Para onde vão os suicidas Felipe Saraiça

Resenhas - Para Onde Vão Os Suicidas?

@poesia.as.claras 08/07/2018

Suicida
Suicida

Pra cada lágrima que derramei, marquei uma página de azul
É domingo e começo a ler já chorando

Gosto de pensar que morrer acontece num suspiro só, e o renascer também.

Ler esse livro, foi como renascer num dia de profunda depressão, num suspiro só, tal como a leitura.

Termino de ler soluçando, abraçada a paginas molhadas e já sem vida.

"Eu não quero morrer" sussurro, "e nem quero que ela morra" eu mesma respondo num soluço.

Queria poder resenhar esse livro feito adulta que sou, mas choro forte e desesperadamente como uma criança.

Me apaguei a personagens que sabia que teriam seu fim em breve, me apaguei a própria Morte, que no livro é Deusa dos novos caminhos e amante da Vida.

Me apeguei a Angelina, a Otávio, Heloísa e Lunna, Eloah, Dante e o inferno que cada um vivia. Acima de tudo, me apaguei a ideia de viver o que nenhum deles podia, o agora.

O tempo, tal como a Morte, é inexorável. Nenhum dos momentos do passado em que pensei em me suicidar, voltam. Já são lembranças imutáveis, inalteráveis de próprio modo.

Fico agora com pensamentos que se assemelham a flores e guardo Angelina perto de Alaska, as duas suicidas que me ensinaram a viver.

Escrevo palavras desconexas e não me atento o suficiente as frases, mas simplesmente sinto a necessidade de guardar cada lágrima numa palavra própria.

É raro eu ler quando estou deprimida, mas hoje confiei no Autor e amigo Felipe Saraiça pra me dar um motivo. Só um que fosse, pra não querer o suicídio.

Até hoje me questionava porque ainda não tinha lido esse livro e agora percebo que, ou guiada por intuição ou por uma mão invisível, guardei essas 188 paginas pra um momento de desespero. As guardei quase como se já soubesse que me salvariam um dia.

De olhos inchados e rosto vermelho, contemplo na capa um rosto feminino divino, que graças a muito, muito, só espero encontrar depois de idosa.

Deixo aqui meu agradecimento, nem tão discreto e nem tão adulto, por mais um livro que escolho dizer, não que marcou a minha vida, mas que a salvou.

Ainda é domingo, o dia em que mais suicídios são cometidos. Não o meu, eu prometo. Prometo também ser gentil e ter coragem, coisas que a Vida exige de nós.

"E se eu chorar pétalas ao vento
E se a vir não por mais que um momento
Frágil feito bailarina, vou abraçá-la
Lavar seus pulsos cortados
Mesmo que com minhas lágrimas
E prometer um dia melhor
Como o que eu sei que vem amanhã"
Felipe Saraiça 09/07/2018minha estante
Muito obrigado pelas palavras. Me deixou muito emocionado, de verdade

giio 06/04/2020minha estante
ler a sua resenha/comentário me deixou muito impressionada. nem sei direito o que eu to sentindo. uau.

@poesia.as.claras 06/04/2020minha estante
Caramba! Eu não sei também o que responder!

Mas ?muito, muito obrigada!? parece um bom começo!

Agradeço imensamente o retorno ?

Gustavo Simonetti 12/04/2020minha estante
Sua resenha é totalmente pessoal e arrebatadora, simplesmente fantástica, parabéns por ter conseguido se expressar de modo brilhante, e eu estou ainda mais inclinado para ler este livro.

@poesia.as.claras 13/04/2020minha estante
Muito obrigada pelo retorno, Gustavo! Fez meu dia!! ?

Phelipe Bessa 06/05/2020minha estante
Adicionei esse livro na minha meta de leitura graças a sua resenha. Maravilhosa.

@poesia.as.claras 11/05/2020minha estante
Ah, Phelipe! Isso significa tanto mas tanto pra mim!! ?

