Dossiê Getúlio Vargas

Dossiê Getúlio Vargas Daniel Rodrigues Aurélio

Resenhas - Dossiê Getúlio Vargas

Luiza.Puchalski 22/01/2021

Dossiê Getúlio Vargas
Só li porque gosto muito de história e sempre quis saber mais sobre o Getúlio Vargas...

artvgogh 01/04/2021

a vontade de ler foi apenas por gostar de história e querer saber mais sobre a vida de Getúlio Vargas. achei o livro bem chatinho

Kelly Oliveira Barbosa 05/08/2021

O poder e o sorriso
Encontrei esse livro do Daniel Rodrigues Aurélio por um acaso no site da Amazon. Instigada pelo título “Dossiê…” e sempre interessada pela história da política brasileira, resolvi ler.

Getúlio Dornelles Vargas (RS, 1882-1954, RJ), o homem que mais tempo permaneceu no poder do Brasil Republicano: exatos 18 anos, seis meses e dezenove dias; foi um dos presidentes mais importantes e marcantes da história do Brasil. Nascido em uma família de militares. Sua vida e trajetória desperta até hoje, sentimentos e opiniões controversas.

Autoritário? Pai dos pobres? Quem foi Getúlio Vargas? E o que pensar sobre sua morte? Seu suicídio a 24 de agosto de 1954, que segundo o autor desta obra, foi sua derradeira cartada política, que conservou vivíssima no imaginário popular o mito “Gegê”.

Esse é um livro muito interessante, que não, não vai dar conta de responder em definitivo sobre quem foi Vargas; mas que numa forma bem escrita e sucinta, oferece ao leitor um panorama histórico bem interessante sobre: o antes e o durante a Era Vargas.

Eu gostei muito da leitura. Enquanto lia para mim foi impossível não começar fazer algumas ligações de fatos e atitudes políticas de Vargas com as de figuras mais recentes que conhecemos: Lula, Dilma, Bolsonaro… Não importa se é esquerda ou direita, a política brasileira é sempre essa coisa esquisita – “… não há nada novo debaixo do sol.” (Ec. 1:9)

É importante ressaltar para quem se propor a ler que, a perspectiva do autor não é imparcial (se é que existe essa possibilidade em assuntos como política), o olhar dele é mais à esquerda. Porém isso não me incomodou muito. Fatos são fatos, as informações estão lá e que cada um tire suas conclusões.

Realmente gostei da escrita do autor, ele tem outros livros nesse estilo, como: “Dossiê Nietzsche” e “Dossiê Beatles”, que pretendo conferir.

site: https://cafeebonslivros.com/2021/08/05/dossie-getulio-vargas-de-daniel-rodrigues-aurelio-96/

Tata 01/02/2010

O livro espera que você tenha um conhecimento básico da história de Getúlio (o que não é de se admirar. Todas as pessoas que terminaram o ensino médio deveriam ter um conhecimento básico da história de Getúlio. Enfim). O autor escreve mto bem e passa longe do tédio didático que as pessoas correlacionam com os livros de História do Brasil. A leitura chega a ser, além de educacional, divertida - eu sei, parece impossível. Mas eh verdade, juro!

rasiahrenata 02/02/2010minha estante
Sua resenha me empolgou bastante, ja marquei como desejado! Quem sabe ganho de presente de alguem, rsrsrs.

@magalifbr 15/07/2020

Pinceladas...
Para quem quer conhecer um pouco da história deste político brasileiro é uma obra interessante.

joaoaranha 01/10/2022

Boa obra de início.
Achei "Dossiê Getúlio Vargas", de Daniel Rodrigues Aurélio, pela @universodoslivros, com o intuito de entender, fluidamente e em aspecto geral, a história de um dos mais importantes elementos da história política do Brasil. E cumpriu com qualidade esse propósito.

Ao final do livro, para os que querem se aprofundar mais intrinsecamente nos detalhes da história, existem sugestões de literatura física e virtual. Aos que gostam, vale a leitura. Recomendado.

