Mulheres Sem Nome

Mulheres Sem Nome Martha Hall Kelly

Resenhas - Mulheres Sem Nome

Lais.Lagreca 12/05/2021

Aprender através da ficção: a vida não é um conto de fadas!
“Mulheres sem nome”, de Martha Hall Kelly, nos faz pensar nas tantas mulheres que padeceram sob as crueldades do holocausto.
Esse romance histórico retrata o período histórico da segunda guerra mundial, tendo com espaço da narrativa Estados Unidos, França, Alemanha e Polônia. Dentro desse espaço “amplo”, temos o foco no campo de concentração (ou de “reeducação” como era chamado) de Ravensbrück só para mulheres.
Partindo desse tempo e desse espaço, temos as histórias de três mulheres, Caroline, Kasia e Herta, cujas histórias se cruzam em determinado momento.

Martha Hall Kelly intercala os capítulos de cada uma das personagens, fazendo-nos ter contato com perspectivas diferentes a respeito de um mesmo momento histórico.
Nós vemos mulheres extremamente fortes que, mesmo expostas às situações mais indignas e violentas, conseguem resistir, conseguem até brincar, sorrir, imaginar um fim honrado, já que suas vidas podem estar nas mãos de pessoas abomináveis.
Nós vemos como toda uma mentalidade pode ser disseminada e comprada por pessoas “aparentemente” de bem (Chega a arrepiar!).
Nós vemos como que há pessoas que são genuinamente bondosas e doam sua vida e seus esforços pelos outros.
Quanto aprendizado retirado de um livro tão bom de ler, apesar de duro pela realidade que apresenta.

Eu gosto muito de aprender sobre o que aconteceu através da ficção. Quando comento o que estou lendo, sei que nem todos entendem “por que ela lê coisas que a fazem chorar, sentir raiva, angustia?” Eu acho que leio, porque quero aprender sobre o ontem, para ser melhor hoje... acho que é sobretudo importante para eu me melhorar. E isso é doloroso mesmo, mas acho que é o mínimo que posso fazer. A vida não é um conto de fadas!

Gabi 27/04/2021

Maravilhoso!!!
Eu adoro ler sobre a guerra, por mais sofrida que seja, são leituras que sempre agregam algo à minha vida. Empatia e gratidão pela vida que levo são os principais.

Nessa história temos três protagonistas: Caroline, americana que trabalha no consulado da França em NY. Kasia, jovem polonesa. Herta, uma médica alemã.

Cada capítulo é narrado por uma delas e, só por isso, esse livro já pode ser considerado único!

Caroline, uma mulher de coração enorme, que doa seu tempo e dinheiro em prol de crianças órfãs na França. A guerra começa e seu trabalho se intensifica.

Kasia, uma jovem cabeça dura, muito difícil de se lidar e teimosa. A guerra começa e seu sofrimento também.

Herta, tornou-se médica com muita determinação. Lidou com pessoas abusivas e o preconceito de ser mulher na medicina. A guerra começa e uma oportunidade de emprego em um "centro de reabilitação para mulheres polonesas" lhe atrai.

A história dessas mulheres se entrelaçam.

Difícil, brutal, emocionante. Único!

Amei e recomendo à todos!
Fairyne 29/04/2021minha estante
Sua avaliação só me deu mais vontade de ler esse livro. Parece maravilhoso mesmo, um livro edificante. Já há um tempo que ele tá na minha lista.

Gabi 30/04/2021minha estante
Lyne, leia assim que puder. Ele fez aniversário na minha estante antes que eu pegasse para ler. Me arrependi de ter demorado tanto. É maravilhoso!!!

Liliane 30/04/2021minha estante
Tem dois anos que planejo ler esse livro. Depois de sua resenha, vou acelerar definitivamente a aquisição do meu, para ler este ano.

Maick 24/11/2022minha estante
Eu sou apaixonado pelas vidas que se transformaram em livros sobre a segunda guerra !! Tenho vários livros. E cada um mais lindo que o outro ?

Camila 19/04/2021

Doses de veracidades torturantes
Ouvimos tanto falar sobre as histórias de Auschwitz que acabamos nos esquecendo que, em outros lugares, inúmeras pessoas - no caso de Ravensbrück especialmente mulheres - eram submetidas a outras tantas barbaridades.
"Mulheres sem nome" é um livro pesado, triste, baseado em histórias de mulheres reais. Ele me despertou o interesse por buscar mais sobre as Coelhas e me desolou no sentido de que, para mim, é difícil de acreditar que tudo isso foi real, que a maldade humana é capaz de chegar a um nível desses.
Por outro lado, a linguagem do livro e a maneira com que as personagens foram reconstruídas não me convenceu, o único ponto negativo do livro. Temos mulheres de diferentes culturas do ano de 1939 que interagem entre si e com os homens como se fossem mulheres do ano de 2017, ano em que a autora escreveu o romance. Os diálogos são muito atuais, mas não de uma maneira boa. Para mim, descredibilizou um pouco a história e como deve ter sido a personalidade dessas mulheres, afinal, são mulheres do ano de 1939, não tinham tanta liberdade para falar o que quisessem com os homens e nem mesmo entre elas.
No geral, é um livro que recomendo, mas só para quem está disposto a ser submetido a doses de veracidades torturantes.

