Mulheres Sem Nome

Mulheres Sem Nome Martha Hall Kelly

Resenhas - Mulheres Sem Nome

Lek 10/01/2022

Mulheres fortes!
Acredito que forte é um dos adjetivos mais adequados para qualificar as mulheres desse livro que é sem dúvidas um dos melhores que já li. Muito tocante e sensível. Com certeza uma leitura muito válida

Ester 07/01/2022

Uma leitura obrigatória
Sem dúvidas o livros mulheres sem nome deve ser lido. Embora seja um livro sobre guerra ele mostra o que mulheres determinadas conseguem fazer com seu potencial, sem dúvidas Caroline é uma grande inspiração, exemplo de força e independência mesmo em um cenário tão caótico como a segunda guera mundial. Por mais livros assim!!!

andrealog 06/01/2022

Mulheres verdadeiras
A história fantástica e triste sobre mulheres fantásticas que enfrentaram juntas, cada uma a seu modo, os horrores da Segunda Guerra

Amanda.Andrade 12/12/2021

A autora teve uma sensibilidade absurda na escrita desse livro.
A história trás três perspectivas diferentes do que aconteceu na Segunda Guerra Mundial, sob o olhar de três mulheres distintas que em determinado momento o destino se encarrega de unir.
Apesar dos horrores, a autora nos presenteia com passagens de amizade acima de tudo, e do que somos capazes de fazer para defender quem amamos.
Apenas leiam!!!

babisenberg 29/11/2021

Muito bom!
Livro muito bem escrito, de leitura fácil. Muito interessante e até informativo, não sabia de muitas coisas descritas nele. Apesar de poder ser um pouco pesado quando a gente pensa que é baseado em fatos reais, vale muito a pena a leitura.

Leticia.Justo 19/11/2021

Um livro diferente sobre a Segunda Guerra Mundial
Não é somente sobre o durante... É sobre o começo, o durante e o depois... Sobre a vivência de três mulheres diferentes , num período tão duro e aterrorizante!
Contado exclusivamente sobre o que as mulheres passaram nesse período.
O livro é baseado em fatos reais. E eu com toda certeza recomendo.

Renata 04/11/2021

MULHERES SEM NOME

A obra de Martha Hall Kelly, baseada em fatos reais, nos transporta ao mundo cruel da Segunda Guerra, unindo a história de três mulheres, que têm o destino tocado pelo horror vivido naqueles anos.

Caroline vive em Nova Iorque e trabalha no Consulado da França. Tenta ajudar os refugiados num período conturbado. Ela se envolve com um ator da Broadway, que vai à França quando estoura a guerra, e fica por lá, impedido de retornar.

Kasia é uma jovem polonesa cheia de sonhos e planos. Influenciada por um amigo pelo qual se apaixona, se envolve no movimento de resistência, na Polônia, quando o país é invadido pelos nazistas.

Herta é uma médica alemã ambiciosa, que vê seus sonhos profissionais frustrados, devido à guerra. Não se contenta em ser uma médica de segunda linha, limitada, portanto, aceita o convite de um amigo para um emprego desafiador num campo de reeducação nazista.

Kasia é enviada para o campo onde Herta trabalha e lá passa por uma experiência como cobaia humana, o que marcou sua vida profundamente, não apenas por marcas físicas, mas também emocionais, o que a perseguirá pelo resto da vida.

Numa ação comandado por Caroline, alguns anos depois, nos Estados Unidos, Kasia terá a oportunidade de intervenções e tratamentos que ajudarão a trazer-lhe qualidade de vida e o mais importante: enterrar o passado, resgatando assim sua dignidade e deixando a vingança para trás. Mesmo que para isso precise estar de volta cara a cara com a Dra. Herta, responsável por seu infortúnio.

Kasia e sua irmã Zuzanna, junto com dezenas de mulheres, foram vítimas de um experimento médico, no campo de concentração de Ravensbrük, exclusivo para mulheres. Um campo que não era destinado aos judeus e sim aos traidores, aos prisioneiros de guerra e àqueles que os nazistas consideravam a escória da sociedade: prostitutas, ciganas, etc.

