Em busca de Watership Down

Em busca de Watership Down Richard Adams

Resenhas - Em Busca de Watership Down

Carlinha PPinto 31/05/2022

Leve
Bem, para quem quer uma leitura leve mas com muitas micro surpresas e aventuras dignas de um desenho animado bem criativo, pode chegar.
Os coelhos são muito dinâmicos.
Poderia ser menor mas foi muito gostoso de ler.
Para qualquer idade ou até para ler em partes para a turminha menor.

ftsolivetti 27/01/2021

? ??
Demorou um pouco pra me envolver.. na verdade, bastante. História bonitinha, mas não achei sensacional ... mas, também, acho que o público-alvo é bem mais novo..
Ellie 12/06/2021minha estante
O que achou da escrita?
Comecei a ler e tive muita dificuldade em querer continuar, achei uma leitura muito pesada.

lipso01 26/05/2020

Que Aventura
Não é a toa que é uma das melhores fantasias do século XX
Livro incrível.
Bruna Varela 26/05/2020minha estante
Já quero!

Gabriel Rodrigues 26/05/2020minha estante
Gostou que bom, fico feliz :)

lipso01 26/05/2020minha estante
???

Lud 30/08/2021

Já gostei do livro desde a premissa, talvez por simpatizar com coelhos, e a história me cativou desde o começo. Gostei muito de acompanhar os personagens, cada um com distintas personalidades, e de aprender algumas coisas a mais sobre a natureza dos coelhos. Gostei muito. Só fiquei um pouco decepcionada que prevalecem personagens masculinos e as poucas femininas que tem são retratadas de maneira mais fraca, dependendo sempre do auxílio dos masculinos.

Eduardo1304 19/04/2023

Em busca de Watership Down
Watership Down fala sobre coragem e sobrevivência. Quando um coelho vidente prevê a destruição da toca onde vive, ele se une a seus amigos para achar uma nova casa. No caminho rumo à mítica colina de Watership Down.

Thiago Araujo 20/07/2020

Um grande líder, uma grande história
Não é por acaso que Em Busca de Watership Down é um dos clássicos da fantasia inglesa. Uma narrativa envolvente, que te faz sentir na pele de um coelho vivendo grandes aventuras.

Personagens muito bem construídos, assim como grande desenvolvimento de amizades é uma das fórmulas mais interessantes para transformar um livro em um sucesso entre os leitores e Adams alcançou seu objetivo.

Conhecer a jornada de Avelã foi um aprendizado profundo sobre regras de ouro da liderança, ensinamentos que todos podem carregar para o resto da vida. Fonte preciosa para os mais jovens.

Busque seus sonhos com respeito e carinho com quem está ao seu lado e tudo será possível de ser alcançado.

Viver é uma aventura única!

Camila Aranha 05/12/2021

Esse livro é muito fofo, desde a história da sua concepção até a história do próprio livro. Envolve amizade, aventura, lealdade, política e sobrevivência. É uma fábula com toques muitos realísticos.
No começo achei uma leitura um tanto quanto arrastada, mas confirme a aventura foi seguindo, foi me pegando cada vez mais

fyveer 10/02/2020

El-ahrairah, the Prince of Thousands Enemies.
? Meu coração se uniu aos Mil, pois meu amigo parou de correr hoje.

Richard Adams é um daqueles gênios incomuns que aparecem de uma outra para a outra na literatura, sem nenhuma pretensão de fazer sucesso quando publica um livro sobre coelhos de uma forma nada infantilizada; por isso, e também por alguns outros motivos, o considero uma das peças lapidadas dentro da literatura universal.

Dizem que as melhores histórias são a priori recusadas, seja por infortúnio do destino ou por agentes literários sem visão, mas quando Adams recebeu sua sétima negativa em publicação ficou muito mais claro que tudo o que lhe restava era perseverar com seu trabalho.

