O Filho de Todos

O Filho de Todos Thrity Umrigar

Resenhas - O Filho de Todos

Andria.Valadares 07/01/2024

Uma leitura agradavel e reflexiva. Aborda tema como desigualdade social, consciência de classe, raça. O que me desagradou foi o final do livro, esperava algo a mais.

Sander.Garcia 20/10/2021

Uma história densa
Pessoalmente, talvez eu tenha esperado muito do final. Mesmo assim, é uma leitura muito agradável, com ótima fluidez. É daquelas leituras que vc mal pode esperar o que vem pela frente.
Eu gostaria de um final diferente ou mais pormenorizado. Mas, a ideia, afinal, é da autora e ela tem meu respeito.

O menino Anton foi resgatado de uma situação de vulnerabilidade, quando foi abandonado por sua mãe, viciada em crack. Ele foi adotado por uma família rica e poderosa no cenário político. E sempre acreditou no que lhe foi dito: que a mãe biológica havia desistido dele.
Ele cresce, e trilha o mesmo rumo da família que o adotou, destacando-se profissionalmente e abraçando a carreira política. Mas uma revelação a respeito das circunstâncias sob as quais foi adotado pode fazê-lo repensar sobre suas origens e sobre seu futuro.

Já li 3 livros dela. É sempre uma leitura muito envolvente.. Recomendo.

Simone de Cássia 14/03/2021

Pois é, se foi porque eu já estava "de pé atrás" por causa da irritante da Carine eu não sei, mas o fato é que não gostei. Primeiro livro da autora que me deixa com vontade de abandonar. Ela adotou, nessa história, o que me incomoda muito hoje em dia que é a tal defesa do politicamente correto, a mania de não se poder gostar ou desgostar da classe A, do jeito B...é como se fôssemos obrigados a gostar de tudo e de todos. Não sou! Outra coisa que me incomodou foi pegar um personagem e fazê-lo mudar da água pro vinho, dar a ele características totalmente diferentes do que era...ninguém muda sua essência. Agora, o triste mesmo foi o final... O que foi aquilo??? Claro, os defensores do politicamente correto dirão que "é uma forma de manifestar as possibilidades da relações" ou " mostra que tudo pode acontecer nas construções emocionais" ou qualquer outro blá blá blá. Pra mim fim tem que ser fim. The end. Acabou. Se não quer terminar de escrever, não começa. Enfim, não gostei.
Jussara91 18/04/2022minha estante
Confesso q fiquei meio q decepcionada com o final,mas entendi a escolha da autora,não concluindo,ou ainda deixando a conclusão em aberto,pelas possibilidades possíveis.

Veronica.Magalhaes 28/12/2020

Simplesmente maravilhoso!!!
Esse livro é fantástico! A forma com q a autora consegue tratar tanto de problemas sociais e coletivos qt das complexidades internas dos indivíduos é fenomenal! Com personagens absolutamente reias e distante do maniqueísmo e simplismo com que as pessoas e suas ações costumam ser tratadas, a narrativa toca em nossas emoções mais profundas. Impossível ficar indiferente à essa leitura extraordinária!

Veronica.Magalhaes 28/12/2020

Simplesmente maravilhoso!!!

Thiago 25/11/2020

Maravilhoso
Essa autora é sensacional! Depois de ler "A distância entre nós", fiquei tentado a ler mais, e não me decepcionei. Com uma história envolvente e personagens carismáticos, somos colocados diante de diversos dilemas morais.

Até que ponto as intenções justificam nossas ações? O mérito de uma ação está em seus resultados ou a ação em si está sujeita a um julgamento moral, de tal forma que os preceitos éticos se elevam acima do pragmatismo utilitarista?

Acredito no valor prático das ações, mas ainda assim, não devemos passar ao largo dos imperativos morais no momento da ação. Não raro escolhemos nos fazer de surdos para a voz da consciência, sempre com a justificava da nobreza dos fins.

Na história do livro, esse debate moral ganha corpo, uma vez que alguns atos de "boa vontade" podem mudar o destino de várias pessoas, e não foi dado a esses indivíduos o direito de opinar.

Nesse ponto, temos outro tema importante do livro: as relações de poder. Não obstante as boas intenções, vemos como alguns personagens são manipulados, de tal forma que suas escolhas são predefinidas pelo lado forte dessa relação, cabendo ao indivíduo dominado apenas aquiescer e escolher entre as alternativas permitidas.

Recomendo a leitura!

Chm_Henrique 21/06/2020

Livro incrível, personagens tão bem construídos e parece que a história é passada nos dias de hoje. Questionamentos sobre raça e classe social são o carro chefe do livro. Amor, Perdão e laços que unem pais e filhos. Mas o final? Não esperava, um livro incabado, esperava um fim melhor.

