Eu, Christiane F., Treze Anos, Drogada, Prostituída...

Eu, Christiane F., Treze Anos, Drogada, Prostituída... Kai Hermann...

Resenhas - Eu, Christiane F., Treze Anos, Drogada, Prostituída...

Marlon Teske 22/03/2011

O Zoo
Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída, cujo filme (que no original acho se chama Estação Zoo) é muito mais conhecido do que seu precursor, o livro que trouxe a público a história difícil de uma menina mergulhada em uma realidade pobre e violenta.

Mas, seja no livro, seja no filme, somos lançados de forma bem fiel a desgraçada juventude de Christiane nas ruas de Berlim.

Baseado (trocadilho não intencional) na história verdadeira de Vera Christiane Felscherinow, o livro narra o caminho sem volta ao mundo das drogas, começando com o porre no fim de semana e avançando até alcançar o fundo do poço ,no caso dela a heroína e a prostituição. Na ocasião de seu julgamento, os dois sacanas que assinam o livro (Kai Hermann e Horst Hieck) entrevistaram a menina com 16 anos e publicaram seus relatos na revista Stern, em 1979. Foi tudo tão chocante que a história virou livro e filme lançado em 1981.

É o tipo de livro que vou um dia entregar ao meu filho adolescente. Ele mostra como é tênue a linha que separa uma criança comum de um drogado viciado, o quanto é importante o apoio da família e do ambiente que nos cerca na formação do indivíduo (e também me lembra certos porres da minha época). Leitura recomendada mesmo. Lição de vida.

A sim, só pra constar: a dona Vera continua viva, está um bagaço e ainda se droga. É, ela não aprendeu nada com sua própria história, ainda que tenha ensinado a muitos outros.

Lido em Maio de 2008
Marcela Vidinha 10/07/2011minha estante
o titulo original na verdade é "wir kinder von bahonf zoo" "nós, crianças da estação zoo"

Michel Marx 26/06/2012minha estante
Tem Spoiler.
Bom, a maioria dos comentários que leio são de pessoas que tiveram uma impressão do livro totalmente diferente da minha.
Quando vi o filme tinha uns 10 ou 11 anos de idade, de lá pra cá peguei o hábito de ler e 5 dias atrás o achei na biblioteca da escola.
À princípio não gostei do final, a história se vende como um livro que ''todos já sabem o final'', ou seja, na lógica do ''senso comum'', Christiane deveria morrer no fim do livro, mas, não foi isso que aconteceu.
Pra mim, a mensagem que o livro trás não é a de ''drogas matam'', ou de ''não use, nem para experimentar''. Pra mim a mensagem do livro foi algo como ''A sociedade é um lixo, você pode se adaptar à ela e nunca ser feliz, ou pode se acovardar como essa menina fez e sofrer, entretanto, ter alguns momentos de prazer''.
Quer dizer, o que Cristiane mais quis no livro inteiro foi se acovardar dos problemas que a sua fase, a adolescência, encontra. Querendo ou não, a adolescência é uma fase de muitos conflitos sobre sua verdadeira essência. É o momento em que o indivíduo se pergunta, ''quem sou?'', ''o que quero ser?'', ''para que vivo?'', ''pelo que eu luto'' ou ''qual o sentido da vida?''. As respostas que esse adolescente encontrar nesta época, dirão quem ele vai ser. Christiane fez diferente, quis se colocar numa espécie de ''mundo paralelo'', de modo que não fosse necessário que enfrentasse estes problemas. Preferiu muito mais ser ''como os outros'' do que procurar sua própria essência dentro de si própria.
Enfim, a impressão que tenho do livro é bem ruim em relação ao que a maioria vê, não sei se estou certo, mas, certo ou errado, só existe uma verdade, esta talvez nunca a conheceremos.
No mais, gostei da resenha, bastante informativa e imparcial quando precisou ser.

Liz 19/01/2013minha estante
Li esse livro há mts anos. Tenho o filme.
Só lendo mesmo para entender esse mundo louco das drogas, o que elas fazem com você e o que faz você fazer por elas.

Nenna Amori 08/02/2013minha estante
Eu li esse livro faz um tempo, e nunca vi o filme, pra falar a verdade eu só fui ficar sabendo do filme há uns 3 meses quando fui procurar o livro pra comprar, já que o meu eu emprestei e nunca mais me devolveram...

Juliana @4livreira 06/03/2013minha estante
Vi esse filme na infância, quando tinha uns 10, 11 anos e nunca mais me esqueci. Vi apenas umas 3 vezes depois e jamais cheguei perto de drogas! :D Ensina sim, ensina MUITO e a lição que fica é de que com drogas você só tem a perder o que nem mesmo você tinha. Ou algo assim, enfim, o livro ainda não li mas espero um dia ler-lo e entregar a meus filhos. :)
BELA RESENHA!

