Aprenda a Operar no Mercado de Ações

Aprenda a Operar no Mercado de Ações Alexander Elder

Resenhas - Aprenda a operar no mercado de ações

Guilherme 17/02/2023

O livro é bem escrito, ajuda a leitura fluir, o assunto ainda é difícil para mim, mas gosto de aprender, principalmente quando o livro e didático como esse, gostei bastante, quem pretende se aventurar no mundo das ações é leitura obrigatória.

Rodrigo 20/12/2009

ótimo
Um ótimo livro, principalmente para os iniciantes.
Apesar de alguns momentos ser cansativo e repetitivo por afirmar demasiadamente alguns pontos como a questão do STOP, Elder conseguiu escrever um livro fácil de ser entendido e com uma linguagem que permite acesso até mesmo para quem não conhece o mercado.
Mostra a realidade no mercado sem as ilusões propostas em alguns livros.
O livro, principalmente a partir da metade, começa a focar na análise gráfica, dando um conhecimento superficial sobre essa avaliação de investimento.
A maior lição que tire do livro foi a importância do uso do STOP para não ser "expulso" do mercado.
Indico a leitura para TODOS que atuam ou pretendem atuar no mercado de renda variável.

Elton.Oliveira 13/06/2021

Boas práticas para um trader
Confesso q comecei um pouco receioso , pensando q não precisava pois já não era um iniciante, já ganhei dinheiro no mercado de ações, meu ego falando por mim ! É amigo , a curva de aprendizado tende a evoluir assim q vc dominar o seu ego e assumir q não domina o mercado , seja humilde e encare essa guerra com pés no chão ! Nada vem fácil , se não houver dedicação e controle emocional , respeitando seus limites e tendo muita disciplina ... Vc não passará de um jogador de cassinos no mercado financeiro ! Ótimo livro ! Vou já amanhã me organizar e iniciar a minha escrituração e registro de atividades .... Eu não vou me dar o luxo de me sabotar e fracassar nesse desafio que me mantém empolgado e me deixa com o sangue nos olhos , querendo vencer tudo isso !!!

Candil 12/08/2023

Mind, method, money
Um livro pé no chão sobre como ser um operador bem sucedido. Não é uma leitura fácil mas indico para todos que já viram alguma propaganda de curso de trade na internet e já começou a fazer planos. Esse livro deixa bem claro que não é tão fácil como alguns gurus vendem nem tão difícil quanto seu patrão quer que você pense. Tudo depende da sua dedicação em aprender e sua disciplina em seguir um plano equilibrado e manter anotações atualizadas sobre suas observações.

Fabiano.Ferreira 20/08/2016

Parei de ler mas indico.
Infelizmenre devido a alguns contratempos não pude continuar com a leitura, pretendia entrar no mercado quando acabasse de ler, mas tive que usar o dinheiro em problemas de saúde e fiquei com o orçamento desequilibrado.
Super indico o livro, na verdade ainda terminarei de ler ou começarei novamente, é muito bom e mostra onde os iniciantes erram, os que pensam que é so chegar la aplicar e deixar render.
Na verdade é um livro voltado para o mercado de capitais mas o Elder da conselhos para toda a vida.

Se pensa em entrar no mercado de capitais, passe por aqui primeiro.

Cláudio Jr. 16/02/2017

Bom livro!
Livro para iniciar sobre o mundo da análise técnica, considero um bom livro, apesar de as vezes ser massante, mas o interessante é que é bastante prático. A melhor forma de usufrui-lo é após a leitura de determinado trecho, principalmente as práticas, deve-se ter um software de análise técnica junto para tentar entender todos os indicadores gráficos de forma completa. Outro ponto que achei crucial no livro é a gestão de risco, diário de operações, eu particularmente achei perfeito, pois antes eu não tinha gestão de risco, no máximo uma planilha de operações, mas como o autor faz, com certeza é melhor, extremamente rico em detalhes de o porque se entrou naquela operação e o porque saiu, além de mencionar quais os erros e acertos conforme os ganhos ou perdas, muito bom.

Em suma, eu vejo como uma forma de casamento para os investimentos, ou seja, análise técnica sendo utilizada em conjunto com a fundamentalista, quem domina as duas formas já toma um passo importante nos investimentos e, claro, não esquecendo da gestão de risco e diário de operações.