Dalila 26/05/2020minha estante
Que resenha é essa menina?!!
Em meio a sua declaração íntima, pessoal e arrebatadora, só me veio arrepios por todo o corpo como se eu estivesse sentindo tbm o que lia.
Acrescentado agora a minha meta de leitura, gratidão por compartilhar.
Bjos de luz!!!

@poesia.as.claras 12/06/2020minha estante
Ah, Dalila! Que lindo é receber uma mensagem como essa! Muito obrigada ? Muitos beijos!

@poesia.as.claras 10/10/2020minha estante
Oi Sandra... perdão! O livro não é religioso não. É um livro do gênero fantasia. É bem moderno e super atual. Vale a pena a leitura. ?

R. K. 13/10/2020minha estante
Parece que esse livro nos encontra e não nos a ele. Curioso. Setembro se vão a cada ano, mas a dor não. Importante falar, escrever, lembrar, resistir pq a o mundo é um lugar hostil e a vontade de partir é grande. Valeu pela resenha.

@poesia.as.claras 13/10/2020minha estante
Rosasana, concordo plenamente!

Eu vi a capa desse livro com o canto do olho enquanto passava num corredor lotado da bienal do livro. Me senti capturada e voltei pra olhar!

E que bom que voltei... Como você mesma disse, o mundo é hostil e cada vez mais nos esgota. Precisamos de tantos motivos quanto possíveis pra ficar.

Eu que te agradeço por ler o que escrevi e comentar. Você me deu motivos pra ficar e escrever

@poesia.as.claras 13/10/2020minha estante
Rossana, concordo plenamente!

Gabriele346 24/10/2020minha estante
Que resenha fantástica, parabéns, lindaaaa??

@poesia.as.claras 24/10/2020minha estante
Obrigada Gabi!! Fico feliz demais de você ter gostado!! ??

bymypsa 11/04/2021minha estante
sem palavras

@poesia.as.claras 22/04/2021minha estante
Gratidão! ?

lali vix 30/12/2021minha estante
essa resenha tá perfeita? chega chorei aq, acabei de ler esse livro e simplismente amei mto!

lali vix 30/12/2021minha estante

@poesia.as.claras 02/01/2022minha estante
Obrigada, Lalih! Fiquei tão feliz com seu comentário!!! E que bom que vc também gostou do livro! É um favorito meu!!!!

lellllla 17/01/2022minha estante
eu tô em choque com essa resenha, sério. emocionada não é uma palavra forte o bastante para descrever como eu estou me sentindo depois de ler isso.

Erika.Alves 27/01/2022minha estante
Me emocionei durante todo o livro e ainda mais com a sua resenha. Muito obrigada por suas palavras cheias de sentimentos, e muito obrigada por estar aqui ?

Rafa 22/04/2022minha estante
eu acabei o livro ontem e até agora o nó em minha garganta não se desfez. Todavia, acho que posso dizer que compartilho do mesmo sentimento, Alaska e Angelina, duas suicidas, me ensinaram um pouco mais sobre como viver a vida. Paradoxal, não?!

leticia 30/06/2022minha estante
acabei de ler o livro, e junto com ele a sua resenha e não consegui conter minha lágrima, está resenha está simplesmente fantástica.

Gisele529 24/07/2022minha estante
a resenha mais bonita que já li na vida... e acho difícil encontrar uma melhor
o olho até encheu de lágrima

Ju Ramos 08/09/2022minha estante
Caramba! Que resenha heim

Duaarde 09/01/2023minha estante
uau, sem palavras!! tô emocionada com essa resenha

Ll1see2 24/01/2023minha estante
Sua resenha simplesmente disse o que estava dentro de mim, o que eu estava sentindo.
Esse livro é surreal.
Amei sua resenha moça, espero que ainda esteja viva ??

R. K. 03/04/2023minha estante
2 anos desde que li a resenha e comentei que o livro nos encontra e não nos a ele. Desta vez, foi numa busca aleatória pela loja Kindle. E veio à propósito. A vontade de partir ainda é grande, mas os motivos pra ficar também. É uma corrida entre o desejo de ir e os motivos pra ficar. Iniciei a leitura hoje e já foi metade do livro.

