Paulo e Estêvão

Paulo e Estêvão Francisco Cândido Xavier...

Resenhas - Paulo e Estêvão

Fabio Shiva 31/08/2010

Esse livro surgiu na hora certa
Tudo indica que não poderei terminar essa leitura pelo momento. Fui tocar com a banda em outra cidade e levei o livro para ler durante a viagem. Na correria do show, meu exemplar se perdeu. Não fiquei triste pela perda. Embora faltem mais de cem páginas por ler (o livro tem por volta de quinhentas), certamente li mais que o suficiente para provocar em mim as transformações que eu procurava.

Esse livro surgiu na hora certa para que eu pudesse compreender melhor o apóstolo Paulo. A leitura foi sugerida pela forte impressão que causou em mim o filme Chico Xavier, justamente no momento em que cheguei ao limite da exasperação em minhas leituras das epístolas de Paulo.

Todos os vossos atos sejam feitos com amor, disse São Paulo. A vida inteira de Chico Xavier foi um sublime exemplo do amor transformado em ação. Estava confiando que o Mahatma brasileiro saberia me conduzir com doçura para além da ignorância que estava nublando a minha consciência. E assim foi!

Paulo e Estevão é uma narrativa psicografada pelo espírito Emmanuel, guia de Chico Xavier. Ao assistir o filme, tive uma impressão que foi reforçada pela leitura. Chico psicografou incontáveis obras de muitos espíritos, entre famosos e anônimos. No caso de Emmanuel, guia da maioria das obras de Chico, tive a impressão de que ocorreu algo além da psicografia. A relação entre Chico Xavier e seu guia guarda muitas semelhanças com a vivência de Sócrates e seu daimon, de Hermann Hesse com seu homem-criança e do próprio Gandhi com o que ele chamava de voz da consciência.

Não vou me estender nesse tema, que poderia ser polêmico. Basta a sugestão do que intuí: todos possuímos um guia, ou daimon, ou consciência, ou paramatma. Os maiores dentre nós são os que buscam cada vez mais ouvir a voz de seu guia.

A primeira e grata surpresa com essa leitura veio logo no prefácio. Percebi claramente que Chico Xavier não ignorava todas as contradições presentes nas cartas de Paulo, e que tanto me exasperaram. Longe de bradar contra Paulo e denunciar suas mazelas, como fez Nietzsche em seu Anticristo e eu mesmo em minhas resenhas das epístolas, Chico Xavier desnuda com seu olhar amoroso um drama profundamente humano e comovente. É o drama de Saulo até se tornar Saulo. É o drama de Paulo ao seguir os passos do Cristo. É o drama de cada um de nós, obras em andamento, em busca da perfeição e do sentido da vida.

Muito inspirada foi a percepção do papel que Estevão poderia desempenhar no processo. Rapidamente citado nos Atos dos Apóstolos, Estevão foi um dos primeiros mártires do cristianismo, apedrejado que foi pelos judeus pela heresia de proclamar a vinda do Messias. Na concepção de Emmanuel, a história de Estevão está intimamente ligada à de Paulo de Tarso, de uma forma que foi delineada com muita habilidade nas páginas do livro.

Questionar se os fatos históricos se deram exatamente assim como no livro ou de outra forma, em minha opinião, é uma perda de tempo. Paulo e Estevão não se propõe a ser um documento histórico, e sim um relato de edificação e aprendizado. O espírito possui a sua própria realidade.

Uma palavra ainda quero dizer sobre o estilo do texto. Chico Xavier exprime-se em um português castiço, rebuscado e rico em sua construção. Poderia parecer até empolado, caso o tema do livro fosse outro, um mero romance sem pretensões além das literárias. Mas a palavra de Chico aspira a traduzir o sublime, o sutilíssimo. E a impressão que dá é que somente a delicada prosa de Chico Xavier (ou de Emmanuel) seria capaz de registrar tão bem as mais altas ânsias e belezas do espírito.

Valeu, Chico!!!

(06.07.10)

Os livros são como pessoas que conhecemos. Alguns nos acompanham por um breve momento, para uma leve e descompromissada troca de ideias durante uma viagem de trem. Outros nos despertam profunda antipatia, sem que consigamos entender bem o porquê de tanta aversão (apesar dos zilhões de motivos que invocamos). Outros ainda nos despertam um amor fulminante à primeira vista. E há também os que nos marcam para sempre, que nos fazem crescer, que nos mostram possibilidades insuspeitadas na infinita paisagem da vida.

