Em busca de Watership Down

Em busca de Watership Down Richard Adams

Resenhas - Em Busca de Watership Down

Fernando Lafaiete 28/01/2018

Em Busca de Watership Down: Um clássico impecável e surpreendente!!
******************************NÃO contém spoiler******************************

Durante uma entrevista que li de George R. R. Martin (meu autor favorito), o mesmo citou que admirava Richard Adams e seu romance intitulado "Em Busca de Watership Down. " Logo comecei a me questionar que autor era esse e que livro era esse. Fui pesquisar e descobri que o livro em questão nada mais é do que um clássico da literatura fantástica e o segundo livro de fantasia infanto-juvenil mais vendido no Reino Unido no século XX; ficando atrás apenas da famigerada série Harry Potter.

Richard Adams começou a criar sua fabulosa história de maneira oral durante longas viagens que fazia com as filhas. Seu romance foi rejeitado 6 vezes pelas maiores editoras da Inglaterra e só foi publicado em 1972 por uma pequena editora.

Mas o que esperar de um livro protagonizado por coelhos?

Ao decidir ler este clássico supostamente Juvenil, esperava uma narrativa bem simples e bem fácil de ser assimilada. Esperava uma fábula divertida respalda por situações bobas com personagens infantis. O que eu encontrei foi o oposto. Richard Adams apresenta a história de coelhos que vivem sob um governo injusto e que após um dos coelhos oprimidos prever uma catástrofe no viveiro em que vivem, decidem fugir em busca de um lugar melhor para se viver.

A jornada dos personagens é épica e extremamente reflexiva. Governos opressores, cenas chocantes de tortura psicológica e física, luta pela sobrevivência, preconceitos infundados, mitologia, referências literárias e muitos outros elementos fazem parte deste livro que já demonstra nas primeiras páginas o porquê de ter se tornado um clássico.

Todos os personagens são muito bem desenvolvidos e não consegui identificar um personagem deslocado durante toda a narrativa. Os diálogos são impecáveis e as situações são bem construídas e bem angustiantes. São tantas cenas pesadas e de difícil digestão mental, que não consigo entender a razão de "Em Busca de Watership Down" ser considerado um livro infanto-Juvenil.

Durante o virar das páginas, fica evidente todo o conhecimento adquirido pelo autor em relação a vida dos coelhos. É tudo muito bem escrito e a estrutura narrativa é perfeita. Os capítulos se intercalam entre a jornada dos personagens centrais e as lendas lupinas que são inseridas e sempre possuem uma ligação com algo que se passa no presente. Todos os capítulos se iniciam seguidos de frases de clássicos de escritores como Jane Austen e William Shakespeare. As frases não são inseridas de maneira imprudente; fazem sempre sentido com o conteúdo da história.

Os personagens são antropomorfizados, mas não fazem nada que um animal real não conseguiria fazer. Richard Adams foi um gênio em escrever esta fantasia. Eu realmente fiquei impressionado! Comecei a leitura chocado logo no início com tudo que estava me sendo apresentado e terminei a leitura de boca aberta e sem saber como agir.

Adams também criou uma língua própria para os coelhos, que não gera confusão nos leitores e que em caso de dúvida, basta consultar o glossário. É uma obra completa que merece ser lida com calma e apreciada em sua plenitude.

Sou um leitor implicante? - Sou.
Tenho reclamações sobre esta obra? - Não!

Prêmios e adaptações:

"Em Busca de Watership Down" ganhou a Medalha Carnegie, a Medalha Guardian Prize e é considerado um dos livros mais importantes da língua inglesa. Ele ganhou uma adaptação em 1978 e posteriormente uma adaptação televisiva em 1999 que durou até 2001. Em 2017 a Netflix anunciou que fará uma nova adaptação animada do clássico de Adams.

