Romeo and Juliet

Romeo and Juliet William Shakespeare

Resenhas - Romeo and Juliet

Sarinhah 11/05/2022

Ainda não sei porque eu fui tentar ler esse livro em inglês hahaha

Mesmo tendo um nível avançado no inglês, esse livro foi bem difícil de compreender.

Laureen.Scarelli 28/04/2021

Qual é o casal cuja história trágica é mais conhecida mundialmente? Sim, Romeu e Julieta. Eu já os conhecia do Ensino Médio e, ainda assim, o reencontro foi de descoberta. Um clássico me dizendo coisas inéditas, como sempre. Foi um prazer reviver essa tragédia. É incrível pensar que Shakespeare, talvez um homem, talvez um grupo, e com certeza uma entidade, fez da língua inglesa e do teatro o que são hoje. Só temos a agradecer pelo presente. Pela herança.

Rafaela (@exlibris_sc) 19/06/2019

A tragédia do Bardo de Avon
“Romeu e Julieta” entrou na minha vida aos 13 anos de idade e lembro o quanto a leitura me marcou. A maestria com que Shakespeare trata os mais trágicos eventos que permeiam o coração apaixonado é superior a qualquer outro escritor que eu já tinha lido, não à toa ele é considerado um pilar na literatura.

Agora, relendo o clássico em sua língua materna, tive outra experiência; mais vívida, tensa, quase real até. Como duas famílias poderiam se odiar tanto a ponto de causar a derrota e semear inclusive as mortes de seus filhos queridos? O amor e a paixão febril da juventude encarnado especialmente em Romeu, que ora ama uma donzela e depois se apaixona pela bela Julieta.

A atração quase impossível de resistir que é o amor proibido, porque suas famílias são inimigas declaradas e por qual razão sabe se lá! O afeto mútuo, abrasador e escondido dos dois jovens culmina em desacertos, desencontros e na derradeira tragédia que se deu no suicídio.

A clássica, eterna, de tirar o fôlego e celebrada história que o mundo inteiro conhece. Seja em qualquer língua, leia Shakespeare e se surpreenda caro leitor! Tudo que há de mais belo, sensível, dramático e trágico na humanidade pode ser encontrado em um único livro. Este livro! Mas esta é a humilde opinião de uma shakespeariana.

site: https://www.instagram.com/p/By6IZc2j8Ku/?utm_source=ig_web_copy_link

Fabio Shiva 23/02/2012

O que torna Shakespeare o maior escritor de todos os tempos?
Peguei esse “Romeo and Juliet” para ler, uma das últimas tragédias do Bardo que ainda não tinha lido, com a intenção de ficar atento a essa pergunta. O que faz de Shakespeare O Cara???

Existem muitas respostas, inclusive de contexto histórico etc. Mas o que me chamou a atenção como fator preponderante da “Supremacia Shakespeare” é o uso que ele faz das metáforas, já tão imitado ao longo dos séculos e, ao mesmo tempo, inimitável.

As tramas de suas peças são geralmente muito bem escolhidas, mas quase nunca foram criações originais do próprio Shakespeare. O que torna essas histórias imortais não é tanto a história em si, mas o modo como são contadas.

Isso fica mais do que evidente na história de Romeu e Julieta, que disputa com Hamlet o posto de mais famosa. A história é mais que conhecida, de tão batida que virou até nome de sobremesa... por isso eu tinha uma certa preguiça em lê-la, pois muito da força desse grande clássico foi minado pela voracidade da indústria cultural (lembrei da amiga Andréia mencionando a decepção que muitas pessoas sentem ao contemplar de perto o quadro original da Mona Lisa...).

Mas não é para ser surpreendido pelas reviravoltas da trama que alguém lê Romeu e Julieta hoje. A história continua viva pela beleza pulsante em cada uma das falas, sobretudo no clímax, quando o lirismo alcança um patamar poucas vezes alcançado pelo próprio Shakespeare. Lindo demais!!!!

Curiosidade 1

Quando estava cursando a faculdade de comunicação fiz com um colega um trabalho comparando Romeu e Julieta com o filme Always – Além da Eternidade. O trabalho foi para a cadeira de Antropologia Social, e visava pontuar como as duas obras demarcam momentos distintos na percepção do amor como laço social.

Na época de Romeu e Julieta o individualismo não era tão forte como hoje, e a ligação entre os indivíduos era percebida como mais forte que os indivíduos em si. Por isso, o morrer por amor. Essa ideia hoje perdeu muito de sua força graças à exacerbação do individualismo. O amor pode morrer, mas os indivíduos continuam... isso foi o que tentamos demonstrar nesse curioso trabalho escolar!

Curiosidade 2

Li as últimas páginas desse livro em cima de um trio elétrico, em pleno carnaval de Salvador!!! Realmente, posso dizer que levo um livro para todo canto que eu vou rararara!!!

***

Comunidade Resenhas Literárias

Aproveito para convidar todos a conhecerem a comunidade Resenhas Literárias, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros: