Política Sexual

Política Sexual Kate Millett

Resenhas - Política Sexual

Romeu Felix 23/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Política Sexual" é um livro escrito pela feminista norte-americana Kate Millett, publicado em 1970. A obra é considerada um dos principais textos do movimento feminista da segunda onda, na década de 1970, e aborda a questão do patriarcado e do papel da mulher na sociedade, principalmente em relação à sexualidade e à opressão de gênero.

A autora defende que o sexo é uma questão política e que as relações sexuais são socialmente construídas. Ela analisa a história da opressão das mulheres, desde o surgimento da família patriarcal, e como a cultura perpetua a ideia de que a mulher é um objeto sexual e não um ser humano completo.

Além disso, Kate Millett explora a relação entre sexualidade e poder, demonstrando como o sexo é usado para manter a submissão das mulheres. Ela também questiona a ideia de que a liberação sexual é sinônimo de liberação feminina e afirma que a verdadeira libertação só será alcançada quando as mulheres tiverem o controle sobre seus próprios corpos e desejos.

Comentário:
"Política Sexual" é uma obra fundamental para o movimento feminista e ainda é relevante nos dias de hoje, especialmente na luta contra a opressão de gênero e a violência sexual. Kate Millett apresenta argumentos convincentes sobre a natureza política do sexo e como ele é usado para manter a dominação masculina. O livro também é importante por trazer à tona questões sobre a sexualidade feminina e a luta pela autonomia do corpo da mulher.

Além disso, a obra apresenta uma reflexão sobre a cultura patriarcal e sua influência sobre a construção social das identidades de gênero, bem como sobre a forma como a opressão das mulheres está presente nas estruturas sociais e políticas. Em suma, "Política Sexual" é um livro necessário para se compreender as lutas feministas e para buscar uma sociedade mais igualitária e justa.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Vivi 09/10/2021

Leitura interessante, principalmente, pelo apanhado que ela faz do surgimento do patriarcado. Gostei.

Ruth 07/04/2021

Resenha
O livro traz um apanhado da política sexual no decurso da história, a leitura em suma maioria é extensa e analítica, isso imagino eu ser um reflexo da origem de criação do livro (tese de doutorado da autora). Porém o livro também possui momentos que prendem o leitor. Apesar da sua complexidade a autora consegue levantar vários questionamentos ao leitor sobre o "masculino" e "feminino", e mostra como essas perspectivas são culturais e não, como o patriarcado defende, biológicas.
Uma certeza é que depois dessa leitura você não será mais a mesma.

Isy 26/02/2021

Uma obra-prima.
Não me surpreende o fato do livro ter sido boicotado, e até hoje possuirmos apenas uma edição, mesmo tendo sido um sucesso de vendas, principalmente pelo modo como Kate Millet explora os aspectos da revolução sexual nos campos da política, literatura e psicanálise, que desafiaram corajosamente as estruturas desenvolvidas pelo capitalismo e patriarcado. Chega até ser um pouco cômico observar por sua ótica as ideias delirantes dos homens acerca dos papéis desempenhados pelas mulheres. (E é indigestível ver que ainda hoje esses conceitos masculinos com embasamentos extremamente duvidosos ainda sejam levados em consideração).
Não me sinto capaz de expressar a genialidade da Kate de apontar aspectos que deveriam ser tão óbvios: a socialização exerce total influência sobre o nosso caráter e desenvolvimento; as diferenças biológicas entre homens e mulheres são irrevogáveis, mas não determinantes quando se trata de papéis sociais desempenhados; uma revolução sem organização radical e criação de estruturas que possam equiparar a vivência em sociedade, não pode sustentar-se.
De maternidade compulsória às criações loucas de Freud e seus discípulos: a tese é completa e elucidativa.
Meu conselho é que leiam esta obra. A edição (única em português) em si não é uma das melhores, mas o conteúdo vale cada minuto da sua atenção.

Adriana Scarpin 26/12/2017

Em honra de Kate Millett (1934 - 2017)
Uma dos baluartes da segunda onda feminista, Millett reverberou tudo que havia de errado com o backlash pós-sufrágio que as feministas sofreram no século XX e essa é uma tentativa de desmistificar tudo que o saber-poder masculino tentou nos impingir durante séculos.
A primeira parte do livro abrange todo o período histórico e cultural considerado como a primeira revolução sexual, de 1830 a 1930, Wollstonecraft, Mill, Engels, Charlotte Bronte, Thomas Hardy, George Meredith, Oscar Wilde, Ibsen são contrapostos a Rossetti, Ruskin, Tennyson no delinear de como eram vistas as mulheres no século XIX e o que historicamente estava acontecendo nos EUA e Inglaterra para que as coisas mudassem com as sufragetes. Vemos duas visões díspares na sociedade vitoriana, primeiro a eficiente visão de John Stuart Mill descrita em A Sujeição das Mulheres e a insípida e tenebrosa visão de John Ruskin.
Na segunda parte do livro temos os exemplos da contra-revolução, o backlash, primeiro exemplificado com as diferenças ocorridas na sociedade alemã com o nazismo, de como as mulheres voltaram a serem vistas como "parideiras" do Estado. Logo a seguir vemos como a Revolução Russa foi libertária para as mulheres dando-lhes direito ao aborto e à igualdade social para logo em seguida com o advento do stalinismo serem novamente relegadas à condição de párias sociais.
O créme de la créme dessa segunda parte do livro é a extensiva análise sobre o reacionarismo freudiano e o quanto a visão equivocada de Freud sobre as mulheres as prejudicou no século XX e foi pedra de toque para os movimentos reacionários com relação à política sexual. De fato, tudo que Freud escreveu e falou sobre as mulheres é um show de horrores, é humanamente impossível lê-los e extrair algo de bom daquilo, é de uma misoginia sem parâmetros, o que acabou obscurecendo a mente dos pós-freudianos e dos funcionalistas também.
Enfim, livro fundamental sobre a história da política sexual, assim como baluarte do movimento feminista.
Nathalie 09/02/2018minha estante
Gostaria de comprar esse livro. Há alguém por aqui que tenha e queira vender?