Lobos de Calla

Stephen King

Resenhas - Lobos De Calla

Lista de Livros 23/06/2014

Lista de Livros: Lobos de Calla, de Stephen King
“– Se – disse Roland. – Um velho mestre meu dizia que esta era a única palavra de mil letras.”
“– Os que mantêm conversa consigo mesmos viram triste companhia.”
“Em Calla Bryn Sturgis (como na maioria dos lugares), os homens em estado de sobriedade não gostavam muito de falar sobre seus corações.”
Mais em:

site: https://www.listadelivros-doney.blogspot.com.br/2014/06/a-torre-negra-lobos-de-calla-stephen.html

Francisco 24/03/2023

Uma parada em Calla no caminho do Feixe de Luz
Nesse quinto livro da série, Roland, Susannah, Eddie e Jake param em uma pequena cidade de fronteira chamada Calla, onde o número de gêmeos é maior que e outros locais e onde a cada geração um dos gêmeos é levado por seres tidos pelos habitantes de Calla como "lobos". No entanto a revelação sobre a verdadeira identidade desses inimigos é devidamente guardada para as últimas páginas da história.

Ao longo da história, vemos como Jake estabelece laços de amizade com Benny Slightman, filho de um membro abastado de Calla, como Roland passa a sofrer com sua hereditária artrite, como Eddie Dean se torna um homem de personalidade e como Susannah enfrenta sua gravidez (sempre que lia trechos sobre a gravidez de Susannah me lembrava de minha leitura de "O Bebê de Rosemary") e ao mesmo tempo luta contra sua outra personalidade demoníaca Mia. Além disso, um outro membro já conhecido dos leitores de Salem's Lot integra o grupo de pistoleiros.

De um modo geral, é um ótimo livro e considero o melhor da série até o momento (uma amiga aqui do Skoob havia me dito o mesmo) embora os grandes acontecimentos ocorram apenas nas últimas 200 páginas como ocorre nos filmes de faroeste italianos de onde King revela ter tirado a inspiração para a história do presente volume da série. Que venha "Canção de Susannah".
NayLyra 25/03/2023minha estante
Você foi avisado. ?

Francisco 27/03/2023minha estante
Fui mesmo Nay. Muito obrigado pela recomendação. ;)

Jow 21/09/2011

O fôlego que se toma antes do mergulho.
É engraçado como depositamos tanta confiança e tanto sentimento nas pessoas. Em pessoas que achávamos conhecer, mas, que no fim, só mostraram ser iguais a todos. E por esperar demais, sonhar demais, criar expectativas demais, sempre acabamos nos decepcionando e nos machucando cada vez mais. Dalai Lama

Confiança é o alicerce básico para se construir uma relação, independente do tipo de vínculo que a mesma seja capaz de propor. Mas, quando uma relação de amizade tem em meio a baila a vida daqueles que estão envolvidos, é impossível que algo se sustente sem uma confiança mútua, sincera e completa. Em Mago e Vidro tivemos uma demonstração cabal de confiança mútua, no exato momento em que Roland abriu seu coração e descortinou o seu passado flagelado ao seu Ka-Tet. Vimos então, um elo que parecia ser intransponível, um sentimento que os envolveria onde quer que eles fossem, e que os fariam colocar a vida nas mãos uns dos outros se fosse preciso, que dava a entender que nenhum acontecimento externo derrubaria essa confiança, a não ser que eles começassem a desmoronar entre eles mesmos.

E foi isso que aconteceu! Lobos de Calla é uma extensa lição sobre as decepções que uma amizade sem confiança pode deixar, mas também é como disse Gandalf: O fôlego que se toma antes do mergulho. Este livro se torna o impulso que faltava para que começássemos a sentir a força da Torre Negra de perto.

Ainda encantados pelo brilho ofuscante de Mago e Vidro, nos encontramos na cidade de Calla Bryn Sturgis, que se torna única pela incrível peculiaridade onde todos os nascimentos de crianças da cidade são de gêmeos. Esse fato incomum faz com que essa cidade esquecida no tempo e no espaço, seja atacada em intervalos de décadas, onde Lobos roubam uma das crianças gêmeas de cada família de Calla, e os devolvam depois de algum tempo, totalmente mutiladas tanto mentais, como fisicamente. King mais uma vez trabalha o enigma que sustenta o livro de uma forma paralela, mas intensa! Temos um livro longo por excelência, que se torna enfadonho em algumas partes e que aparentemente não acrescenta em nada à busca pela Torre.

