Calvino e o Comércio

Calvino e o Comércio David W. Hall...

Resenhas - Calvino e o Comércio

Willy Robert 02/08/2022

Calvinismo não é só eleiçãoe predestinação!
Nessa obra indispensável, David Hall e Mattew D. Burtton se ocupam em mostrar como o pensamento de Calvino influenciou diversas áreas do sociedade, com foco na questão econômica. Eles começam pela doutrina da criação, mostrando que Deus criou o homem e proporcionou a ele tudo de que precisava. No Éden não havia pobreza. Em seguida os autores seguem para falar da Queda, mostrando como o pecado rompeu as relações harmônicas entre o homem e Deus, bem como entre o homem e seus iguais. Aqui eles mostram que, com a depravação total, exige-se a necessidade de supervisão nos contratos e prestações de serviço para evitar os ganhos ilícitos de ambas as partes. Todas as relações comerciais exigem isso. Depois o autor passa a tratar do papel da riqueza, mostrando que Deus é quem, de forma soberana, age trazendo tanto o pobre quanto o rico à vida. Eles enfatizam que a riqueza não é um fim em si mesmo, mas um meio para que a generosidade seja exercida. O autor mostra a utopia de se imaginar que um dia existirá uma sociedade sem classes sociais onde todos terão tudo em comum, uma vez que as Escrituras, em nenhum momento, prometem isso aqui nessa terra, muito pelo contrário. Os autores também apresentam a visão bíblica sobre os juros, se é certo ou não ou, em que medida é correto, etc. Depois os autores passam a falar sobre Redenção, mostrando essa espinha dorsal da revelação bíblica, dentro da visão calvinista, aplicada às relações de comércio no geral. E aqui na parte da redenção é enfatizado o papel da caridade, caridade à luz das Escrituras, a futilidade das ideologias, etc. Finalizando com um capítulo sobre o trabalho, mostrando o papel do trabalho nas obras de Calvino. A honra do trabalho, o contentamento, e fecha com um capítulo sobre a escatologia do comércio, mostrando que nossas aspirações de perfeição e plenitude devem estar focadas em Cristo e no seu Reino e não nesse mundo caído. Ainda assim, eles chamam a atenção para não sermos indolentes e negligentes naquilo que está ao nosso alcance. Livro excelente.

Manços 27/09/2021

Marx não
O livro se propõe a explicar como Calvino pensava a economia, mas, na verdade, contrapõe Calvino a Marx por boa parte do livro. Dessa forma, foge do foco e acrescenta sua visão sobre o pensamento de Calvino (já que ele é anterior à Marx) em vez de dizer o que o reformador pensava.