Apesar de algumas vezes não termos escolhas e sofrermos com situações que não nos permitem liberdade, o livro traz a reflexão sobre as escolhas erradas que fazemos e as percepções enganosas, que geram consequências definitivas.

Recomendo!

Renata Saraiva
@falo.leio.escrevo

Tayná Drielly 28/10/2021

Apesar de ter sido uma longa leitura, o livro é muito bom.

A autora conseguiu homenagear à Caroline Ferraday e as coelhas de uma forma bem realista. Apesar de colocar situações fictícias à história, ela se ateve aos fatos e a depoimentos da segunda guerra. Ao retratar a vida das mulheres durante esse período, trouxe uma nova perspectiva desse fato histórico.

O livro retrata três histórias distintas mas que acabam se entrelaçando por causa da guerra.

Andressa 08/10/2021

Apesar do contexto se passar na segunda guerra mundial, é maravilhoso e emocionante. Super recomendo a leitura!

brugoo 03/10/2021

histórico
foi uma leitura realmente muito boa, mostrando perspectivas diferente na história me fez pensar muito... a princípio demorei um pouco para terminar, por ser uma história baseada em fatos reais e histórico, foi um pouco cansativo por eu não estar habituada, mas foi edificante

Maria Eduarda Martins 25/09/2021

Mulheres Sem Nome
Esse livro traz uma perspectiva histórica diferente da que estou habituada.

Acho que o diferencial da obra não está apenas na construção das personagens femininas, mas também na adoção de pontos de vistas peculiares: uma americana que "moveu montanhas" pela vida de pessoas em outro continente; uma médica alemã em um campo de concentração nazista; e uma polonesa que se tornou prisioneira em Ravensbrück.

Importante ressaltar que nem todas essas personagens realizam boas ações! Nesse livro, temos a visão de alguém que realmente causou traumas em outras pessoas.

Sem dúvidas, a produção é uma homenagem à Caroline Ferriday e às "Coelhas de Ravensbrück".

A autora se preocupou em fazer pesquisas profundas, contudo, gostaria de ter visto mais das questões políticas envolvidas. E menos de Paul Rodierre...

A obra oferece uma leitura rápida, embora se torne cansativa no início de sua segunda parte. De certa forma, desenvolvi um grande carinho por alguns capítulos que li e pelo que aprendi.

Adriana1161 11/09/2021

Infelizmente é real
Livro maravilhoso, ficção histórica inspirada em personagens reais. Gênero que eu adoro!
Sobre a Segunda Guerra e o Nazismo, com uma linguagem informal, atual.
Mostra vários lados, e vemos como os alemães foram manipulados, dessensibilizados, sem opções de contestar.
Um livro denso, como não poderia deixar de ser pelo tema que aborda, mas impossível de parar de ler!
Adorei!
Personagens: Caroline, Kasia, Herta, Pietrik, Zuzanna, Paul
Local: Polônia/ Alemanha/França/EUA - 1939 a 1952
@driperini

Rega 06/09/2021

Não me cativou
Uma leitura válida para dar visibilidade às atrocidades cometidas contra as mulheres durante a dominação nazista. Muito interessante por ser baseado em histórias reais. Mas o romance que a autora criou para Caroline não me cativou. O final de cada personagem muito menos. Realmente gostei pela exposição de histórias reais que eu não conhecia, porém não curti tanto a ficção criada pela autora.

31/08/2021

MUITO BOM!
A primeira parte do livro foi um pouco melhor por toda a tensão da guerra e tal, e também por ter mais detalhes da história, a segunda parte tem uma proposta muito boa que é a do "pós guerra", ela começa bem interessante mas depois de uma determinada parte tudo fica muito corrido e perde um pouco da riqueza dos detalhes, ainda é bom, mas fica a impressão que poderia ser bem melhor.