______________________

Um romance incrível, que mostra de maneira visceral uma história pelo ponto de vista da presa que se torna caçador e volta a ser presa de novo. Uma montanha russa de emoções e que merece ser lida por todos que amam literatura. Pra quem tem medo de clássicos, digo com convicção: Leiam sem medo!! Uma Obra-Prima que me surpreendeu do primeiro parágrafo ao último. Nesse momento, o máximo que posso fazer além de escrever esta minha resenha... é bater palmas de pé para o autor e rezar para que do paraíso ele possa me ouvir.
Gisele @abducaoliteraria 28/01/2018minha estante
Adorei a resenha! Quero ler esse livro em breve.

Fernando Lafaiete 28/01/2018minha estante
Que bom que gostou da resenha Gisele e leia mesmo este livro. Ele é muito, muito legal. Uma aventura desesperadora do começo ao fim. Espero que goste tanto quanto eu. :)

Thaís Damasceno 08/02/2018minha estante
Parabéns pela resenha, nesses últimos dia me interessei por esse livro e sua resenha me ajudou muito a decidir se vou ler ou não, e com toda certeza eu vou.

Fernando Lafaiete 08/02/2018minha estante
Obrigado pelo comentário Thaís. Leia mesmo, esse livro é muito bom. Espero que goste tanto quanto eu.

Helder 28/12/2018minha estante
Acabei de ver que estreou uma série de 4 episódios na netflix. Mais a sua resenha, já decidi minha próxima leitura. Assiste lá pra ver se é bom tb.

Fernando Lafaiete 02/01/2019minha estante
Vou assistir sim Helder. Eu quero MUITOOO ver esta série. Este livro é incrível!!

lipso01 26/05/2020

Que Aventura
Não é a toa que é uma das melhores fantasias do século XX
Livro incrível.
Bruna Varela 26/05/2020minha estante
Já quero!

Gabriel Rodrigues 26/05/2020minha estante
Gostou que bom, fico feliz :)

lipso01 26/05/2020minha estante
???

Leandro 05/11/2017

EM BUSCA DE WATERSHIP DOWN: ENTRE COELHOS, MUDANÇAS E TIRANOS
Como uma história sobre coelhos poderia ser de alguma forma interessante para tantos leitores? Bem, principalmente porque não é uma história SOBRE coelhos, mas sim COM coelhos.

Richard Adams usa esses animais tão conhecidos para contar histórias fabulosas, com claras referências ao mundo dos humanos. Desde governantes tirânicos, passando pela organização social e chegando até os mitos, esse coelhos vivem uma longa aventura que tenta nos aproximar de questões curiosas de uma maneira simples.

Para continuar, acesse Diário de Seriador!

site: http://www.diariodeseriador.tv/2017/11/em-busca-de-watership-down-entre.html
Ana 21/12/2017minha estante
undefined

Jose.Gustavo 04/08/2021

Um livro infantil com uma história boba de coelhos? Não!
Um grande clássico britânico escrito por Richard Adams onde conta todas as aventuras e desventuras de um grupo de coelhos que, depois que um dos coelhos do viveiro tem uma estranha visão apocalíptica sobre uma possível destruição em massa do lugar onde estão, fogem em busca de um lugar melhor e seguro para se viver.

Um livro que é considerado infanto-juvenil, mas, com algumas cenas de pesadas envolvendo brigas e sangue. Uma obra prima que faz você sentir muitas emoções em cada situação que esse coelhos passam. Você ri, você chora, fica apreensivo, se emociona ao redor da história.

Gostei muito do livro, embora em alguns momentos ele pareceu um pouco arrastado. O autor gosta muito de descrever o ambiente onde os coelhos estão, por isso, as vezes, achei o livro com uma leitura um pouco lenta. Mas quando eles entram em uma situação perigosa o livro te prende de um jeito muito grande.

O final foi muito bom mesmo, me prendeu muito e o epílogo fechou muito bem a história. Quase chorei de tão bonito que foi o final! Agora ele é um grande favorito para mim, uma leitura que vou levar para vida mesmo!

