Racismo em Português

Racismo em Português Joana Gorjão Henriques

Resenhas -

Jeanne22 26/10/2018

Sobre a colonização em países africanos e as chagas que a sociedade ainda tem. Críticas a Gilberto Freyre, já que não existe colonização amena, não existe cordialidade quando uma raça é privilegiada em detrimento de outra.
O assunto é tratado através de uma série de entrevista com pessoas de Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde. Uma das coisas que mais me deixou boquiaberta foi ler que a educação desses países é pautada em referenciais portugueses, como a língua, paisagem, e tudo que há em Portugal, negando a identidade e a cultura desses povos.

"Fomos nós brancos , que criamos o rascismo como ideologia no século XIX, defendendo a falsa ideia de que existem diferenças biológicas entre raças e de que há uma hierarquia racial, com os brancos no topo, para justificar a escravatura e o colonialismo. Fomos nós, brancos, que transformamos em realidade vivida por milhões e milhões de seres humanos ao longo da História. A raça não existe biologicamente, é uma fantasma. Mas existe como construção social, fortíssima." [10]

"Não consigo encontrar um continente que tenha sofrido tanta repressão como o continente africano. Alguém que vem e ocupa, pisa, mata, desfaz: porquê? Há um trabalho muito grande a fazer. Não foi apenas em Moçambique, foi na África toda. Quantos milhões de pessoas morreram nesta saga do colonialismo, porquê e para quê?" [209]