PRI 04/08/2013minha estante
O que mais me marcou nesse livro foi que meu pai me viu lendo e me deu uma bela de uma bro
nca rsrs bom tive que terminar de ler escondido.

Lu 27/10/2013minha estante
eu amo esse filme!

Nattt 30/11/2013minha estante
Não lembro a primeira vez que o li, (e foi em pdf)lembro que fui muito insensível aos fatos, achei tudo documentário demais. Mas para minha surpresa relendo agora este ano (e encontrei alguém que me emprestou o livro) senti um pesar imenso que me deixou dolorida a cada página, e asfixiada.

Gaby 25/11/2014minha estante
Na verdade ela não se droga mais. Pelo menos não com heroína. O filho dela mudou sua vida completamente. Infelizmente a mídia, vez em quando, nos lança notícias que ela foi vista com toxicômanos, em algum lugar por aí, mas no segundo livro dela: "Eu Christiane F., a vida apesar de tudo" explica o quão esta não é uma verdade. E eu acredito. Pra quem gostou do impacto do primeiro, recomendo mais do que tudo sua segunda biografia. Vão entender e se apaixonar por esta doce ex junckiestar.

Emilya 02/02/2016minha estante
Nunca li este livro, mas admito que me despertou grande interesse, ainda mais, quando assisti o filme, que gostei demais! Espero que eu goste mais ainda, é claro! Já que os livros na maioria das vezes são bem melhores que os filmes.

Nathy.Braganca 14/03/2021minha estante
Nao sabia do filme

JosA.Allan 17/06/2021minha estante
Saudade desse livro, emprestei e sumiu.

BabyM 22/03/2022minha estante
Li pela primeira vez quando tinha 12 anos e acabei crescendo achando que amores são assim como o dela, que pra ser legal deveria me integrar em algum grupinho e obviamente fui para o grupinho dos viciados. (Graças a Deus não me prejudiquei) estou relendo com 21 e o impacto é enorme. Cada página é um pedido de socorro pelas nossas crianças.

Maria 21/12/2010

Deviam adotar livros como esse nas escolas, seria mais eficiente que qualquer palestra chata sobre drogas.
Teka 08/11/2011minha estante
Concordo !
Esse livro me ensinou a ficar longe das drogas e perceber como é horrível a vida de um viciado !
Aprendi muita coisa, me marcou muito esse livro !

Juliana @4livreira 06/03/2013minha estante
Devo muito à minha mãe por me mostrar esse filme, porque com Christiane F. nunca cheguei perto de drogas :D

Desiree 14/07/2014minha estante
E adotam.
Mais ou menos, na verdade.
Eu o li porque estava disponível na biblioteca da minha escola, lá por volta de 2005.
Poderia ser mais divulgado, isso é fato.

Violet Dusk 19/03/2015minha estante
Peguei o livro na biblioteca da escola. Meio que ninguém sabia que estava lá, acredito que seja preguiça de procurar coisas interessantes, mas só foi eu pegar que todos quiseram lê-lo. A divulgação foi feita, não por quem deveria, a própria escola, mas por nós mesmos, alunos, que nos interessamos em ler o livro e depois assistir o filme em conjunto (claro que no meu próprio grupo de amigos).
Mas quer saber o que eu acho? As pessoas que são "responsáveis" pela biblioteca não têm o interesse que deveriam ter pelos livros, conhecê-los e indicá-los. Elas nem mesmo sabem onde se encontra tal livro que você tinha visto jogado por uma estante há uma semana atrás. Ao menos na minha escola é assim, mas certamente isso acontece em muitas outras escolas. Eles meio que não dão a mínima para o quê os alunos estão lendo já que eles também não gostam muito de ler ou tem a desculpinha de que não tem tempo. tsc

Priscila 03/04/2021

Relatos fortes, porém necessários
Tive vários sentimentos enquanto lia esse livro, ele nos mostra os baixos e mais baixos ainda da vida dos viciados, na minha opinião todos os adolescentes deviam ler para nunca se manterem nessa.
Pretendo ler o outro livro para ver o que acontece depois com ela.
Juliana.Rissardi 04/04/2021minha estante
Eu preciso ler novamente, li faz 20 anos, acho q eu tinha a idade dela, 13. Devo estar com outra percepção agora e não sabia que tinha outro livro!

