Conduta Espírita

Waldo Vieira
André Luiz

Resenhas - Conduta Espírita

Fabricio268 09/04/2024

A vida e como ela deve ser vivida.
Conduta espírita. O livro trata exatamente sobre isso, conduta. Em uma rápida pesquisa no Google é fácil encontrar a definição dessa palavra: "É uma manifestação do modo como um indivíduo ou grupo se comporta perante a sociedade, tendo como base as crenças, culturas, valores morais e éticos que seguem."
O livro traz um compilado de práticas cristãs e morais a serem seguidas em quaisquer situações da vida: na sociedade, nos templos religiosos, em casa, no trabalho, na vivência com amigos, desconhecidos e desafetos, os cuidados com a natureza, animais e etc.
Por ser um livro espírita cristão, todos os ensinamentos tem como base a doutrina espírita. Porém, considero que o livro pode e deve ser lido por católicos, evangélicos, umbandistas, budistas e etc. E também por não religiosos. Ou seja, qualquer pessoa aprenderá condutas imprescindíveis para as inúmeras situações que passamos e passaremos em sociedade. Há exemplos para cada experiência que podemos vivenciar.
Certa vez ouvi uma frase que nunca esquecerei: "A vida é muito mais fácil para quem faz as coisas certas." Esse livro ensina justamente sobre isso, fazer as coisas certas.
Boa leitura.

viihast 25/03/2024

"Viver segundo o Evangelho (...)"
Um livro de cabeceira, por Wado Vieira e pelo espírito de André Luiz, que nos direciona para possuirmos uma melhor conduta, quanto espíritas e/ou cristãos, visando também, a necessidade de aperfeiçoamento de nós próprios.

Ricas mensagens curtas, que nos trazem uma busca de melhores condutas morais como comportamentos, ações, hábitos, pensamentos.

Diria que esse livro pode ser considerado uma luz em nossos caminhos para nos fazer enxergar o que realmente é importante para Cristo.

André Luiz nos presenteia esse livro, indo direto ao ponto nos assuntos que são necessários para nossa evolução enquanto espíritos em evolução.
Sem enrolação, esse querido espírito abre nossos olhos e mentes, para diversos assuntos e atitudes, que muitos de nós não damos a devida importância.

É uma leitura perfeita para se chamar de "teoria", e que depende de cada um de nós mesmos para arregaçar a manga e colocar em "prática".

"O retorno à condição de desencarnado significa retorno à consciência profunda."

"Os compromissos assumidos pelo Espírito reencarnante têm começo no momento da concepção."

"Mais vale um sentimento puro que centenas de manifestações exteriores."

"Não é a posição que exalta o trabalhador, mas sim o comportamento moral com que se conduz dentro dela."

"O seareiro do Cristo é sempre servo e servo do amor."

"A oração é luz na alma refletindo a Luz Divina."

"O medianeiro carrega consigo os maiores inimigos de si próprio."

"Calar todo impulso de cólera ou violência, amoldando-se ao Evangelho de modo a estabelecer a harmonia em si mesmo perante os outros."

"Quem cultiva o Evangelho em casa, faz da própria casa um templo do Cristo."

"Demonstrar, com exemplos, que o espírita é cristão em qualquer local."

"O verdadeiro espírita jamais perde oportunidade de fazer o bem."

"O cumprimento do dever, criado por nós mesmos, é lei do mundo interior a que não poderemos fugir."

"Temos, na família consanguínea, o teste permanente de nossas relações com a Humanidade."

"Guardar comunicabilidade e atenção ante os companheiros de luta, ainda mesmo para com aqueles que se mostrem distantes do Espiritismo.
Todos somos estudantes na grande escola da Vida."

"Perdão nas almas, luz no caminho."

"A Seara de Jesus pede trabalhadores decididos a auxiliar."

"O antídoto do mal é a perseverança no bem."

"O Sol, em nome de Deus, ilumina o passo de todas as criaturas."

"O Bem Eterno é benção de Deus à disposição de todos."

"Viver segundo o Evangelho ? eis a nossa necessidade fundamental."

"Em tudo há sempre uma lição."

"Diante das Leis Divinas, somos juízes de nós mesmos."