Marcos Zog 02/04/2020

Excelente!
Este livro complementa o anterior (Como se tornar um operador de sucesso).

Ensina a montar uma planilha super completa com diário, plano, curva patrimonial, gerenciamento com porcentagens, ...

Parece que muitos ensinamentos de traders famosos foram tirados desse livro.

Não é só para ações, mas para qualquer mercado. Acredito que o título do livro foi mal traduzido.

Não é bom para análise fundamentalista.
Para analisar os fundamentos, eu prefiro o livro Warren Buffet e a Análise de balanços.

denis.caldas 24/10/2020

Os 3 Ms: mente, método e "money".
Eu pensei que demoraria muito para ler esse livro, mas de repente, voltando a acompanhar gráficos e notícias de ações depois de quatro anos ausente, fui fisgado pelo assunto e pelo jeitão do livro, dividido em três assuntos intercambiáveis.

A parte da mente o autor se vale pela experiência no mercado e a formação de médico psiquiatra, pois conhecendo alguns meandros da mente e os mecanismos do vício e da rotina, o dr. Elder não cai nos clichês de auto-ajuda, mas reconhece humildemente como o trader é praticamente indefeso diante os robôs e o mercado e, ao invés de dar uma de herói e bater de frente, utiliza mecanismos de defesa para operar.

É aí que chegamos na segunda parte, da metodologia, onde o dr. Elder apresenta alguns indicadores de entrada, stops e saídas. Isso em uma época em que os dados dos preços de uma ação deviam ser baixados da internet, processados em um software, plotados em um gráfico e daí sim interpretados! Hoje temos páginas na internet que nos fornecem uma miríade de indicadores e gráficos, por exemplo, Tradingview e Investing, com delay de 15 minutos; se quiser em tempo real ainda se paga.

A última parte, a do "money", se refere à gestão do dinheiro e como não ser devorado pelos tubarões ou pelas piranhas, em uma ferramenta que já coloquei em prática e me salvou de prejuízos maiores do que eu suportaria. Pois sim, embora seja um livro com bastante teoria, a parte prática a gente já fica com vontade de colocar a mão na massa!

Enfim, eu poderia tratar de várias coisas aqui na resenha, mas quero encerrar com isso: o cara é tão bom que, ao pesquisar entre as centenas de indicadores disponíveis na página de gráfico de preços em tempo real, encontrei os criados por ele e que levam o seu nome, como o Elder's Index Force, de graça e em um só clique! Que legal!

Ah, e é melhor do que esses youtubers da moda, que pagam a ração premium do Bob com uma operação rápida no celular, mas estão na verdade ganhando mais dinheiro vendendo cursos para os principiantes e os gananciosos. Não há mágica, meu querido, há técnica e psicologia. Skin the game!

Rodrigo.Santana 30/01/2016

Livro excepcional
Livro é de uma qualidade indescritível. Recomendo.

marciofleury 21/02/2016

Uma referência para iniciantes em bolsa. Foco no modelo numérico.
Boa referência de livro para iniciantes/intermediários no mercado de ações. Recomendado para consulta. Tem muito exemplo dos EUA e que não servem muito para o mercado nacional. Foco em análise histórica e numérica, mas falta análises mais estruturais das empresas.
Pablo.Angelo 24/09/2016minha estante
O livro foca na análise técnica para trade. Análises estruturais das empresas conhecida como análise fundamentalista é para quem investe no longo prazo (buy and holde) não é o foco do livro. Se quer aprende análise fundamentalista recomendo começar com O investidor inteligente?, de Benjamin Graham.
Os exemplos dos EUA funcionam sim tanto para o Brasil(grande parte do investidores na Bovespa são americanos) como para grande parte dos mercados no mundo.

Anderson 04/07/2020

Mais um importe direcionador
Todo livro sobre mercado financeiro trás um pouco de conteudo novo ou abre o horizonte para pesquisarmos um novo tema.
Este livro também trás essa curiosidade. Após ele li outros livros e me fixei no mercado de ações

moivieiraoliveira 12/01/2023

Um norte
Excelente livro de um professor dedicado. Ensina a operar com calma e confiança. O mercado está cheio de oportunidades, basta não ser ganancioso.