Orfeu da Conceição

Orfeu da Conceição Vinícius de Moraes

Resenhas - Orfeu da Conceição

Malu 23/10/2020

Baseada no mito de Orfeu, esta peça é recheada de drama. A leitura me tocou tanto, que foi como se eu estivesse ali junto com os personagens, assistindo tudo de perto. Adorei o livro.

Isabela1583 15/10/2023

Tragédia carioca
Lindo, revolucionário, sentimental, um tudo pra mim. Orfeu da Conceição é uma tragédia em que nosso herói não é um rei nem um príncipe, é um sambista, cujo violão é a vida do seu morro. Apenas leiam.
°°° 15/10/2023minha estante
Livro que inspirou o filme Orfeu negro, ganhador do oscar como melhor filme estrangeiro.

EvaíOliveira 07/02/2022

Na peça, Orfeu, um sambista que vive no morro, filho de um músico e de uma lavadeira, apaixona-se por Eurídice. A paixão entre Orfeu e Eurídice desperta o ciúme e o desejo de vingança em Mira, ex-namorada do sambista, que leva Aristeu, apaixonado por Eurídice, a matá-la.

Mauve 11/11/2022

Que essa história volte a ser encenada
Achei que seria difícil de ler, mas foi bem tranquilo, li o primeiro ato numa tacada só, imaginando as cenas, ouvindo as músicas compostas pro momento da peça, dramatizando as falas e até visualizando a correria por trás da encenação.
A sacada que o Vinícius teve com essa ideia foi muito genial, deveria estar nos teatros até hoje, ele mesmo disse que se fosse refeito deveria ter as gírias e expressões do tempo presente.
Da pra ver a grandeza dessa obra simplesmente por ser um roteiro em formato de livro, que foi realmente encenado e por ter virado filme também.
Me encantou a maneira como ele define a cena, quem canta, como canta, como a cena é iluminada, como o personagem reage... Muito bom.
A ideia em si já não tem como dar errado, mas ele trouxe ainda mais beleza, com a preferência por pessoas pretas encenando, trazendo músicas com Jobim e sabendo dramatizar um acontecimento quase que comum no "morro".

DeboraCatanante 22/05/2020

Livro de uma sentada só
Li o livro bem rapidinho. É cativante, dramático como há de ser. Senti o cheiro do Rio de Janeiro.

Um livro sobre um Orfeu brasileiro e carioca não podia ser diferente.

Amanda 21/08/2014

Querido garoto de Ipanema
Vinícius, me desculpe, mas apesar de seu dom para música e também para escrever, o livro não me cativou. Já percebi que livros, escritores mais antigos têm uma tendência para romances e acontecimentos rápidos! O que tento dizer é que num dia o casal se conhece, no outro já quer casar e blábláblá. Tudo bem, é o estilo da época, mas não me convence.
Vini, sou muuuito sua fã, poetinhaaa!! Mas além de seu livro ser trágico, não mostra nada além de romance e sofrimento. Não gosto de livros amorosos para falar a verdade, mas reconheço seu dom. A beleza sobre o que o senhor escreve é única! E sua música então... Será eterna, assim como sua alma, sua existência que permanecerá aqui no nosso coração.
Os poemas e versos deste livro são realmente muito belos e bem escritos. Se você, leitor tem que lê-lo para alguma faculdade ou porque está com vontade, acho que deve tentar. Ainda mais quando se gosta de poesia! A poesia de vida do Vinícius é muito boa.
Agora falando sobre aspectos literários, foi escrito no modernismo. E sabe aquela ideologia da antropofagia? Sim, o " homem come homem", mas não literalmente, não canibalesco. Falo da corrente de pensamento defendida pelos autores modernistas. Estes diziam que era necessário conhecer a cultura de outros povos e se quiséssemos introduzi-la no nosso país, teríamos, porém que modifica-la ao nosso modo. "Tupi or not tupi, that's the question." E foi exatamente o que o poetinha fez. Com seu jeito meigo e amigável, ele introduziu uma história teatral que se passa em um dos morros do Rio de Janeiro. São pessoas humildes, porém que vivem com certa felicidade e muita música.
Não me lembro bem se foi no início do livro ou mesmo no prefácio ,que havia uma declaração do próprio Vinícius. Ele dizia que encontrou inspiração num estilo de vida clássica, grega, dos deuses, mártires e conhecimentos sobre o amor e o belo. E disse que numa noite, enquanto pensava nisso, ouviu ao longe música vindo de um morro, onde seus moradores se alegravam e se divertiam. Pensou, pois, em transformar o Rio no cenário para aquela ideia. E assim nasceu Orfeu, Eurídice e todos os outros personagens.
Izabela 01/06/2014minha estante
O filme é bem melhor que o livro. Acho que o filme captou e mostrou muito melhor a história de Orfeu e Eurídice, além de ser muito bonito mesmo!

