Help! Me Eduque

Help! Me Eduque Rossandro Klinjey

Resenhas -

Rekellen 24/01/2021

Leitura obrigatória!!
Rossandro em uma conversa informal, faz a gente nos "lembrar" que nós os pais é que devemos educar, ensinar valores e não a sociedade. Com seus relatos ele nos faz refletir. Estou sendo um bom pai? Estou sendo um bom educador? e como isso pode refletir no futuro do meu filho. No final, ele deixa uma carta, linda emocionante. Que pra mim foi o ponto mais alto do livro.
Gabi 05/10/2022minha estante
Pra mim também a carta foi o ponto mais alto do livro!

Bart 22/02/2020

Help! Me Eduque
*Rossandro Klinjey*
"Prepare seu filho para o mundo" isso é o subtítulo do livro. Mas como fazer isso, se em casa mães e pais não estão sabendo lidar com seus próprios filhos? O livro não é um manual, e aponta certas certas atitudes que vão influenciar no comportamento da nova geração.
O quanto da "admiração e respeito" (vc vai entender prq marquei essas palavras, basta ler o livro), que nós temos pelos nossos pais, não foi passada para os filhos de nossa geração, e essas duas palavras acarretam um sentimento que parece estar em falta nas relações hoje em dia.
Crianças que não sabem lidar com frustrações, prq os pais não deixam q elas passem por esse tipo de aprendizagem, "atrofiando" o desenvolvimento psicossocial dos próprios filhos e muito mais!!
Livro incrível, o autor dá impressão de estar conversando com o leitor! Um puxão de orelha, visando uma melhor dinâmica do núcleo familiar!!
Excelente livro mesmo, e indico p/mães e pais que negligenciam ou delegam o carinho e afeto dos seus filhos.

Iza Santos 15/02/2022

A leitura do Rossandro é muito interessante, parece até estamos ouvindo ele em seus vídeos. Gostei muito da leitura.

Neyme 23/02/2020

Incrível
Amei o livro, aprendi muito com os relatos, e rir bastante, pois o Rossandro te envolve nós relatos e te faz pensar muito em como estamos criando nossos filhos. Linda a carta no final. Super indico

Luciano 15/05/2021

Deu vontade de ter um filho.
O livro tem algumas experiências bem interessantes,mesmo como o próprio autor dizendo que não possui filhos,mas tem anos de experiência como terapeuta,acho bem válido a leitura,mesmo pra que também não tem filhos.

Solangeeoliv 10/09/2021

Interessante!
Um psicoterapeuta que há 15 anos ouve as angústias dos pais e filhos sobre relacionamento escreve um pouco das mudanças de comportamento de gerações passadas e da nova comparando o que dava certo e o que não dá mais.

A sociedade mudou, os comportamentos também e a nova geração tem muitas vezes perdido o respeito e é isso que os pais precisam colocar na balança e ver quem é o verdadeiro responsável por isso.

Eu não tenho filhos, mas achei muito interessante!

Fabíola 16/01/2019

Help! Me eduque
|Resenha|?
Conheço o autor através das inúmeras palestras no YouTube e indico. Quando vi essa obra logo quis ler.
Rossandro é psicólogo clínico e doutorando em ciências da educação, com muito humor que lhe é peculiar traz vários alertas e análises para nós pais. Dentro de seus capítulos indagações como:
??Por que meus pais acertaram comigo e eu estou errando com meus filhos?.
??O que vem antes do amor? (Gostei bastante desse capítulo, ele aborda a questão do respeito e de entendermos nossos papéis como pais e não amiguinhos de nossos filhos).
??Filho tem direito a privacidade?.(como lidar nesse mundo cibernético).
??Minha filha é educada, e daí? O que faço agora?(nesse ele explica através de um caso, a importância de aprendermos a inserir nossos filhos no mundo).
"Precisamos urgente de uma família LAR- constituí-se de um grupo em que indivíduos se reúnem comprometidos com as dinâmicas e as necessidades uns dos outros. Os membros da família LAR devem contribuir nessa rica constelação de seres unidos pelo amor, pois as necessidades de segurança, afeto e autoridade de um indivíduo sempre existirão e serão a base para o desenvolvimento de toda e qualquer característica do ser humano...".
Ao final me emocionei com a carta que o autor escreve para seu futuro filho tão desejado.
Editora: @letramais
191 páginas
@rossandroklinjey

Gabi 05/10/2022

Relação familiar
Uma leitura fluida e interessante. Sem termos técnicos de quem é psicólogo ou psiquiatra e afins.

Diz respeito a nossa relação e como lidamos com as influências ao nosso redor. Não só o questionamento do nosso comportamento como pais em relação aos nossos filhos como também o coletivo.

Como preparar os nossos filhos para a vida e para o mundo? Como gostaríamos de influenciar os nossos filhos? É uma linda experiência de leitura!

Me emocionei com a carta para o filho que ele deixa no final.

Eu li em 1 mês, mas pode ser lido entre 5 a 15 dias. Depende como você consegue inserir a leitura na sua rotina.