"Os percalços da vida surgem para cada Espírito segundo as exigências dos próprios débitos."

"A luz do bem deve fulgir em todos os planos."

"Na Terra, cada Espírito recebe o corpo de que precisa."

"Cada prova tem uma razão de ser."

"Sabendo que todo sofrimento orgânico é uma prova espiritual, dentro das leis cármicas, jamais recear a dor, mas aceitá-la e compreendê-la com desassombro e conformação."

"A enfermidade pode ser considerada como termômetro da fé."

"O passado é a raiz do presente, mas o presente é a raiz do futuro."

"Resguardar-se no abrigo da prece em todos os transes aflitivos da existência."

"Aceitar ? nas maiores como nas menores decepções da vida humana, por mais estranhas ou desconcertantes que sejam ?, a manifestação dos Desígnios Superiores, atuando em favor do aprimoramento espiritual.
Deus não erra."

"Temos conosco a vida que procuramos."

"Somos herdeiros de nossos próprios atos."

"Cristo, nosso Divino Orientador, não vive ausente."

"Em todos os instantes, reconhecer-se na presença invisível de Jesus, que nos ampara nas obras do Bem Eterno. Aceitou-nos o Cristo de Deus desde os primórdios da Terra."

"Cada coração humano é uma peça de luz potencial, e Jesus é o Sublime Artífice."

"Lembrar-se de que o Senhor trabalha por nós sem descanso."

"Em todas as circunstâncias, eleger, no Senhor Jesus, o Mestre invariável de cada dia. Somos o rebanho, Jesus é o Divino Pastor."
J. Silva 25/03/2024minha estante
???????

Vê Lemes 18/03/2024

Para a vida
Hábitos e ações que todo cristão deve cumprir em casa uma das suas possibilidades diárias. Há postura de comportamento ideal em cada lugar e por cada pessoa.
Livro de cabeceira.

Fernanda 12/07/2023

Ótimo livro
O espiritismo tem a característica de incentivar o estudo, o aprendizado, o questionamento e podemos realmente notar a grande variedade de obras espiritualistas que temos à disposição.

Esta em particular, nos ensina muito, nos dá um norte a seguir a partir de orientações breves, claras que envolvem nosso comportamento como representantes dessa linda doutrina.

O livro está dividido em capítulos e estes tratam, cada um, de um grupo específico de pessoas/situações como: Da mulher, Do jovem, Do médium, Do dirigente de reuniões doutrinárias, No lar, No trabalho, Na sociedade, Nos embates políticos, Perante a ciência, Perante o tempo, Perante os animais, entre outras.

Os capítulos são breves com frases independentes indicando a conduta que devemos ter perante aquela situação ou fazendo parte daquele grupo de pessoas.

Leitura rápida, gostosa, esclarecedora, edificante.

Para todos que querem serem pessoas melhores, indico este livro. Com certeza, um dos melhores que li dentro do gênero Espírita.

site: https://trilhas-culturais.blogspot.com/2023/06/resenha-conduta-espirita.html

jdelisiario 03/04/2023

Conduta espírita
Como o próprio título do livro dos, nessa obra temos um código de conduta que, com certeza, nos auxiliará na nossa reforma íntima.

Mas lendo, vejo o quanto preciso evoluir, melhorar cada vez mais! A sensação é de que dei uma regredida, mas não desistirei. Sei que o caminho é de altos e baixos, então vamos em frente. Enfrentar!

#leituraTerapia

Karina.Nishiyama 19/03/2023

Como agir qdo trabalhador espírita
Este é um livro de cabeceira! Papo reto mas descontraído de como um verdadeiro espírita deve se comportar perante a tarefa de ser um trabalhador em casa espírita! Profundo e com muito a ensinar!

Camila1856 27/12/2022

Recomendo
Com mensagens curtas, o livro nos convida a refletir sobre a nossa postura enquanto espíritas, nas mais diversas situações da vida.
A princípio pode parecer um conjunto de regras, mas prefiro ver como conselhos a serem seguidos para queles que querem seguir a doutrina, e para os que já seguem refletir na própria postura, na sociedade, família, trabalho, no estudo, entre amigos... Enfim, os temas são muitos! O livro é bastante abrangente, então recomendo bastante a leitura ??