Priscila 04/04/2021minha estante
Com certeza você irá reler com outros olhos. Eu vi uma entrevista em que ela fala desse novo livro, lançou não faz muito tempo, acho que uns 5 anos atrás.

Juliana.Rissardi 04/04/2021minha estante
Gostei muito de saber deste novo livro.

Tem livros que temos que ler de novo, com uma nova mente, é bem interessante.

Obgda pela dica!!

May 10/09/2010

Todo adolescente metido a rebelde deveria ler.
Anáàh 05/05/2014minha estante
su memo

Tatiane.Nogueira 31/05/2023

Maravilhoso
A história dessa adolescente é muito tocante, ainda mais por ser uma história real nada do que acontece nessa história fictício, quem tiver a possibilidade de ler leiam este livro é realmente tocante.

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Vitoria.Borges 20/03/2024

Surpreendentemente triste
?Sentia-me totalmente perdida. Não sabia por que ia ao Sound, não sabia por que me drogava, não sabia o que fazer da vida.?

Uma história completamente trágica que nos faz compreender como é a vida de um viciado e quais foram as circunstâncias para que ele chegasse a esse destino, o filme e livro são fortes e me deixaram completamente obcecada pela história da Christiane F.

Priscilla 08/10/2010

Um livro perturbador
Realmente inquietante a história de Christiane.
Depois de ler, fiz algumas pesquisas sobre ela e descobri que ela não conseguiu largar realmente o vício. Ela perdeu não só a juventude, a dignidade e os pudores, ela perdeu a vida mergulhando no abismo dos toxocômanos para nunca mais sair.
Lucia Sousa 29/11/2010minha estante
Puxa,eu nem me lembrava de ter lido esse livro!Foi uma sensação durante minha adolescência,quase todos os meus amigos já tinham lido!Como eu pude esquecer?Agora estou me lembrando de tudo!Valeu!

JAlia.Buchmann 23/04/2024

Meu livro favorito do mundo
Há 5 anos li esse livro pela primeira vez e ainda penso nele pelo menos 1x na semana. Me marcou de uma forma como nenhum outro marcou.
Quando comecei a ler, não imaginei que conseguiria me conectar tanto com a realidade de uma menina que, a pesar de ter uma idade parecida com a minha (tinha 15 na época que li), vivia uma realidade completamente. Chocante é a palavra que mais bem descreve esse livro. Apesar de virar meu livro favorito, não é o tipo de história que eu consigo devorar. Precisei de muitas pausas pra refletir, chorar e me acalmar antes de voltar ao fundo do poço que é a vida de Christiane F. Incrível, porém necessário muito estômago para ler o livro mais real já escrito.
rocksgabe 23/04/2024minha estante
fiquei com vontade de ler agora

bru 17/05/2021

Impactante
Comprei esse livro há uns 8 anos, tentei lê-lo naquela época e a leitura não fluiu.
Como toda biografia, há uma tensão e uma intensidade que nem sempre é fácil.

Eu, Christiane F. é um livro duro, dolorido, sofrido e triste.
Quando uma adolescente de 13 anos começa a usar drogas, qual o primeiro pensamento que vem a cabeça?
E quando você vê que a mãe está em completa negação, o que pensa?

As descrições desse livro é de uma complexidade, e, me deu vários insights para várias discussões.
A história é vista pela perspectiva de algumas pessoas, como a própria Christiane, sua mãe, alguns responsáveis da polícia e um psicólogo. É fantástica a forma como você vê que o estado e a polícia falham no suporte a toxicômanos, e, estamos falando de 1977, mas por ironia, é algo tão palpável e real até os dias de hoje.
Conseguimos visualizar o quanto as drogas drenam as vidas, dos viciados e da família.
Quantas pessoas morreram e tudo que precisaram fazer para que pudessem manter o seu vício.

O que você pensa de uma adolescente de 15 anos se prostituindo por drogas? Já parou para pensar que isso é mais próximo de nós do que imaginamos?

Que livro sensacional, e, fico feliz por ter lido nesse momento, onde sou mais madura e tenho mais experiências naquilo que ele foi abordado.

Ressalto, não é uma leitura fácil, mas julgo necessária.

Super recomendo.