CURIOSIDADE: Richard Adams ainda escreveu um "spin off" do livro chamado: Tales from Watership Down (Contos de Watership Down) ,que não foi traduzido para o Brasil, onde há alguns contos com a mitologia dos coelhos criada na história de Watership Down e contos com os personagens do livro mesmo.
Daniela 07/12/2021minha estante
Terminei agora o livro e essa resenha resume bem os meus sentimentos com a obra

ftsolivetti 27/01/2021

? ??
Demorou um pouco pra me envolver.. na verdade, bastante. História bonitinha, mas não achei sensacional ... mas, também, acho que o público-alvo é bem mais novo..
Ellie 12/06/2021minha estante
O que achou da escrita?
Comecei a ler e tive muita dificuldade em querer continuar, achei uma leitura muito pesada.

Débora 20/09/2017

Em Busca de Watership Down
Uma ficção atual, que nos lembra dos menos e apreeções dos animais e dos seres humanos.
A cada capítulo nos faz refletir sobre nossas atitudes e o que elas causam ao próximo, focando principalmente na existência da comunidade.

VMV 10/10/2017

5 estrelas
Incrível como a simples premissa de coelhos tentando sobreviver no mundo real pode ser tão arrebatadora. Quando tratamos de fantasias sob o nosso ponto de vista, o ponto de vista humano (espero eu), na maioria das vezes pensamos em aventuras envolvendo monstros e magia. Na realidade desses pequenos seres, a própria existência já abrange tais elementos. Raposas, cachorros e trens são monstros... Assim como os homens. Ademais, aquilo que os coelhos não compreendem - e são várias as coisas que os bichos não compreendem - pode parecer magia para eles. Uma viagem de um viveiro a outro constitui, portanto, por todos os perigos e mistérios envolvidos, uma jornada épica! Imagine, então, uma história com personagens cativantes e carismáticos que transcorra nesse universo fascinante. Promissor? Ora, esse livro é ainda melhor.

pequenaamora 24/10/2017

É um dos melhores livros que já li, perfeito, lindo e sincero sobre como a natureza funciona

Isaias Teodoro 29/10/2017

Espetacular
O autor aqui se utiliza de coelhos, animais que geralmente são vistos como "fofos" para fazer uma excelente critica a nossa sociedade. Um belo, cruel e cru relato de como a natureza funciona, estou muito ansioso pra ver a série que irá sair na Netflix.

Faces EM Livros 26/11/2017

Em Busca de Watership Down by AMANDA MARQUES
Uma história fascinante que se originou em uma viagem de carro para entreter suas duas filhinhas. Richard Adams não imaginava que ganharia uma proporção tão fantástica como ganhou! Uma obra que ele nunca sonhou em ver publicada, mas graças a insistência de suas filhas, começou a por no papel toda esta grandiosidade e hoje é digno de um comentário de George R. R. Martin: -uma das melhores fantasias!

Em Busca de Watership Down é uma história de coelhinhos que veem sua toca ameaçada e, que logo precisam buscar um refúgio - mas não pense que é coisinha de criancinha, pois tem cenas inacreditáveis ao decorrer dos acontecimentos.

Quinto, nosso informante de que tudo pode ir por água a baixo, devido a grande ameaça que se aproxima, teve exatamente esta visão em seus sonhos e consegue reunir um grupo de coelhos para partir em busca de um lugar melhor (e seguro) para viver.

"Quando um coelho vidente prevê a destruição da toca onde vive, ele se une a seus amigos para achar uma nova casa. No caminho rumo à mítica colina de Watership Down, enfrentam rivais e armadilhas.".
O grande X da questão é que todos estão fugindo de um medo desconhecido, e por mais que Quinto tente explicar o que é este grande perigo, não consegue. Só que nenhum deles esperavam que surgisse tamanhas dificuldades no caminho. O medo, os predadores são apenas alguns dos problemas que terão que enfrentar. E, devido a toda esta trajetória dos nossos queridos personagens coelhos, tiramos grandes lições sobre a sobrevivência e o trabalho em grupo. É uma fantasia admirável, diferente de tudo que já tinha lido.

Além do mais, a escrita do Autor é abarrotada de fatos verídicos sobre a vida e os hábitos dos coelhos. Deu para notar que estudá-los é uma paixão. Houve um estudo aprofundado antes de escrever esta obra e sua principal fonte de pesquisa foi "The Private Life of The Rabbit".

