O despertar dos mágicos

Jacques Bergier

Resenhas - O Despertar dos Mágicos

Andressa Cristina 02/03/2023

Perspectiva inovadora
Esse livro é um exemplo da essência do pensamento francês, um convite a quebrar paradigmas e enxergar a nossa realidade de maneira revolucionária e transformadora, estamos precisando de mais pessoas dispostas a fazer esse exercício.

Pedróviz 29/09/2023

O despertar dos mágicos
Preciso reler esse livro. Uma frase do livro que marcou em brasa minha memória é um subtítulo de um capítulo: A ciência não é uma vaca sagrada.

Como o cientificismo ataca ou ignora tudo que não é explicável ou quantificável, todos os temas do livro são fora do escopo científico e, como enfatiza o subtítulo do livro, são parte de uma introdução ao realismo fantástico.

O livro aborda vários temas, desde eventos inexplicáveis a coisas bizarras como a teoria da Terra oca. É muito assunto em quase 500 páginas.

Para quem gosta de temas curiosos, é uma ótima leitura e acredito que muito do que foi apresentado no livro continua sem explicação. Ah... boa parte desses misteriosos eventos pode ser encontrado no Google, mas sem o mesmo "charme" de um livro.

Elcio 20/02/2013

Viagem fantástica
Realmente é isso que achei do livro, se fosse ha uns 30 anos atrás iria escrever que li o melhor livro do mundo, pois passei pela fase esotérica como quase todo leitor que viu o mercado ser invadido pelas publicações da Revista Planeta, Hemus, Mercúrio, etc. Hoje consegui concordar em muito pouco com o tema geral do livro: hipóteses sobre acontecimentos tecnologicamente impensáveis ha 20 mil anos, a presença entre nós de super humanos, teorias as mais estapafúrdias sobre telepatias, premonições, conspirações, civilizações perdidas, etc.
O que salva é que o próprio autor não quer convencer ninguém. Tem um capítulo em que é traçada uma hipótese sobre as motivações e crenças dos oficiais do terceiro Reich que pode ser até plausível e traz mais um pouco de luz sobre aquele período negro, afinal acredita-se em cada coisa.
Recomendo a leitura, pois precisamos dar o direito ás vozes de se expressarem sejam elas quais forem pra podermos adotar uma postura a partir do entendimento entre os diferentes, que somos nós.
Adriano.Guedes 13/10/2015minha estante
Prezado,
Sinceramente, acho que você deveria reler o livro porque não entendeu lhufas do que lá estava escrito. Não se trata de um livro "esotérico", como você indica, mas de um livro sobre o próprio exercício do pensamento, da cognição e do conhecimento em si. Um livro que talvez esteja à altura do que teria dito Brecht, talvez parafraseando Heráclito: "As coisas não vão continuar sendo como são porque são exatamente como são."

Rodrigo 17/06/2021minha estante
Falou pouco e falou bosta

W.F.Brito 03/12/2021minha estante
Para conhecer o realismo fantástico do "Despertar dos Mágicos" tem que mergulhar no mundo exotérico.

Kirla 02/02/2021

O livro é um pouco cansativo no começo, mas vale muito a pena insistir. Trás questionamentos sobre histórias e lendas que podem ter uma história verdadeira, mas que foi deturpada pela oralidade. Tem um capítulo super interessante sobre sociedades secretas, nazistas e teorias malucas de evolução. Pra quem gosta de química e física, tem muita informação interessante.

Soluz 22/12/2010

Tenha vontade e paciência para a pesquisa
Um livro denso, muito rico em informações, revelador. Penso que para o leitor é interessante ter um dicionário sempre perto ao ler "O Despertar dos Mágicos", sem falar que é importante que o leitor disponha de um bom espírito buscador, que queira pesquisar, pois nem sempre as informações são completas eu sequenciadas, trazendo a necessidade de complementar as idéias com fontes externas. Se este for o espírito de leitor, a leitura tende a ser uma das melhores nos moldes da Filosofia e do Ocultismo. Abandonei a leitura apens por ter de devolver ao amigo que me emprestou.

Xsavier 04/07/2013

Finalmente nossa realidade interior/exterior sem máscaras, sendo desvendada e comprovada. Abra sua mente...
Sabe aquela teoria ou formuta que voce formulou em sua mente, a qual sempre imaginou ser apenas loucura como se apenas voce tivesse pensado nisso? Pense novamente. Existem realmente alguns segredos dentro de nós, que podem inclusive provar como tudo começou, o que somos, se é que somos mesmo o que sempre nos obrigaram a acreditar. Parte da prova daquilo que você já esbarrou em pensamento está aqui, neste livro!
Rose 24/11/2015minha estante
Eu já li O despertar dos Mágicos, na época tinha 19 anos, hoje minha cabeça é outra, então minha gente, prepare-se para ler "O mundo assombrado pelos demônios de Carl Sagan, astrônomo.

