Em busca de Watership Down

Em busca de Watership Down Richard Adams

Resenhas - Em Busca de Watership Down

Eduardo1304 19/04/2023

Em busca de Watership Down
Watership Down fala sobre coragem e sobrevivência. Quando um coelho vidente prevê a destruição da toca onde vive, ele se une a seus amigos para achar uma nova casa. No caminho rumo à mítica colina de Watership Down.

Vanessa.Brizola 27/02/2023

Coelhos e muita criatividade.
A história é longa e por vezes pode ser enrolada e prolixa, mas é uma baita aventura daquelas dignas de autores ingleses quando se engajam em narrar uma jornada do heroi grandiosa. Cheio de lições que podemos levar para vida. Além disso, muitas curiosidades sobre coelhos e nada de antropomorfisar, o que realmente deixou a trama mais verdadeira de acompanhar.

Final lindo e de deixar com olhos marejados. Valeu muito a leitura!

luiza1281 21/01/2023

Nunca pensei que iria chorar com uma história de coelhos...esse livro é uma gracinha (pra quem gostou do livro, indico a minissérie do próprio livro na Netflix e a música do Sam Smith "Fire on Fire" - chorei pakasss)

Rafaela 17/01/2023

Épico! Heroico! Fabuloso! Memorável! Incrível!
A história narra um grupo de coelhos saem em uma jornada em busca de um lugar perfeito pra viver.
Durante essa jornada eles se deparam com inúmeras adversidades, cada hora é uma aventura mais emocionante que a anterior.
Uma fantasia com direito a tudo, desde seus deuses, lendas e costumes, até uma língua própria, que é o lapino.
Muito muito bom !

Laura.Treba 08/11/2022

Cansativo
O livro todo foi bem arrastado, achei que era o "estranhar" de nunca ter acompanhado personagens coelhos, mas isso foi o de menos. Acostumei e até criei empatia por eles.

Descritivo é pouco pra esse livro, misericórdia! O autor descreve tanto cada detalhe da paisagem que eu me perdia nas palavras e termos, não conseguia imaginar direito e por um tempo me prendi a isso relendo várias vezes as mesmas frases tentando entender - imaginar - seguir em frente. Precisei largar mão disso e em muitos momentos fiz até uma leitura dinânica, só priorizando os diálogos e raras descrições de ambiente.

Chegar em 50% foi um custo também, capítulos enormes com muita enrolação, em muitos momentos ficava sem entender como o autor enfiaria tanta linguiça no texto para durar o resto do livro.

A realidade foi que ele não deixou esses pobres coelhos em paz, sempre trazendo mais um problema pra eles, durando até os últimos capítulos com poucos momentos de tranquilidade.

Só ficou realmente interessante no final do livro, mais ou menos faltando 150 páginas para acabar. Aí tiveram momentos de luta, estratégias e tensões que me deixaram presa e super instigada na leitura! Aí realmente li com vontade, não pulei muita coisa, fiquei até ansiosa junto com os personagens kkkkk mesmo assim ainda tiveram alguns momentos de "ta mas não vai acabar nunca? meu deus vão enrolar esse problema por três capítulos inteiros???"

Se o livro todo tivesse a pegada dessas últimas 150 páginas seria um livro muito mais interessante, talvez até se encurtasse a história, Nunca demorei tanto pra ler um livro dessa quantidade de páginas :/

Não sei se indico ou não, por causa do final não consigo dizer que foi um livro ruim. É um livro mediano e é isso, ponto. Quando penso em falar que é ruim me recordo dos momentos que gostei e fiquei instigada, mas quando penso em falar que é bom lembro da enrolação e dificuldade que tive para terminar (sensação que perdurou mais de 50% do livro)

Então sei lá, arrisque-se quem quiser. Pode ser que gostem mais do que eu, pode ser que abandonem, pode muita coisa kkkkkk mas é isso, não desgostei, mas queria que tivesse sido melhor e mais fluído

Camila 18/10/2022

Cheio de aventuras e momentos marcantes
Eu gostei tanto desse livro. Enquanto ia lendo, me importava tanto com o que ia acontecer com os coelhos. Desenvolvi um carinho muito grande por cada um deles.

A forma como eles se comunicam é muito fofa e polida. O Topete sem dúvidas se mostrou um grande herói, o Avelã um líder muito inteligente e até mesmo as previsões do Quinto se mostraram confiavéis.

Eu só não gostei tanto quando tinha um monte de histórias sobre as aventuras do El-ahrairah. Mas depois entendi que serviam para a mitologia do livro e algumas até ajudaram os coelhos em um contexto geral. Fiquei tão triste com o que aconteceu no viveiro anterior deles e quando o Azevinho os encontra e conta tudo é um dos capítulos mais tristes do livro.

Enfim, um livro que certamente me cativou bastante, foi incrível acompanhar a jornada desses coelhos que só queriam um lar e liberdade de ir e vir. Tem muitos momentos tensos e ensinamentos também, praticamente se tornou um dos meus livros favoritos, sem contar que acho essa capa belíssima e um dia pretendo ter a edição física.

ruririn 17/10/2022

Sempre costumo a gostar de histórias épicas com uma jornada traçada por um grupo de aventureiros com um propósito, havia visto algumas imagens sobre o filme animado com bastante violência e sangue, mas o livro não é nada disso.