"Esses coelhos jovens [...] precisam ir embora para poder sobreviver. Em um ambiente selvagem e livre, eles [...] às vezes vagueiam por quilômetros [...] sem destino até encontrarem um local adequado." - R. M. Lockley, The Private Life of the Rabbit.

Criar personagens tão cativantes e marcantes foi um dos pontos fortes da obra. Me apaixonei por cada um deles e por suas peculiaridades únicas, que deram uma importância ímpar para o enredo. Minha vontade foi viver toda esta aventura junto deles! Uma curiosidade muito interessante foi o glossário no final do livro, das palavras estranhas usadas durante a obra. Já aderi várias ao meu vocabulário hehehehe

"Para os coelhos, tudo que é desconhecido é perigoso. A primeira reação é se assustar, a segunda é correr. Várias e várias vezes eles se assustaram, até chegar ao ponto da exaustão. Mas o que eram esses sons e para onde, nesse ambiente selvagem, eles poderiam correr?".
Finalmente, enalteço o brilhantíssimo trabalho da Editora Planeta. Nunca vi uma obra com a diagramação tão bem elaborada quanto esta. Até me surpreendi quando a recebi em casa, pois não imaginava que seria capa dura e muito menos mais linda do que pensei.

Os detalhem em dourado na capa dão um charme todo especial! Não tenho palavras para descrever o quanto amei.Se você gosta de mergulhar em uma boa fantasia, Em Busca de Watership Down é a pedida perfeita para uma fantástica viagem junto aos coelhos!

"Em busca de Watership Down fala de dominação e opressão, de fascismo e utopia, de mitologia e delírio coletivo, de sentimento de comunidade e de loucura. No Reino Unido, ocupa o segundo lugar entre os juvenis de fantasia mais vendidos do século XX, atrás apenas da saga Harry Potter.".

site: http://www.facesemlivros.com/2017/11/resenha-em-busca-de-watership-down.html

17/04/2024

A história começa em um viveiro de coelhos selvagens, onde Avelã escuta os relatos de seu amigo Quinto, que tem estranhos sonhos proféticos. Quinto conta sua premonição de que os humanos destruirão toda a região daquele viveiro, e de que eles serão todos mortos no processo. Alarmado, Avelã então decide migrar para se estabelecer em algum outro lugar, mas, tendo apenas os ?sonhos? de Quinto como argumento, ele só consegue convencer nove outros coelhos a partir.

Tem início então uma longa viagem em busca de um lugar para construir o novo viveiro. A terra prometida, Watership Down, é um lugar farto de alimentos e seguro contra inimigos, onde uma nova comunidade de coelhos poderá surgir e se expandir. Mas o caminho até lá é cheio de ameaças e armadilhas, e os coelhos contam com a liderança e inteligência de Avelã para manter o grupo vivo e protegido.

Os personagens são planos ? Avelã é o líder, Quinto é o profeta e Topete é o guerreiro, por exemplo ?, mas apaixonantes. Em uma aventura após a outra, cada um dos coelhos vai mostrando o seu valor, e o envolvimento do leitor com o grupo só cresce. Uma leitura que começa com ?olha que bonitinhos os coelhinhos? vai surpreendendo e ultrapassando expectativas, até que o leitor se surpreende vibrando e torcendo diante de uma batalha épica de coelhos bons contra coelhos maus, em meio a uma tempestade de trovões. Isso sem contar que você se envolve tanto com os coelhinhos, que começa a procurar lógica nas ações deles, e se revoltar com erros como ir fundar um novo viveiro e esquecer de levar fêmeas! É muita tensão para o pobre leitor, mas sobrevivemos.
Em busca de Watership Down é uma aventura escrita para crianças de outros tempos, portanto tem um texto bastante denso, com vocabulário complexo para as crianças de hoje em dia e uma narrativa bastante descritiva. Mais ou menos como As crônicas de Nárnia. Mas, diferente da obra de C. S. Lewis, os animais no livro de Adams não têm habilidades humanas ? não constroem objetos nem falam a língua das pessoas. E a participação humana na história é bem pequena. Nesse aspecto, seu livro lembra bastante o desenho Os animais do Bosque dos Vinténs (também baseado em um livro infantil).