"É só uma história sobre coelhos inventada e contada no carro para minhas filhas."

Watership Down não tinha nenhuma malícia em se tornar um grande fenômeno, era apenas um livrinho em brochura feito para agradar um público específico: suas filhas.

Eu, particularmente, sou muito coração mole para esses tipos de livros, acabo procurando por um simbolismo ou outro da vida do autores em meio a narrativa, no caso de Adams creio que ele se transformou no bondoso Dr. Adams e uma de suas filhas na inteligente pequena Lucy.

Além disso, logo na introdução, Richard Adams explica que muitos dos personagens icônicos são baseados em algumas pessoas que passaram por sua vida, além disso, creio que é uma das melhores características que um autor novato pode implementar em suas obras: detalhes pessoais.

"O Topete foi baseado em outro oficial que conheci, um grande combatente, que dava o seu melhor quando alguém lhe dizia exatamente o tinha de fazer."

Quando se escreve ficção, geralmente fantasia, muitos autores encaram vários aspectos desse universo, a linguagem é um deles. Autores como J.K. Rowling e G.R.R. Martin trabalham com isso, vemos algumas variações da língua inglesa e novas palavras na Saga Harry Potter, assim como linguagens diversas nos livros de As Crônicas de Gelo e Fogo. Richard Adams fez o mesmo, sentiu necessidade de entreter as crianças por meio do Lapino, a linguagem dos coelhos, além disso tem a Linguagem Comum dos Campos, uma sequência de frases com pouca flexão utilizada por diverentes animais para se comunicar.

Minhas palavras favoritas em Lapino ao longo da história se tornaram Frith e fu-Inlé, além disso tem Hlao-roo, que é o nome de um dos coelhos em diminutivo. Vemos muito a linguagem dos coelhos nos contos acerca do Príncipe de Mil Inimigos (El-ahrairah), um herói para os coelhos e fonte de profunda admiração.

"O que Robin Hood é para os ingleses e John Henry é para os negros americanos, Elil-Hrair-Rah, ou El-ahrairah 'O Príncipe com Mil Inimigos' é para os coelhos."

A história se arrasta em alguns momentos, principalmente quando os personagens debatem sobre o que fazer naquele momento, mesmo que seja repleta de aventuras eu me senti cansada de ler em alguns pontos. No entanto, essa crítica de nada vale quando em comparação ao livro, eu apenas estava em um mal momento para lê-lo.

Acho que a forma mais justa de finalizar essa resenha é apresentando uma frase que definiu muito bem o comportamento dos protagonistas ao longo da narrativa.

"Os animais não se comportam como os humanos, ele disse. "Se têm de lutar, lutam. Se têm de matar, matam. Mas não ficam sentados botando a inteligência para funcionar para bolar modos de prejudicar a vida das outras criaturas e de machucá-las sem motivo nenhum. Eles têm dignidade e animalidade"

Amanda 31/12/2020

Ano retrasado vi a antiga animação feita com base no livro. Depois tomei conhecimento do próprio e fiquei louca para comprar. Após muito procurar encontrei essa edição maravilhosa. Me apaixonei pela leitura. Nenhum ponto negativo a ser ressaltado. Minha única tristeza foi que, depois de um longo período aguardando para comprá-lo, minha cachorrinha rasgou a capa, fiquei doida. Mas fazer o quê ))))))))))):

Julia 27/03/2022

É uma história muito gostosinha de ler.
Da pra pegar vários momentos e falas e achar possíveis significados neles, mas como o próprio autor fala no início do livro que essa nunca foi sua intenção, que ele só começou a contar uma história para as filhas e daí foi crescendo, eu gostei de ler esse livro apenas assim, como uma história sobre coelhos e as dificuldades de começar um novo assentamento.