Acabei hoje de ler esse livro tão precioso, do qual me despeço como a um amigo muito sábio e querido. As últimas páginas foram lidas com um sentimento de nostalgia, já antecipando o inevitável adeus após o fim. Um verdadeiro livro vivo, obra ditada pelo puro amor, pelo desejo singelo de elevar corações e mentes.

Foi uma convivência maravilhosa com dois santos. Um é São Paulo. O outro é São Chico.

Termino a leitura muito grato por essa doce e inesquecível experiência!

(23.07.10)
Evy 14/10/2010minha estante
Esse livro é realmente maravilhoso! Não há como não se emocionar e sentir os dramas, mazelas, edificações e belezas das personagens tão vivas e reais. Um livro que nos faz refletir e aprender.
Suas resenhas são ótimas! Parabéns!

Andréa 17/02/2012minha estante
Linda resenha!

Marta Vilela 10/11/2014minha estante
É impressionante como um livro se apresenta em nossa existência.
Me deparei com o livro Paulo e Estevão, através de um relato emocionado de uma leitora, numa livraria. Não tive dúvida, comprei o livro e iniciei a leitura. Naquele momento não vivi a emoção daquela maneira pela qual me foi apresentado. Anos depois, iniciei a leitura novamente e fui tocada tão profundamente que a cada página virada, me sentia impossibilitada de parar a leitura, parecia me transportar para dentro daquela época retratada pelo livro. Com certeza um dos melhores livros que li.

Aline.Cavalcanti 01/05/2020minha estante
Meu caro Fábio, e pensar que todo o elenco do livro apareceu para o Chico quando ele terminou o livro. O livro é uma biografia ditada pelo próprio Paulo.

Amanda........... 10/01/2023minha estante
Oi , como faço para abrir as páginas do livro para ler ?

Cristiane.Antoniol 24/01/2023minha estante
Como a vontade, coragem e fé de um homem, podem ser capazes de mudar toda uma história de vida, né? Posso lhe indicar um outro: o faraó merneptah do conde Rochester. Vai mudar sua cabeça de uma tal maneira... Absurdamente!

Luciane 23/04/2021

Paulo e Estêvão
Romance espírita que conta a saga de Saulo de Tarso, um perseguidor dos cristãos e defensor ferrenho da lei mosaica e que, após uma visão de Jesus Cristo durante uma viagem a Damasco adotará o nome de Paulo e passará a ser um grande defensor do cristianismo.

Daniel Neves 11/10/2021

Obra magnífica!
?Saulo, Saulo, por que me persegues??

O Mestre chama-o, da sua esfera de claridades imortais. Paulo tateia na treva das experiências humanas e responde:

? Senhor, que queres que eu faça??

Rafa 21/07/2020

O convite
Todos precisamos encontrar o Mestre em nossa jornada até Damasco. Que possamos ter a coragem de dar o primeiro passo em direção a nossa própria redenção. O apóstolo Paulo nos revela através de seu amor ao Mestre Jesus o caminho a ser seguido com fé, devoção, entrega e abnegação.
Que a leitura desta obra seja uma força propulsora de resoluta mudança em nossas vidas.

Andréa Almendros 14/08/2023

Inspiração
A trajetória de Paulo nos deixa grande aprendizado.
Foi capaz de reconhecer suas más atitudes e passar toda sua vida as reparando através da total doação ao próximo.
Meu desejo é que consigamos colocar em prática um pouquinho, que seja, deste grande exemplo de amor e caridade.

Deco 29/12/2022

O Apóstolo dos Gentios.
Aproveitando o ensejo do natal, decidi ler esta obra cristã e espírita, e não podia ter escolhido outra melhor.

Paulo e Estevão conta a história do primeiro mártir cristão, após Jesus Cristo, juntamente com a história do primeiro algoz dos seguidores do "Caminho", o rabino Saulo de Tarso. Nessa história real, mártir e perseguidor se unem em laços fraternais, o primeiro ajuda o segundo no caminho da verdade e da vida que só Jesus poderia lhe mostrar.

Após um evento crítico em sua jornada perseguindo cristãos, Saulo (Paulo, segundo a grafia romana) se converte e, de perseguidor, passa a ser um dos apóstolos mais fiéis da nascente religião, levando-a aos rincões mais afastados do mundo conhecido.