Adams, que pesquisou bastante sobre a anatomia e os hábitos dos coelhos, fez questão de que seus personagens não fizessem nada que fosse cientificamente impossível para esses roedores. Aliás, apesar de conversarem entre si e terem certo nível de antropomorfização (o mínimo necessário para contar a história), os coelhos da história são animais bastante reais, e há inclusive partes da trama determinadas por seus instintos e animalidade. Um exemplo é o fato de eles preverem que, quando uma fêmea entrar no cio, eles brigarão por ela, e saberem que não podem usar de racionalidade e autocontrole quando chegar esse momento.

Apesar de suas limitações e o realismo com que são descritos, esses coelhos possuem religião, uma interessante mitologia ? com lendas que eles contam uns aos outros, intercaladas à narrativa principal, e que são algumas das partes mais poéticas e divertidas do livro ? e até um idioma próprio, explicado num glossário no fim do livro. O autor criou termos específicos para palavras que seriam necessárias aos coelhos, mas não aos humanos, como ?silflay?, que significa ?subir à superfície para comer?.

Watership Down foi adaptada para uma série de animação em 1978, e ganhará uma nova versão em uma minissérie produzida pela Netflix. Para quem quiser se preparar antes de assistir ao desenho, a editora Planeta reeditou o livro em uma elegante edição de capa dura para agradar os olhos. A minha única crítica é que algumas das epígrafes (há uma em cada capítulo) não foram traduzidas, deixando frases em francês ou inglês que o leitor pode não conseguir entender.

Esta longa história infantil é uma leitura demorada, mas gostosa e recompensadora, que tem mais apelo para adultos amantes de fantasia. A sensação ao fim da leitura é de conhecer um grande clássico e de ter acompanhado uma aventura grandiosa.

Ana 28/12/2017

Um dos melhores que li no ano
Em busca de watership down conta a história de um grupo de coelhos que decide fugir de seu viveiro após a visão de um deles, Quinto, de que algo horrível vai acontecer.
Em bora os protagonistas sejam coelhos, a trama nao é nada infantil e ao mesmo tempo nao é adulta de mais, explicando por que se tornou um clássico da literatura inglesa, sendo lindo tanto por crianças quanto adultos.
Uma das coisas mais fantásticas desse livro é justamente a inspiração dele, o autor criou com base em uma história que contava a suas filhas, e o jeito que é narrado lembra muito isso!
Richard Adams foi cuidadoso aponto de criar uma língua pros coelhos e até uma mitologia.
Esse livro é simplesmente maravilhoso, nos leva para fora de nossa perspequitiva, já que olhamos tudo pelo ponto de vista desses bichinhos.
E em meio dessa viagem por sobrevivência, eles amadurecem nos convidando a também irmos em busca de Watership Down.

Acervo do Leitor 31/01/2018

Em Busca de Watership Down | Resenha | Acervo do Leitor
Coragem, covardia, determinação, perseverança, medo, pavor, fidelidade, união, fome, Instinto, natureza, sobrevivência, empatia, amor, vingança… Estes são alguns adjetivos que podemos encontrar durante a leitura do belíssimo Em Busca de Watership Down, um dos grandes clássicos da Literatura Fantástica escrito pelo autor Richard Adams nos longínquos anos 70. No livro acompanhamos um grupo de coelhos, que após a visão de Quinto – um coelho com grande percepção -, parte em uma jornada de aventuras, mistério, amor, crueldade e liberdade, em busca de um lugar onde possam se estabelecer e viver suas vidas de maneira tranquila. O livro, que inicialmente era dedicado ao público infantil, acabou ganhando contornos densos, por onde escorre pelas bordas um sentimento agridoce sobre toda a crueldade que podemos encontrar mundo afora.

