O jogo da verdade

O jogo da verdade Kézia Martins

Resenhas - O jogo da verdade

Leticia.Perdida 28/07/2017

Resenha COMPLETA no blog: http://garotaperdidanoslivros.blogspot.com.br/2017/07/resenha-o-jogo-da-verdade-kezia-martins.html
Família, amizade, segredos, romance, suicídio, juntando tudo isso até parece um livro de clichê adolescente, mas acredite, vai bem mais além... Melissa é cheia de segredos e com isso vive se culpando e tendo pesadelos. O que tanto perturba a mente da nossa jovem Mel?

Ela vivia antes no interior, mas quando algo trágico aconteceu na sua vida quando criança, ela, seu pai e irmão foram morar em Goiânia. E isso foi uma oportunidade e tanto para Melissa, uma oportunidade de mudar, contudo talvez não tenha mudado para melhor, ela carrega muitas coisas em seu ombro, não era mais uma menina corajosa, e sim uma menina tímida.

Melissa estava prestes a ser pedida em namoro por Matheus, um menino que ela ficava há algum tempo, ou melhor, achava que seria. Algo não está certo, ele não andava na direção que ela se encontrava, ele estava indo atrás de Rebeca, e com isso a escola toda se surpreende já que pensaram que ela quem seria pedida, e quem mais não ficaria com raiva que se sua melhor amiga Adriana? Dri vai direito atacar Matheus, e Mel nem percebe já que estava perdida nos olhos do novo aluno da escola.
Quem será esse novo aluno misterioso, que ela sentia conhecer o sorriso? E quando menos percebe descobre quem é quase matando ele atropelado (meio desastrada talvez?), e por fim o novo aluno não é ninguém menos do que seu melhor amigo de infância Fernando.

Eles conversam um pouco, acabam brigando, mas tudo se ajeita aos poucos, mas o medo de Melissa não permite que tudo isso aconteça rápido, ela está preocupada dele mostrar quem ela é de verdade para todos.

“Pode ser bobo, mas de mentira em mentira a gente acaba por esconder uma grande verdade.”

site: http://garotaperdidanoslivros.blogspot.com.br/

Elida39 28/07/2017

Maravilhoso!
O livro da Kézia é uma maravilha, já adianto. A escrita dela é uma gostosura de tão familiar. Me sinto bem consumindo esse livro. Porque realmente eu comi ele em um só dia. E nem levou dia, foram cinco horas para poder amar essa história que tô aqui torcendo pra virar um livro físico na minha prateleira.

Melissa já começa sua história com pesadelos de algo que ela fez e a assombra. E isso faz realmente ficar assombrada toda vez em que dorme. Mas, o que seria isso que tanto ela tem medo?

Ela vive com seu irmão mais novo com seu pai, e possui duas amigas incríveis, Adriana e Fabi, primas totalmente opostas em quesito personalidade e isso é que as tornam mais interessantes e divertidas. E Mel possui um "namorado", Matheus. No dia em que ela vai para escola certa que ele vai pedi-la realmente em namoro, o mesmo aparece com flores e chocolates na frente de outra (?) Melissa fica realmente perdida e sua amiga Dri, que toma sempre suas dores (ADOREI ELA), parte para cima de Matheus e realmente vai para bater nele. Nessa brincadeira, quem acaba machucada é ela, pois, acidentalmente, Matheus acaba batendo nariz dela e a machucando. Toda a escola entra em uma grande confusão e acabam no hospital.

O que Melissa não conta a sua amigas, é que a Melissa de agora não é a Melissa de antigamente. E isso vai causar sérios atritos entre elas. E a volta do amigo de infância, Fernando (Fer), de olhos negros penetrantes, corpo másculo e forte, cabelos desgrenhados e negros e uma altura alarmante volta para reviver o lado que ela guardou das amigas e de todos daquela escola. O lado que ele conhecia antes de ela se mudar e ambos acharem que nunca mais iam ver um ao outro.

