Mulheres Sem Nome

Mulheres Sem Nome Martha Hall Kelly

Resenhas - Mulheres Sem Nome

rafaellandrde 21/05/2023

Esperava muito mais!
A história inicia muito boa, deixa o leitor esperançoso em relação as três histórias, mas no desenrolar do enredo, vai decepcionando, o que é bem triste pq tinha tudo pra ser bom demais!

Mimi Macedo 12/05/2023

Triste realidade
Quando penso que já li todos os horrores da segunda Guerra Mundial, ao ler um novo livro que tem seu contexto baseado em fatos reais, percebo que ainda tem muita coisa ruim que desconheço.

Cristiéle Martins 31/03/2023

Foi uma leitura bastante enriquecedora, pois não é sempre que vemos falar sobre as mulheres durante a 2° Guerra Mundial. Nesse livro vamos conhecer 3 personagens principais e suas perspectivas da guerra, uma prisioneira, uma médica do campo de concentração e uma terceira mulher que se dedica a "caridade" e principalmente em ajudar crianças francesas afetadas pela guerra. Foi uma leitura lenta, muito intensa e dolorosa, mas acredito ser essencial conhecermos histórias como essa.

Emilia 22/03/2023

Tinha muito potencial, mas foi desperdiçado
O começo do livro é muito bom. As narrativas de Herta e Kasia são, desde sempre, as mais sinteressantes e prendem o leitor de cara. As vida de mulheres tão diferentes, durante o período da Segunda Guerra Mundial, trazem dinamismo à história. No entanto, do meio pro final, o livro perde o ritmo - e no meu ponto de vista, o sentido também. A narrativa, que antes era tão tocante, vira morna e somos transportados a um cenário monótono, chato. Não entendi porque a autora deu tanto destaque a Caroline, cuja influência foi muito pequena na história. Preferia que o livro se mantivesse somente com Kasia e Herta, dois lados opostos de uma moeda.
O final foi decepcionante, aberto e deu a impressão que a autora não soube para onde ir, tampouco encerrar a narrativa que construiu. Foi uma leitura que distraiu, mas não está nem perto dos melhores livros que já li sobre o tema.

Beatriz.Seigneur 08/02/2023

Maravilhoso!
Depois de muito tempo sem ler livros sobre as Grandes Guerras, e de ter comprado há dois anos e deixado encostado na minha biblioteca, fiquei extremamente impactada com essa leitura. As protagonistas são descritas com muita profundidade. Simplesmente, leiam!

Thef 31/01/2023

A segunda guerra mundial sempre foi um dos meus temas preferidos e esse livro tem bastante conhecimento a acrescentar. Esse livro traz uma visão diferente dos que eu li, é um livro que ?ora? é bem pesado e difícil de ler, senti falta de um desfecho real pra alguns personagens e de um pouco de profundidade em outros mas é uma leitura bastante válida.

Juliana 23/01/2023

Maravilhoso
Que livro encantador! Amei a história de Caroline Ferriday, das irmãs e de todas as outras "coelhas". Recomendo muito a leitura!

Caique Henry 19/01/2023

Uma história desperdiçada
Sempre fui um grande apreciador de romances históricos, sobretudo, histórias de segunda guerra. Não por gostar da guerra mas por querer conhecer histórias de heróis, guerreiros e sobreviventes. Nunca devemos ignorar a história para nunca mais repetir os seus erros.

Sendo assim, Mulheres sem nome é uma narrativa que carrega uma imensa responsabilidade ? apresentar mulheres esquecidas e ignoradas pelo futuro. A autora escolheu três mulheres muito significativas e interessantes de se observar, pontos de vistas de uma mesma guerra completamente diferentes.

Aqui nós temos uma americana que vive sua vida de luxo nos EUA, Caroline um socialite que faz de tudo para ajudar crianças e suas famílias francesas a fugir da guerra que se aproxima. Temos também uma mulher nazista, uma médica que tem ?papel? fundamental na medicina nazista. Herta é uma peça fundamental para conhecermos de ?perto? o horror e a maldade facista. Além delas, temos Kasia uma judia polonesa que é levada aos campos de concentração e relata para gente tudo de pior que aquelas mulheres passaram.

Olhando para a sinopse dessa história, pensamos logo o quão emocionante tudo deve ser, pensamos em quantos caminhos a escritora pode percorrer para contar um relato tão forte. Mas aí que mora o problema, Martha Hall perde-se em sua narrativa e foge completamente da premissa principal.

Mulheres sem nome começa de uma maneira intrigante, principalmente com Herta e Kasia, personagens opostas que trazem narrativas interessantes para nós leitores. Mas com o passar da leitura, nota-se a falta de habilidade construtiva da escritora. Martha não consegue desenvolver sua história, tão pouco suas personagens. Somos constantemente bombardeados por informações desnecessárias, brutalmente deslocados por seus saltos temporais sem sentido e encerramentos inconclusivos.

Martha se mostra uma habilidosa repórter ? os melhores momentos de seu livro são quando ela apenas relata fatos mas quanto tenta incrementar a história para torná-la mais atrativa ela nos desconecta e foge do real significado dessa história.

Mulheres sem nome decepciona por sair de uma história política, de guerra e de superação, para ser um romance tosco que gera única e exclusivamente raiva.