“Como era possível ouvir o zumbido de uma abelha em meio a uma tempestade”

Há tantas nuances, tantos sentimentos entrepostos ao longo da leitura, tantos detalhes pormenores, que quando refletidos, identificamos a genialidade do autor. Em Busca de Watership Down é muito mais do que aparenta, uma obra riquíssima e apaixonante. Dependendo de seu amor pelos animais, este livro lhe corroerá as entranhas por diversas vezes, ficaremos à mercê do pavor, que os pequenos sentem ao confrontar-se perante ao desconhecido. E não menos emocionados, quando estes ultrapassam barreiras com a força da união e a naturalidade instintiva que somente os animais podem fazê-lo. O livro é uma constância de sentimentos, uma grandiosíssima obra-prima, para todos e todas as idades.

“Para os coelhos, tudo que é desconhecido é perigoso. A primeira reação é se assustar, a segunda é correr. Várias e várias vezes eles se assustaram, até chegar ao ponto da exaustão. Mas o que eram esses sons e para onde, nesse ambiente selvagem, eles poderiam correr?”

Richard Adams criou um panteão de personagens que levaremos conosco por toda a vida. Seja pela liderança e coragem incorruptível de Avelã, que não mede esforços para auxiliar seus amigos nas mais diferentes adversidades. Seja na bravura de Topete, que defenderá seus amigos de animais muito mais fortes e poderosos do que ele. Seja pela lealdade de Quinto, ou pela fidelidade de Azevinho. Seja pelas histórias tão bem contadas por Dente-de-Leão ou pelo humor de Campainha. Em Busca de Watership Down é um grande mosaico de criaturas incríveis, que em sua simplicidade, atravessa tempestades na luta por algo que todos os serem viventes deveriam ter, um lugar para chamar de seu.

Mas não se engane, Em Busca de Watership Down não é apenas uma história de amor, a obra é uma incessante busca pela sobrevivência. Há diversas figuras que acinzentam até as mais vibrantes cores. A natureza é uma face de dois lados, a natureza é instintiva e feroz. Diversos outros animais lutam por si, para si, para saciarem seus desejos, mesmo que seja por ambição ou crueldade, e não há nada mais cruel do que a perversidade deturpada da mais vil criatura, o homem.

Independente de sua idade, ou gosto pela leitura. Em Busca de Watership Down é um livro que foi feito para você, para mim, e para toda a humanidade. Uma das mais belas histórias que já li. Uma das melhores experiências, que as páginas por onde já naveguei puderam me proporcionar. Richard Adams nos presenteia com não menos do que uma obra-prima, que deveria estar na cabeceira de todos àqueles que lutam por seus ideais.

site: http://acervodoleitor.com.br/em-busca-de-watership-down-resenha/

Sheila 28/02/2018

Resenha: "Em busca de Watership Down" (Richard Adams)
Tradução: Rogério Galindo

Por Sheila: Oi pessoas! Como estão? Trago a vocês hoje a resenha de um clássico da literatura de fantasia - do qual, confesso, nunca havia ouvido falar - com uma temática um tanto quanto inusitada.

Lançado originalmente em 1971, o livro todo fala apenas de uma coisa: Coelhos. Watership Down é o lugar buscado por um bando de coelhos mirrados e assustados que acreditam nas premonições de Quinto, um coelho vidente, que prevê a destruição da toca onde até então eles viviam.

Ele começou a choramingar de medo.
- Mas que tipo de coisa, do que você esta falando? Achei que você disse que não tinha perigo.
- Não sei exatamente o que é - respondeu Quinto, aflito - Não tem perigo aqui, pelo menos não neste momento. Mas ele esta chegando... esta chegando. Ah, Avelã, olhe! O campo! Esta coberto de sangue!

Desse antigo viveiro partem 10 coelhos: Avelã, o amigo de Quinto que acreditou em suas visões e decidiu que era hora de ir embora, e acabou por virar o novo líder; Topete e Prata, coelhos grandes da Owsla, o que quer dizer que eles eram o segundo em comando na hierarquia dos coelhos; Sulquinho, um amigo de Quinto; Leutodonte e Dente-de-Leão, chamados de periféricos e que viram na partida uma boa chance de subirem de posição; Amora que, com sua inteligência, superou muitos obstáculos no trajeto; e Verônica e Bolota, coelhos que também viam poucas perspectivas em continuar no antigo viveiro.

