Celso 26/09/2017
Adriano Silva conta sobre seus Treze Meses Dentro da TV
Treze Meses Dentro da TV (Rocco) do jornalista Adriano Silva é o relato autobiográfico da transição de um executivo de carreira bem sucedida na mídia impressa para a televisão, mais especificamente para ser um dos diretores do Fantástico da TV Globo. A curiosidade em enfronhar pelo universo da maior emissora do país pode mover a escolha imediata pela obra, porém o livro decepciona por estar mais para O Monge e o Executivo do que para o Diabo Veste Prada.
Adriano foi editor de revistas do núcleo "jovem" de editora Abril, como a Superinteressante. Dessa forma, havia um desejo pessoal de ir para a televisão mesmo entendendo as diferenças entre as linguagem dos dois veículos. Os fatos narrados em Treze Meses Dentro da TV aconteceram entre o segundo trimestre de 2006 e o primeiro trimestre de 2008. Uma mudança radical de vida do jornalista, de endereço de São Paulo para o Rio, para trabalhar em um dos programas que amargava decrescentes números no Ibope.
Como é de se esperar, o autor tem muita facilidade em narrar e desencadear os fatos. Encontros com personalidades como William Bonner, Fátima Bernardes, Galvão Bueno e muitos outros são contados de forma simples e pessoal colocando o leitor na mesma posição de admiração do jornalista com aquele novo mundo, compartilhando sua honesta intenção de que tudo dê certo.
Para tornar a leitura ainda mais agradável, Adriano divide o elenco da Globo em elfos, deuses, hobbits etc para explicar a "casta" ali existente. Mesmo parecendo irônico, não deixa de ser didático. Também o livro se torna boa fonte para quem busca entender o mercado publicitário da tv (a rede Globo é dona de mais 50% das verbas) e as bonificações (BV) que financiam as agências de publicidade do país.
O tom politicamente correto incomoda, principalmente no posfácio quando é feita uma longa explicação do motivo de se escrever esse livro, incluindo "o dedo esteve apontado sempre e unicamente para mim". Na verdade, muitos trechos nesse capítulo parecem uma tentativa do autor sair ileso de qualquer melindre da emissora. Torna a obra insossa.
Treze Meses Dentro da TV é um livro para líderes e para quem trabalha com gestão de pessoas, marketing e jornalismo. É sobre cultura organizacional e como a felicidade no trabalho nem sempre passa pela competência do seu colaborador. E ainda mostra um fato comum no mercado: empresas buscam talentos que têm características distintas do seu grupo, mas acabam as demitindo exatamente por serem diferentes.
Concluindo, após essa obra, Adriano assinou a trilogia O Executivo Sincero, Ansiedade Corporativa e Dono do Próprio Nariz (todos pela editora Rocco) que abordam temas múltiplos desde vestimentas no trabalho à competência de ser bom ouvinte necessária a um bom líder
Boa leitura.
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