Neitanx 11/07/2023minha estante
Se eu chorei com a resenha, imagina com o livro. Que resenha incrível e cheia de sentimentos

Lici! 17/07/2023minha estante
Me emocionei com a resenha, estou morrendo de vontade de ler esse livro agora

AriSs 24/03/2023

Esperava mais
Uma leitura que sem dúvidas vale a pena, mas que o final deixou um pouca a desejar. Toda a narrativa é emocionante e fluida, entretanto o final me pareceu tão vazio. Talvez eu tenha criado uma expectativa de um certo final diante de tudo que ela passou, mas no fim é realmente apenas isso, vazio.

Lucy.Silva 06/01/2023

Eu gostei muito do livro, é uma leitura de fácil compreensão e trata de assuntos muito importantes na sociedade atual, eu super recomendo!!!

Angie 30/03/2021

Para onde vão os suicidas
Eu fiquei bastante em dúvida sobre a nota desse livro, primeiro porque trata de um assunto complexo o qual não sei muito sobre, então achei que a proposta seria interessante até mesmo para se falar mais sobre o tema.

O começo foi bem intenso, pra mim até um pouco mais pois a personagem principal tem meu nome, então realmente me tocou, no entanto depois do primeiro personagem ao qual Angelina tem que ajudar acredito que o autor se perdeu no desenvolvimento.

A história da segunda personagem foi demasiadamente extendida e eu até entendi o intuito após Ixtab explicar para Angelina o que aconteceu ali entre elas, mas depois personagens que foram introduzidos foram "resolvidos" de forma extremamente corrida como se fosse fácil a pessoa superar com apenas uma conversa e com isso para mim foi perdido um pouco do intuito da história.

Gabriellegalaz 13/07/2023

Vou panfletar esse livro para todos os cantos do mundo
Sabe quando você começa uma leitura meio prevendo o que pode acontecer? Me senti assim no início, porém nunca fui tão enganada. A história te surpreende, consegui me sentir conectada com todos os personagens e com a Angelina.

O livro em si é lindo, tanto visualmente como os trechos e a história. Estou anestesiada.

fleabookz 12/03/2021

Não sei muito o que dizer sobre livro. Tenho um pouco de receio porque não possuo muito conhecimento sobre a temática de suicídio, então vai que o livro tinha algo problemático/irresponsável e eu não percebi.
Acho que o livro tinha uma proposta legal, mas sei lá, senti que poderia ter desenvolvido mais um pouco. As soluções pareceram muito fáceis e também queria conhecer melhor a protagonista.
Tem uns diálogos que gostei sobre a morte e a vida. Só isso mesmo, não achei tão extraordinário.

