Mulheres Sem Nome

Mulheres Sem Nome Martha Hall Kelly

Resenhas - Mulheres Sem Nome

a.bookaholic 26/01/2018

"Nenhuma de nós sabia como estávamos erradas naquela manhã quando saímos do trem e mergulhamos no inferno."
Mulheres Sem Nome é uma ficção histórica que se passa durante e após a Segunda Guerra Mundial. Baseada em fatos reais, autora Martha Hall Kelly retratou a vida de mulheres que realmente existiram, principalmente Caroline Ferriday. Nas palavras da autora: "Caroline foi uma verdadeira heroína, com uma vida fascinante. Uma ex-debutante e atriz da Broadway que galvanizou os Estados Unidos cansados do pós-guerra e dedicou a vida a ajudar mulheres que outras pessoas haviam esquecido."

Outra das protagonistas foi Herta Oberheuser, uma médica alemã, também real. Herta foi médica no campo de concentração Ravensbrück, no qual realizou cirurgias grotescas. Buscando simular ferimentos de guerra, a equipe médica selecionou 75 mulheres saudáveis, nas quais foram inseridos em suas pernas pedaços de vidro, madeira, barro e outros componentes, para que seus efeitos fossem estudados. As vítimas ficaram conhecidas como Coelhas, tanto por precisarem andar pulando pelo campo por causa de uma de suas pernas inutilizadas, quanto por terem sido cobaias de laboratório.

Por último, temos Kasia e sua irmã Zuzanna que, apesar de serem personagens de ficção, foram baseadas nas irmãs Nina Iwanska e Krystyna. Elas são polonesas enviadas a Ravensbrück e submetidas às cirurgias.

É impressionante a riqueza de detalhes históricos desse livro, alguns dos quais totalmente desconhecidos por mim (e olha que já li uma porrada de livros da Segunda Guerra Mundial).

Uma coisa que eu já havia lido em outros livros é que apenas uma pequena parcela de pessoas de fato sabiam o que acontecia dentro dos campos de concentração. Campos de prisioneiros de guerra era algo que já existia, porém, Hitler os transformou em fábricas de mortes, e isso demorou se tornar de conhecimento público. Até mesmo quando alguém do partido começava trabalhar lá dentro, era preciso assinar um termo de confidencialidade. E quem entrasse nisso, não poderia sair.

Através de Kasia, pude conhecer a realidade que os civis poloneses viveram. Crianças com aparência ariana eram sequestradas e suas mães mortas. Como pessoas ao acaso eram sequestradas para trabalharem para famílias alemãs. E também a realidade polonesa depois da guerra: basicamente, saíram das mãos de um tirano, Hitler, e caíram nas mãos de outro, Stalin. A Alemanha Ocidental não reconheceu a Polônia comunista como um país, portanto, não deu nenhum auxílio às sobreviventes dos campos.

Herta, apesar da graduação em medicina, de se formar como a segunda melhor da turma e querer trabalhar com cirurgia, só poderia trabalhar com dermatologia. O Partido nazista defendia que o lugar de mulheres era em casa cuidando dos filhos. Na universidade, por ser mulher, ela teve que fazer aulas de costura. A Liga das Moças Alemãs era incentivada a manter casos com os rapazes da Juventude Hitlerista e, caso engravidassem, elas não seriam rechaçadas por não serem casadas como acontecia na época, pelo contrário; seriam acolhidas por estarem gerando um "alemão puro".

O livro possui quase 500 páginas, mas que passam voando! A história flui tão bem, tem tanto conteúdo e é tão emocionante... Favoritadíssimo!

site: https://www.instagram.com/a_bookaholic/

Gigi 26/03/2021

Imperdível leitura
Baseado em fatos reais, o livro conta a história de três mulheres, sendo que duas delas realmente existiram. A terceira personagem fora criada pela autora de acordo com as suas pesquisas sobre as prisioneiras e o campo de concentração de RAVENSBRÜCK, o campo exclusivamente feminino.
Eu li o livro Ravensbrück, de Sarah Helm e a história contada em Mulheres Sem Nome foi fidelíssimo aos relatos do livro. Muito cuidadosa e honesta, o autora te leva a vivenciar àquela época, naquele campo, torcendo para que suas histórias não sejam tão aterradoras quanto eu já sabia que era.
Eu me emocionei enormemente neste livro. Eu me apaixonei pela sensibilidade da autora. Eu conheci um ser humano incrível chamado Caroline Ferriday.
Recomendo, ardorosamente, este livro! Já é o meu 2º melhor livro de 2021.

Rafa 02/08/2022

Livro forte e comovente
Uma história comovente e dolorosa sobre terríveis fatos ocorridos durante a 2a. Guerra. Baseado em fatos chocantes e pessoas reais, mulheres polonesas que serviram de cobaias para terríveis experimentos médicos, mulheres capazes de se unir diante de tanta adversidade e da luta travada para permanecerem vivas. Mulheres que doaram seu tempo e sua energia para ajudar quem precisava. Uma estória de superação.

Carlinha 21/06/2020

Indico a quem gosta da temática da segunda guerra mundial, campos de concentração, apesar de longo a história é muito envolvente flui facilmente é preciso de a leitura. Baseado em fatos reais o que torna a leitura ainda mais interessante.