E agora? O que Melissa vai fazer com o amigo de infância maravilhoso voltando para "perturbar" a sua cabeça? E o segredo que ela esconde de todos? Até mesmo do seu pai? Essas são perguntas que eu fiquei na cabeça enquanto lia. Dos suspiros e do acelerar do coração com as falas de Fer (que já é meu crush, obrigada Kézia por ele). Com as falas totalmente hilárias da Dri e dos conselhos que ela dava para Mel junto com a Fabi. E mds, eu realmente amei. E SUPER recomendo.

E agora, Kézia, como eu acho um Fernando para ser meu?

Dani Ramos 16/08/2017

Gostei!
A leitura desse livro é super rápida e simples! Conhecemos a Mel, uma jovem pertubada com seu passado meio obscuro, onde ela pensa com todas as forças, ser uma pessoa má que fez um grande mal. Mas isso, é apenas algo que ela – acredita – que seja a verdade. E mentiras em cima de mentiras, começa a forma a “verdade de Melissa“.

Sinceramente, eu gostei bastante do livro! E entendo perfeitamente os pensamentos e jeito da Mel em lidar e ver as coisas e pessoas, isso até pode ser irritante em algumas partes, mas eu tenho empatia por ela, pois eu me lembro muito bem da minha adolescência e amigas e, já conheci pessoas piores!

Suas melhores amigas, Adriana e Fabiana (ambas são primas), são as melhores! Dri, é aquela loucona, mas a gata do colégio. Todo mundo a vê como uma deusa e ao mesmo tempo, de paciência zero – o que significa que “não a irrite, por favor“. Já a Fabi, é aquele amorzinho em forma de gente! O açúcar entre o trio, a de pensamentos positivos e alegres. Aquela que animada qualquer um com seu jeitinho doce e meiga. Esse trio dá o que falar! Mas me identifiquei muito, lembrando do meu passado enquanto estudava (que saudades).

Por outro lado, aparece Fernando, o melhor amigo de infância de Mel, que após 10 anos sem se verem, retorna e começa a estudar na mesma escola que ela. A diferença de princípio que ela pensou que iria existir entre eles, não passou de mera ilusão. Fernando ainda há vê da mesma forma de 10 anos atrás e não impede que esses longos anos separados, impeça aquela amizade bonita que eles tinham. Mas de uma mera e singela amizade do passado, sentimentos guardados e novos surgem com o tempo e faz Mel se questionar sobre o que está acontecendo entre eles.

Gostei bastante do enredo sobre os problemas familiares, nos mostra um pouco como não vemos certos problemas com pessoas que moram conosco e que convivemos todos os dias. Nos alerta sobre depressão e o que pode acontecer, caso não demos os devidos cuidados à aquela pessoa necessitada de carinho e amor. A base do livro é muito boa! E o começo é extremamente engraçado e divertido (sério, fiz vários prints e colocava no storie do Instagram até, porque era demais!).

A Kézia está de parabéns pelo o livro! Gostei da história em si e sei que a partir desse, vários outros melhores aparecerão. E fico feliz que o livro 2 será lançado logo.

site: @leituraazul

Evellin.Lemos 30/07/2017

Que livro maravilhoso!
Por mais que eu tenha lido muitas frases escritas por essa brilhante escritora, ainda não havia de fato embarcado em um romance de sua autoria.

Não tem como não "devorar" o livro! A Kézia escreve com muita leveza, nos prendendo ao enredo e nos fazendo pensar a respeito de assuntos extremamente relevantes, de maneira simultânea.

Espero que este seja o primeiro de muitos outros livros da autora que serão publicados, porque definitivamente o mundo precisa conhecê-la!!!

Bia Sousa 30/07/2017

Surpresa Total
No segundo livro da autora, Kézia Martins nos apresenta Melissa, uma adolescente de 17 anos que mora com seu pai e irmão mais novo.

Alguns anos atrás, a mãe de Melissa faleceu e desde então, Mel tem pesadelos muito estranhos e bem frequentes, fora isso, ela até leva uma vida normal, com duas amigas incríveis e um namorado, quer dizer, quase isso.

O livro se inicia com um desastre chamado Matheus e um quase pedido de namoro que vira um a confusão no colégio graças a Adriana, a amiga esquentada de Mel, que não se conforma com Matheus pedir em namoro outra menina enquanto estava se relacionando com Melissa. Com o sangue fervendo, Adriana parte para cima de Matheus e dá um soco no nariz do rapaz. No fim das contas Adriana acaba precisando ir ao hospital e Mel decide acompanhá-la.