Lisa 23/05/2021

Poético, mas leviano e irresponsável.
Esse escritor deveria ser poeta, desconfio ate que ele o seja. Poderia também escrever fantasia, sempre achei que a fantasia e a poesia caminham de mãos dadas. No entanto, escrever sobre saúde mental é necessário, mas também difícil. Corre-se sempre o risco de atravessar a linha e alcançar a banalização, a romantização e/ou a levianidade irresponsável e é o que ocorre.
Durante toda a história há uma boa intenção, mas como diz aquele ditado antigo que me veio agora a cabeça "de boas intenções o inferno está cheio". Romantizar isso é uma das piores coisas que podemos fazer. Um texto bonito e poético seguirá sendo lindo e poético, mas qual a valia se a mensagem que traz é errada?
Não tenho espaço para pontuar tudo de errado que vi, entao vou me ater ao principal. Eu sou psicóloga e desse lugar de fala que venho e crítico a curta passagem de um psicólogo na historia. A ausência de empatia, a prática irresponsavel, a intervenção investigativa que culpabiliza e não estabelece aliança. Eu ia perdoar por pensar que o escritor apenas não sabia, mas a pagina seguinte mostrou que foi intencional e a culpa seria da falta de recurso. Falta de recursos não significa uma pratica sem empatia, sem escuta sensivel, antiética e sem evidência. O autor pode pesquisar o código de etica pra representar indignamente um profissional, mas não o contrario? Ele queria ajudar pessoas que sofrem a buscar ajuda psicológica? Pq o livro leva ao caminho oposto.
  O segundo ponto é o mais gritante, a depressão não é ausência de sentido de vida. O que é esse livro? Discurso de coach? Quando nos falta conhecimento técnico a gente apela pra palavras floreadas pq conquista. Mas depressão não se resolve com uma conversa bonita. Com uma sala arrumada. Não, depressão, automutilação e disforia de gênero são algo serio, é preciso de um acompanhamento profundo de perto. Será que o escritor pensou na mensagem que ele passa fazendo a depressão parecer algo triste mas que facilmente pode ser resolvido com uma conversa com um objetivo?
Por fim a premissa do livro de que suicidas vão pra um local de perdidos e que uma entidade culpabiliza e os oprime é um conceito religioso arcaico num nivel da época barroca. É coercitivo, evitar que se cometa o suicídio é crucial, mas colocar uma historia de terror por detrás disso "se vc fizer isso olha o que vai acontecer com vc" é punitivo, não resolve e atormenta. Fiquei pensando também na representatividade, ngm é obrigado, mas um escritor brasileiro cuja historia se passa no Brasil e só há brancos? O Brasil o lugar mais negro depois do continente africano? O escritor tem talento para escrita sim, quero frisar isso, mas ele quis abraçar assuntos demais, sim, são todos relevantes, mas de modo superficial. A gente so pode dar passos que nossas pernas alcancem.
Clarissa 23/05/2021minha estante
Obrigada pela análise! Livros assim, quando não têm o devido cuidado, podem ser desastrosos...

Lisa 23/05/2021minha estante
Por nada, Clarissa. De modo geral eu odeio criticar livros, eu sempre escolho pensar que se eu não achei um livro bom tem mais a ver comigo e o meu gosto do que com a qualidade do livro. Então tento não os julgar, admiro todos os escritores pelo esforço e trabalho. Mas infelizmente quando é algo nesse nivel, desse tipo, que envolve saúde mental eu me sinto precisando comentar. ?

Clarissa 23/05/2021minha estante
Concordo com você!?

sasakern 13/12/2023

Meu livro favorito. Prepare-se para chorar.
Para mim, uma pessoa atormentada constantemente pela depressão e pelos pensamentos suicidas, é difícil encontrar uma obra que fale do assunto de forma que me deixe confortável e que eu goste tanto. Para Onde Vão Os Suicidas é diferente de tudo que já li e me cativou completamente. Obrigada, Felipe Saraiça pela história maravilhosa.

Antes de falar do livro quero falar do autor. Felipe Saraiça é de um talento e sensibilidade absurdos. Tive o prazer de conversar com ele nas redes sociais e, quando não pude conhecê-lo na Bienal por conta de algumas circunstâncias, ele gravou um vídeo no telefone da minha amiga com uma mensagem para mim. Felipe, espero que você brilhe e que se torne um dos autores nacionais mais lidos do Brasil. Você é incrível!!

Agora, sobre o livro. Uma das características que mais gosto no livro é que ele não faz julgamentos, e nem justifica ações. Ele não julga Angelina, a protagonista, como errada por ter tentado contra a própria vida. Ele não julga aqueles que tem pensamentos suicidas, o livro os acolhe com sua narrativa. A obra é direta de forma poética, trazendo grandes reflexões sobre a depressão e como as pessoas lidam com ela. A depressão é uma doença, como qualquer outra. Deve ser tratada. As pessoas devem ser cuidadas. Para um suicida que não teve ajuda no tempo certo, a morte ainda soa como uma opção. De certa forma, o livro nos conscientiza a enxergar quando alguém precisa de ajuda, acolher a pessoa e a levá-la até tratamento, pois, como uma doença séria, a depressão deve ser tratada com ajuda médica. A narrativa da história é objetiva e dividida em capítulos curtos que são devorados loucamente por leitores ávidos como eu. Algo que eu gosto muito nessa obra é que todos os personagens apresentados poderiam facilmente ser os protagonistas do livro porque todos têm uma profundidade absurda. Isso se dá pela construção intimista que dá destaque para os sentimentos e atitudes de cada um. Dessa forma, causa uma grande empatia, algo essencial para toda a narrativa. Conforme cada personagem é desenvolvido, Saraiça desmistifica diversos dos estereótipos associados a suicídas e promove ao leitor a reflexão sobre vida, morte e como lidar com sentimentos complexos. As poesias, sempre presentes, são um show a parte conduzindo o leitor a uma viagem de emoções. Este é um livro que fala sobretudo de esperança e amor. Sentimentos que as vezes faltam nas pessoas, mas que podem sempre brotar no coração de alguém através de gestos simples e delicados. Junto de Angelina, o leitor passa a enxergar a dor do outro e busca uma forma de trazer o amor a vida de volta a essas pessoas. No final, o pensamento que fica é: temos que sempre ter empatia e gentileza sempre para cuidar de nós e dos outros.