Adria Raquel 28/03/2021

Um livro denso e admirável. Martha Hall Kelly fez sem dúvidas um ótimo trabalho trazendo fatos reais de forma tão impactante o que de fato foi o holocausto.

Aqui a autora traz Caroline Ferriday que foi conhecida por seus esforços durante a segunda guerra e Herta Oberheusen que foi a única mulher no julgamento de médicos de Nuremberg, traz também Kasia Kuzmerick que foi inspirada em uma prisioneira política do campo de concentração chamado Ravensbrück...

?Uma história que vale a pena ser lida.

Alexandra50 04/04/2020

Três histórias que se interligam de forma fascinante. Demorei pra começar, mas depois não conseguia parar.

Michelle.Leonhardt 15/10/2020

Um livro de ficção histórica inspirado em mulheres reais...
O livro conta a história de 3 personagens: Herta, Kásia e Caroline no período da 2 guerra durante o Holocausto (parte 1) e alguns anos após (parte 2). Para quem gosta um pouco de história, Herta e Caroline são personagens reais enquanto Kasia é personagem de ficção mas cuja história é inspirada em muitas mulheres.
Segundo a autora, o livro foi escrito para contar a história de Caroline (e a mesma se entrelaça com as outras) e, entendendo isso, entendemos o título dado ao livro (que não faz muito sentido sem a leitura).

O livro é bom e recomendo a leitura. É uma leitura pesada (o tema é forte e não é suavizado pela autora) mas muito interessante. O trabalho de pesquisa da autora é completo e não deixa a desejar mostrando o viés psicológico das personagens, o que nos faz até entender (por mais absurdo que racionalmente é) a decisão das personagens na escolha de um ou outro caminho.

Como ponto fraco considero que Caroline (que é o motivo da escrita do livro) tem suas passagens muito fracas na parte 1, ganhando mais destaque na parte 2 somente. A invenção de um "romance" para ela tornou suas partes um pouco maçantes ao longo do livro todo. (Ficava grudada nos capítulos de Kasia e Herta e os de Caroline eu fazia uma leitura mais diagonal, confesso).

Recomendo a leitura pois o ponto fraco não tira a profundidade da história a ser contada. Muito bom para quem curte ficção histórica como eu.

Helena 28/06/2022

Começando pelo trabalho da autora. A dedicação à pesquisa que seu texto demandava, foi extraordinária. Ela não simplesmente se contentou em ficar em sua casa, pesquisar uma coisa ou outra ali. Não. Ela foi até onde sua história se passa. Ela foi ao campo de concentração e, imagino, pôde, mesmo que somente por uma pequena parcela, sentir o que aquelas prisioneiras sentiram. Provavelmente por isso, sua escrita soe tão verdadeira. Além do entrelace tão natural entre as histórias das três mulheres que, a partir de diferentes perspectivas, ilustraram os horrores dessa guerra. Um livro incrível. Que, além de trazer à luz fatos pouco conhecidos, nos faz torcer para que nada minimamente parecido ocorra de novo.
Sofiss 28/06/2022minha estante
Esse livro é maravilhoso (sofrido)

Luciana.Pereira 28/06/2020

Surpreendente
Narrativa leve de um tema pesado. A perperctiva das personagens, cada uma com suas peculiaridades foi uma agradável surpresa desse livro. Uma leitura de amor, ódio e perdão.

Tatiana Brandão 18/06/2021

Uma nova visão
Livro excelente que traz a visão e experiência de 3 mulheres sobre a segunda guerra mundial. Vidas que foram afetadas e que não constam nos livros de história. Muito bom!!!

thaina.damasceno 02/11/2020

impactante
em se tratando de livros sobre a segunda guerra, não posso dizer que foi o melhor, não por não ter sido maravilhoso mas, pelo fato de que não foi como os outros

a narração por parte de pessoas que realmente existiram mas, que se envolveram com a guerra de formas completamente diferentes foi inexplicável.

a leitura foi um misto de sentimentos... choque, empatia, raiva e, acima de todos, tristeza pelo que as internas de Ravensbrück foram submetidas.

com certeza foi uma das melhores leituras do ano e da vida, me surpreendendo enormemente!

brugoo 03/10/2021

histórico
foi uma leitura realmente muito boa, mostrando perspectivas diferente na história me fez pensar muito... a princípio demorei um pouco para terminar, por ser uma história baseada em fatos reais e histórico, foi um pouco cansativo por eu não estar habituada, mas foi edificante

Debs @DeboraMaryn 06/04/2021

É um livro com muita dor e tristeza, mas também esperança e superação. Através da história de dessas três mulheres conhecemos mais essa parte real e triste da história da segunda guerra mundial e suas consequências na vida de tantas pessoas.

Amanda 02/11/2020

Que histórias fascinantes! Extremamente emocionada a cada capítulo que passava. Amei demais.

Adriana1161 11/09/2021

Infelizmente é real
Livro maravilhoso, ficção histórica inspirada em personagens reais. Gênero que eu adoro!
Sobre a Segunda Guerra e o Nazismo, com uma linguagem informal, atual.
Mostra vários lados, e vemos como os alemães foram manipulados, dessensibilizados, sem opções de contestar.
Um livro denso, como não poderia deixar de ser pelo tema que aborda, mas impossível de parar de ler!
Adorei!
Personagens: Caroline, Kasia, Herta, Pietrik, Zuzanna, Paul