando que tem um futuro promissor em matemática e finanças. Depois de passar muito mal é aconselhada por uma amiga a ir em uma farmácia, conversando com a farmacêutica lhe foi indicado um teste de gravidez. Glória ficou apavorada com a certeza de que estava grávida de Laurent. Optou por se afastar por completo dele, parar de enviar-lhe cartas e criar seu filho sem que Laurent saiba de sua existência. Ela planeja voltar depois dos dois anos e espera que Laurent aceite ela e o filho.
Glória optou por terminar os estudos porque não queria ser apenas uma mulher do lar, queria ser amada e respeitada, mas arranjar seu próprio sustento. Laurent se torna bem sucedido em sua carreira e se muda para São Paulo, assim como Glória que na volta ao Brasil se torna diretora de uma importante montadora. Os dois bem sucedidos na profissão e péssimos no amor. Mais de três anos de passaram e Glória não consegue encontrar nenhum sinal de vida de Laurent, o que a deixa ainda mais triste quando seu filho pergunta do pai. Laurent revive uma antiga paixão e está prestes a se casar.
O livro possui várias reflexões sobre a vida e as escolhas que fazemos nela, que todo o futuro depende dessas escolhas e suas consequências. Como o fato de no início apesar de Laurent querer ligar para Glória, ter medo de uma rejeição, fazendo com que adiasse durante meses algo que podia ser bom e que foi. Acho interessante essa situação da Glória, de optar por ser mãe solteira em uma época onde as pessoas só se comunicavam por cartas. Acho loucura não querer contar isso ao pai da criança, que possui todos os direitos também. Mas ao mesmo tempo gosto desse feminismo dela de que um casal deve ter a mesma participação em tdos os mesmos direitos e obrigações. De um lado Laurent acreditando que Glória o deixou para sempre mas ainda assim a amando fervorosamente. E do outro Glória com um filho nos braços procurando o amor de sua vida, Laurent. Não achei a estória ruim mas também não achei maravilhosa. Achei ok pelo fato de o casal passar mais tempo separado que junto.

_gimmaia 22/12/2022

Achei o livro relativamente ruim, mas é só uma opinião. Em alguns momentos achei que faltou desenvolvimento por parte do autor e algumas cenas do casal principal ficaram meio irreais, mas fora isso eu gostei sim da história. Só achei o livro em si um pouco estranho.