Claudia N. 15/01/2019

O filho de todos
Título: O filho de todos
Autora: Thrity Umrigar
Pág. 341
Ano de publicação: 2017
Editora: GloboLivros
Nesse livro, temos a história de Anton, um menino negro de 9 anos, que foi deixado sozinho em casa por sua mãe Juanita, uma mulher negra, mãe solteira e viciada em drogas que saiu para comprar um “trago”, mas não pode voltar porque foi feita de refém, devido à dívida com o traficante. Diante do desespero de estar sozinho com fome e com muito calor, Anton quebra a janela e foge, a partir de então tem sua vida toda mudada por muitos acontecimentos, alguns inesperados e outros influenciados pelo poder e interesses de alguns.
Após passar por alguns lares adotivos e ser recusado pelos pais, Anton chega ao lar do renomado juiz David Coleman e sua esposa Delores. Estes, que ainda sofriam pelo falecimento do filho anos antes, viram em Anton uma nova chance de alegrias, amor e refrigério para a vida, o que leva David a usar todo seu poder e influencia de juiz para adotar o menino, assim, ocorre a adoção de um menino negro por um casal branco e rico.
Ao longo do livro, acompanhamos mais de 20 anos da vida de Anton, uma vida cheia de vitórias, conquistas, riqueza e poder, mas tudo muda após a leitura de uma simples carta. Muda sua historia, suas convicções, seu passado e seu presente.

Gostei muito do livro, a escrita da autora é bem fluida, acompanhamos mais de 20 anos de uma vida em um livro relativamente curto, e ao longo da leitura conseguimos nos emocionar, ora entendemos as ações do pai adotivo, da mãe biológica e as várias dúvidas que Anton se depara ao longo do livro. Além do mais, temos vários temas fortes na história; drogas, abandono de menor, uso do poder, ética, adoção e racismo.

“Era filho de todos, mas não pertencia a ninguém, Os três pais de sua vida o haviam traído, cada um à sua maneira, e ele não tinha ideia de como comparar uma traição à outra.”

Claudia Cordeiro 16/10/2018

Bem escrito, por isso levou 3 estrelas. Mas para quem é com o eu, vai ser uma tortura e irritante pq faz apologia aos detestáveis "ismos" atuais na onda do asqueroso politicamente correto: racismo, Vitimismo, etc.
Vem com "coitadinhos dos inocentes" na guerra mas e os coitados que morreram na queda das torres gêmeas? Aí não conta né
Deu asco.
Só não jogo fora pq isso não se faz.

ritita 04/08/2018

Thrity Umrigar não erra um!
Gosto muito da autora. Boa escrita, sem detalhes chatos e sempre com uma lição de vida em todos os livros que li.
Durante o desenrolar da história, mais comum do que imaginamos,fiz-me as seguintes perguntas: um erro justifica outro? Quem pode julgar, além dos diretamente envolvidos? No caso, a mãe biológica de Anton que sofreu o mais baixo golpe que uma pessoa já enfraquecida pode levar, o do dinheiro, ou Anton, o menino amado por muitos, mas sem voz para decidir com que queria viver.

Pode o amor maternal superar as consequências do abandono de uma criança pequena por esta mãe amorosa? Pode o dinheiro separar uma criança de uma mãe irresponsável?

A autora me fez rever os conceitos sobre adoção de crianças de pais vivos. Até onde a lei e os novos pais conseguem "ler" as necessidades de uma criança? Conforto, boas educação, amor, atenção conseguem superar o amor de um filho pela mãe?

Na minha visão de quem nunca passou por situação parecida, entendi que as crianças amam quem lhes dá amor, não importa quantos pais e/ou adultos serão;

Fatima Borges 03/05/2018

Atual e instigante
Uma história que nos leva a avaliar constantemente a forma como lidamos com o preconceito e o julgamento precipitado do outro. Muito atual em tempos de tantos dedos apontados e tantos achismos. Dificil ler e não sentir a incômoda sensação da hiprocrisia nossa de cada dia.

cris.leal 22/04/2018

Quando a moralidade é posta de lado em nome do amor...
A premissa do novo romance de Thrity Umrigar, "O Filho de Todos", é a seguinte: uma rica família branca cujo filho morreu prematuramente, adota um menino que foi negligenciado pela mãe. O menino em questão é Anton, um afro-americano de 9 anos, que foi deixado sozinho por dias, trancado em um apartamento pequeno e abafado, enquanto sua mãe Juanita Vesper, viciada em crack, estava prisioneira num antro de drogas. Com fome e apavorado, o menino quebra uma das janelas e foge. Juanita acaba presa e perde a sua guarda.