São os fatos psicológicos e as conquistas individuais que dão força a trama. Jake e Eddie possuem momentos magistrais dentro da obra, Roland se torna um mero coadjuvante perto dos dois, e Susannah desenvolve um mundo particular, que deverá ser mais bem explorado no volume seguinte da série. A surpresa fica por conta de Padre Callahan, antigo personagem de King egresso do livro A Hora do Vampiro. Suas histórias do passado acrescentam bons ritmos à trama, e desenrolam novas possibilidades para a série.

Mesmo assim, o livro poderia ter tomado uma rota mais curta para a história que se propôs a contar. Somos metralhados por contos por vezes sem fim, que por muitas vezes se tornam irrelevantes para a obra. As ultimas 100 páginas destoam do conteúdo inicial e povoam de forma magistral a cabeça do leitor, nos fazendo redescobrir o valor que a série tem, fazendo com que possamos ansiar pelo próximo livro.

Finalmente só nos resta esperar que A Canção de Susannah venha interferir de vez na busca pela Torre, e que o Ka-Tet de Roland tenha aprendido a lição que começaram a ensaiar em Mago e Vidro. Confiança é fundamental!
Alan Ventura 21/09/2011minha estante
Disse tudo o que achei de Lobos de Calla, e fica tranquilo que "A Canção de Susannah" vai interferir de vez sim na busca pela Torre, e de uma maneira surreal, assim como tua resenha. Parabéns mais uma vez!

Fran Kotipelto 22/09/2011minha estante
Eu gosto muito do Eddie, acho ele fantástico e admiro a maturidade do Jake, estou curiosa desde o fim de Mago e Vidro pra saber como anda a busca pela Torre. E essa questão de "Susannah desenvolver um mundo particular" me deixou intrigada. Você como sempre dear Jow, escreve resenhas que me deixam roendo as unhas para ler o livro. Meus parabéns.Beijos.

Luís 15/01/2012minha estante
Ótima resenha. Achei realmente muito interessante o aparecimento de Callahan na história, me fez ter vontade de ler A Hora Do Vampiro agora.

Jaque 19/11/2012minha estante
Concordo com todo mundo que diz que o livro poderia ser mais curto, a história é ótima, mas as vezes as confabulações poderiam ser mais resumidas. Agora uma pergunta para os entendidos da série, se for spoiler dos próximos, não me contem por favor. Muitos personagens da terra média tem o seu personagem equivalente no "mundo real", então quem seria Roland no lado de cá: Jake ou Eddie? Eu acho que seria Jake.

Raul43 12/06/2020

Lobos de Calla
Depois de muito tempo com a saga parada li lobos de calla, e que saudades que estava desses personagens, a torre negra é uma obra incrivel e já estou com vontade de continuar a saga, aqui vemos o quanto os personagens evoluiram, a busca pela torre negra continua e novos obstáculos aparecem.

Fernando 04/02/2024

Mistérios e mais mistérios.
Gostei muito do suspense que se fez ao redor dos lobos. A historia é boa e apesar do livro ser grande a hitoria é fluida, não é cansativa. É um mistério atrás do outro, mais é o que torna a historia interessante.
Lairis.Sousa 04/02/2024minha estante
Acho que vou ler também

Sua amiga 04/02/2024minha estante
Tá aí um do stevão rei q não é famoso?

fabio.orlandini 16/01/2021

A força da amizade
Nesse livro a relação das personagens vai se intensificando, com especial destaque para o Eddie e o Jake. Cheio de flashbacks, mas todos necessários para culminar numa final eletrizante.

Victor 09/04/2021

Massante demais ...
Na minha opinião esse livro foi o mais massante de todos. Ele apenas se passa em um local com algumas páginas indo pra outros lugares mas sempre centrado ali em Calla Bryn Sturgis, dando a impressão que a história não anda muito bem.
Eu comecei a ter um certo interesse mais após a página 500 em diante quando realmente alguma coisa andou de verdade e teve um final bacana com um gancho legal para o Sexto volume ( eu estou com receio de ser igual ).
Dani Favalli 09/04/2021minha estante
Eu vou reler o sexto!! Pelo que me lembro ele é mais rápido, além de ser mais curto também

Victor 09/04/2021minha estante
Eu tenho ele aqui já ... Ele é bem curto sim

Dani Favalli 09/04/2021minha estante
Eu tenho físico também, mas estou lendo em ebook agora kkkkk

Victor 09/04/2021minha estante
Ah sim kkkk bacana eu tbm tenho ele físico aqui. Eu não sou tão adepto a ebook ainda kkkk apesar de ter o Kindle unlimited

AlexN 20/12/2021minha estante
Concordo com você.