Os 10 coelhos que partem de Watership Down tem prioridades em suas vidas ao encontrar um novo lar, fêmeas e alimento sendo suas maiores prioridades e conseguindo estabelecer uma hierarquia na coelhada. Pode parecer um objetivo simples, e muitas vezes me perguntei se não era exagero do autor, depois percebi que não! Que não era nem um pouco, Richard Adams fora extremamente genial em realizar uma vasta pesquisa para retratar o comportamento dos roedores e seus predadores, em diversos pontos do livro é visto perfeitamente como o instinto do animal é prevalecido, mesmo com muitos de seus comportamentos antropomórficos - como por exemplo, a religião - ainda é claro a natureza animalesca deles.

Apesar de ser assumidamente infantil, compararia ao nível de qualquer jornada de fantasia, os personagens não são extremamente complexos, mas são cativantes e capazes de fazer o leitor estabelecer uma ótima relação com eles. A mensagem contra tirania, governo totalitário e o caos que o ser humano provoca ao meio ambiente e as criaturas que vivem nas terras que tomamos é muito bem passada. Muito mais que um livro infantil, Em Busca de WaterShip Down, serve muito bem para adultos.

Os homens não vão desistir enquanto não destruírem a terra.

Mariana 01/09/2022

Coelhos!
Achei que não ia gostar por serem coelhos. Amei porque são coelhos!! Coelhos fofos que contam histórias!

Kamilla 28/08/2022

Um épico de coelhinhos
Já estou acostumada a ler histórias infantis que são protagonizadas por animais que tem diversas características e comportamentos humanos. Fiquei agradavelmente surpresa lendo Watership Down, na história Richard Adams toma uma decisão totalmente aposta.

A história se trata de luta de um grupo de coelhos para viver a vida de acordo com a sua verdadeira natureza, o pior desafio que eles enfrentam ao longo de sua jornada é fugir de situações em que eles seriam obrigados a negar os seus instintos mais básicos em troca de coisas como abundância, segurança e status.

Mais do que seus predadores naturais, os maiores obstáculos enfrentados pelo grupo original são situações onde eles são ameaçados a se conformar com um modo de vida que não é o seu instinto natural - como não poderia deixar de ser em um livro que é narrado do ponto de vista de um animal selvagem, os humanos são encarados com temor e ansiedade, a ponto de em determinados momentos serem os vilões da narrativa.

O livro tem lições importantes sobre liderança, trabalho em grupo, sobre a importância de preservar a sua cultura e as suas tradições como uma forma de se conectar com a sua essência. Um ótimo livro infantil e uma ótima leitura para qualquer adulto.

Danielle535 08/06/2022

Diferente! Gostei !
O começo foi meio lento mesmo, ainda mais por ser uma "fábula" eu dropei.
Só que depois eu voltei pra ler de novo e a história é realmente boa, ela foi uma leitura diferente justamente por ser sobre coelhos e achei incrível, o clímax na metade pro final do livro me envolveu bastante, tinha partes que eu tinha que parar de ler e respirar pela tensão da narrativa. Enfim recomendo pra qualquer pessoa ?

Carlinha PPinto 31/05/2022

Leve
Bem, para quem quer uma leitura leve mas com muitas micro surpresas e aventuras dignas de um desenho animado bem criativo, pode chegar.
Os coelhos são muito dinâmicos.
Poderia ser menor mas foi muito gostoso de ler.
Para qualquer idade ou até para ler em partes para a turminha menor.

Larissa2231 20/05/2022

Minha opinião alheia
História envolvente, lindinha e fofa. Pra mim esse é o conto da minha vida, tenho vontade de esquece a história somente para ler de novo

Anderson 16/04/2022

EM BUSCA DE WATERSHIP DOWN
Bom livro de aventura, onde vemos o ponto de vista na natureza das presas os coelhos, sua luta pela sobrevivência da espécie, no livro tem eles são coelhos mas tem traços de comportamento como humanos , tem todo um idioma próprio, comportamento como uma sociedade, os personagens principais não bem cativantes , é um livro juvenil , uma grande aventura em busca da sobrevivência desse grupo de coelhos perante a ameaça de morte, gostei bastante mas tem um ponto negativo na minha opinião , o autor para contar essa historia algo simples uma jornada de coelhos em busca de um lugar para sobreviver , o autor Richard Adams é muito prolixo ,no kindle deu quase 600 paginas , se torna meio cansativo , enrolado , no máximo esse livro deveria ter 300 paginas , e ser mais objetivo , por isso minha nota é 3 estrelas.

Patty 30/03/2022

Ou ama ou odeia
Demorei um mês para ler a primeira metade do livro e 2 dias para ler o restante.

No início a leitura foi arrastada, com muitas descrições e trechos maçantes, por vezes pensei em desistir, mas como me dispus a terminar o desafio da BBC, insisti até terminar.

Quando passa da metade ficamos doidos para saber como os acontecimentos vão se desenvolver.

Tive muita raiva de alguns personagens, mas também fiquei apaixonada por outros.

É uma leitura que serve para adultos e jovens, no entanto achei a escrita um tanto difícil para crianças.

Julia 27/03/2022

É uma história muito gostosinha de ler.
Da pra pegar vários momentos e falas e achar possíveis significados neles, mas como o próprio autor fala no início do livro que essa nunca foi sua intenção, que ele só começou a contar uma história para as filhas e daí foi crescendo, eu gostei de ler esse livro apenas assim, como uma história sobre coelhos e as dificuldades de começar um novo assentamento.