MÁRSON ALQUATI 25/01/2011

Introdução ao Realismo Fantástico...
Excelente livro técnico que nos conduz a uma maravilhosa viagem pelo universo mágico do realismo fantástico, descrevendo todas as suas bases e teorias, dissecando o passado e fornecendo novas concepções para os mais diversos temas que o título engloba. Para quem não é acostumado com esse tipo de leitura, a mesma pode se tornar um pouco difícil, já que os autores se utilizam de uma linguagem clássica e culta, mas recomendo a todos que são ou um dia sonham ser escritores de ficção fantástica.

Valéria 03/03/2013

Curiosidades
Vou transcrever um pedacinho do livro: "A tradição dos Nove Desconhecidos remonta à época do Imperador Açoca que governou as Índias a partir do ano 273 a.C... H. C. Wells, no seu sumário da história universal, escreve: 'Entre as dezenas de milhares de nomes de monarcas que se amontoam nos pilares da história, o de Açoca brilha quase isolado, como uma estrela.'... Açoca fundou a mais poderosa sociedade secreta do Universo: a dos Nove Desconhecidos...A lenda dos Nove Desconhecidos está ligado o mistério das águas do Ganges. Multidões de peregrinos, portadores das mais pavorosas doenças, ali se banham sem prejuízo para os de boa saúde... A hipótese de uma esterilização por meio de radiações aparece na obra de Jacolliot, cem anos antes de se saber possível um tal fenômeno. Essas radiações, segundo Jacolliot, seriam originárias de um templo secreto cavado sob o leito do Ganges. Afastados das agitações religiosas, sociais e políticas, resoluta e perfeitamente dissimulados, os Nove Desconhecidos encarnam a imagem da ciência calma, da ciência com consciência... Vigilantes no âmago da sua glória escondida, esses nove homens vêem fazer-se, desfazer-se e tornar a fazer-se as civilizações, menos indiferentes que tolerantes, prontos a auxiliar, mas sempre sob essa imposição de silêncio que é a base da grandeza humana".
Aida 20/10/2013minha estante
Tenho este livro e estou me preparando pra lê-lo.Depois d muitos anos.

14/07/2014

Denso e muito enumarativo
basicamente o livro fala sobre um novo modo de perceber o mundo,
e explica toda a corrente de pensamentos que nos trouxeram até aqui.
um olhar dinâmico-alerta e perceptivo frente ao nosso pensamento dual-limitado de principalmente rotular as coisas e ficar como
crianças apontando o dedo para descrever relações binárias:
certo e errado
alto e baixo
bom e mal
deus e diabo e excluir ou desmereçer possibilidades que fogem do
"comum"(fantasticas)

o autor diria que "7 versões de um fato poderiam estar corretas mesmo que tal fato, não ocorresse sobre a vista de outras visões"

*realidades paralelas = sintese da física quantica

além disso o autor excita o leitor na introdução de 5 matérias
auto-interligadas* só lendo o livro para saber quais são, fora a física quantica.

*um exemplo de caricaturas do realismo fantásticas:

livros de RPG
toda a sorte de filmes de X-men a harry potter
e finalmente o ápice do fantástico: o desenho futurama

Ricardo1z 25/03/2016

Mistérios da humanidade 2
Após cerca de dois anos de pesquisas e reunindo material, Pauwels e Bergier formulam um livro que expõe fatos da história da humanidade que vem sendo ignorados a anos simplesmente porque não se encaixam na nossa visão de mundo. Para isso é necessário uma outra forma de ver as coisas, através do "realismo fantástico". Como explicar acontecimentos e fenômenos que simplesmente são ignorados? Ninguém nunca teve a ousadia de trazer tais coisas para a análise científica, embora elas continuem a acontecer. A humanidade segue seu rumo sem questionar o mundo a seu redor, não sabe explicar, e tem medo do desconhecido.

L'Angelus 29/12/2016

Repensando o ceticismo: "nós não acreditamos em tudo, mas acreditamos que tudo deve ser examinado".
"O despertar dos mágicos" bem agrada quem, acreditando ou não, se interessa por temas insólitos: alienígenas, magias, conspirações e afins. Contudo, é muito importante entender que esse não é um livro esotérico ou — muito menos — militante pela descrença sobre esses temas. Em vez disso, acima de tudo, esse é um livro cético e entusiasmado pelo mistério, um mergulho profundo no aspecto fantástico da realidade:

"a concepção mágica das relações do homem com outrem, com as coisas, com o espaço, com o tempo não é completamente estranha a uma reflexão livre e viva sobre a técnica e a ciência moderna. É a modernidade que nos permite acreditar no mágico. São as máquinas eletrônicas que nos fazem tomar a sério o feiticeiro pré-histórico e o sacerdote maior" (p. 374).