O juiz David Coleman e sua esposa Delores passam a ser os guardiões temporários de Anton. Imediatamente David começa a desenvolver um amor enorme pelo garoto e em seu desespero para recuperar o prazer de ser pai, deixa a moralidade de lado e lança mão de suas conexões profissionais para que Juanita receba uma sentença de reclusão extraordinariamente longa e entregue Anton para adoção. O garoto é, então, oficialmente adotado por David e Delores, e passa a usufruir de todos os privilégios da elite branca. Com o passar do tempo, Juanita transforma-se numa distante lembrança.

Embora David Coleman seja um pai muito dedicado e amoroso, e desperte a nossa simpatia por isso, não dá para esquecer que ele não agiu corretamente, pois usou seu poder, seu dinheiro e sua brancura para manipular a pobre e negra Juanita, e, assim, conseguir trazer Anton para a sua família. Mas, também, é impossível ignorar que apesar de equivocado, David proporcionou a Anton uma irrepreensível criação. Ele estudou nas melhores escolas, graduou-se em direito, tornou-se o mais jovem procurador-geral do Estado e planeja tornar-se governador. É neste momento da vida, que Anton Coleman recebe uma carta da mãe biológica; ao reencontrá-la descobre, finalmente, as circunstâncias que envolveram sua adoção e isso o leva a reavaliar toda a sua vida.

São incômodas as questões morais que impulsionam o romance de Thrity Umrigar, principalmente porque os indivíduos que as protagonizam acreditam que estão agindo com as melhores das intenções. Mas será que isso é suficiente para perdoá-los? Por outro lado, que futuro teria Anton se não tivesse sido adotado? Enfim, não há respostas fáceis para tais questões. Mas, de tudo, fica o sentimento de empatia pela dor de Anton, o filho de alguém que por conspiração da própria história, passou a pertencer a outros.

Apesar de ter achado o final angustiante, recomendo imensamente esta leitura.

site: https://www.newsdacris.com.br/2018/04/resenha-o-filho-de-todos-de-thrity.html

Malucas Por Romances 07/12/2017

Resenha completa no blog
O Filho de Todos conta a história de Anton, um garoto negro de 9 anos, que após ficar dias trancado sozinho dentro de casa, com fome e desesperado ele acaba quebrando a janela, e com isso a vida dele se transforma. Após esse ocorrido a mãe dele é presa, Anton acaba sendo adotado por uma família de classe alta branca e tendo sua vida totalmente modificada.

O livro foi divido em 4 partes e cada parte desse livro conta uma época do ano da vida de Anton. Na primeira parte do livro a história é mais focada nos pais adotivos de Anton, David Coleman e Delores, ambos passarão por uma perda extremamente dolorosa e acabam encontrando em Anton um pouco de conforto.

Ainda no primeiro livro vemos um pouco dos medos de David e Delores em adotar uma criança negra e também os medos de Anton em viver em uma comunidade praticamente de brancos.
"...Meu melhor amigo é branco. Acho que Bradley nem nota a cor da minha pele quando me vê. - E você sabe por quê? Porque você não tem cor, você é um fantasma. Se é assim que você resolveu passar por está vida, vá em frente, seu cabeça de merda. Pode seguir em frente com essa atitude pós racial e seus maneirismos. Eu vou continuar chamando do que é na verdade: uma crise de identidade."
A partir da segunda parte o foco fica em Anton e sua trajetória, seus medos, conquistas e derrotas. Uma das coisas da trajetória dele que de primeiro momento me incomodou é a forma que Anton demora pra aceitar que é negro, e durante um dos seus namoros ele é confrontado por isso, já que como ele viveu uma vida cheia de luxo de glamour, ele não soube de verdade as lutas dos negros. Alguns dos diálogos me incomodaram e achei até preconceituoso, porém durante a leitura a forma que ele foi começando a enxergar algumas coisas também foram mudando o ponto de vista dele.

Sabe quando você se sente confuso e nem sabe mais o que é certo ou errado? Me senti assim durante a leitura, teve partes que quis entrar no livro e debater junto com os personagens, mas em outros momentos me vi repensando sobre o que estava lendo.

O livro foi escrito todo em terceira pessoa, mostrando sempre o ponto de vista de todos. Os personagens secundários são de extrema importância para o enredo da história e crescimento do personagem em um todo. A capa tem total ligação com o livro, mas infelizmente não foi o que me atraiu para o livro, já que o que realmente me chamou a atenção foi a sinopse, mesmo que ache que ela revele mais do que o necessário.

Resenha completa no blog

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/2017/12/resenha-o-filho-de-todos-thrity-umrigar.html#axzz50cndudCC