P.S.: a política à brasileira só muda de personagens.

alessandro 13/06/2015

Resumo de Trajetória
O getulismo no Brasil é um mistério até hoje, há os ama e os que odeio, porém para mim que não vivi a história, me resta compreender por meio dos livres os fatos e o contexto histórico para compreender melhor como as ações se deram.
Com esse livro pude compreender um momento importante da política brasileira e constatar que hoje se faz política de forma muito similar aos tempos de Getulio, levando em conta que mesmo com alta popularidade e tendo sido um presidente totalitarista por duas vezes, seus resultado não foram suficientes para mantê-lo no poder.

Leo 19/06/2011

Leitura irada. Completou o que li no romance A Escola.

Tauana Mariana 11/09/2011

Dossiê do Gegê
Muito boa a leitura do dossiê escrito por Aurélio. Ao contrário da maioria das obras que tratam sobre o tema Getúlio Vargas, e que não são poucas, Aurélio fala-nos sobre a trajetória do "presidente mais importante da história do Brasil", de uma forma objetiva, leve e "moderna", com uma linguística mais atual.
Aurélio relata-nos a história de Vargas, desde seu nascimento, até sua morte, de uma forma "resumida". Tem como principais fontes teóricas, as obras dos escritores consagrados, Bóris Fausto e Skidmore. Além de uma vasta bibliografia.
Para quem interessa-se pelo biografia do ex-presidente, a obra é um belo começo.

Raquel S. Ramos 30/04/2013

O livro começou bem acima das minhas expectativas, não que fosse algo fora do normal, mas é que antes de ler imaginei-o um pouco mais didático e me deparei com uma leitura um pouco mais densa do que eu esperava.
Foi, na verdade, só o primeiro impacto, a medida que fui lendo fui notando pequenas brechas e falhas na construção do texto, enquanto que no início do livro alguns trechos vem bem pormenorizados, mais adiante, quando fala sobre os governos de Getúlio Vargas, o autor se privou a fazer um resumão daqueles que baixamos da internet pra revisar um assunto de prova, o que até era de se esperar visto que o livro tem tão poucas páginas, não merecendo, portanto, a alcunha de dossiê.
Apesar de tudo, no geral foi uma leitura bem gostosa e realmente me serviu pra revisar um assunto de prova, não é a melhor fonte mas é razoavelmente bom.
Daniel Aurélio 31/03/2015minha estante
Olá, Raquel

Obrigado pelos elogios e, principalmente, elas críticas ao meu livro "Dossiê Getúlio Vargas". Gostaria de esclarecer alguns pontos. Não usei fontes de internet para escrever a obra. O perfil de Boris Fausto, publicado pela Companhia das Letras, e os arquivos do CPDOC, da FGV, foram fontes básicas para a composição do trabalho. Outras leitoras foram complementares, caso de "Revolução de 30" (Fausto), artigos de Lourdes Sola, as obras de Thomas Skidmore sobre os presidentes do Brasil, entre outras. As falhas as quais você se refere deveram-se a um problema de edição final, pois o livro precisava ter um número determinado de páginas. Eu tinha muito mais conteúdo para incluir. Por sinal, meu livro foi citado na excelente trilogia de Lira Neto sobre Getúlio. Um grande abraço e fica aqui minha gratidão pela sua leitura. Daniel Rodrigues Aurélio.

Thompson 04/09/2014

O Marco de uma nova era para o Brasil.
"Um resumo rápido de toda a vida política de Getúlio Vargas. Sua entrada na política, a criação do Estado Novo, acabando com a política do café com leite (paulistas e mineiros, dividiam o poder). Abrindo espaço para a industrialização do País. Criação da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), da Mineradora Vale do Rio Doce, A FNM (Fabrica Nacional de Motores), Companhia Hidroelétrica do São Francisco, Petrobrás (no segundo mandato) e muitas outras. A CLT foi o marco de mudanças com a Classe Trabalhadora. Apesar de ser um ditador, que em certos momentos, foi implacável com seus opositores, que o diga, Julio Prestes. Ele foi essencial para que o Brasil se tornasse o que é hoje. Foi Imortalizado pela Academia Brasileira de Letras, substituindo o jurista e senador José de Alcântara Machado. E fecho com a frase final da sua carta-testamento: "Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História". Muito bom.