"O alquimista moderno é um homem que lê os tratados de física nuclear" (p. 122).

Nessa postura cética perante o mundo, "nós não acreditamos em tudo, mas acreditamos que tudo deve ser examinado" (p. 154).

De omnibus dubitandum.

Dessa forma, com o "realismo fantástico", me incomoda muito (e esse é o exemplo mais típico) quando algum ateu militante se diz 'cético' para, com isso, atacar a religião e, em seu lugar, pregar uma verdade exclusiva ao método científico. Assim, "recalcando qualquer mistério" (p. 26), a ciência acaba se tornando uma nova religião: foi com essa mesma postura que "o século XIX [com seu positivismo] conseguiu criar uma mitologia negativa, eliminando o menor traço de incógnita no homem, rejeitando qualquer suspeita de mistério" (p. 28).

Por fim, antes de dar um ponto final a esse resenha, não posso deixar de fazer algumas críticas negativas ao livro.

Uma coisa que me incomodou muito na leitura é que a maioria das citações são feitas sem a menor indicação de suas fontes: muitas vezes os autores simplesmente escrevem que "recentes pesquisas revelam..", "diz uma lenda que...", "Einstein [ou qualquer outro nome reconhecido] escreve que..."

Ainda, um dos principais discursos defendidos no livro é, em seu entusiasmo pelo famigerado progresso, contraditório e facilmente questionável: seus autores se dizem absolutamente contra o pensamento positivista herdado do século XIX, mas reproduzem, sem perceber, o entusiasmo pelo 'avanço técnico-científico' e pela 'evolução do pensamento humano' — o que é um dos pilares desse mesmo positivismo que eles tanto combatem. Fiquei, por isso, com uma pulga atrás da orelha ao ler passagens como essa: "sagrada é a aventura infinitamente recomeçada e no entanto indefinidamente progressiva da inteligência sobre a Terra" (p. 189).

Mas enfim né, de modo geral "O despertar dos mágicos" é uma boa leitura.

Eu me considero cético em relação a muitas coisas. Contudo, também sei que ser cético é ter como princípio que tudo é passível de dúvida. Mais uma vez: de omnibus dubitandum. Nesse sentido, acreditar que algo é falso (e que, com isso, não merece ser tratado com tanta seriedade) não é ser cético, mas apenas descrente. Me encanto lendo passagens da bíblia, livros de espiritismo e relatos de discos voadores — mesmo acreditando neles ou não, afinal pregar essas narrativas como verdadeiras ou falsas é o que a mim menos importa. Importa é conhece-las e me entusiasmar com elas enquanto narrativas.

"O despertar dos mágicos", nesse sentido, tem muitos a nos ensinar sobre a beleza das narrativas sobre o mundo (científicas, místicas, literárias y otras cositas más), fantásticas e tão diversas, que existem por aí.

"Melhor compreender é melhor aderir. Quanto mais eu compreendo, mais amo, pois tudo o que se compreende está certo" (p. 457).

*Edição que usei pra referência das páginas: 22ª ed., Bertrand Brasil, 1987.

Wagner 14/01/2019

PRONTOS PARA COLONIZAR A LUA...

(...) A civilização árabe de Córdova e de Granada inventa a ciência moderna, descobre a investigação experimental e suas aplicações práticas, estuda a química e até a propulsão à reação. Alguns manuscritos árabes do século XII apresentam esquemas de foguetes de bombardeamento. Se o império Almansor estivesse tão avançado em biologia como nas outras técnicas, se a peste não se tivesse aliado aos espanhóis para o destruir, a Revolução Industrial talvez se tivesse dado no século XV e XVI na Andaluzia, e então o século XX seria uma era de aventureiros interplanetários árabes prontos a colonizar a Lua, Marte e Vênus (...)
(...)

in: PAUWELS, Louis. O despertar dos Mágicos. São Paulo: Circulo do Livro, 1987. pg 164.

Zahar 25/01/2022

Um clássico
Um livro para te introduzir nas teorias conspiratórias que faziam muito sucesso nos anos 60/70 do século XX. O ambiente era de guerra fria e a paranóia era disseminada. Discos voadores, rei do mundo, alquimia, cabala, códigos secretos e por aí vai.
Vale muito a leitura para entender o que foi a infância e juventude dos velhos de hoje.