Estante Branca 16/07/2020

Help...
Preparar nossos filhos para lidar com mundo, não significa protegê-los de tudo, mas ensiná-lo a receber os golpes que com certeza a vida vai dar, sem se perder emocionalmente.
Essa é a ideia desse livro é justamente mostrar para os pais a figura importante que são na vida de seus filhos, e a nossa responsabilidade na formação física e moral deles.
Filhos não são brinquedos, que saibamos disso.

site: https://www.youtube.com/watch?v=eYe6YkHfdT8

Brunov 14/04/2022

Para equilibrar disciplina e respeito com liberdade e afeto.
Livro curtinho, mas excelente voltado para cuidadores que, como eu, não querendo encarnar o papel de ditador, pecam pelo excesso de permissividade e precisam resgatar elementos bons do modelo de criação mais rígido do passo e criar uma síntese com os novos paradigmas da sociedade produzindo um equilíbrio benéfico para a formação dos filhos para que estes não cresçam desorientados sobre o mundo, o certo e o errado, e sua importância.

O livro está longe de ser um receituário, pois foca-se em trazer à luz pontos importantes que os pais deverão adaptar à sua realidade e cita diferentes casos que ajudam a ilustrar os temas e questões a serem trabalhadas.

A parte em que conta sobre seu vínculo com avô e alguns episódios de quando ele teve Alzheimer foi uma grata surpresa.

O autor tem bastante conhecimento como terapeuta e escreve de forma agradável evitando academicismo, mas sem ser puramente prosaico. Cada capítulo é bem conciso e de bônus ainda dá pra tirar boas frases de efeito.

"Nunca podemos esquecer o poder de um sorriso largo e acolhedor, de chamar pelo nome e falar sobre as coisas da vida, mesmo que aquela pessoa não acompanhe seu raciocínio."

isa bella 10/12/2022

não gostei
o livro não me prendeu, não concordo com praticamente nada, só teve dois capítulos q fizeram mais sentido para mim, q foi sobre divórcio e como isso afeta a criança, de resto realmente não gostei.

jumorgensten 18/05/2021

Ao todo, a obra possui 13 capítulos, além da introdução e conclusão. O autor vai misturando explicações como psicólogo sobre o assunto e também a luz da Doutrina Espírita, além de contar histórias suas, principalmente com seu avô Manoel Elias.

O livro começa falando sobre a questão dos pais terem acertado com o indivíduo e o mesmo não acontecer com o ser perante aos filhos, o que vem antes do amor, filhos ter direito à privacidade, a preparação do filho para lidar com o mundo e não o mundo ter que suportar o filho, se os filhos fariam as mesmas coisas pelos pais, reintegração de posse afetiva, educação é repetição, ensinando os filhos o tempo todo, os filhos do divórcio e o divórcio em si, as novas configurações familiares, a educação dos filhos em outras configurações de família e como uma filha educada em casa pode se portar diante das questões humanas e a sociedade de um modo geral.

Para quem acompanha as palestras do Rossandro, vai se familiarizar com algumas histórias, porém, as diferenças é que as mesmas são mais longas e com mais detalhes. Um exemplo é a relação com seu avô e os cuidados com o mesmo. O autor descreve também as intromissões tão clássicas de familiares distantes quanto ao convívio e cuidados com o idoso.

Uma história que me chamou a atenção foi justamente a última, onde uma mãe envia um e-mail para Rossandro solicitando ajuda de como inserir a filha educada em casa em uma sociedade "nem aí pra nada", digamos assim e onde as escolas igualmente não auxiliam.

Por fim, Rossandro ainda não é pai, mas deseja bastante e por isso já escreveu uma carta para o mesmo e compartilhou para os leitores na conclusão. Lindíssimo e muito comovente. Com certeza, será um ótimo pai.

O texto é de fácil entendimento e a leitura depende da sua intenção de leitura. Como rotina e para lazer, é bastante fluída, envolvente e se parece estar em uma palestra física / virtual do autor.

site: http://hidratarvicia.com.br/2021/05/18/help-me-eduque-rossandro-klinjey/

Fernando.Andrade 27/01/2022

O livro é curto mas tive alguma dificuldade para terminar pois o texto por vezes parecia confuso. Entretanto, vejo ao final que traz algumas informações importantes para nortear a educação infantil e nosso entendimento sobre as novas estruturas familiares.

Egberto Vital 17/06/2023

A pesar do peso no uso de clichês e expressões que beiram a superficialidade, o texto de Rossandro é um interessante relato de memórias e experiências que podem servir como um incipiente arcabouço para se pensar a educação de nossas crianças.

Talvez a escolha por uma linguagem mais despojada e não monitorada seja um bom recurso pra fazer com que a leitura seja acessível a um grupo diverso de leitores, o que é nitidamente a intenção do autor, atingir as massas de forma que seja compreendido, nesse sentido, construir sequências narrativas de autoficção é uma boa estratégia para prender o leitor, e ele faz isso de maneira sutil, mas bastante convincente.

O texto não é um manual de como educar crianças no século XXI, como possa dar a entender o título, tampouco é um compendium de psicologismos coachinianos (passa longe disso, na verdade), também não é auto-ajuda (eca). É, sim, um grande diário de um terapeuta - também pai, esposo, filho, padrinho, tio... - que se utiliza da escrita de si para dividir suas vivências pessoais com sua experiência clínica a fim de se pensar caminhos possíveis para se refletir acerca das crianças e adolescentes pós-millennial, suas implicações no contexto da educação familiar e sobre como os pais têm enfrentado (ou omitido) os desafios em educar e construir limites e respeito à autoridade paterna e/ou materna.

Vale demais como uma leitura inicial sobre o tema, mas carece de mais expansão.