Quando está retornando, ela quase atropela um rapaz que havia acabado de entrar na escola em que Mel estuda, mas mal sabia que essa rapaz estava trazendo consigo o passado que Mel tanto fez questão de esconder e esquecer e que sua vida viraria de cabeça para baixo.

Perturbada com a presença de Fernando, e assolada pelo medo de que o segredo da sua vida fosse revelado, Mel decide por si só compartilhar com as amigas o que ela fez no passado, e tirar todo esse peso das suas costas.

Sim, o segredo de Mel me deixou de boca aberta e a partir daí a estória da uma reviravolta que só nos faz querer saber se tudo isso é verdade mesmo ou se é apenas paranoia de Mel.

Todo o mistério e drama da história nos prende e envolve bastante. Não imaginava que a história fosse tomar esse rumo. O livro toca em um ponto que todos sabem que eu amo, a depressão; um assunto que amo conhecer e ler sobre.

___________________________

A resenha completa está disponível no blog Berço Literário (bercoliterario.wordpress.com). ___________________________

Jade 31/07/2017

Resenha da Leitora sem livros
Um romance maravilhoso com um toque de suspense que nos faz grudar no livro e soltar somente após a última frase do último capítulo.
O livro é narrado em primeira pessoa, pela Mel e assim, pudemos ter uma base de como são
seus sonhos, ou melhor, pesadelos cotidianos.
Achei que a leitura foi leve e fluiu tranquilamente. Encontramos alguns assuntos delicados, mas que na minha opinião ficaram bem esclarecidos e a Kézia soube redigir bem. Não citarei aqui para não ser um provável spoiler. O final foi ótimo! E o melhor de tudo é que vamos ter continuação em breve. Agora uma versão da Adrianna, melhor amiga da Mel. Inclusive eu amei ela!! Gentee, me lembrou bastante uma amiga que tenho! 😂😂 inclusive a Fabiana também é super legal.
As duas não julgaram a Mel, muito pelo contrário tentaram ajudá-la e estiveram com ela em todos os momentos. Uma amizade muito linda mesmo!
E o que falar do Fernando minha gente?! Já virou meu crush literário ( mais um pra lista, g-zuis) ele é atencioso, amoroso e eu acho melhor parar por aqui para não entrar na BAD. 😅
Até a Rebeca no final de tudo, acabou sendo uma personagem muito admirável e eu espero que ela apareça no segundo livro.
Então a minha opinião é essa, não encontrei nenhum ponto negativo que seja algo relevante.

Super recomendado!!!

Marcela @ler_sim_ler_sempre 01/08/2017

Casal fofo
@ler_sim_ler_sempre

💭(...) Aquilo que diziam sobre nunca olhar para trás estava totalmente errado, às vezes encarar o passado é a melhor forma de enxergar o presente (...) 💭
🔹Todos têm seus segredos. Aquele monstro que fica debaixo da cama, só esperando as luzes se apagarem para levantar e nos assombrar.
🔹E isso não é diferente na vida de Melissa, uma menina de 17 anos que após a morte da mãe, assumiu a responsabilidade de cuidar do pai e do irmão mais novo.
🔹Uma adolescente que durante o dia se mostra meiga e feliz. Mas que a noite seus medos e segredos lhe perturbam o sono. Lembrando-a da culpa e do remorso.
🔹Mas com a volta de seu melhor amigo de infância, esses receios passam a lhe perturbar durante o dia também. .
⁉️Será que chegou a hora de Melissa se encontrar com a verdade ?
⁉️Quais serão as conseqüências de seus segredos virem à tona?
🔹Pra essa caminhada ela contará com a ajuda de suas amigas inseparáveis, Adriana e Fabi. E também com o doce Fernando, seu amigo de sempre, que voltou do passado para lhe mostrar que podia ser muito mais que uma simples lembrança em sua vida ou um simples amigo.😏
💭(...) Por um momento desejei que ele fosse minha estrela para realizar os pedidos do meu coração (...)💭
💭(...) Minha salvação. Era isso que ele era. A paz que eu precisava para toda bagunça que eu criei (...) 💭
🔹Um romance jovem, com personagens que estão em idade de amadurecer e de serem responsabilizados por seus atos.
🔹Que trata de assuntos como suicídio, ciúmes e depressão. E sobretudo a necessidade de sempre estarmos abertos ao dialogo, pois só com ele podemos tirar nossos monstros de baixo de nossa cama e reduzi-los a apenas a uma recordação ruim.
. 💭(...) Dizem que o choro serve para limpar a alma, então é isso que eu estou fazendo Tirando tudo que poderá fazer minha alma sofrer. Não deixaria mais meu passado se meter no meu presente (...)💭
🔹Obrigada @keziamartinsb por me confiar Mel e Fêr, adorei conhecê-los 😘❤