Ou seja, nem todos estavam seguindo Quinto em função de seus aparentes "dons" premonitórios; alguns eram o que poderíamos chamar de simples aventureiros, sem nada a perder, ou jovens inconsequentes em busca de uma mudança, o que em alguns momentos dificultou a jornada, visto que houveram muitos momentos em que as sensações de Quinto foram ignoradas, inclusive por Avelã, o que acabou sendo quase fatal para alguns deles.

Basicamente, o livro contará as aventuras e perigos que estes lindos coelhos antropomorfizados irão enfrentar até chegar a essa mítica colina vislumbrada pelas visões de Quinto, o coelhinho com premonições; bem como os desafios de se estabelecer nesse novo local e fazer com que o novo viveiro prospere em meio aos perigos naturais que os coelhos precisam enfrentar: construção de abrigos apropriados, proteção contra predadores naturais etc.

Além disso, nossos intrépidos coelhinhos também possuem sua própria cultura, língua, mitos de criação do universo, provérbios e, até mesmo poesia, encontrada em um viveiro onde os coelhos já não sabiam mais exatamente como era ser selvagens.

Ao mesmo tempo em que o livro é uma fabula lindíssima, e você não deixa de em algumas passagens pensar num "ah, que coisa mais ffoffa" - afinal, gente, são coelhinhos! Os seres felpudos mais cuti-cuti do universo - há passagens carregadas de drama, violência, loucura e muita agressividade, o que faz a leitura ficar um tanto quanto sombria.

O autor aproveita para trabalhar muitos temas fortes em sua narrativa, como a opressão de um sistema autoritário e fascista, delírio coletivo e loucura, sobrevivência do mais forte, alienação cultural entre outros; mas também fala de solidariedade, empatia, generosidade e dos benefícios de se viver em uma comunidade onde há respeito e união.

Uma curiosidade é que o autor nunca imaginou a grandiosidade que sua obra atingiria. Começando como uma história para entreter suas filhas em uma longa viagem de carro, "Em busca de Watership Down" ganhou a Medalha Carnegie, a Medalha Guardian Prize e outros prêmios literários e foi rejeitado por todas as grandes editoras de Londres, sendo quase um Harry Potter da década de 70.

Ah, e claro, o livro foi re-impresso em capa dura com imagens em alto relevo, folhas amarelas e de alta qualidade e uma diagramação LINDA que fazem com que esse livro mereça destaque na minha estante! Muito obrigada Editora Planeta por esse relançamento MARAVILHOSO!

Livro recomendadíssimo!

Ps: Ah! Já ia esquecendo! Neste ano, a Netflix confirmou o lançamento de uma série de animação baseada no livro. Ansiooooooooosa já! Bjinhus!

site: http://www.dear-book.net/2017/12/resenha-em-busca-de-watership-down.html

Gabriel 01/04/2018

Conto de fadas para adultos.
Quando publicou Uma Força Medonha, último volume da Trilogia Cósmica, o famoso escritor C.S.Lewis chamou seu livro de “Um conto de fadas moderno para adultos”, para que “aqueles que não gostam de fantasia não sejam persuadidos a continuar sua leitura”. Tal subtítulo mostrou-se, com o passar dos anos, mais adequado a outro clássico da literatura chamado Em Busca de Watership Down, que de acordo com seu próprio autor “foi rejeitado várias vezes (sete no total), sempre com base no mesmo critério: “Crianças mais velhas não vão gostar, porque é sobre coelhos, que elas consideram coisas de bebê; e para crianças mais novas não vai funcionar porque é escrito num estilo mais adulto” ”.

Livros com animais falantes definitivamente são vistos por aí como voltados para um público infantil, mas a Fantasia escrita pelo inglês Richard Adams está mais para A Revolução dos Bichos, do George Orwell, em relação a tom e alegorias, do que para histórias como a do cachorro Roverandom que o J.R.R.Tolkien escreveu para seus filhos quando estes eram pequenos. E, incrivelmente, a aventura de Watership Down consegue surgir, dados os contextos atuais, com novos significados que elevam sua relevância!