Naylen0 24/10/2022

Para onde vão os suicidas
Assim que a personagem tira a própria vida ela fica meio que presa entre a vida e a morte no leito de um hospital e para descansar em paz ela receberá uma lista de nomes de pessoas como ela e tera que evitar que façam o mesmo.

"À primeira vista, ela parecia uma pessoa comum, porém, ela sabia bem, pessoas comuns guardam segredos e dores que ninguém ao seu redor poderia imaginar."

Caulo 09/09/2021

Para onde eu vou depois daqui
Já fazia 1 ano que eu queria ler esse livro, e eu tive a oportunidade de fazer isso hoje. Li o livro em menos de 4 horas, e me emocionei e amei a cada linha.

Eu amo livros que falam sobre suicídio, que contam a verdade sobre tal ação e que refletem pensamentos de muitas pessoas que nunca vao estar aqui para contar o que pensavam quando tomaram essa decisão.

Eu não esperava o final, eu poderia dizer, eu ainda estou em meio a lágrimas nesse momento ao ler as últimas palavras escritas, e entender a imensidão da responsabilidade que todos temos.

Como os sinais são claro, e não vemos porque estamos tão presos no nosso próprio mundo que não nos importante com a máscara da felicidade velada que todos possuem.

E deixe me dizer, caso ainda não ficou claro, esse livro contem gatilhos sobre suicídio, depressão e bullying. Mas também me fez perceber o que quero ser da minha vida, e o que quero fazer.

É certo que resolvi começar a ler esse livro num momento péssimo da minha vida, e também é certo que decidir mudar isso. Decidi que a partir de hoje, me importarei mais com aquilo embaixo das máscaras do que aquilo que as pessoas usam.

Eu amei do começo ao fim, e me fez refletir sobre que tipo de pessoa quero ser. Me encantei com a história da Angelina, só espero que não romantizem sua escolha, porque ainda para mim não foi uma muito boa, mas espero ajudar as pessoas como Angelina fez, a única diferença é que quero cuidar de mim também.
Melissa Meira 09/09/2021minha estante
Parece uma ótima leitura, fiquei curiosa! Desejo muito sucesso nas suas mudanças!

roberta 09/02/2023

Pura depressão
Não tem uma página que você consiga ler sem chorar, nenhum personagem e nenhum leitor está livre do sofrimento nesse livro. a história é linda, tanto no conceito como no desenvolvimento. a sensibilidade da autora com os personagens e as situações de cada um é algo extraordinário. queria pregar esse livro na minha testa pra todo mundo ler

