O Drama das Escrituras

O Drama das Escrituras Mike Goheen

Resenhas -

Vieira 24/06/2020

O Drama da Criação
O livro aborda de maneira fantástica o "drama da criação" como a narrativa fundamental da bíblia. O primeiro ato é a Criação. Essa criação foi criada originalmente boa "e viu Deus que era muito bom". Deus lhe deu uma missão (mandato cultural). O homem desfrutava de Deus em íntimo relacionamento. Ele tinha tudo de que necessitava.
Mas ai veio o segundo ato - Queda. O homem pecou ao desobedecer a Deus. Ai desobedecer, ele perdeu o seu referencial de amor, bondade, ética, moral. Ele perdeu sua conexão com o Criador. A partir disso, a criação entra em um drama destrutivo. Tudo aquilo que existia foi tocado, manchado pelo pecado. A Queda trouxe sobre a criação a ira de Deus. Sua existência passou a gemer, a dor, o desespero, a agonia, a morte foram a condição de sua vida em diante. Mas, em seguida, veio o terceiro ato: Redenção. Deus,na eternidade já havia elaborado um plano de restauração de sua criação. Deus não fora pego de suspresa. Ele ja sabia até porque Ele é o Criador Onisciente. Deus já iniciou a restauração de todas as coisas.
Chegará um dia em que a criação deixará de "gemer" sob a égide da queda. Deus irá concluir sua obra de total restauração. A vinda do Reino com Cristo, sua morte e ressurreição marcaram o ápice dessa obra restaurativa. Chegará um dia em que toda a criação será redimida de seu cativeiro.

Edy 30/03/2021

Uma bela introdução a Bibliologia
Esse já é o segundo livro que leio sobre esse assunto e fiquei mais uma vez fascinada.
Bibliologia é assunto muito rico e pouco estudado/tratado pelas pessoas e isso é bem triste. A leitura da Bíblia e o estudo da mesma deveria ser algo essencial na vida dos crentes, pois se trata da Palavra de Deus e da nossa própria história. A gente se empolga muitas vezes com fatos como as guerras, histórias de extermínio de cidades, sobre política e deixamos de lado outra história real e bem mais importante: A HISTÓRIA DA NOSSA REDENÇÃO. Faz algum tempo que tenho meditado sobre isso e esse livro me fez refletir ainda mais sobre esse assunto. A Bíblia é nossa regra de fé, a história dos nossos antepassados, a nossa história, onde encontramos e conhecemos o nosso Criador, onde lemos sobre a nossa esperança futura, nosso bálsamo em tempos difíceis e tempos bons. Vamos dar o devido valor a esse tesouro que o Senhor nos deixou...

Gilmar.Melo 27/09/2017

Sobrevoando a história bíblica
Neste excelente livro podemos ter um panorama geral de todo o enredo e da teologia da Bíblia. Encarando as Escrituras Sagradas como o grande livro da história de Deus, os autores perpassam toda a narrativa bíblica nos fornecendo de forma resumida e objetiva o propósito e os seus detalhes do plano de criação e redenção de Deus.

Os autores recontam a história bíblica como um drama dividido em seis atos: criação, queda, redenção iniciada (Israel), redenção realizada (Jesus), missão e redenção concluída (consumação). Também tem um importante apanhado sobre o periodo intertestamentário e a sua importância no relato bíblico.

A impressão que o livro nos deixa é que demos um vôo panorâmico sobre toda a história que a Bíblia conta. Mas este vôo nos dá uma boa visão do que encontramos na Bíblia e, além disso, nos mostra que também somos participantes e temos um lugar nesta história bíblica.

Uma excelente opção para quem quer conhecer a Bíblia e sua teologia de uma forma geral e panorâmica. E também uma excelente ferramenta que nos leva a refletir sobre este plano maravilhoso de Deus, que é a criação e a sua necessária redenção. E também qual é o nosso lugar em meio a tudo isso.

Aline Chaves 17/07/2020

O Drama das Escrituras
Recomendo essa leitura a todos que desejam se aprofundar no conhecimento da Palavra de Deus. O autor descreve muito bem como nós estamos inseridos na história de Deus desde o começo. Leitura muito boa!

Karina (Ka) 31/12/2022

Super didatico!

Esperava um livro super chato, mas não foi o que aconteceu. As narrativas foram super claras e o leitor consegue aprender ao longo do livro, pois os autores interligam toda história do começo ao fim de forma coesa. Recomendo pra quem está começando a querer aprender sobre teologia

Elber.Joaquim 12/08/2020

Muito bom!
Uma síntese sobre o plano de Deus para a humanidade. A melhor versão contada deste drama escrito por nosso Deus.

Explicativo de maneira simples e profunda ao mesmo tempo.

Excelente Livro!

Wesley Rocha 25/09/2022

Recomendo demais essa leitura, os autores vão passeando conosco pelos vários livros do Antigo Testamento até o NT, mostrando a passagem do povo de Deus até os dias de hoje. Você passa a se enxergar nessas histórias, reconhecendo seu lugar e para que missão nós, povo eleito, somos chamados.

Feliphe Moreira 23/08/2023

Livro de cabeceira
Lido pela terceira vez, esta obra que anos atrás, transformou minha leitura das escrituras.

Em uma linguagem simples, mas não simplista, rica em informações, mas extremamente prática. Os autores nos conduzem em um voo panorâmico por toda a escritura.

A Bíblia é a grande história do Deus que salva pecadores.

Recomendo a leitura com muito entusiasmo.

Léo_Martins 14/05/2021

O Drama das Escrituras é um compêndio acessível que oferece um panorama cativante do enredo e da teologia da Escritura.

A obra examina a grande narrativa bíblica, demonstrando que sua história constitui a base da cosmovisão cristã.

Os autores percorrem a Bíblia enxergando-a como um drama em seis atos: criação, pecado, Israel, Jesus, missão e nova criação.

Euriano 28/01/2022

A narrativa de Deus em uma linguagem simples e direta
Os autores conseguiram, em uma linguagem simples e direta, trazer toda a narrativa bíblica em sua ordem cronológica, monstrando o propósito de Deus desde a criação até os novos céus e nova terra.

Cristiana.Fortes 04/02/2023

É o primeiro livro que li de teologia biblica e achei fantástico! É como se fosse a história da Bíblia contada de forma corrida, sem focar em muitos detalhes. Desde que comecei a ler esse livro, a forma como eu leio a Bíblia já foi afetada.

Gercina.Alves 22/02/2023

O drama que quero atuar
Foi a leitura base do nosso ministério de jovens em 2022, as discussões foram super proveitosas e cheias de fascínio pela história que está sendo escrita e da qual fomos chamados a ser parte.

Bibliologia de maneira clara e coesa. Bem bom.

alvsalmeida 31/12/2023

Quinto Ato
Qual o meu lugar dentro do enredo dramático bíblico da criação? Existe um lugar para cada ser vivo, e de acordo com o arco narrativo apresentado dentro da Palavra de Deus, podemos separar algumas etapas como atos dramáticos dividem o desenvolvimento de uma peça teatral. Dentro do Ato que estamos estabelecidos, a nossa missão é de anunciar, tocar as trombetas e divulgar que o próximo ato está para chegar. Mas como compreender tudo o que tenho anunciado? Como entender o que devo anunciar? É sobre Quem anunciar? Essas são as perguntas claramente respondidas pelos autores.