Repleto de lições valiosas do apostulo e de tantos outros exemplos de sacrifício pessoal. Paulo e Estevão é uma obra que aquece o coração e ilumina nossas vidas com esperança, mesmo nas situações mais difíceis.

Continuemos Amando, Trabalhando, Esperando e Perdoando.

"É vontade do meu Pai que os verdugos e mártires se reúnam, para sempre, em Seu reino".
O leitor do 103 29/12/2022minha estante
Meu romance espírita preferido. Sempre indico a leitura dele.

Deco 29/12/2022minha estante
Realmente, é a melhor obra espírita que ja li! ?

Fabricio268 19/01/2022

Para todo Cristão
Recentemente li uma resenha deste livro, não lembro em que site. A leitora diz não concordar muito quando o classificam como romance espírita.
Concordo em parte com sua opinião. Romance espírita deixa a obra muito limitada.
Faz com que o livro seja visto simplesmente como um trabalho literário com intuito de abordar assuntos
diversos que incluem desafios, superações, elevação, tudo de acordo com os
princípios espíritas.
Alguns livros de Emmanuel são narrados em forma de romance para entreter e
facilitar a compreensão enquanto ensina os fatos históricos apresentados.
A história de Paulo e Estevão é lindíssima e conta o início do cristianismo primitivo com
foco principal em Saulo de Tarso e sua transformação moral.
Após sua conversão Paulo divulga o evangelho e trabalha em nome do Cristo até seus últimos dias na Terra.
Todo o livro é lindo e emocionante. A emoção maior fica para o fim. Que final belíssimo! De deixar qualquer um com os olhos marejados.
Considero um livro de grande interesse para todo cristão.
Janaina Edwiges 19/01/2022minha estante
Que resenha inteligente, Fabrício! Parabéns! Este livro é realmente inspirador, nos traz muitos ensinamentos.

Vitorugo 16/02/2023

Defendeu Moisés até ao fim... Quando conheceu Jesus, serviu com o mesmo fervor...
Excelente livro, um expoente da literatura espírita. Acompanhar neste romance a relação entre os mártires do cristianismo, entendendo que aqueles que morreram em nome do Cristo tinham algo acima dos homens ignorantes de seu tempo, o amor.

Enxergar as transformações, as dores, as perseguições daqueles que renunciaram interesses pessoais em troca da dedicação à expansão dos ensinamentos de Jesus faz com que nós próprios questionemos nossas condutas.

Estêvão se apresenta como um verdadeiro cristão, isto é, independe de crença, se preocupa apenas em cumprir o que nos foi ensinado há mais de dois mil anos, mensagem que muito de nós não compreendemos até hoje.

Saulo, doutor da lei, dá o testemunho da verdadeira transformação, passando a ser identificado como Paulo, o apóstolo dos gentios. “Já não sou mais eu que vivo, é cristo que vive em mim”.
Vanessa.Castilhos 16/02/2023minha estante
Esse livro é lindíssimo!!

Vitorugo 16/02/2023minha estante
Gostei, e entre os dois fico com Estêvão.

Janaina Edwiges 31/03/2020

Ama! Trabalha! Espera! Perdoa!
Que livro tão bonito! Toca o coração e traz uma mensagem profundamente inspiradora. A história de Saulo de Tarso, que se tornou o Apóstolo Paulo, nos ensina que, apesar das nossas falhas e dos inúmeros erros cometidos, sempre é possível se arrepender, tentar corrigir nossas imperfeições e buscar evoluir. Nunca é tarde para mudar nossa trajetória de vida e nos tornamos pessoas melhores, porque Deus nos ama e não desiste de nós.

"Saulo, não te detenhas no passado! Quem haverá no mundo, isento de erros?! Só Jesus foi puro!" - Pág. 378
Vivi.Montarde 31/03/2020minha estante
Amei sua resenha, o título dela e a frase final. Essa história nos toca na alma né, Jana.

Janaina Edwiges 31/03/2020minha estante
Ahhh muito obrigada, Vivi! Usei este título porque gostei muito desta cena no livro, quando a Abigail fala essas palavras para o Saulo. Sim, toca a alma! Paulo e Estêvão é um livro que a gente leva pra toda vida :)

Vivi.Montarde 01/04/2020minha estante
Aquele momento da Abigail com o Saulo é muito lindo!
E realmente, este é um livro inesquecível, que fica pra vida toda.
Os melhores livros espíritas que li foram esses romances históricos do Emmanuel (Paulo e Estevão/ Há dois mil anos/ Cinquenta anos depois/ Ave Cristo/ renúncia ). Não tem como continuar sendo a mesma pessoa depois de lê-los.

