Psicolinguística em foco: linguagem - aquisição e aprendizagem

Psicolinguística em foco: linguagem - aquisição e aprendizagem Elena Godoi

Resenhas -

Jon O'Brien 30/04/2022

Atendeu a todas as minhas expectativas
Desde o início do curso de bacharelado em Letras, me interessei pela matéria de Psicolinguística, que foi mostrada de maneira introdutória nas primeiras aulas. Finalmente tive a chance de adentrar melhor em seu conteúdo, através das videoaulas, dos artigos disponibilizados e dos livros da disciplina; falarei sobre o livro nesta resenha.
Primeiramente, parabenizo mais uma vez a qualidade do material, sobretudo das divisões que o livro contém, com seções específicas para chamar a atenção a uma informação mais importante, além de questões alternativas e práticas no final de cada capítulo, que contribuem para fixar o conteúdo.
O livro Psicolinguística em foco é dividido em seis capítulos e se configura uma excelente introdução à área, abordando toda a superfície da matéria, adentrando os assuntos mais relevantes e dando indicações dos materiais de referência para aprofundamento. Não poderia ser diferente, pois a área da Psicolinguística, embora seja relativamente nova, teve um desenvolvimento complexo e amplo, considerando todas as mudanças de perspectivas e as correntes que guiaram psicólogos e linguistas a desenvolverem suas teorias acerca da aquisição e aprendizagem da linguagem.
Alguns dos tópicos abordados são a aquisição da língua materna (dividida em etapas que todo bebê em condições normais passa, como a fase do balbucio e das primeiras palavras), o desenvolvimento da linguagem e o período crítico para aquisição dela, e o bilinguismo em crianças e adultos (incluindo técnicas de aprendizagem de uma outra língua).
Resumindo: em suas poucas páginas, o livro aborda assuntos importantes da Psicolinguística na medida certa, sem se aprofundar demais (o que poderia ser negativo, considerando que é um livro introdutório) e sem explicar o conteúdo pela metade. A linguagem usada pelas autoras é fácil de ser entendida, contanto que o leitor dedique parte do seu tempo especificamente para a leitura, ou seja, lendo com foco e atenção ao conteúdo. Achei necessário reler alguns trechos para fixar melhor determinadas ideias, principalmente sobre diferentes movimentos dentro da Psicolinguística (que recebem nomes distintos por terem características próprias). Todos esses pontos positivos contribuíram para que as expectativas que eu tive nas aulas introdutórias da faculdade sobre a matéria de Psicolinguística fossem atingidas e até ultrapassadas, de forma que já estou à procura de algumas das referências citadas na bibliografia para enriquecer o aprendizado.

Paulo Silas 03/05/2022

Tendo como foco a psicolinguística desenvolvimental, o livro serve como um bom suporte, base e ferramenta para todo estudante que se interesse em pesquisar um pouco a linguagem humana pelo recorte da disciplina da psicolinguística. Assim, em sendo a psicolinguística uma "ciência que integra várias disciplinas que estudam os mecanismos e processos da atividade verbal humana", o livro aborda um pouco de algumas das ciências da linguagem, incluindo aí as bases biológicas que a possibilita, os aspectos sociais que repercutem em sua consolidação e até mesmo as patologias principais que a afeta. Como consta no subtítulo, a obra aborda questões sobre a aquisição e a aprendizagem da linguagem.

No primeiro capítulo são apresentados o objeto, a história, os métodos e os fundamentos neurofisiológicos da linguagem, elementos estes que constituem a disciplina da psicolinguística. No capítulo seguinte, os caminhos da aquisição da linguagem são trabalhados, abordando questões como a língua materna e as teorias da aquisição da linguagem (behaviorismo, inatismo, interacionismo e conexionismo). No terceiro capítulo as dificuldades na aquisição da linguagem são trabalhadas, explicando alguns problemas e patologias da linguagem como as afasias. Na sequência, o desenvolvimento da leitura e da escrita em língua materna é explanado, discorrendo sobre a história da escrita e pontuando algumas características da linguagem falada e da linguagem escrita. No capítulo cinco é abordado o fenômeno de aprendizado de segunda língua, trabalhando-se com o bilinguismo. Por fim, no último capítulo são apresentadas algumas estratégias de aprendizagem de idiomas.

As autoras concluem o trabalho com a esperança de que o livro, "por sua proposta abrangente e, ao mesmo tempo, de natureza introdutória e pelo esforço em conjugar teoria e aplicação, possa contribuir para a compreensão de conceitos básicos da área da psicolinguística por todos aqueles que tenham interesse em ampliar seu conhecimento sobre a linguagem humana" - e é exatamente isso que é entregue ao leitor, tendo-se assim uma ótima obra que apresenta os conceitos básicos - e com propriedade - sobre a disciplina.