Bruno Palmeiras 05/12/2023

O livro tem uma boa ideia ao abordar sobre autoritarismos, violência, individualismo e coletivismo usando coelhos, mas achei que o desenvolvimento da história é bem morosa, mesmo para o público infantojuvenil para o qual ele é indicado. E acho que por ser para este público, as ideias que mencionei acima deviam ser mais claras e diretas.

Amanda Lemos 27/03/2021

Tive uma relação estranha com o livro no início da leitura. Eu não conseguia avançar de jeito nenhum e cheguei a ficar até de "saco cheio", mas, mais ou menos da metade para o final, cheguei a ficar com o coração acelerado com o decorrer dos acontecimentos. A minha única ressalva é que o autor é muito repetitivo em questões desnecessárias para o enredo, como descrições muito específicas sobre ao ecossistema do lugar em se passa a história. Isso faz com que o leitor se sinta um tanto perdido. Apesar disso, a história é incrível, e é realmente extraordinário o universo "coelhístico" que o autor criou. A história tem inúmeros ensinamentos e nos permite fazer reflexões muito importantes a respeito de quem somos e sobre o nosso lugar no mundo. O epílogo me emocionou muito e me fez pensar com mais amor sobre a minha própria vida. Luto contra a depressão e a ansiedade diariamente e é difícil olhar pra mim mesma de forma positiva, mas este livro me ajudou a ter mais respeito pela minha história. Mais respeito por mim mesma.

Jose.Gustavo 04/08/2021

Um livro infantil com uma história boba de coelhos? Não!
Um grande clássico britânico escrito por Richard Adams onde conta todas as aventuras e desventuras de um grupo de coelhos que, depois que um dos coelhos do viveiro tem uma estranha visão apocalíptica sobre uma possível destruição em massa do lugar onde estão, fogem em busca de um lugar melhor e seguro para se viver.

Um livro que é considerado infanto-juvenil, mas, com algumas cenas de pesadas envolvendo brigas e sangue. Uma obra prima que faz você sentir muitas emoções em cada situação que esse coelhos passam. Você ri, você chora, fica apreensivo, se emociona ao redor da história.

Gostei muito do livro, embora em alguns momentos ele pareceu um pouco arrastado. O autor gosta muito de descrever o ambiente onde os coelhos estão, por isso, as vezes, achei o livro com uma leitura um pouco lenta. Mas quando eles entram em uma situação perigosa o livro te prende de um jeito muito grande.

O final foi muito bom mesmo, me prendeu muito e o epílogo fechou muito bem a história. Quase chorei de tão bonito que foi o final! Agora ele é um grande favorito para mim, uma leitura que vou levar para vida mesmo!

CURIOSIDADE: Richard Adams ainda escreveu um "spin off" do livro chamado: Tales from Watership Down (Contos de Watership Down) ,que não foi traduzido para o Brasil, onde há alguns contos com a mitologia dos coelhos criada na história de Watership Down e contos com os personagens do livro mesmo.
Daniela 07/12/2021minha estante
Terminei agora o livro e essa resenha resume bem os meus sentimentos com a obra

Guilherme Ambrosio 18/01/2022

Difícil no começo e sensacional no final
Em primeiro lugar, queria dizer que vencer as primeiras páginas do livro foi difícil mas compensa muito superá-las. O livro tem um salto de ritmo muito grande em Efrafa e fica simplesmente viciante.

As histórias de El-Arairah são simplesmente sensacionais e criam a mitologia do coelho astuto que os personagens tentam seguir no livro.

Outra dica é ouvir o audiolivro em inglês do livro, lido pelo peter Capaldi (um dos Doutores).

Ele é simplesmente sensacional criando vozes diferentes para todos os personagens. Me ajudou a fluir o livro e utilizá-lo como legenda para o audiolivro no início e depois simplesmente não consegui largar a ótima interpretação.

Ainda não assisti a série da Netflix, mas estou cogitando.

duda 04/02/2020

Dead rabbit
esse livro vai despertar seu lado coelho, e principalmente, a sua raposa