Gilberto Alves 22/06/2020

Nada de resenhas filosóficas aqui:
O negócio é o seguinte: O livro é do caralho!
Podia ser mais curto? Com certeza!
Tem muitos contos e diálogos pelo meio que as vezes parecem que saem do rumo da Torre? Absolutamente sim!!

É ruim por isso? De forma alguma! :)
Na verdade, pra mim, a essência desta busca, gira em torno disto.

Li em outra review aqui no skoob e vou plagiar: "Último suspiro antes do mergulho".
É realmente esse o sentimento. No começo, parece que o livro vai se debandar para algo que vc: além de não ter interesse, parece que vai ser cansativo e chato.
Mas.... no final, tudo se encaixa e você percebe que nunca esteve tão certo no caminho do feixe de luz.
Já dá para sentir que King foi preparando o terreno para o tiroteio final, daqueles como Roland gosta: vai ter morte, mas vivemos até aqui para isso!

Abduzindolivros 07/10/2022

sorrisos, mentiras e tiroteio
Eu acho meio xarope ler um livro de mais de 500 páginas, mas os calhamaços têm um poder
irresistível de nos envolver e entregar um roteiro cheio de curvas. Às vezes eu sinto que tem muita coisa enchendo linguiça nos livros do King, mas dessa vez me livrei dessa impressão ao terminar a leitura. Tudo o que estava ali se ligou com algo importante, culminando nos cinco minutos de sangue e gritaria prometidos no início.
Targaryen 09/10/2022minha estante
Bem isso, mago e vidro demora uma vida pra dar resultado mas vale a pena. Tô criando coragem pra ler o próximo

Abduzindolivros 13/10/2022minha estante
Comecei o Canção de Suzannah essa semana, e até agora tem sido bem esquisito kkkkk

Targaryen 17/10/2022minha estante
Esses livros são uma mistureba de coisas kkkk

Ana 13/11/2020

"Isso é Ka. Lua. Ka, Lua."
Mago e Vidro me trouxe emoções conflitantes: enquanto estava receosa de me decepcionar os próximos livros, já que iria ser difícil superar o livro 4, me senti bastante ansiosa para saber logo quais seriam os próximos desafios propostos ao ka-tet. E aí a gente segue aquela frase: tô com medo, mas vou com medo mesmo!

Embora Lobos de Calla seja um calhamaço, repleto de diálogos e lá pelos 40% eu parei e me perguntei "Caraca, o que aconteceu até agora? Meio que... nada, né?" eu JURO que não achei a leitura maçante. O livro me prendeu bem, amei Calla e seus habitantes, e do capítulo do Callahan contando sua história pra frente eu achei bem difícil largar. Esse volume também me fez amar mil vezes mais o Eddie, o Jake, o Roland, a Susannah e o Oi. Me senti mais próxima deles e vibrava ao notar o quanto suas evoluções ficaram nítidas nessa história.

Ok, o medo de me decepcionar com esse volume me fez diminuir as expectativas e com isso eu pude aproveitar mais a leitura, mas Lobos de Calla tem um monte de referências e sinceramente, não sei se as curti tanto assim. Outro ponto que afetou um pouco a minha experiência é que, como esse é o meu 32º livro do mestre, eu também não me surpreendi com - quase - acontecimento nenhum, até já esperava por eles...

De qualquer forma, a busca pela Torre continua para Roland, e para mim também!