Bart 18/07/2020

Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada, Prostituída...
*Kai Hermann, Horst Rieck*
Editora Bertrand Brasil
320 pág, 2009.
Até que um dia eu li!!
Gosto muito do gênero terror, mas é difícil você achar um livro que de fato assuste, que cumpra o prometido... a não ser "O Exorcista", indico a leitura, super leve e descontraído, vai garantir altas gargalhadas... ? lê, e depois me diz kkkkkkkkk!
Por que falei do gênero terror?!
Porque esse livro assusta!!
A auto degradação a que o ser humano é levado a escolher como fuga de seus problemas e do seu redor. Agora pensa numa criança... que desde pequena presenciava e sofria com agressões de um pai que se importava apenas consigo mesmo (por isso que digo "é levado"), atrelado à essa violência, temos uma permissividade a ponto de quanto menos tempo vc passar em casa... melhor ou menos ruim!!
Assim começou a história de Christiane F., uma figura masculina violenta p/ela, irmã e a mãe, e mesmo depois da separação, o próximo parceiro da mãe, também não acolheu, e muitas vezes o acolhimento vai ser feito por entre os pares que elegem esse tipo de sofrimento como algo em comum.
"Aos 13 anos Christiane estava masturbando um cara no carro p/ganhar $$ (120,00 marcus) p/poder comprar sua heroína e do seu namorado..." E isso ainda não foi o fundo do poço.
Acho que a leitura foi muito mais interessante por conta da psicologia, e indico a leitura p/pais e filhos, claro você não vai deixar uma criança de 8 anos ler o livro, mas drogas, violência é assunto imprescindível e não se pode deixar pontas soltas, pois a vida não perdoa.
O livro é incrível e ensina através choque!
??????????
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!

GioMAS 10/06/2023

O vazio existencial na Berlim Ocidental, capital junkie/1970
Como não é novidade, o livro reproduz o relato de Christiane e seu aspiral descendente no vício em heroína.

O relato é indigesto, frio, torturante. A vivência individual tem contornos coletivos. Basta o mínimo de empatia e consciência política para que o leitor compreenda as circunstâncias, dores e as ilusões narradas no livro.

Nos entremeios do drama de Christiane, sobressai a realidade da Alemanha Ocidental que, não por acaso, em meados da década de 70, já havia se tornado o maior
mercado ilegal de heroína do continente europeu - Berlim Ocidental, a capital junkie da Europa.

Parece-me que, embora seja determinante, o cenário pré queda do muro de Berlim passa despercebido em muitas das análises sobre o livro. Toda uma geração sucumbia aos reflexos materias/econômicos, culturais e emocionais da guerra, compartilhando sentimento generalizado de não pertencimento, vazio existencial.

Christiane é retrato e resultado do meio.

Não há vínculo familiar, preceito religioso, ideologia, sentimento comunitário, capaz de trazer à tona um resquício de esperança.

É apenas vazio, ausência de qualquer conexão, necessidade de fuga causada por desprendimento compulsório.

Aliás, a consternação e angústia que emanam do livro-reportagem advém, acredito eu, desse imenso sentimento de vazio contra o qual Christiane luta incessantemente.

Trata-se de uma leitura necessária, não apenas como uma reflexão sobre a epidemia das drogas, mas também como alerta sobre a importância dos valores sociais, do fortalecimento das relações e consolidação do elo entre o individual e o coletivo.
JoAo366 10/06/2023minha estante
Resenha muito bem feita?

Vivi 20/12/2008

Livro fantástico, que narra a trajetória de Christiane, praticamente uma criança, em direção às drogas e conseqüente prostituição. A história é incrível pela sua veracidade, e é chocante imaginar que muitas pessoas - crianças ou não - passam por situações muito parecidas, e até piores, levadas por drogas.
Kaléu Caminha 26/12/2008minha estante
Olá Vivi, acabei de ler este livro e me fascina ainda mais a inteligência e o discernimento que ela demonstra...acaba ficando até mesmo um sentimento de que ela é muito mais interessante do que a maioria das pessoas que se conforma em viver com o que lhes é imposto...

E você tem toda a razão, em vários pontos o livro nos entristece..e muito.

Antonio Lisboa 08/12/2011minha estante
O bacana deste livro é a sua atualidade. Li-o em fins dos anos 80, e, na época, era meio que censurado pelo seu forte tom, quando descreve as situações de prostituição e consumo de drogas. Um livro que deveria ser trabalhado por educadores, pais e adolescentes, especialmente nesses dias de "liberou geral" que impera em nossa sociedade.

Nana 25/11/2021

Realidades
É uma biografia que mostra como é a vida de uma criança/pré adolescente viciada em drogas, mostra o que levou ela a se envolver com as drogas e nos trás muitos gatilhos, e nos mostra que não devemos julgar sem antes saber o que levou a pessoa a isso.

Eliane 22/06/2022

Pesado
Relato pesado e emocionante sobre Christiane. Triste acompanhar como a droga escraviza jovens e perceber a impotência social diante de tal problema. Difícil de ler, mas necessário.