Thiago Ernesto 27/02/2015minha estante
Amanda, discordo de sua opinião. Acredito que Orfeu da Conceição, além de um grande marco do teatro nacional, é de uma construção poética única. Vinícius conseguiu captar a Grécia no Brasil negro, dando nova face ao mito de Orfeu e Eurídice. Não deve-se ler um livro de um dos poetas mais sensuais do país com olhos de quem não gosta de romance e de uma boa paixão desenfreada pois, afinal, a obra de Vinicius é em boa parte, isto.

Valnikson 04/04/2015

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: Orfeu da Conceição
O carioca Vinicius de Moraes, além de ser compositor conhecido da MPB e um dos fundadores da Bossa Nova, foi também um dos mais importantes escritores da nossa literatura, cultivando poesia, crônica e teatro. Sua obra 'Orfeu da Conceição' transporta para o cenário brasileiro o mito de Orfeu, aproximando os negros cariocas das favelas aos heróis das tragédias gregas. A peça acabou quebrando tabus e inaugurando amizades importantíssimas para o cenário cultural do Brasil. (Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2014/03/04/24-orfeu-da-conceicao/

larastephanys 01/10/2020

A escrita de Vinicius é inigualável, fiquei muito encantada por essa peça.

Beca Sasso 12/11/2020

Muito bom porém...
Fui apresentada a Orfeu da Conceição anos atrás por um amante. Por anos esteve lá, até que hoje, munida de toda coragem que existe em um corpo, resolvi devorar a leitura.

A narrativa de Vinícius é curta, poética e direta. A tragédia é uma reinterpretação do Mito Grego de Orfeu, o músico que vai ao reino de Hades em busca de sua amada. De acordo com o autor, a ideia surge inspirada mais ou menos "ao ouvir os batuques da vida do negro do morro Carioca".

Algumas coisas, não me foram completadas em uma primeira leitura, pois até hoje não assisti o filme, nem de Camus nem de Cacá Diegues, o que pra mim é um ponto positivo já que tive que completar lacunas de cenas e diálogos com minha imaginação.

Tenho interesse em um estudo crítico sobre Orfeu da Conceição pelo viés sociológico. Sei que a obra foi relevante do ponto de vista artístico (sobretudo no cinema) e sei também, que deve ser contextualizada historicamente, mas... enfim, a leitura me incomodou pelos esteriótipos, e ainda não fiz nenhuma leitura aprofundada sobre isso (nos comentários coloquei uma leitura posterior sobre isso, um ensaio crítico muito interessante).

No final, algumas considerações (tretas) com relação a primeira dramatização da peça.

Meus amigos... De certa, só a morte.

Beca Sasso 12/11/2020minha estante
Achei uma crítica literária interessante.

Laís Gonçalves 31/07/2021

Toda a música é minha, eu sou Orfeu!
Eu quis ler a peça por causa do filme Orfeu Negro (1959). Eu me surpreendi muito com o quanto a peça, especialmente o primeiro ato, me marcaram.

Larissa 27/04/2022

É uma obra dramática e tocante. A história de amor entre Eurídice e seu amado Orfeu em um contexto brasileiro, no Rio de Janeiro.

Edilene 01/05/2022

O mito de orfeu
Livro muito bom,bem realista.Porém um pouco confuso,acho que é pela linguagem ser "antiga",mas gostei demais.

Ãtila 28/09/2023

Uma releitura interessante do conto. Aguça a vontade de assistir a peça. A discussão a cerca do amor é da inveja são muito relevantes para os dias de hoje.

isa 07/10/2023

Amei essa peça!! É uma história tão bem escrita que eu senti como se estivesse ao lado dos personagens vendo cada uma de suas ações de camarote. Gostei de terem incluído cartas e comentários do autor pois acrescentaram muito na compreensão da história e de sua importância no contexto em que foi escrita. Sem dúvida é um livro que vai estar na minha mente por um tempo.