O Racismo e o Negro no Brasil

O Racismo e o Negro no Brasil Noemi Moritz Kon

Resenhas -

Luiz Neto 19/07/2021

Um dos melhores livros que já li sobre Racismo e Psicanálise
O livro traz uma perspectiva psicanalítica sobre o racismo. Tem uma sensibilidade para com as palavras, ora pesadas demais, ora leves e com acolhimento. Por vezes, traz um engasgo...traz discussões, muita vezes, quase intragáveis. É uma leitura essencial para psicólogos e psicanalistas, que desejam uma Práxis Psicológica de transformação.

Lara Moreira 31/08/2019

Leitura Fundamental!
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar as pessoas precisamos aprender e, se podem aprender a odiar, podem aprender a amar.” Nelson Mandela traz esse pensamento que me enche de esperança. Há um grande desconforto ao saber que o preconceito e o racismo são vivenciados por muitos diariamente, pois os debates e as reflexões sobre as relações raciais ainda são de pouco alcance social. Esse livro é uma junção de diversos artigos construídos para um trabalho conjunto com alunos e professores no Departamento de Psicanálise , cujo o foco era debater o racismo nas situações e vivências dentro da psicanálise, pois não existia, até então, um espaco para esses questionamentos, nem troca de experiências sobre como proceder em determinados casos que o paciente relata sofrer preconceitos e até quando este é o que propaga violência.
Confesso que é um livro extenso e que merece diversas pausas para estudo e reflexão, já que levanta bastante revolta devido à riqueza de relatos e claro, a dureza em conhecer a dor e a injustiça que muitos sofrem. Nessa leitura encontrei muitas respostas sobre o lugar de fala, sobre o movimento negro, sobre a importância de apoiar os negros nessa luta e em como no nosso discurso diário podemos desconstruir esse racismo, diversas vezes, silenciado pelos grupos, mas que machuca e causa danos irreversíveis a saúde mental. Há uma análise belíssima sobre a necessidade da representação negra, a urgente inserção de imagens e a conquista do espaço em sociedade, iniciada com as ações afirmativas, mas que precisam ser ampliadas para que essa desigualdade seja minimizada. Ainda há muito o que se discutir e expor para que tais atitudes sejam erradicadas, bem como a sociedade reflita e modifique essa “cultura enraizada”, já desnecessária e extremamente violenta. É fundamental que existam trabalho multiprofissional: a psicologia, sociologia, antropologia, psicanálise, psicofarmacologia, educação, e as áreas da saúde no geral busquem conhecer, compreender e agir no contexto psicossocial do racismo, de maneira empática e humanizada.
📖“Viver as relações, conscientizar-se, refleti-las, deixar-se tocar pelas aproximações do outro diferente, no sentido daquele que difere de si, traz coragem para a percepção de si e do outro e também para saber das consequências de serem desconhecidas tais aproximações. São hesites que denunciam o desconforto, incertezas do que vira, mas que nos parecem ser dívidas essenciais da própria vida.”(pág.293)
📖“Que espaços ocupam brancos e negros na sociedade brasileira? A maioria dos brasileiros se sente uma ilha de democracia racial cercada de racistas por todos os lados, o racismo está nos outros. Oficialmente, o Brasil reconhece e condena o racismo mas, no ramo privado, da intimidade, onde o racismo prevalece, ele é usualmente negado.”(pág.255)

site: https://www.instagram.com/p/B1z-xygBTi2/

Tom 20/07/2020

Livro ainda necessário
Um livro que infelizmente ainda é atual, que ainda é pouco conhecido no meio psicanalítico, que utiliza a psicanálise mas sem medo de se aproximar de outras teorias.
O Racismo e o Negro no Brasil é uma coletânea de artigos escritos a partir de um evento que ocorreu em 2012. Como coletânea de artigo traz várias vozes, e o que é um ponto positivo, a pluralidade, também é um problema, já que alguns artigos tem um pouco menos de qualidade, no sentido da forma que utilizam dos conceitos da psicanálise.
Mas isso é um problema pequeno em um grande livro. No geral os artigos são pontuais e escritos de forma simples, sem utilizar termos complexos para se esconder.

Um ponto interessante é que tanto as produções que estão no livro quanto as referências que as pessoas autoras fazem me abriram a um perspectiva nova sobre a produção psicanalítica sobre o racismo no Brasil. Aponta que há mais textos, artigos e livros abordando o racismo a partir da psicanálise do que eu consegui antes, mas também aponta que essa produção, que não é tão pequena quanto eu havia imaginado, ainda é desconhecida no nosso campo.

Um livro importante e necessário que recomendo não só para psicanalista, mas para qualquer um que se interesse em possibilidades de transformação do mundo para acabar com o racismo.

Biblioteca Álvaro Guerra 29/10/2021

Resultado de experiências praticas e reflexões teóricas, O Racismo e o Negro no Brasil: Questões Para a Psicanálise é um livro que nasce, num sentido positivo, com vocação enciclopédica, pois recobre um arco extenso de questões alusivas ao racismo e á psicanálise, delineando, ao mesmo tempo que percorre, um trajeto de dupla face que converge para uma aliança indissolúvel entre política e ética.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788527311038