Ace of Shades

Ace of Shades Amanda Foody

Resenhas - Ace of Shades

Lauraa Machado 29/09/2018

Poderia ter sido incrível, mas deixou algumas coisas a desejar
Antes de mais nada, acho bom deixar claro que Ace of Shades não é um livro ruim, nem de longe. Eu arredondei minha nota, porque a verdadeira é 3,5, e vou explicar direitinho tudo que gostei e tudo que não foi tão bom. O fato é que, apesar do livro ser legal e ter muita coisa interessante, ainda fica claro desde o começo que a escrita da autora e sua trama não estão no mesmo nível, por exemplo, de Six of Crows (livro com o qual este foi comparado). É simplesmente outro nível mesmo e, depois de ler os agradecimentos da autora, sei que não posso esperar nada realmente excepcional dela.

Mas não me leve a mal! Um autor excepcional é coisa rara, então faltar um aqui não significa que o livro vai ficar péssimo. Ele é divertido mesmo do começo ao fim, me lembrou até um pouco Caraval (por causa da protagonista procurando alguém importante para ela e buscando pistas para isso), mas é mil vezes mais inteligente e bem pensado que Caraval. Ainda poderia ter sido melhor nesse quesito, as pistas foram todas interessantes, mas não se tornaram tudo que tinham potencial de ser.

Aliás, esse é o maior problema do livro. Potencial demais nas mãos de alguém que claramente não consegue aproveitá-lo inteiro. Não, não é do tipo de livro que vai te deixar revoltado (sabe aqueles que têm ideias incríveis, mas execuções péssimas? Este não chega nesse ponto), mas dá para que tudo poderia ter sido melhor. Os protagonistas, Enne e Levi, terminam o livro ótimos, mas tinham passado muito tempo incertos, como uma criação um pouco insegura que não passou firmeza. Por exemplo, não entendi a necessidade de fazer o Levi ser lord de uma gangue. Ele nunca teve confiança, liderança ou qualquer semblante de lord, então deixá-lo com esse título só me fez sentir que a autora ainda não dominava sua personalidade e pessoa.

O romance desse livro foi uma coisa que quase deu muito certo, já que seu desenvolvimento foi praticamente inteiro bem feito, mas a autora fez algo que me incomodou no final. E pode ser que a próxima coisa que eu vá falar seja um pouco spoiler, então pule o resto desse parágrafo se você não quiser saber. Eu super, hiper, mega entendo enrolar romance e construir devagar, sou a maior fã. Mas quando ambos sabem o que sentem e sabem o que o outro sente e não fazem nada e ficam evitando ao menos se beijar, já passou do limite para mim. Já vi isso acontecer em vários livros, então vou pelo menos torcer para eu já não ter perdido o interesse no romance quando finalmente acontecer.

A Enne, outra protagonista, também começou mega incerta, eu não soube o que pensar dela por mais da metade do livro, e seu desenvolvimento foi feito a tropeços. Nesse quesito, o do Levi foi bem melhor trabalhado, mesmo que a base da história dele tenha sido tão cheia de buracos. Aliás, tinha buracos na da Enne também. A relação dela com a mãe, por exemplo, ainda terminou como uma incógnita para mim e não cheguei a entender o que a faria realmente ir atrás dela, em vez de mandar alguém no seu lugar - ou ir com alguém, nem que alguém contratado. Ela praticamente cresce e muda de uma hora para outra, mas pelo menos quem ela se torna depois é uma personagem realmente interessante e que leva a um final muito bom.

E sim, eu gostei mesmo do final, apesar de ele ter sido um pouco estranho em alguns sentidos. Quer dizer, logo depois do clímax tem um anti-clímax que a autora deve ter achado necessário para levar ao segundo livro, mas eu gostei das atitudes dos personagens ali e, nesse ponto, já tinha desenvolvido certo apresso pela história para querer continuar. A questão de voltagem e os talentos foram detalhes também que eu não estava esperando, mas que funcionaram muito bem! A promessa do que eles guardam para o próximo livro é ainda mais interessante!