Janaina Edwiges 01/04/2020minha estante
Nossa, neste primeiro livro que li de Emmanuel já dá para ter uma ideia que os romances históricos são bem densos e ricos em informações. Como vc disse, aquela leitura que não tem como mais sermos a mesma pessoa após finalizá-la. Com certeza lerei os próximos. Bom que vc já me passou a ordem aí no seu comentário :)

Vivi.Montarde 01/04/2020minha estante
Paulo e Estevão é o único que não tem ordem. Os demais é bom ler nessa sequência aí pq é uma encarnação do Emmanuel (Paulo e Estevão é o único que não tem encarnação dele por isso não tem ordem).

Vanessa.Castilhos 09/01/2024minha estante
Linda resenha, Janaina querida! Estou relendo esse livro tão lindo! Impossível não ir as lágrimas e ser tocada ao coração com tanto amor. ?? Ainda não li os outros, mas tbm quero ler. ?

Cláudia Beccari 23/12/2020

Sempre há tempo para modificarmos nossa vida
O livro inicia contanto a história de Saulo, quando jovem fariseu e prestigiado doutor da Lei de Moisés, e sobre como ele se tornou um implacável perseguidor dos cristãos, principalmente após a morte de Estêvão.

Depois o livro relata o seu famoso encontro com Jesus às portas de Damasco quando se dirigia a cidade para perseguir cristãos, e como se sucedeu a sua conversão ao cristianismo.

Após seu encontro com Jesus, Saulo viveu alguns anos no deserto, e mais tarde retornou para sua cidade natal, trabalhando como tecelão. Todo esse tempo foi necessário para sua modificação e aprimoramento íntimo, e também para os seus estudos sobre os ensinamentos deixados por Jesus.

Após esse período, Saulo é chamado para auxiliar nas obras do Evangelho em Antioquia, ao lado de outros apóstolos e adeptos do cristianismo. A partir daí inicia-se o seu apostolado. Saulo muda seu nome para Paulo, e parte ao lado de Barnabé. Juntos eles viajaram alguns anos pregando o Evangelho aos gentios e judeus e abrindo novas igrejas.

Mais tarde Paulo e Barnabe se separam, e iniciam-se as viagens missionárias de Paulo, onde seu trabalho ganhou forca entre os gentios, pregando nas províncias romamas.

Paulo foi um grande trabalhador e divulgador do Evangelho. Graças ao seu trabalho, hoje temos acesso as Epístolas.

MWeirich 21/09/2022

Caminho cheio de provas e desafios.
Neste livro acompanhamos a trajetória de Paulo de Tarso, São Paulo. Nele podemos perceber e analizar as mais diversas provações pelas quais ele passou em sua existência terrena.

Este livro nos leva a entender o por que de sofrermos tanto e passarmos por tantas situações difíceis... Pelo simples fato que precisamos aprender, sermos pessoas melhores para com o próximo. Precisamos trabalhar a nossa modificação interior e vencermos os nossos vícios e pensamentos errôneos.

Livro simplesmente perfeito.