Fabianne 19/07/2022

Tinha tudo para ser uma história espetacular
Tinha uma expectativa muito alta para esse livro. Mas dá a impressão que foi escrito para satisfazer todos menos o escritor. Ficou muito comercial.
O livro trabalha um assunto que precisa ser discutido e olhado com mais empatia pela população mas acho que faltou mais empenho, mais pesquisa.
Para falar do assunto de uma forma mais leve, ele recorre a literatura fantástica onde o enredo foi caracterizado além dos limites do real, apresentando elementos sobrenaturais que se misturam à realidade.
Mas o autor não demostra ter intimidade com o assunto, nem com o universo feminino que ele se propôs trabalhar. A personagem principal tem a clássica descrição da princesa sem mãe, presente em todos os contos de fada. Uma outra personagem é uma estrangeira que mora em São Paulo e visita o tumulo da filha a noite quando o cemitério está fechado, como se fosse algo bem comum entre as mulheres. Entre outras situações que dá a impressão que a história não acontece no Brasil.
Tudo é narrado por Angelina, carinhosamente apelidada por Angel, que precisa ajudar outras pessoas a não cometerem suicídio depois do próprio suicídio (como se nada tivesse acontecido com ela), o prêmio será a sua morte, pois está presa em uma cama de hospital onde seu pai vai sofrer ao lado dela dia após dia.
Com algumas ações simples ela evita o suicídio de alguns personagens e nos faz questionar se seria tão simples assim?
Essa obra teria sido legal se tivesse sido escrita pela perspectiva do personagem Eloáh que apresenta um problema que está realmente nos índices suicidas. E a partir da sua aceitação e cura interior estaria apta a salvar outros.
Uma suicida salvando outros suicida é como alguém sem preparo salvando alguém que está afogando. A probabilidade de fracasso é enorme.
Alguns clássicos da literatura como ?o pequeno príncipe? que tratam o suicídio de uma maneira tão espetacular e sutil levam os leitores a elevarem sua expectativa ao máximo, sobre qualquer obra desse o assunto.
Nathy215 09/08/2022minha estante
Acho (na minha opinião) que você quis ver o livro de forma negativa e até que você não tem intimidade com o tema, por isso não conseguiu entender. E a Eloh tem um livro próprio, acredito que nesse livro vá desenvolver mais sobre o assunto.

Oi Amy
Você me conhece para saber meu nível de intimidade com o tema? Você tem um parente próximo que suicidou? Se tem você sabe muito bem que um dos primeiros problemas é que não conseguimos dormir porque ficamos pensando no que poderíamos ter feito para evitar aquele suicídio.

Fabianne 12/08/2022minha estante
Anos de terapia para entender que não podíamos ter feito muito. Que era algo mais forte do que a pessoa.

Fabianne 12/08/2022minha estante
Então quem acabou de perder uma pessoa dessa maneira ao ler o livro se sente pior. Depressão é uma coisa complicada. Precisa de ajuda médica e especializada.

Fabianne 13/08/2022minha estante
Ele escreve bem. Acho que é um homem e seria um sucesso se escrevesse sobre suicido no mundo masculino. LGBT talvez. Mas escrever sobre o mundo feminino e suas dores é pisar em ovos. Não é a realidade dele. E ele acaba comentendo alguns deslizes.

Fabianne 13/08/2022minha estante
Romantizar algo tão sério... não ajuda.

Fabianne 13/08/2022minha estante
Fora da realidade? Vou até ler mais algumas críticas aqui sobre o livro... só eu tive essas considerações negativas?

Fabianne 13/08/2022minha estante
Nossa tem um tanto de gente fora da realidade aqui. Tiveram a mesma opinião que eu tive.

Fabianne 13/08/2022minha estante
Ok. Deixa eu pensar em algo positivo para te falar.
Hummmm....você brilhou, parabéns.

Fabianne 13/08/2022minha estante
Kkk você apagou suas postagens? Deixou só a primeira e última.

Fabianne 13/08/2022minha estante
Assim se alguém ler um dia vai parecer que mandei mensagens sem noção. Coisas de pessoas analfabetas. Kkkkk

Fabianne 13/08/2022minha estante
Agora um recado para os homens escritores. O mundo masculino enfrenta tantos problemas que levam ao suicídio. Coisas das quais só vocês podem escrever. Falem sobre isso. Pesquisem e escrevam. Será um serviço para a humanidade.

Nathy215 13/08/2022minha estante
Apaguei porque não vale o esforço, expliquei tudo pra você, falei que tem outro livro e você não conseguiu sustentar um argumento pra tanto ódio, então desisti, o livro não vai te agradar, eu não vou te agradar e pelo visto nem terapia você vai procurar. Apenas vai seguir sendo grossa e destilando ódio por aí. Por que será que só você não se sentiu representada pelas mulheres né?!
Não é problema do escritor, só você procurar um livro onde as mulheres estejam cheias de ódio e saiam por aí espalhando ele, talvez você até deva escrever essa história. ?