site: https://www.instagram.com/p/BVVpdyyl8cj/

Nath 02/08/2017

Resenha por @livrelevelivros
Jogo da Verdade é escrito pela @keziamartinsb (parceira ??). E nele vamos conhecer a história da Melissa. Uma garota que morava numa fazenda, mas depois da morte da sua mãe, seu pai resolveu se mudar de lá. Muitos anos se passaram e sua vida virou um caos. Também encheu-se de segredos. Melissa já não está suportando mais e a gota d'água é quando seu suposto namorado faz uma super burrada.

Lembranças do passado voltam todas de uma vez e com peso total. Será que ela irá aguentar tudo sozinha?

No meu post de leituras do mês eu não sabia qual nota eu dava para esse livro. Precisei refletir bastante. Ele trata de assuntos muito delicados e profundos que merecem ser mais abordados por aí, e eu acho que a Kézia está de parabéns por ter a coragem de expor tudo isso.

A história tem um clichêzinho? Sim! Mas qual história não tem? Isso não atrapalhou a leitura, pois foram tratados de forma sutil. A escrita é leve, fazendo a história fluir rapidamente. E por incrível que pareça, eu não gostei tanto desse fato. As vezes pareciam que as coisas estavam acontecendo rápido demais. Não sei se é a Mel que é afobada e deu essa impressão kkk

Também acho que, se tiver continuação, poderia se aprofundar mais nos personagens e em suas angústias. Isso traria um toque de ouro para o livro.

Eu gostei, todos deveriam ler e refletir sobre a real mensagem que o livro nos traz. Quem quiser ler, ele está disponível na Amazon.

Moni Luz 02/08/2017

Como abordar um tema sério, sem perder a leveza.
Esse livro nos apresenta Melissa, uma adolescente aparentemente forte e decidida, amiga e alegre, mas que, á noite, é constantemente assombrada pelo seu passado, por algo que envolve a morte de sua mãe.
Sombrio? Não mesmo. O livro é leve e divertido. Melissa mora com o pai e o irmão mais novo, e está sempre preocupada com o bem estar deles, muitas vezes esquecendo do seu próprio (o que tem a ver com o segredo que ela guarda). Ela tem duas melhores amigas, Fabiana e Adriana, que dão um toque bem engraçado á história e se mostram companheiras fiéis de Mel.
A vida de Mel parece estar indo bem, está tudo sob controle (mesmo que seu ex futuro namorado tenha aprontado com ela), até que Fernando, alguém de seu passado, reaparece.
Fernando é um amorzinho. Mas ele traz junto com ele o passado de Mel, e isso é o que a garota menos quer no momento.
Mas Fernando é irresistível, e é muito bom estar com ele. Ele as duas amigas fazem muito bem a Mel, mas a própria Mel não se sente bem consigo mesma. Percebe que, para fazer isso, ela precisa encarar seu passado e expor seu maior segredo para as pessoas que ama.
Apesar da narrativa leve, o livro toca em assuntos importantes, como depressão e suicídio. Achei bem legal a coragem de abordar esses temas. O bacana é que isso é tratado com maturidade, ainda que as vezes, ao falar de depressão, a autora se torne didática, o assunto foi muito bem abordado.
A relação de Mel com os outros personagens é bem construída, eu adorei a Dri, dei muita risada com ela, e a Fabi aparece sempre dando um toque de meiguice na amizade do trio. Ponto para a autora que não focou apenas no romance (ainda que o Fernando seja um fofo) e trouxe a amizade como algo muito importante na história.
A única coisa que me incomodou, mais para o final, foi como uma certa situação foi resolvida muito rapidamente, sendo que eu acho que muita coisa poderia ter sido explorada ali.
Mas isso não tira o quão legal e divertido foi ler esse livro. Eu praticamente devorei, e a escrita da autora ajuda muito, porque é bastante clara.
Eu recomendo!