Tatiane.Paolucci 31/01/2022

Encantada
No começo do livro senti dor pelos personagens, e fiquei muito horrorizada com tanta crueldade, se bem que esse sentimento me acompanhou o livro todo. Ainda me questiono o porquê de tanta crueldade. Porque as pessoas eram assim, e ainda me pego pensando e comparando com a nossa atualidade.
Uma pequena demonstração de todo o sofrimento que seria apresentado, já é iniciado no começo do livro, onde o pai de Josué/Estevão e Abigail é assassinado e tem suas terras tomadas.
A grandeza espiritual de Josué e Abigail eram sem dúvida alguma digna de veneração, sempre dispostos a perdoar, me fez refletir o tempo todo o quão pequena e o quanto ainda tenho que aprender nessa minha jornada.
Josué se torna Estevão e é perseguido por Saulo, seu cunhado, e quanto ódio e intolerância, orgulho e muitas outras características repugnantes vivenciamos nessas páginas. Em nenhum momento Estevão negou sua verdade, sua crença ou sua fé.
Mais uma vez, me questionei o quanto eu seria capaz de agir assim, e fico envergonhada, mesmo quando no final Estevão ainda perdoa Saulo, sem mágoas.
Saulo ainda segue alimentando seu orgulho e abandona Abigail, seu grande amor. E inicia uma grande perseguição aos seguidores de Jesus, persegue e manda prender até mesmo ao Simão Pedro, contudo, seu antigo mestre Galileu a custo consegue que Pedro seja liberto, intrigando Saulo.
Quando descobre que Abigail também acredita nas verdades do nazareno através do servidor Ananias, resolve persegui-lo também, e nesse momento, tem a oportunidade de ver Jesus, no deserto a caminho de Cesaréia, e após esse fato fica cego. Nesse momento, tudo muda, Ananias então de perseguido passa a ser o condutor de Saulo.
Então Saulo vai viver como tecelão no deserto, onde tem a oportunidade de estudar o evangelho e aprender toda a verdade de Jesus.
Em seu retorno é humilhado de diversas maneiras, e quando decide ser um trabalhador de Jesus, passa a ser perseguido também.
O livro fala sobre muitas lutas, perseguições, dos Judeus/Fariseus sobre os seguidores de Cristo, mas também fala de conquistas.
Quando Saulo se torna Paulo, é um momento de muita beleza e luz, a palavra passa a ser levada com mais força aos corações.

Embora hoje não tenhamos as lutas físicas, temos as lutas emocionais, morais, que se passam de forma a atingir e machucar ainda mais que as guerras físicas, onde as palavras e atitudes machucam muito.

Hoje vivemos nossas próprias lutas primeiramente lutando com nossos próprios instintos e desejos mesquinhos, lutamos para não dar ouvidos a nossa vaidade e orgulho.

Mais p/ frente tentarei inserir aqui alguns destaques e partes que foram muito importantes para o meu aprendizado.
Mas enfim, é um livro que deve ser estudado sempre em nossa vida…
Diana 31/01/2022minha estante
Muito amor por esse livro

gutoravanello 23/06/2010

Aprendizado
Depois de ter lido Há dois mil anos e 50 anos depois, comecei Paulo e Estevão que conta a história, real, dos discípulos de Jesus Cristo, Estevão e Paulo, durante suas missões terrenas. Fundamental para a nossa vida.
Simone de Cássia 05/03/2012minha estante
É verdade... esse "fundamental para nossa vida" resume bem a essência desse livro. Essa história é, para aqueles que têm olhos de ver e ouvidos de ouvir", uma perfeita "estrada de Damasco". Resta-nos tentar, ainda que distantes da vitória, a nossa conversão de "Saulos" reincidentes e impulsivos a "Paulos" maduros e fraternos.

Glenda 08/03/2014

Maravilhoso, maravilhoso, maravilhoso!
Livro maravilhoso. Cheio de cenas fortes e emocionantes, do início ao fim.

[Caso você nem saiba quem foi Paulo de Tarso, sugiro que não leia nem a sinopse do livro, nem o penúltimo parágrafo dessa resenha.]

O romance entre Abigail e Saulo é muito bonito, eles fazem declarações lindíssimas um ao outro, mais bonitas do que as de muitos casais ingleses que já tive a oportunidade de ler, por sua incomparável pureza. O amor dele por ela foi a qualidade redentora que não me permitiu detestá-lo no início; Estêvão é... Estêvão é tão bom e humilde, que durante todas as cenas em que ele estava presente, sentia-me envergonhada de mim mesma. Sobre as sensações que tive durante as passagens em que há a aparição de Jesus, nem preciso fazer qualquer comentário. A primeira parte é, sem qualquer exagero, maravilhosa em todos os aspectos.

A segunda parte mostra Saulo, depois chamado Paulo, na sua luta pelo esquecimento de si mesmo e, mais tarde, pela difusão do Evangelho de Jesus Cristo, principalmente (e não somente) entre os gentios. A oratória, a inteligência e poder de persuasão do ex-rabino são incríveis. Via-me presa por seus discursos que evidenciavam grande sabedoria e adiantamento moral, frutos do seu amor pelo Mestre. Suas palavras são arrebatadoras.

Recomendo fortemente esse livro lindamente narrado, pois, independente de crença, trata-se de um romance maravilhoso.

Nat 05/11/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
História de dois personagens situada após a crucificação de Jesus e que finaliza quando Roma, de Nero, pega fogo. É o caminho dos dois ao Cristianismo, que ainda era uma religião que ficava às margens da sociedade na época. Livro extenso e muito bom.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat