Eu, Christiane F., Treze Anos, Drogada, Prostituída...

Eu, Christiane F., Treze Anos, Drogada, Prostituída... Kai Hermann...

Resenhas - Eu, Christiane F., Treze Anos, Drogada, Prostituída...

Sira Borges 22/09/2023

Cristiane F.
Li esse livro quando tinha exatamente 13 anos! A mesma idade que tinha Cristiane. Uma tia me emprestou. E eu acho, só acho, que nunca tive vontade de experimentar nenhum tipo de droga por conta desse livro!
As cenas são muito fortes, principalmente pra a adolescente de 13 anos... e eu torcia tanto pra Cristiane se libertar daquele pesadelo, que marcou minha vida de uma forma muito contundente!!! Não sei se impactaria o jovem de hj, tão bombardeado de informação, mas vale muito a leitura!

MarAlia63 03/04/2021

Lembro que quando eu tinha uns 12 anos minha mãe pegou esse livro emprestado com uma amiga e eu fiquei muito cheia de vontade de ler, mas ela não deixou, disse que eu deveria ler mais adulta.
Vinte anos depois eu comprei o livro, talvez mais jovem eu não teria compreendido tanto as ?fraquezas? da Christiane, tampouco a dor do abandono e de uma família sem estruturas na qual ela viveu.
Uma história forte e triste, que faz a gente pensar no tanto de ?Christianes? que temos nas ruas, jovens perdidos, sem esperança e sem expectativa alguma.

Ludmilanog 14/04/2024

"Vou me matar porque um viciado não dá nada aos seus pais e amigos, a não ser aborrecimentos, preocupações e nenhuma esperança. Ele não destrói somente a si mesmo, mas destrói também aos outros.[...] Fisicamente não passo de uma ruína. Ser drogado é o fim de tudo. Mas o que leva a isso seres jovens e cheios de vida? Gostaria de advertir a todos aqueles que um dia ou outro se perguntam: 'E se eu provasse?' Olhem-me, olhem em que me transformei, pobres cretinos."

Pamela.Perrupato 26/02/2022

#livrotonina
Um livro cheio de depoimentos da jovem Christiane, uma garota de 13 anos que se prostituía para poder comprar drogas. A mãe e outras pessoas que viviam perto de Christiane também falaram aos jornalistas Kai Hermann e Horst Rieck. A breve entrevista que estava prevista para durar duas horas, se transformou em dois meses e logo virou um best-seller mundial, onde se tornou inspiração de roteiro para um filme com cenas intensas e cheias de revelações. Recomendo ter estômago e psicológico em dia para acompanhar cada página dessa história!

“Um pouco antes de dormir disse a mim mesma: Christiane, estas coisas não são pra você. Você está no mau caminho…”

site: https://www.instagram.com/livrotonina/

nicole! 31/01/2022

Simplesmente inacreditável
Até agora não consigo acreditar que é uma história real.
O livro fala sobre a vida de uma menina que com 12 anos já estava entrando no mundo das drogas, e que viria futuramente a ser uma viciada em drogas pesadas.
Não consegui parar de ler até o livro acabar.
Como o livro é narrado em primeira pessoa é possível entender como a mente de um drogado funciona, a lógica que usam, formas de conseguir dinheiro, recaídas e como simplesmente não ligam. A história é quase inacreditável, uma menina que mesmo tão nova já tinha uma vida dupla.
A leitura é um pouco difícil, demorado para ler.
Gostei muito da história, o melhor que li em tempos.
Douglas Finger 22/05/2022minha estante
??

Guilherme.Bochinia 12/05/2023

Christiane era menina de treze anos quando começou a ser drogar, para se encaixar em um grupo.
Ela também tinha carência que faltava afeto dos pais, ela encontrou nos amigos e na droga.
Ela fez coisa que uma gotota de treze anos poderia passar.
Mais no final era culpa da sociedade, não tinha compreensão da sociedade que as crianças era maior fitima das drogas.
Rayssa 12/05/2023minha estante
Ela estava viva até um tempo desse. Com o dinheiro do livro ela pôde se drogar em paz pelo resto da vida kkkkkk
Mas sempre em alto nível.

Lia Trajano 17/06/2023minha estante
Pior que é verdade, Rayssa, ela nunca conseguiu se livrar completamente das drogas

Licinha 27/07/2023

Impecável!!
Nunca pensei que estaria lendo uma livro tão pesado de conteúdo, deixando bem claro que não é uma história fácil de ler muito pelo contrário vc tem que parar algumas vezes pra ficar pensando sobre oque acabou de acontecer.
A narrativa é muito bem contada e a escrita é bem fluída mesmo sendo escrito por dois jornalistas não é uma escrita chata e nem muito menos sem emoção, cada pedacinho parece fazer sentido e pega muito no coração, eu poderia passar horas falando sobre a genialidade de cada palavra que foi colocada no papel mas se trata de uma história real, uma vida de vdd, que me fez perguntar muitas vezes "até quando teremos tantas Christianes nas ruas?"
O mundo das drogas e da prostituição não é cor de rosa e principalmente para uma menina de 13 anos que não tem apoio de sua familia e carece de assistência governamental que na época está mais preocupada com a a ameaça dos EUA.
Recomendo o livro a todos que estiverem dispostos a aprender algo com a história e não somente lê-la, interpretar a história é fundamental, e ter maturidade tbm então pra mim a classificação do livro é e deve ser +16. Irei manter na estante com toda certeza !!

Nani84 30/06/2021

Tive contato com esse livro quando ainda tinha cerca de 9/10 anos de idade. Passava férias na casa de minha vó e minha tia de 16 o estava lendo na época. Quando ela saia de casa eu corria para ler escondido, trechos soltos, e me chocava com os relatos.

Anos depois assisti o filme e hoje, aos 37 anos, resolvi reler.

Desconsiderando algumas problematizações (gordofobia, homofobia, xenofobia...), até pq é um livro de 1979, ele continua uma obra impactante e ainda relevante nos dias atuais.

Moises Celestino 22/08/2020

"Revisão do Livro"
Relato gritante, chocante e dramático. A célebre biografia de Christiane é simplesmente um verdadeiro soco no estômago. O conteúdo descrito neste livro não é nada fácil de ser assimilado, pois, a perda da inocência, da falta de estrutura familiar, os conflitos, dilemas e angústias, vivenciadas por uma juventude desacreditada, a maioria sem esperança, á mercê do submundo das drogas e da prostituição, só poderia resultar num final deprimente, cruel e indigno. Tanto o livro como o filme de 1983, baseado na mencionada história, são absurdamente pesados e dolorosos...

Elis.Sousa 19/07/2021

Pesado e chocante
Não é uma história bonita nem feliz. É assustador ver uma criança se envolver em tanta degradação. Mas é um bom livro, já li diversas vezes.

Helen Moya 05/06/2021

Livro forte, acho que deveria ser indicado sua leitura nas escolas. Mostra bem o lado negro das drogas, a degradação que ela causa.

Antonio Maluco 12/02/2020

História
o livro conta a história de vida de uma garota que se drogava e prostituia e tentando mudar de vida ela e seus familiares