A Cauda Longa

A Cauda Longa Chris Anderson

Resenhas - A Cauda Longa

Anthony 11/02/2023

Revolucionário
A mente do autor de milhões, o olhar para os nichos com outro olhos, uma ótimo leitura para quem quer se aprofundar no universos das vendas.

Simone 28/12/2022

A cauda longa
Em junho de 2008, tive o prazer de assistir uma palestra do autor do livro no hotel transamerica em SP m, e ele autografou meu livro.
Ele publicou o livro após um artigo dele sobre o conceito fazer muito sucesso.

Chris Anderson utiliza exemplos de musicas, filmes e de livros para mostrar como a Internet fragmentou o mercado e expandiu as possibilidades de vendas e receitas. Afinal de contas, a gama de produtos disponíveis online é muito maior do que em lojas físicas.

No livro, o autor explica sobre galpões e seus alugueis para colocar coisas, e o quanto se gasta com isso.

Com internet, é possível ter um um catálogo infinitamente maior e sem custos adicionais.

A Amazon, por exemplo, hoje, pode imprimir livros só após o mesmo ser vendido, assim reduzindo custos de galões de estoque.

Além disso, a busca por produtos é facilitada na internet. O consumidor não precisa se deslocar de loja em loja, não fica restrito à sua cidade e ainda pode comparar preço rapidamente.

Excelente livro para estudantes de marketing e empreendedores que querem começar no mercado de nicho.

kathrein.oliveira 05/12/2022

interessante mas repetitivo
O livro fala muito sobre o surgimento nos nichos no mercado e em como isso influencia o nosso consumo. Achei muito interessante, porém também muito repetitivo, o autor usa de vários casos a parte para exemplificar a teoria do livro e para mim, ficou repetitivo.

Um bom livro que se aplica muito a nossa era atual.

Sandrað· 20/09/2022

O mundo é dos micros
Esse livro traz a teoria da cauda longa, que nada mais é do que o surgimento e fortalecimento da culturas de nichos de mercado. O livro traz uma linguagem muito interessante, fácil compreensão e muitos cases interessantes. Leia se você gosta de marketing, tem um pequeno negócio ou simplesmente curte o tema da comunicação. Recomendo!

Fabio.Miguel 13/01/2022

A cauda longa
Livro muito interessante, com diversos insights e muitas referências. Recomendo para pessoas que gostam de empreendedorismo, tecnologia, investimentos ou que vendam algum produto ou serviço pela Internet. Oque mais me deixou impressionado no livro, de 2006, foi em como o autor foi capaz de prever vários comportamentos e tendências tão presente nos dias de hoje. Basicamente a cauda longa é uma espécie de "desdobramento" do princípio de Pareto e lei de potência. Durante o livro o autor explica oque é esse fenômeno e quais suas três etapas para que o mesmo ocorra. São elas a democratização da produção, democratização da distribuição e por fim fazer com que os usuários localizem, no mar de escolhas possíveis, oque procuram através do aprimoramento dos mecanismos de buscas e resenha dos clientes. Excelente livro, super recomendo.

Carla.Zuqueti 01/05/2021

Excelente
?A era do tamanho único está chegando ao fim e em seu lugar está surgindo algo novo, o mercado de variedades. Esse livro é sobre esse mercado.?

Chris Anderson foi editor chefe da Wired e é o autor do livro ?A Cauda Longa?, que fala sobre a abundância de ofertas proporcionada pelas novas formas de consumo.

Na era da escassez, havia pouco espaço nas prateleiras e uma decisão das empresas de comércio sobre o que ofertar. Tudo isso tinha um preço e uma necessidade de retorno.

Com a internet, a escassez acabou. Os diversos produtos são oferecidos como um catálogo digital quase infinito. Formando a cauda longa.

Claro que ainda temos os ?best sellers?, que ocupam o centro do gráfico. Mas agora temos uma cauda enorme composta pelo mercado de nichos: muitas coisas vendendo um pouco de cada transformam-se em muitas vendas. E por trás disso estão os grandes sucessos da Amazon, da Netflix, do EBay, do ITunes: uma infinidade de opções onde cada um encontra l que procura, onde há espaço para todas as ofertas e o desafio é justamente ajudar o cliente a encontrar aquilo que vai ao encontro as suas necessidades.

Apesar de escrito em 2006, o livro é muito atual e reforça bem a ideia de que tudo tem seu público, que a diversificação é o caminho e facilitar a tomada de decisão do consumidor é essencial.

Recomendo!

Estelia 01/06/2020

O mundo dos negócios
A cauda longa é uma teoria aplicável ao mundo dos negócios por meio do marketing. Confesso que esperava mais da leitura, talvez por ser um dos mais lidos do mundo e ter sobre si aquela famosa expectativa. Mas, sua leitura não deixa desejar, tem sim, grandes lições e técnicas que podemos aplicar dese o micro ao grande negócio.