Mylena 26/08/2022minha estante
Concordo em partes com suas críticas. Também tinha altas expectativas para esse livro e isso geralmente "estraga" a leitura (no meu caso). Eu também não gostei da forma rasa com a qual o tema principal foi tratado. Substitua o suicídio por qualquer outro tipo de violência (assassinato, estupro, etc.) e qualquer um percebe que uma "missão fantástica" não combina muito com o tema. OBS.: Eu sei que o suicídio em si não é crime (somente o auxílio).
Sobretudo, a parte em que mais concordo é o autor ter descrito a jornada como algo fácil. Acho que a personagem mais marcante mesmo é a Eloah e a Angel não fez muita coisa pra salvá-la.
Quanto à impropriedade para falar sobre o universo feminino... Bem, Djamila Ribeiro me ensinou (em Pequeno Manual Antirracista) que todos temos local de fala. Mas "o local de onde falamos" é diferente, depende da sua vivência, das suas experiências.
Creio que com um pouco mais de pesquisa e imersão no assunto o autor poderia ter escrito algo mais robusto.
Não vou dizer que "só quem passou por algo parecido pode opinar sobre o assunto", mas certamente nós que temos proximidade com isso entendemos que as coisas não são tão simples assim.
Talvez o autor tenha inserido a parte fantástica/sobrenatural para aliviar a história; e também para não enveredar no caminho de nenhuma religião ou crença específicas. Mas a impressão que eu tive é que ele se perdeu nesse caminho, desperdiçando, assim, uma ótima oportunidade.

Fabianne 26/08/2022minha estante
Homens escrevem sobre mulheres a muito tempo. Alguns como Shakespeare são impecáveis na arte de manter um arquétipo feminino fiel. Não é sobre lugar de fala ou protagonismo. É sobre identificação. É sobre ler uma obra e identificar mulheres de verdade ali. E para um escritor e uma escritora fazer isso é necessário muita preparação.

Fabianne 26/08/2022minha estante
Ele escreve muito bem e deve ter escutado isso a vida toda. Então talvez pensou que pesquisas e longas conversas não seriam necessárias.

Fabianne 26/08/2022minha estante
Mas abordou um assunto que todos nós precisamos falar nele.

Que precisamos discutir.

Fabianne 26/08/2022minha estante
Podemos falar sobre o sexo oposto? Podemos.
A chance de errar existe?

Fabianne 26/08/2022minha estante
E quando não erram....a humanidade ganha um clássico literário.

Fabianne 26/08/2022minha estante
Acho que ele é capaz de escrever um livro muito....muito bom. E surpreender nós.

Fabianne 26/08/2022minha estante
Sei que ele tem outro livro sobre Eloah, mas não consegui comprar :-(

Nathy215 26/08/2022minha estante
Como falei na minha resenha, cada um tem sua jornada com a depressão, mesmo que várias pessoas tenham tido depressão, nenhuma teve a mesma jornada e não é porque sua jornada foi diferente que a do outro foi "ruim" ou que a pessoa deveria estudar mais pra chegar perto da sua jornada. Tá difícil de entender, mas NÃO É PORQUE NÃO É IGUAL A SUA JORNADA OU IGUAL A VOCÊ, QUE NÃO É BOM!
Escreve um livro aí com sua jornada pra ver se alguém não vai discordar, só pensar, ninguém tem qualquer transtorno da mesma forma, você não gostou, ok, mas daí até falar que a pessoa não estudou o suficiente porque não te representa, aí viajou demais. Também sou mulher e não achei que falta pesquisa sobre, ele deria ter colocado umas passagens fazendo uma maquiagem, trocando um absorvente pra ser realista pra você?
O livro não representa Fabianne, logo, o livro não representa nenhuma mulher kkkk (ironia de lógica básica).