PS: você precisa, NECESSITA, é OBRIGADO/A a ler 'Salem antes de pegar esse volume. Tem spoiler adoidado dele, ok?

site: https://www.instagram.com/_literariana/
Ander 28/11/2020minha estante
Ótima resenha.
Poxa, fico aflito com esse lance que tem que ler outros livros, fora da torre negra. Fico muito perdido da ordem. kkkk

Ana 29/11/2020minha estante
poxa, muito obrigada! então, eu diria que só salem é fundamental pra ler antes da Torre, porque ele é o único que tem spoilers. de resto, só algumas referências, nada que você não vá entender :)

Ander 29/11/2020minha estante
Muito obrigado pela dica :))

Flavio.Muniz 23/04/2022

Por várias gerações, os lobos desceram de Thunderstorm e sequestraram os filhos de Calla. Quando as crianças voltam, elas estão robustas e todas as faíscas de inteligência e alma desaparecem: não passam de "um corpo enorme sob uma cabeça vazia". Neste país onde quase só nascem gémeos, os lobos raptam apenas uma criança por casal e ninguém sabe porquê, nem o que acontece com as crianças. Enquanto isso, Roland e seu ka-tet não sabem ao certo como deixaram o Palácio de Cristal Verde, ou o que aconteceu depois que conheceram John Farson, o inimigo do pistoleiro que também se chama Marten. Mas eles entenderam que existe uma rosa: por mais frágil que seja, e que ela tem um poder extraordinário.

Então, quando a Calla de repente fica no caminho dos pistoleiros, eles devem escolher entre proteger a rosa primeiro ou salvar os gêmeos deste país.
O ka-tet conhece o padre Callahan (lá do livro “Salem” – o que é bem legal) que lhes conta sobre seu passado terrível, lutando com o homem de preto, os vampiros e os homens de casacos amarelos. Este último, Stephen King já falou em Lost Hearts in Atlantis, o romance que me abriu as portas da Torre Negra. Neste quinto volume, também ouvimos falar dos Ray Breakers. E conhecemos Andy, o robô, e Mia, a filha de ninguém. Muitas histórias intercalam o enredo e retardam a busca. Ou melhor, salvar os filhos da Calla é uma missão dentro de uma missão e o leitor tem que ter paciência. Já vou avisando que nesse livro, King começa a testar a paciência do leitor. A sensação de que você está se afastando do caminho correto se acentua.

Embora já estejamos com eles há cinco volumes, os personagens continuam a nos surpreender, especialmente Susannah. E, claro, o vínculo entre o pequeno Jack e Roland é comovente.

É um “volume de transição”, praticamente um spin off. Assim como no volume anterior, aqui o King se permite muita liberdade narrativa e acumula histórias na história - o "vaadash" de Nova York, a história da vida do padre Callahan, etc... - complicando o enredo de seu romance, sem perder também seu leitor em suas circunvoluções, o que é um verdadeiro feito em si!

O King sempre disse que sua torre escura está no centro de todo o seu trabalho. Acho que aqui, sem revelar nada, começamos a entender o porquê! Apenas o nome Callahan deveria soar um sino, se não largar esse livro e ir ler SALEM! Sim, porque este livro corre o risco de estragar grande parte deste segundo romance de King. Em suma, qualquer fã de King ficará encantado em encontrar esse personagem e descobrir o que aconteceu com ele. Além desta história (e há muitas neste romance), temos o ka. Aquele que nos empurra para o destino deste povo querido de Calla, incluindo o robô Andy (de múltiplas funções). Às vezes pode ser um pouco pesado, pelo menos foi a parte que eu menos gostei, o tempo de inatividade da novela... Mas também tem a parte Vaadasch. A da Torre de Nova York (e essa parte é realmente cativante).

O volume termina mais uma vez com um cliffhanger que promete um volume 6 e se você chegou até aqui não vai mais querer parar.

Bruno supp 17/05/2020minha estante
Confesso que dos livros da torre esse foi oque eu nao gostei me
Me desculpe os fãs dos lobos de calla mais achei muito cansativa a leitura mesmo sendo um fiel leitor do king

Carla 07/07/2020

Um dos livros mais bem construídos da série A Torre Negra, você vive claramente o drama dos personagens e o crescimento deles na história.

Edith 23/04/2024

Eu vi o desenho de uma luta contra lobos e um homem que olha para além da luta.
Roland e seu Ka-tet são especiais. Eles sabem disso!
Esse livro é uma história sobre personagens que são fortes e respeitam suas fraquezas.
A luta contra os lobos foi surpreendente!
King citou Star Wars, Harry Potter e ele mesmo. O nome disso é maestria!
Que venha o próximo livro!

Paulo 08/04/2022

" As sepulturas vem depois. - Roland olhou para o céu, mas as nuvens haviam avançado do oeste e roubado as estrelas. - Só se lembrem que são os vencedores que as cavam. "