Gabriela 19/04/2021

Não é só um livro de guerra...
Esse livro é muito mais que uma história da segunda guerra mundial. Claro que a gente fica até nauseante com alguns relatos apavorantes do tratamento que alguns personagens tem, mas a autora sabe bem como conduzir a escrita intercalando a história das personagens. Chega um período do livro que o coração fica quentinho. É um livro feminista sem ter esse cunho principal. Mas da pra perceber a importância das mulheres se unirem pra ajudar uma as outras. Tanto no período da guerra quanto depois.

Aline 12/04/2021

O fato de ser uma história real, com personagens reais faz com que os sentimentos despertados em nós sejam mais fortes.

Que essas guerreiras jamais sejam esquecidas.

Natasha Viana 09/04/2021

Que livro!
Eu gosto muito de ler histórias sobre a segunda guerra por visões diferentes. Parece que a gente se aproxima mais das pessoas que sofreram situações inimagináveis. E esse livro foi lindo! Sem sensacionalismo, a autora contou a história de três mulheres em países e situações diferentes, mas que acabaram se encontrando em algum momento da história. É um livro triste e pesado em alguns momentos. Chorei! Ri!
Mas fica aqui o sentimento e o desejo de que o ser humano aprenda com os erros do passado e que o amor e a empatia pelo outro não acabe.
Gabriela 19/04/2021minha estante
Concordo! É bem tocante. Eu adorei ler também.

Luciane 08/04/2021

Mulheres sem nome
Baseado em fatos reais ocorridos no campo de Ravensbrück e nos EUA. As histórias são comoventes, mulheres fortes que usam essa força para o bem ou para o mal. Histórias do holocausto sempre me comovem, pois é a humanidade (ou ausência dessa) que estão traduzidas em forma de livro.

Debs @DeboraMaryn 06/04/2021

É um livro com muita dor e tristeza, mas também esperança e superação. Através da história de dessas três mulheres conhecemos mais essa parte real e triste da história da segunda guerra mundial e suas consequências na vida de tantas pessoas.

Adria Raquel 28/03/2021

Um livro denso e admirável. Martha Hall Kelly fez sem dúvidas um ótimo trabalho trazendo fatos reais de forma tão impactante o que de fato foi o holocausto.

Aqui a autora traz Caroline Ferriday que foi conhecida por seus esforços durante a segunda guerra e Herta Oberheusen que foi a única mulher no julgamento de médicos de Nuremberg, traz também Kasia Kuzmerick que foi inspirada em uma prisioneira política do campo de concentração chamado Ravensbrück...

?Uma história que vale a pena ser lida.

Pêpe 28/03/2021

Mulheres Admiráveis
Estou impactada e com nó na garganta, acabei de ler.Meu Deus, que tristeza quanta injustiça, quanto sofrimento na vida dessas pessoas Eu não conhecia a história a vida dessas mulheres chamadas de coelhas porque saltitavam pelo campo em Ravensbrück após serem submetidas a cirurgias, a experiências pelos laboratórios nazistas.
Que mulher admirável a Caroline, por dar nomes a essas mulheres e por fazer justiça...
E pensar que eu andei por lugares na Polônia em Cracóvia, onde tive a oportunidade de conhecer, que algumas dessas mulheres passaram...
Eu amei esse livro e super recomendo.

Gigi 26/03/2021

Imperdível leitura
Baseado em fatos reais, o livro conta a história de três mulheres, sendo que duas delas realmente existiram. A terceira personagem fora criada pela autora de acordo com as suas pesquisas sobre as prisioneiras e o campo de concentração de RAVENSBRÜCK, o campo exclusivamente feminino.
Eu li o livro Ravensbrück, de Sarah Helm e a história contada em Mulheres Sem Nome foi fidelíssimo aos relatos do livro. Muito cuidadosa e honesta, o autora te leva a vivenciar àquela época, naquele campo, torcendo para que suas histórias não sejam tão aterradoras quanto eu já sabia que era.
Eu me emocionei enormemente neste livro. Eu me apaixonei pela sensibilidade da autora. Eu conheci um ser humano incrível chamado Caroline Ferriday.
Recomendo, ardorosamente, este livro! Já é o meu 2º melhor livro de 2021.

Leticia1557 21/03/2021

Incrível!
Uma história com fatos reais de três mulheres, cada uma com suas características pré, durante e após a Segunda Guerra Mundial. Herta, médica alemã que trabalhou no campo de concentração; Caroline, nova-iorquina que trabalhava no Consulado da França; e Kasia, uma polonesa que foi levada ao campo de concentração pelos nazistas.
Uma história comovente.

Deise.Maria 19/03/2021

As coelhas
Uma história de ficção histórica, que constrói a história de mulheres reportadas de Lublin para o campo de concentração em Ravensbruck,onde mais de 70 mulheres foram torturadas e sofreram como cobaias em cirurgias experimentais por médicos nazistas. Mulheres sem nome tem 3 personagens protagonistas sendo uma apenas fictícia, a Kasia, uma judia polonesa que representa uma dessas coelhas( receberam esses nome pq após as cirurgias, elas passaram a pular pelos campos ),Herta Oberheuser a medica nazista e a nossa grande heroína Caroline Ferriday uma ex atriz a Broadway que se dedicou a ajudar mulheres deportadas da Alemanha e a terem um pouco de justiça por tudo que sofreram na segunda guerra mundial.
O livro não tem grandes episódios de ação mas ajuda a adentrar na vida dessas mulheres do campo de concentração de Ravensbruck e a vivenciar as terríveis experiências pelas quais passaram.