Tudo começa quando um coelho vidente chamado Quinto diz a seus colegas que o lar deles está ameaçado devido à venda da região onde vivem como propriedade de terra para construção de residências por uma empresa. Liderados pelo coelho Avelã, o grupo decide abandonar a toca e os que não acreditam na profecia em busca de uma nova morada. O êxodo dos coelhos será uma história fascinante e cheia de perigos.

O romance pode ser visto sob duas óticas. A primeira, e mais óbvia delas, é como uma crítica à destruição da natureza feita pelo homem e suas consequências. Por ser contada pela percepção dos coelhos, a obra enquadra o ser humano no mesmo hall que a raposa e o gavião são perigos para esses animais menores. O homem é aqui um tipo estranho, cruel, insensível, e é assim que o autor aborda tanto a questão industrial que leva a jornada dos coelhos a acontecer como também a contenção de espécimes em viveiros através dos fazendeiros que aparecem pontualmente na obra. Os seres menores e mais vulneráveis acabam arcando com as consequências dos atos dos mais “evoluídos”.

De outra forma, Em Busca de Watership Down é também uma metáfora aos movimentos migratórios, temática que ganha mais força com o recente fluxo de pessoas em direção à Europa devido à guerra na Síria. Os coelhos se deparam com outras tocas durante a trama, cada qual com suas peculiaridades, e são recebidos ora com hostilidade, ora com um falso acolhimento, e mesmo sendo da mesma espécie, existe uma certa barreira criada entre os dois grupos: os estrangeiros e os nativos. Perda da cultura, autoritarismo, repartir ou ceder aos necessitados, essas ideias estão entulhadas na narrativa e dão novas camadas a obra.

O autor injeta diferentes personalidades em cada coelho sem deixar de lado seus elementos animalescos, que por sinal são muito bem retratados devido ao estudo que o Richard fez em obras de biologia antes de escrever o livro. Temos o Avelã, chefe do bando e sedento por aventuras de salvar coelhos das mãos humanas. Há também o Topete, guarda-costas do grupo que cai na porrada com outros coelhos (e vocês ficam surpresos com briga de galo? Esperem ver coelhos num duelo). E outros que chamam atenção é o Quinto, o coelho ranzinza que define os próximos passos da patota com suas visões misteriosas, e Dente-de-Leão, o contador de histórias oficial da equipe.

Existe identicamente a criação de uma certa organização social fictícia nos coelhos. Desde a divisão hierárquica, noções de um estado e até mesmo religião, o autor mostra um submundo da espécie do qual o homem está a par. Há até uma figura mítica conhecida pelos coelhos que por sinal se tornou um dos melhores vigaristas que eu já li. El-ahrairah não perdoa ninguém com suas peripécias!

Embora tematicamente seja muito atual, tecnicamente eu acho que o livro não envelheceu tão bem. O ritmo foi um pouco lento pra mim, com bastante descrições geográficas que necessitaram de um pouco de paciência. Depois de um certo tempo a história também cai em vãs repetições que tiram o tchans inicial. Aquela maldição dos livros setentistas ou da década de 80, do qual o estilo dos autores era bem diferente da maneira mais ágil de se contar uma história atualmente, cai nessa obra que infelizmente tem certos elementos datados.

Entretanto, o que fica mesmo é a mensagem poderosa da obra, que consegue mesmo quatro décadas após sua publicação permanecer atual. Livro de estreia do Richard Adams, talvez Em Busca de Watership Down já tenha sido seu magnum-opus. A princípio há um grau de inocência na história, mas que se revela posteriormente como uma aventura sombria e também sangrenta. Esteja preparado para torcer e sofrer pelos coelhos em retirada de seu antigo lar devido a ignorância de nossa própria espécie.

site: https://leitoresvigaristas.wordpress.com/2018/04/01/resenha-em-busca-de-watership-down-richard-adams/