Leticia 02/08/2017

Resenha - O Jogo da Verdade
Narrado por Melissa, uma adolescente de 17 anos, que aparentemente leva uma vida “normal”, mora com seu pai e seu irmão Pedro de 13 anos. Na tentativa de mudar a sua vida e de sua família, todos se mudam para Goiânia, na esperança de deixar o passado e todas as lembranças ruins para trás. Passado um tempo da morte de sua mãe, Melissa se vê totalmente diferente, no colégio tem duas melhores amigas, Adriana e Fabiana que apesar de serem primas, tem personalidades totalmente diferentes.

Adriana, é a defensora do grupo enquanto Fabiana é a romântica (juntas, as três são super unidas) e um quase namorado. Sim, quase. A confusão toda começa quando o quase namorado de Melissa pede outra em namoro na frente da escola toda (todos já sabiam do tal pedido, mas o que ninguém imaginava era que o quase namorado dela, pediria OUTRA em namoro) ao mesmo tempo em que Adriana quebra o nariz em uma briga para defender Melissa, e Melissa esta perdida em pensamentos com o novo gatinho do colégio (vê se pode minha gente, fiquei imaginando a cena, e olha muitos risos). O novo gatinho do colégio é Fernando, ele que tem o poder de tirar o fôlego com apenas um sorriso.
Enquanto suspira, tem a leve impressão de que já conhece Fernando, porém deixa o pensamento pra lá, quando Adriana é levada ao hospital. Após esse trama todo, Melissa quase atropela Fernando e PASMEM, é nessa hora que a girl se lembra dele! Só posso dizer que o passado de Mel, estava ali, em forma de músculos, sorrisos e suspiros ai aii. Fernando um dia fora seu melhor amigo, mas Melissa não sabia ao certo se estava feliz ou agoniada, pois tudo aquilo que ela tinha deixado para trás, seu passado e toda a confusão estava de volta.

A girl tenta ser duas pessoas ao mesmo tempo (sim, minha gente. Um bolo de mentira que só). Mas logo percebe que isso é impossível, e um das faces terá que ser desmascarada.
Sabemos que Melissa sofre com pesadelos horríveis (juro que fiquei com medo), sempre são os mesmos pesadelos, a única coisa que muda nele, são as pessoas que vão aparecendo.O que me levou a loucura foram os últimos capítulos, fiquei muito feliz, e dando pulinhos de alegria.

site: http://www.resenhasumrabiscoeumcafe.com.br

Patrícia Morais/@sistersbookaholic 05/08/2017

Resenha @sistersbookaholic
[...]” na verdade eu me sinto em pedaços, mas ainda me sinto viva. Ainda sinto meus pulmões cheios, prontos para mais algum tipo de sufoco. “

Melissa tem 17 anos, mora com seu pai e seu irmão. Após a morte de sua mãe, Mel (apelido de Melissa) tomou toda responsabilidade para si, o que a fez amadurecer precocemente. Desde a morte de sua mãe, Mel tem pesadelos recorrentes. Para não pensar muito nos pesadelos ela se ocupa em vários afazeres durante o dia.
Melissa tem duas melhores amigas, Fabiana e Adriana que estão sempre dispostas a lhe ajudar. A vida de Mel corria bem até a chegada de Fernando, alguém que ela deixou no passado, um passado que ela não quer desenterrar. Com a chegada de Fernando, Mel não vê outra saída a não ser revelar seu grande segredo à suas amigas.