Sofia 28/12/2022

Baseado em pessoas reais, o livro é narrado por três diferentes perspectivas durante a 2ª Guerra Mundial em Nova Iorque, na Polônia, na Alemanha e um pouco na França: Caroline é uma filantropa que trabalha no Consulado francês, Herta é uma médica que vai trabalhar no campo de concentração de Ravensbrück e Kasia é uma jovem que se envolve com a resistência e é levada para o mesmo campo juntamente com sua mãe Halina e sua irmã Zuzanna. Herta era responsável por realizar experimentos em prisioneiras (as Coelhas), incluindo as irmãs protagonistas, enquanto Caroline passou a trabalhar colhendo informações sobre campos de concentração. Kasia conseguiu ter contato com o pai fora do campo, o que permitiu que equipes de salvamento fossem enviadas. Ao passo que a médica fugiu e foi condenada, Caroline foi à França ajudar seu namorado, ex-prisioneiro dos campos de concentração, a encontrar sua filha perdida, onde soube do campo de Ravensbrück e foi em busca de ajudar as mulheres para um melhor atendimento médico nos EUA. Com isso, Kasia, Zuzanna e Caroline viraram amigas e, ao descobrirem que Herta tinha sido libertada bem antes do estabelecido e possuía um consultório na Alemanha, a denunciaram.

O livro, diferente de outros que já li sobre o assunto, retrata a vida das personagens antes e depois do período da Guerra, mostrando que, mesmo após o fim, as dificuldades na Europa continuavam presentes: não havia auxílio para as mulheres, o governo russo era muito rigoroso, entre outras coisas. As três perspectivas diferentes – a oprimida, a opressora e a que via tudo de longe – proporciona uma visão bem mais ampla sobre o período. A prisioneira que perdeu sua juventude e leva suas consequências para o resto da vida nos menores detalhes, a médica insensível que foi levada pelas propagandas do governo e a filantropa que se preocupava e tentava ajudar, mas que, ao mesmo tempo, parecia que, na alta sociedade de Nova Iorque, aquilo não estava acontecendo, visto as festas e bailes promovidos. As informações e descrições sobre os locais, as sensações e os procedimentos são muito reais e complementaram bastante o que já havia lido sobre o assunto. Demora bastante para de fato ocorrer uma conexão entre as três histórias, principalmente com Caroline, nos EUA – que, no fim, é muito bem feita –, mas acredito que retrate justamente esse abismo entre os dois locais e estilos de vida, mesmo que na mesma época. Sobre o final, queria que Herta tivesse cumprido sua detenção, claro, mas o livro é baseado em pessoas e histórias reais, e foi o que aconteceu com muitos dos responsáveis pelo holocausto. Apesar disso, gostei muito que, no fim, Kasia tenha conseguido colocar um ponto final na aceitação da morte da mãe, após a conversa com Herta, fechando esse ciclo e a libertando para uma maior conexão com sua família.

Gabi Saraiva 21/12/2022

Mulheres sem Nome
Simplesmente perfeito! Sou suspeita pois amo romances de guerra, mas esse em especial, entrou para a lista dos meus favoritos. O livro narra a história de três mulheres (uma americana, uma adolescente polonesa e uma médica alemã), as três histórias vão se conectando conforme o avançar da narrativa, só no final, nas notas da autora, eu descobri que trata-se de uma história real, quando li a nota da autora.

O livro é incrível, rico em detalhes. Perfeito

Manda 30/11/2022

emocionante
O livro é muito bonito. Acho que minha personagem favorita foi Caroline.
Tem alguns pontos que não me conectei tanto com o livro, mas são partes menos importantes da história, como os relacionamentos da Kasia e Caroline com seus parceiros. Entendo que não era o foco da história, mas se fosse, gostaria que tivessem sido mais elaborados.
Mas, como todo livro sobre segunda guerra, é bem forte, nos deixa agoniados de relembrar tudo o que era feito nos campos. Muito triste e forte, e um livro lindo sobre a força das mulheres.

Ana Ceci 15/11/2022

Livro incrível e emocionante!
A minha sensação ao ler essa obra foi: “Por que não li esse livro antes”, ou melhor, “Por que não conheci a história INCRÍVEL dessas mulheres antes?” A questão é que as três protagonistas têm nome sim! Com exceção de Caroline, os outros nomes são fictícios, mas fazem referências a mulheres reais da nossa história. Além disso, é claro que diversas outras mulheres são importantes para a história e também são nomeadas e homenageadas aqui.

Fiquei chocada e assustada com tudo o que foi narrado. Mesmo sabendo que houve ficção envolvida, só de pensar que todos os horrores retratados na obra aconteceram, fiquei com frio na barriga várias vezes! A autora intercalou a narração das três mulheres, cada uma em sua realidade e com seus pontos de vistas. Isso ficou sensacional. Melhor ainda quando a história das três se cruzou. Fiquei sem palavras.

Outro ponto excelente é que a autora não acaba as histórias assim que a guerra chega ao fim, em 1945. Kelly narra os fatos até a década seguinte e trata as implicações do Holocausto na nova realidade das três mulheres.

Enfim, esse é um livro extraordinário, chocante, profundo e reflexivo! Recomendo muito e tenho certeza que a história dessas mulheres vai chocar vocês!

>>> Vejam mais resenhas no Instagram de @Territoriodoslivros!

site: https://www.instagram.com/territoriodoslivros/

Rafa 01/10/2022

Gostei
Eu já li vários livros com a temática da Segunda Guerra Mundial, mas sempre eu descubro uma coisa nova, mais uma barbaridade que os nazistas fizeram contra a humanidade!
Neste livro descobrimos um pouco sobre como mulheres foram cobaias de experimentos nazistas e quais foram as consequências desse show de horrores. Elas eram chamadas de coelhas, pois andavam aos pulos por causa das terríveis experiências nas pernas.

Eu gostei do livro, só não amei. Por vezes eu achei a leitura um pouco arrastada. E eu esperava um pouco mais do final.

Denise 20/09/2022

A brutalidade com leveza
Para quem gosta da temática da segunda guerra, o livro traz histórias impressionantes contatas com delicadeza e verdade. O ponto alto é a nota da autora mostrando a trajetória de pesquisa para o livro.