Só não tem como negar que esse livro não está no mesmo nível de outros como Six of Crows e O Último dos Magos. Até na narrativa é possível ver alguns probleminhas. Muita coisa no começo é mais falada do que mostrada, e isso acaba passando pouca credibilidade para tudo que está sendo explicado. O universo aqui, aliás, foi outro tropeço. Ele, por boa parte do livro, se mostra como sendo mais parecido com o fim do século dezenove, pelas roupas, o cabaret, os carros (que não chegam realmente a ser descritos), navios e cartas. Sei que a história não se passa no nosso mundo, mas é preciso tomar cuidado com certas coisas. As coisas que mais estranhei aqui foram as luzes fluorescentes e neons. Não consegui imaginá-las no mesmo universo de vestidos tão grandes que era possível esconder várias e várias facas por suas dobras. Também não entendi o que levaria a mãe da protagonista a escrever uma carta com urgência - que podia muito bem ser sua última vez falando com a filha - para ser levada para ela por navio, quando no último capítulo descobrimos que existem telefones!

Essa falta de consistência e solidez no universo sempre me quebra um pouco. A Enne vem de um lugar que a gente nunca encontra no mapa (ou melhor, na triste desculpa para um mapa que tem no começo do livro), o que já começou me deixando incerta sobre o mundo em que a história se passa, e aí eu encontro tantos objetos diferentes e de épocas diferentes sem qualquer contextuação assim e fico com mais certeza ainda de que esse universo foi mais aleatório do que precisava ser.

Depois de ter tanta coisa para criticar, ainda fiz questão de dar mais meia estrela para a nota 3, porque o livro é mesmo divertido e tem detalhes ótimos nele - como o Levi ser bi e ter provas disso pelo livro, adorei! Pela segunda metade da história, dá para ver também que a autora já a está dominando melhor e tem partes que eu li como se estivesse em uma onda dentro da história, sem separar palavras, só absorvendo significados. Amo isso. E é por isso mesmo que eu ainda quero voltar para ler a sequência.
Nati 29/09/2018minha estante
Já tinham me dito que o universo desse livro é o pior defeito dele, mas essa vibe meio "heist" é tão delicinha que estou louca pra ler! Adorei a resenha!

Lauraa Machado 29/09/2018minha estante
Não é tão "heist", na verdade. Melhor você não ir esperando a mesma vibe de Six of Crows. Se quiser vibe "heist", lê Invictus, da Ryan Graudin, que é excelente e tem um grupo de amigos que roubam artefatos pela história (eles viajam no tempo). Aqui, a vibe é mais parecida com Caraval, de uma personagem juntando pistas para encontrar alguém, só não de um jeito tão mágico.

Carous 29/09/2018minha estante
É trilogia? Já desanimei. Sdds livros únicos

Lauraa Machado 29/09/2018minha estante
Não sei se é trilogia, duologia ou série, só que tem um próximo livro.

bia 23/01/2021

Amei o universo e o sistema de magia de Ace of Shades e gostei do desenvolvimento da Enne.

mina 16/07/2021

Eu adorei os personagens e o sistema de magia. Acho que o world building em geral poderia ter sido melhor explicado, espero que a autora resolva isso nos próximos.

Odeio quando a equipe de marketing queima o livro, é ridículo comparar esse livro com six of crows, os focos são totalmente diferentes em cada saga e a escrita da leigh ta em um nível que chega a ser injusto comparar.

Tem alguns defeitos mas eu amei e estou louca pra ler os outros. Merecia mais hype

Bianca1734 11/06/2022

Amei
Achei um livro muito bom de ler, desde o início fiquei curiosa pra saber onde a história iria dar e ainda me sinto assim. Gostei muito do Levi e da Enne.

lucydiamond 11/06/2022

Ace of Shades
Gostei do livro pela capa e pela sinopse, peguei ele pra ler e tenho que admitir que o final é bem mais interessante e te prende mais que o começo e o meio, o universo que a autora criou e os personagens não são ruins mas a minha nota foi por causa do nervo e irritação com os personagens que são muito BURROS pq meu deus, quanta gente imatura e quanta escolha errada! Principalmente do protagonista masc, várias vezes no livro eu quis macetar ele no soco. Sinceramente, espero que ele faça escolhas melhores na sequência.

Um ponto positivo que eu gostei mt é que o livro tem representatividade. Levi, o protagonista masculino é um homem preto bissexual, e o livro não só fala, como MOSTRA pra gente, e disso eu gostei bastante. Pessoalmente, pra mim, ninguém nesse livro é hétero, eu tenho isso como meu headcanon ?

Enfim, o final foi de tirar o fôlego, a leitura valeu só por causa dele, e com certeza lerei a sequência.

leticia2148 27/07/2022

uma mistura de caraval com six of crows
adorei o enredo, as intrigas e o desenvolvimento dos personagens
livro muito bom que me fez sair da ressaca?