“ Aquilo que diziam sobre nunca olhar para trás estava totalmente errado, as vezes encarar o passado era a melhor forma de enxergar o presente. “

A leitura é leve e fluida, devorei cada capítulo do livro, adorei a escrita de Kézia. O livro aborda de maneira leve vários assuntos importantes, como suicídio e depressão. Tudo é explicado de forma clara e esclarecedora, o que nos faz entender como uma pessoa que está com depressão se sente.

Adorei as amigas de Mel, as três tem uma amizade linda e fiel, Adriana é muito protetora e Fabiana é uma romântica nata! Não tem como não se apaixonar por Fernando, que é um personagem fofo e muito companheiro. Indico a leitura a todos, um ótimo livro leve e com grandes ensinamentos.

site: https://www.instagram.com/sistersbookaholic/

Stephanie - Estante da Ste 07/09/2017

O jogo da verdade
Melissa é uma adolescente que vive com o pai e o irmão, se mudaram para Goiânia depois que a sua mãe morreu. O pai por causa de um emprego melhor, já Melissa para fugir do seu passado cheio de segredos e angústias. Melissa tem duas amigas maravilhosas, e após lervar um fora do seu ficante Matheus e a chegada do seu amigo de infância Fernando, suas verdades começam a vir a tona e sua vida vai começar a mudar desde então. Melissa é assombrada por pesadelos horríveis desde a morte da mãe, mas qual será o segredo de Melissa?
No começo da leitura eu pensei que seria uma leitura mais leve de um romance adolescente, mas logo percebi que seria um livro muito mais emocionante e com abordagens de assuntos sérios e delicados. Na história Mel se sente culpada pela morte da mãe e se pune por isso, não conseguindo ser uma adolescente amorosa e alegre.
O livro mostra o poder da amizade, pois com a ajuda de suas amigas, Mel consegue descobrir muitas coisas sobre o seu passado.
O livro aborda a questão do suicídio e da depressão de uma forma muito incrível, a autora explica coisas que ajudam muito seus personagens e principalmente seus leitores a entenderem a dimensão que a depressão pode ter.
Me emocionei muito com a leitura e me surpreendi com os fatos apresentados, fora o aprendizado que levarei para sempre.
A escrita da autora é maravilhosa e não consegui parar até concluir o livro. Indico para todos. E não foi a toa que dei 5 ? e favoritei ?.
"A pessoa mais doce do mundo pode ter um passado sombrio. A vida não nos dá certezas"

Fábbio (@omeninoquele) 24/09/2017

Leiam!
"Nenhum dia é maravilhoso quando você é uma pessoa cheia de dúvidas, quando você mesma é o próprio mistério..."

Tudo vai bem na nova vida de Melissa, que assim que se mudou do sítio onde morava para a cidade grande com o pai e o irmão, resolveu deixar todo o passado pra trás e se reinventar, ser uma nova pessoa.

E estaria tudo bem mesmo, se não fosse pelo fato de a garota ter constantes pesadelos que estavam tirando seu sossego.

O que acontece é que Melissa esconde um segredo que pode mudar tudo o que as pessoas com quem ela convive, e talvez esses sonhos que tanto a perturba, seja apenas a sua consciência, pesada pedindo que seu passado seja resolvido.

Ela é uma garota alegre, que tem boas amigas e que tem um namorado que a ama, mais muda totalmente por causa desses pesadelos que tem constantemente.

Melissa tenta resolver os constantes problemas da adolescência e ainda se vê dividida, quando um amigo de infância ressurge em sua vida. É um romance muito gostoso de ler.

A Melissa que começa o livro não é a mesma Melissa do fim. Essa mudança me marcou muito durante a leitura, não de uma forma negativa.

Apesar de achar um livro com um começo fraco, e não sentir uma aproximação minha com os personagens, depois mudei a opinião e passei a curtir a estória, que foi muito bem conduzida pela autora Kezia.

No livro abordam-se temas relacionados à família, depressão e mentira.

É sabido que no jogo da verdade a mentira por mais que seja bem escondida sempre vêm à tona, e que todos temos segredos.

#resenhaomeninoquele #ojogodaverdade

site: https://www.instagram.com/p/BZZn-j5hbsB/?taken-by=omeninoquele