Marcos Nandi 15/05/2023

Primeiro livro que leio sobre o Getúlio, o presidente que mais tempo ficou no poder no Brasil (1930 até 1945 e depois 1951 até sua morte), até então só havia lido livros de ficção ou biografias de personalidades que viveram na era vargas (Carmem Miranda, Nelson Rodrigues, Chatô, etc)

Nascido em abril de 1882 em São Borja, Rio grande do Sul, e criado em uma família tradicional e militar, Getúlio esteve a frente de uma ditadura, do estado novo, e depois foi eleito de forma democrática. Começou sua vida profissional como militar, se formou em direito, foi nomeado como promotor público, e já com certa influência, conseguiu ser deputado estadual e depois federal.

Um líder populista, que flertou com o nazifascismo, mas ao mesmo tempo, fez coisas boas pelo país como a luta pelo petróleo, e fortaleceu a indentidade do brasileiro, já que diferente de 64, seu governo não tratavam intelectuais com desdém e animosidade.

Tanto que, a semana da arte moderna teve nascimento nessa época, e os artistas eram tido como "comunistas"não foram tão perseguidos, como o caso de Graciliano Ramos que continuou a ser cronista em jornais.

Na biografia do Ruy Castro, sobre a Carmem Miranda, o biógrafo diz que a Getúlio ficou marcado pela proteção dos nossos artistas em detrimento de artistas gringos.

Getúlio teve grande influência na revolução de 30, que depôs o então presidente Washington Luís, que antes da alegação de fraude, já inflava o ódio a não escolher para seu sucessor um candidato a presidente um candidato mineiro, ferindo assim, o pacto do café com leite.

Com isso, formou-se, uma aliança (aliança liberal) entre Minas, Paraíba (terra do vice presidente do Getúlio) e Rio Grande do Sul.

A morte de João Pessoa (o vice) por um opositor político, foi o estopim da revolução.

Assumindo a junta provisória, Getúlio mandou opositores para o exílio, reformou (tirando ministros) do STF, fundou ministérios como o da saúde e do trabalho. Conseguiu tirar o Brasil da crise do café (o produto mais exportado do país que foi perdendo espaço pro algodão), cortou despesas, e renegociou a dívida interna. Ainda em 1934, instituiu o voto feminino.

Em 1937, Getúlio toma o poder com base na suposta ameaça comunista oriunda do plano Cohen, que foi um documento forjado que dizia que o comunismo iria invadir o Brasil. Com isso, nasce a CF polaca. Extremamente ditatorial e fascita.

Com o tempo, o estado novo, começou a cair. Carlos Lacerda inflou sua renúncia, e o povo também começava a ficar insatisfeitos. Sendo assim, Getúlio sofreu um golpe. Mas logo em seguida, conseguiu se eleger como senador pelo seu estado de nascimento e em 1951, voltou como presidente democraticamente eleito.

Como senador, ele raramente comparecia nas reuniões. E foi o único senador a não votar na constituinte de 1946. Mas como acentuado pelo autor do livro, sua carreira como senador, foi mais como um medidor de popularidade

No seu segundo governo, começou a sofrer pressões para renuncia devido a alta da inflação e por causa do atentando a Jorge Lacerda e morte do Major Rubens Vaz. Como todos sabem, o término do seu governo, terminou com seu suicídio.

É um livro bem curto, minha edição tem umas 110 páginas. Mas vale muito a leitura, é repleto de informações interessantes, muito embasadas e imparciais.

Getúlio foi um presidente contraditório, estimulou a indústria de base, em seu governo foram criados a Petrobrás, a companhia siderúrgica, a vale, o IBGE,e obviamente, seu maiot legado, a CLT.

Claro que tanto a CLT e a participação na segunda guerra contra o eixo, não foram realizadas por amor. A CLT foi para agradar os movimentos sindicais e as massas trabalhadoras e a participação da guerra, para conseguir dinheiro e apoio dos EUA.

É um personagem interessante. Vale a leitura.