A corrupção da inteligência

A corrupção da inteligência Flávio Gordon

Resenhas - A Corrupção da Inteligência

Anezio 12/02/2024

Leitura Essencial
Livro essencial para se entender um pouco do como e do porquê estamos seguindo rumo abaixo na cultura e universidades.

Detalha bem os diversos tipos de marxismo na sociedade e da um bom diagnóstico, mostrando a hipocrisia da inteligentsia.

Recheado de diversas referências bibliográficas que sustentam sua tese, o autor consegue bater forte e de modo cirúrgico.

Quem não se lembra muito bem dos governos do PT deveria ler esse livro urgentemente.

Raphael Milão 11/11/2023

O livro é ótimo. Esclarece muito dos problemas atuais na nossa cultura e na parte intelectua l,demonstrando o início, fornecendo exemplos e suas fontes.

Gustavo Casemiro 07/08/2023

Uma visão conservadora sobre atual cenário nacional.
O livro mostra com outra perspectiva relatos e acontecimentos nacionais, questionando com argumentos e textos de apoio, bem escrito provavelmente lerei outras coisas do autor.

Victor_lcnetto 07/06/2023

Um tapa na cara
O livro nos mostra como a esquerda se infiltrou e se instalou no país através das décadas. Mostra também as consequências disso a nossa sociedade atual, comandada pelo PT. Um livro sensacional pra quem quer entender o processo de politização esquerdista de todos os meios sociais que hoje vivemos.

Odemilson 02/04/2023

Necessário
Num mundo que rapidamente se degradou para a mais rasteira ideologização de tudo, o mero questionamento passa a ser um louvável ato de subversão e resistência.

Em um contexto social no qual a honestidade intelectual se tornou um conceito quase alienígena, a investigação feita pelo autor a respeito da tomada do ambiente acadêmico e midiático por parte de um único espectro ideológico é algo absolutamente necessário. Trata-se de uma espécie de marco referencial, uma pintura na parede que ficará como testemunha histórica de que as coisas chegaram nesse ponto, e que alguém percebeu.

Como ocorre em uma ferida infeccionada que antes estivesse abafada e oculta, a própria exposição à luz de sua condição corrompida já é capaz de causar um efeito. E apenas sua visualização à luz da clareza (tanto a da vista quanto a das intenções) é capaz de dar uma idéia sensata a quem observa do que pode ou não ser feito, caso se queira resolver o problema. Nesse sentido, o olhar que Gordon lança sobre o cenário que decidiu observar é mais que apenas terapêutico, é científico na abordagem e intenção, e cirúrgico na precisão. E sem anestesia, a se presumir pelo esperneio, gritaria e histericidade que são típicos do paciente afetado.

Marcella.Pimenta 24/07/2022

A universidade é uma fábrica de militantes e "intelectuais"
O autor mistura passado (o regime militar) e presente (até os anos 2010) para demonstrar como a ideologia comunista se infiltrou nas universidades brasileiras para formar idiotas úteis.

Daí que hoje se vê aos montes profissionais de todas as áreas que militam em prol da causa sem consciência disso (ou com plena consciência do mal que causam) e influenciam as massas cobertos pelo manto do diploma.

Jornalistas que distorcem a linguagem, médicos que não podem dizer que obesidade é doença e "intelectuais" que rebaixam a língua portuguesa para torná-la "acessível".

Hoje é muito nítido o uso da universidade para formar militantes ao invés de profissionais qualificados que vão servir à sociedade.

No entanto, para Chico Anysio, isso já era claro nos anos 80, como demonstrado pro meio do personagem Washington, estudante universitário. Há 4 anos no 1o período da faculdade, ele vende bolos para metalúrgicos sem sê-lo, pois "é a favor da causa operária no poder", e, quando perguntado pelo pai o que faz da universidade, responde "eu milito".

Este é um retrato cômico da "intelligentsia" brasileira descrita por Gordon: a elite que defende a favela da sua mansão no Leblon, que fala mal do capitalismo e quer o fim da fome comendo hambúrguer do McDonalds, e que é a favor do desarmamento enquanto sai às ruas com seguranças armados.

As referências a outras obras (leiam as notas de rodapé) apontam o caminho que percorremos até aqui. No fim, é um livro que explica parte da nossa realidade política, cultural e intelectual.

Daniel.Victor 11/05/2022

O roubo do intelectualismo
Não gosto muito de leituras sobre o campo político, pois a mesma é polarizada. Dei uma chance à essa obra, e não me arrependo. Aqui temos um livro com viés ideológico de direita, muito bem escrito, e ao mesmo tempo impactante. O autor faz um resgate histórico/filosófico sobre diversos temas, como por exemplo o marxismo, o marxismo italiano, governos de esquerda anteriores, panorama sobre o jornalismo atual, as universidades públicas, etc. Vale ressaltar que o autor deixa link de tudo o que ele coloca, dando mais credibilidade à obra. Não é um tipo de leitura que é afável, mas recomendo para quem tem interesse.

Adilson22 14/07/2021

Um livro muito bom, muito simples de se ler, com todas as referências e bastante atual. Explica muito bem o nosso atual cenário político.

RÔMULO. 29/12/2020

a Inteligência da corrupção
Me decepcionei com esse livro. Esperava construções mais diretas do autor, o que vi foi mais visões filosóficas e citações. Nada contra a filosofia, ao contrário, é de suma importância, mas o autor exagera em tantos filósofos, o que tornou pra mim a leitura cansativa e densa.

Renato 05/11/2020

Leia!
Livro essencial para ajudar um pouco a ter uma visão diferente do que se ouve no dia a dia da nossa política.

Luiz 12/08/2020

Triste relato
Demonstra a decadência das universidades federais brasileiras que só podem ter algum traço de cultura por se parecerem cada vez mais com circos, mesmo assim com circo de horrores.

Duda 20/07/2020

A Corrupção Da Inteligência
Além de ser uma excelente leitura para entender o que acontece na vida intelectual e educacional do país, denuncia e documenta como e porquê ocupamos os últimos lugares no ranking mundial de educação.

Uma leitura mais do que necessária no momento brasileiro atual. Flávio Gordon nos leva à raiz dos fatos que fizeram com que nossas "cabeças pensantes" que influenciaram (algumas ainda influenciam) nossa cultura aderissem tão cegamente às ideologias esquerdistas. O que é relatado é sabido por quem acompanha criticamente nossa cultura, a diferença é que o livro nos fornece as comprovações e referências....Aliás, minha única ressalva é o excesso de "rodapés" onde facilmente o leitor se perde.

Com livros como o deste jovem escritor é que temos a esperança de que o nosso país está retomando o seu rumo na direção de um caminho melhor, pois até bem pouco tempo ninguém ousava falar sobre o assunto.

Ivan 13/06/2020

Extremismo
O livro demonstra com evidências históricas como um assunto de esquerda, visto como "justo" e "libertário", se levado ao extremo pode causar a destruição de uma geração e de seu país, mas também defende demais o neoliberalismo e certas filosofias destrutivas ao bem estar social como a do nosso desgoverno atual.

Tuler 03/06/2020

Livro bem interessante, fala bastante a respeito da pré didatura e pós didatura.

Luís Henrique 08/03/2020

Recomendo
Trata-se de um livro interessante, capaz de gerar horas de reflexões.
É triste a constatação de que nossas universidades e toda cultura intelectual de um modo geral segue para um caminho de escuridão total, sem perspectivas de uma luz no fim do túnel a curto/médio prazo.
Independente de crenças políticas, leia e tire suas próprias conclusões.