Orfeu da Conceição

Orfeu da Conceição Vinícius de Moraes

Resenhas - Orfeu da Conceição

vampirodaufrgs 02/01/2024

1 - Orfeu da Conceição
Esse livro é uma experiência literária-musical única e inesquecível para mim. Sinto que eu poderia ficar, e talvez algum dia até fique, horas escrevendo sobre essa peça, o filme inspirado nela "Orfeu Negro", a tragédia original de Orfeu e o musical da Broadway "Hadestown", que também é uma releitura do mito. Pensando também no impacto sociocultural que essa peça teve, eu sonho com algum dia ter o privilégio de assistir a uma encenação dela. Enfim, virou meu novo império romano ou sei lá como dizem

Isabela1583 15/10/2023

Tragédia carioca
Lindo, revolucionário, sentimental, um tudo pra mim. Orfeu da Conceição é uma tragédia em que nosso herói não é um rei nem um príncipe, é um sambista, cujo violão é a vida do seu morro. Apenas leiam.
°°° 15/10/2023minha estante
Livro que inspirou o filme Orfeu negro, ganhador do oscar como melhor filme estrangeiro.

isa 07/10/2023

Amei essa peça!! É uma história tão bem escrita que eu senti como se estivesse ao lado dos personagens vendo cada uma de suas ações de camarote. Gostei de terem incluído cartas e comentários do autor pois acrescentaram muito na compreensão da história e de sua importância no contexto em que foi escrita. Sem dúvida é um livro que vai estar na minha mente por um tempo.

Ãtila 28/09/2023

Uma releitura interessante do conto. Aguça a vontade de assistir a peça. A discussão a cerca do amor é da inveja são muito relevantes para os dias de hoje.

Mauve 11/11/2022

Que essa história volte a ser encenada
Achei que seria difícil de ler, mas foi bem tranquilo, li o primeiro ato numa tacada só, imaginando as cenas, ouvindo as músicas compostas pro momento da peça, dramatizando as falas e até visualizando a correria por trás da encenação.
A sacada que o Vinícius teve com essa ideia foi muito genial, deveria estar nos teatros até hoje, ele mesmo disse que se fosse refeito deveria ter as gírias e expressões do tempo presente.
Da pra ver a grandeza dessa obra simplesmente por ser um roteiro em formato de livro, que foi realmente encenado e por ter virado filme também.
Me encantou a maneira como ele define a cena, quem canta, como canta, como a cena é iluminada, como o personagem reage... Muito bom.
A ideia em si já não tem como dar errado, mas ele trouxe ainda mais beleza, com a preferência por pessoas pretas encenando, trazendo músicas com Jobim e sabendo dramatizar um acontecimento quase que comum no "morro".

Edilene 01/05/2022

O mito de orfeu
Livro muito bom,bem realista.Porém um pouco confuso,acho que é pela linguagem ser "antiga",mas gostei demais.

Larissa 27/04/2022

É uma obra dramática e tocante. A história de amor entre Eurídice e seu amado Orfeu em um contexto brasileiro, no Rio de Janeiro.

EvaíOliveira 07/02/2022

Na peça, Orfeu, um sambista que vive no morro, filho de um músico e de uma lavadeira, apaixona-se por Eurídice. A paixão entre Orfeu e Eurídice desperta o ciúme e o desejo de vingança em Mira, ex-namorada do sambista, que leva Aristeu, apaixonado por Eurídice, a matá-la.

Laís Gonçalves 31/07/2021

Toda a música é minha, eu sou Orfeu!
Eu quis ler a peça por causa do filme Orfeu Negro (1959). Eu me surpreendi muito com o quanto a peça, especialmente o primeiro ato, me marcaram.

Beca Sasso 12/11/2020

Muito bom porém...
Fui apresentada a Orfeu da Conceição anos atrás por um amante. Por anos esteve lá, até que hoje, munida de toda coragem que existe em um corpo, resolvi devorar a leitura.

A narrativa de Vinícius é curta, poética e direta. A tragédia é uma reinterpretação do Mito Grego de Orfeu, o músico que vai ao reino de Hades em busca de sua amada. De acordo com o autor, a ideia surge inspirada mais ou menos "ao ouvir os batuques da vida do negro do morro Carioca".

Algumas coisas, não me foram completadas em uma primeira leitura, pois até hoje não assisti o filme, nem de Camus nem de Cacá Diegues, o que pra mim é um ponto positivo já que tive que completar lacunas de cenas e diálogos com minha imaginação.

Tenho interesse em um estudo crítico sobre Orfeu da Conceição pelo viés sociológico. Sei que a obra foi relevante do ponto de vista artístico (sobretudo no cinema) e sei também, que deve ser contextualizada historicamente, mas... enfim, a leitura me incomodou pelos esteriótipos, e ainda não fiz nenhuma leitura aprofundada sobre isso (nos comentários coloquei uma leitura posterior sobre isso, um ensaio crítico muito interessante).

No final, algumas considerações (tretas) com relação a primeira dramatização da peça.

Meus amigos... De certa, só a morte.

Beca Sasso 12/11/2020minha estante
Achei uma crítica literária interessante.

Malu 23/10/2020

Baseada no mito de Orfeu, esta peça é recheada de drama. A leitura me tocou tanto, que foi como se eu estivesse ali junto com os personagens, assistindo tudo de perto. Adorei o livro.

larastephanys 01/10/2020

A escrita de Vinicius é inigualável, fiquei muito encantada por essa peça.

DeboraCatanante 22/05/2020

Livro de uma sentada só
Li o livro bem rapidinho. É cativante, dramático como há de ser. Senti o cheiro do Rio de Janeiro.

Um livro sobre um Orfeu brasileiro e carioca não podia ser diferente.

Valnikson 04/04/2015

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: Orfeu da Conceição
O carioca Vinicius de Moraes, além de ser compositor conhecido da MPB e um dos fundadores da Bossa Nova, foi também um dos mais importantes escritores da nossa literatura, cultivando poesia, crônica e teatro. Sua obra 'Orfeu da Conceição' transporta para o cenário brasileiro o mito de Orfeu, aproximando os negros cariocas das favelas aos heróis das tragédias gregas. A peça acabou quebrando tabus e inaugurando amizades importantíssimas para o cenário cultural do Brasil. (Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2014/03/04/24-orfeu-da-conceicao/