Andréa Almendros 02/11/2022

Evolução constante
A prática da conduta espírita deve ser exercida a cada dia, não apenas por Espíritas, mas por todos os cristãos, independente de religião.
Fazer ao próximo somente o que gostaria que nos fosse feito. Essa é a palavra e esse deve ser nosso exemplo de conduta.

Nu 05/09/2022

Livro de Cabeceira
André Luiz nos traz observações e sugestões de ordem moral que deveriam ser apreciadas e relevadas por todos os irmãos que tem no Cristo o seu Norte.

De forma direta e simples, nosso amigo espiritual nos ajuda a persistirmos no bem, lapidando-nos a nós mesmos com humildade, clareza e amor.

Conduta Espírita não deveria ser mais um livro a compor as prateleiras de nossas estantes, mas aquele manancial de ensinamentos que carregássemos conosco para onde quer que formos.

Biblioteca da Pry 02/07/2022

Da Série André Luiz, a obra Conduta Espírita traz questões de comportamento diante de situações diversas.
Condutas socias e religiosas que perpassam templos e igrejas, indo diretamente para a fé cristã e seus ensinamentos.
Levar a vida com mais simplicidade, calma e respeito nos aproxima da verdadeira paz que tanto imploramos.

RhD 17/01/2021

Dicas de conduta
Essa obra sucinta e direta não deixa de ser profunda e edificante. André Luiz, pelo médium Waldo Vieira, nos traz conselhos de como se portar perante as diversas ocorrências da vida, seguindo uma postura espírita-cristã. Não são normas, mas advertências e aconselhamentos para alinharmos nossa conduta aos princípios evangélicos. 5 estrelas

ThaynA258 04/12/2020

Vários ?puxões de orelha?
Esse livro é sensacional!
Sabe aquele livro que você para, respira, abre bem os olhos e fala: ?eita!!? ? Pois é esse mesmo.
Recomendo para pessoas que acompanham a doutrina espírita e tem a intenção de aprender mais a seguir conforme a doutrina. São ensinamentos muito valiosos, pra vida e para a atuação como trabalhador dentro das casas espíritas.
Gostei muito, e leria novamente.
É um livro pra se ter por perto sempre, ler com calma e interiorizar cada palavra com muito amor.

Débora 17/03/2020

Leitura obrigatória aos espíritas
Leitura muito leve. Me trouxe reflexões sobre muitas atitudes minhas. Recomendo demais aos espíritas.

Jefferson Vianna 31/08/2019

Vede prudentemente como andais...
“Conduta Espírita” é uma coletânea de mensagens inspiradoras que possui o intuito de aconselhar-nos em meio a diversas situações. Através de uma linguagem clara e objetiva, Waldo Vieira, através do espírito André Luiz expõe significativas orientações para as atitudes que a vida nos solicita, ou seja, como o espírita/cristão deve se comportar. Entre os 48 temas, seleciono: no Lar, na vida pública, no trabalho, nos embates políticos, perante os familiares, perante os sonhos, o tempo, a arte, a Jesus, etc.; É um livro muito inspirador e enriquecedor, assim como todas as obras ditadas por André Luiz. Leitura prazerosa, um livro repleto de trechos poéticos e de uma sensibilidade ímpar. Leitura recomendada!

Quotes do livro: “Quem foge à oportunidade de ser útil, engana a si mesmo.” – pag. 13, “Quem se demora na margem, sofre atraso no caminho.” – pag. 17, "Vede prudentemente como andais." – pag. 28, “O verdadeiro espírita jamais perde a oportunidade de fazer o bem.” – pag. 29, “Somos devedores insolventes do berço que nos acolhe.” – pag. 85 e “Livro lido, idéias renovadas.” – pag. 105.

Andre 15/07/2017

"Quem guarda o ensinamento aprende a lição"
Essa frase de Andre Luiz, para mim, encerra todo o conteúdo dessa obra, que deveria ser (pelo menos para mim será) conteúdo revisado diariamente por todo espírito que professa a fé espírita e busca, no esforço incessante de sua existência, burilar a alma para tornar-se alguém melhor.