Ernesto.Antonini 20/05/2019

Comunicação de nichos
Este parágrafo define este livro bastante detalhado sobre como a industria do entretenimento tem transformado a indústria da propaganda e comunicação:
"Nos mundo do entretenimento e da informação, já superamos as restrições de capacidades em termos de espaço em prateleiras e canais, além de suas exigência de tamanho único. Em breve, também deixaremos para trás as limitações de capacidade também em produção de massa. A explosão de variedade que vemos em nossa cultura, graças a eficiência da tecnologia digital, se estenderá para todos os outros aspectos da nossa vida".

Ane Vasconcel 09/01/2019

Caudas Longas por toda parte
A Cauda Longa é um estudo bastante interessante, trata-se de uma análise, grosso modo, dos mercados e suas quase infinitas ofertas em prateleiras físicas e virtuais. Com uma base centralizada nos estudos do mercado de música, o autor elabora uma teoria aplicável em diversos contextos e condizente com a nossa realidade. Em todos os campos de nossas vidas, estamos rodeados de Causas Longas, como leitora posso exemplificar a Cauda Longa na literatura, são tantas opções de livros em subcaudas de gêneros para contáveis olhos, que se torna uma complexa bomba informacional. Imagine selecionar um livro de ficção nos dias de hoje, no caso de querer conhecer um autor(a) contemporâneo, haverá tantos catálogos de livros físicos e digitais que a escolha se torna complexamente difícil, claro que há critérios de seleção que podem ajudar na decisão, mas, a Cauda literária se torna longamente cheia de cabeças e subcaudas; sendo bom, por um lado, e caótico, por outro lado. Indico essa leitura!

Ricardo 08/04/2017

O bebedouro e a cabeça curta
Livro imprescindível à varejistas, porém já sente o peso dá idade. Errou o prognóstico de que a internet não traria polarização. Vale pelo que diz sobre varejo digital e mais ainda pelo que fala sobre varejo de lojas físicas.

hanny.saraiva 21/02/2017

Antes tarde do que nunca?
Li esse livro tarde demais. Esse é o problema em deixar passar temas que fazem sentido quando estão em voga. Não sei até que ponto as pontuações da Cauda Longa se aplicam hoje, em 2017. Os nichos continuam e estão cada dia mais presentes, mas sinto que o livro ficou datado, preso em algum ponto em 2010. Talvez porque hoje não se consiga pensar em uma sociedade onde não há a presença de nichos. Talvez eles estejam agora tão intrínsecos que não mais imaginamos uma era de escolha sem precedentes.

Citação que resume:

"O segredo para criar um negócio florescente de Cauda Longa pode ser resumido em dois imperativos: 1. disponibilizar tudo 2. ajudar-me a encontrá-lo."
@agathanogs 27/03/2020minha estante
senti isso lendo em 2020... kkkk

André 22/12/2016

Não é um guia ou passo a passo, mas um livro que fala das mudanças do mercado
Você prefere comprar em uma loja física ou online?

Na época da escrita do livro A Cauda Longa, o serviço de streaming de músicas online Rhapsody possuía mais de 1,5 milhão de faixas. Enquanto a Walmart tinha cerca de 4.500 títulos de CD’s.

E não é só a quantidade que faz a diferença, mas a profundidade de categorias musicais que os catálogos são capazes de oferecer.

Por exemplo, músicas muito conhecidas como Justin Bieber são encontradas em qualquer uma das lojas citadas. Agora, se quiser muito ouvir algo menos popular, como Gorgoroth, apenas as lojas online que possuem uma ampla variedade irão te satisfazer.

Antigamente, as lojas de CD’s podiam colocar nas prateleiras apenas os mais vendidos. Isso servia para justificar o custo ocupado por cada produto. E assim, os menos vendidos nunca eram conhecidos.

Hoje, com as vendas pela internet, quase não há limite para o estoque. Então os varejistas podem oferecer tudo, até os menos vendidos. Vale lembrar que, quando somados, representam uma fatia do mercado tão grande quanto a dos hits).

Isso acontece com vários tipos de mercado:

Músicas;
Filmes;
Livros;
Vídeos;

E segundo o autor Chris Anderson, até com alguns produtos físicos.
As mudanças que a internet trouxe para esse novo mundo são gigantes. Além de aumentar a quantidade, também aumentou a profundidade de ofertas de especificações dos produtos.

Análise completa no meu blog: http://lerempreender.com.br/a-cauda-longa-chris-anderson/

site: http://lerempreender.com.br/a-cauda-longa-chris-anderson/

Cláudio Jr. 04/12/2016

Recomendo
Livro bem interessante, principalmente, para quem tem um negócio ou pensar em abrir um em algum momento. O autor, defini o que é a cauda longa e que se encontra nessa região os maiores ganhos, além disso, dá vários exemplos de empresas que ganham mais dinheiro na cauda longa, como no segmento de streaming ou venda de livros.

Alex Souza 25/11/2016

Bom!
Recomendo. Apesar de nos 2 primeiros capítulos ele transmitir bem a ideia principal, e depois passar os demais capítulos "dando corpo" à ela, ainda assim vale a pena lê-lo.

Abraço!