Inquebrável

Inquebrável Robson Gabriel

Resenhas - Inquebrável

Katia Góes 14/02/2022

Sobre o que somos e o que os outros pensam que somos...
INQUEBRAVEL - 1ªE (2017) - Autor: Robson Gabriel - Editora: Ler Editorial - Coleção: CRESCENDO - Vol. 2

Essa é a continuação de "Imperfeito"... Daniel está voltando para casa, após um acidente sofrido no livro anterior, ou ao menos, é isso que sua mãe o deixa entender, pois não quer que o filho, que esqueceu muito do que aconteceu em sua vida, lembre-se de detalhes específicos. Ele, porém, sente que não é mais bem vindo em casa, sente que há algo de errado e percebe que sua mãe está escondendo algo.

Andy, seu melhor amigo, está ao seu lado para ajudá-lo no que for preciso, nem que para isso, tenha que suportar a dor de ver seu amigo e grande amor, apaixonado por outro.

Em Inquebrável, Robson Gabriel dá sequência aos absurdos de uma sociedade machista, preconceituosa e hipócrita, com personagens bem desenvolvidos, desde o primeiro livro, mostrando suas novas personalidades, mas sem mudanças bruscas. Neste, entendemos melhor, tudo o que está passando na cabeça do Daniel e entendermos mais sobre a sua personalidade. É uma daquelas sequências que se igualam ao seu antecessor, sem perder a essência original da história.

Um enredo que nos mostra claramente, o preconceito, agressão, a relação familiar conturbada, a diversidade, amizade e o amor. É um livro que ensina e nos faz refletir. Uma história para ensinar sobre respeito e aceitação.

Robson traz em suas palavras, uma realidade palpável e uma sensibilidade sem tamanho. Sua narrativa é direta e cheia de sentimentos. O final é maravilhoso e vai pegar muita gente desprevenida!

Leia e me conte depois! Até a próxima.

@EntreUmLivroEOutro 20/10/2021

MIL VEZES MELHOR QUE O PRIMEIRO. LI DE UMA VEZ
Eu li em uma pegada, ou seja, sentei e só sosseguei quando terminei, praticamente foi isso. Deixei de fazer tudo para ler esse livro! Que final lindo, os personagens foram mais bem construídos e desenvolvidos. Daniel melhorou só um pouco, mas quem tem meu coração mesmo é o Andy! Amei a reviravolta que o autor fez nesse livro em relação aos três, algo inimaginável, fato esse que ganhou meu coração totalmente, pois saiu da rotina e quebrou minhas expectativas- de uma forma positiva, é claro. Indico demais esse livro, leiaaaaaaaaam, por favorzinhooooo!!

Fernanda Barroso 08/08/2021

resenha de @sagaliteraria
Daniel é um personagem que, normalmente, eu acharia difícil de me simpatizar. Ele é muito egocêntrico e mimado, pensa muito no que ele sente, nos erros dele, no que ele sofre e esquece que as pessoas ao redor dele também sentem alguma coisa, também sofrem e também erram. Mas o fato de ele estar tão confuso sobre tudo, acabou por me fazer compreender um pouco melhor o que ele estava passando.

Quanto a Andy, ele foi, de longe, o meu personagem favorito. Tudo o que Daniel tem de egocêntrico, Andy tem de altruísta. Foram diversas as vezes que ele colocou os sentimentos de Daniel acima dos seus, que correu atrás para fazer o outro sorrir, mesmo que ele mesmo tivesse vontade de chorar. E foi atrás do namorado do amigo, mesmo sentindo um amor impossível de conter por ele. Andy foi um exemplo do que amar uma pessoa significa, além de ter seus próprios problemas, que o tornaram tão humano.

Bernardo foi o personagem que eu menos gostei. Ele apareceu apenas para completar um trio, essa foi a sensação que tive. Ele não correu atrás de ninguém, precisaram sempre ir atrás dele. Por mais que ambos sentissem algo bom por ele, Bernardo sempre me passou a impressão de ser ele por ele, e seu prazer acima de qualquer outro sentimento. Mas não egocêntrico a ponto de ser ciumento.

Houve um ponto no final da história que achei um pouco forçado acerca da relação dos personagens; que se fosse colocada de uma forma mais "lenta", mostrando melhor os sentimentos dele, me convenceria melhor, mas foi rápido demais e acabou não me convencendo muito. Porém, gostei muito da obra do ponto de vista de Andy, das lições acerca da aceitação da família em relação a opção sexual dos personagens e, especialmente, a própria aceitação. Foram lições importantes e que foram tratada de forma sutil.

site: https://www.sagaliteraria.com.br/2021/05/resenha-813-inquebravel-robson-gabriel.html

Felipe1503 22/07/2021

Então, se no primeiro eu achei que ia melhorando pro final, esse eu achei o contrário. O início é bonzinho, agora o final não me desceu de forma alguma, além de claro, tudo acontecer muito rápido.

Luiz.Fernando 15/04/2021

Delicado, profundo e a conclusão de uma jornada de amadurecimento do Daniel.

Mais bem escrito e mais coerente que Imperfeito.

Amei o aprofundamento do Andy. O jeito como ele cuida do Dan e se sacrifica...

E esse trisal, ein... Achei tudo de bom! Queria mais deles..

Gabriela e Luana, uau!

Ingrid "bitch" do bem, gostei.

Só sobrou o Gustavo de cusão mesmo. Ah... Tem a Bia também, mas quem liga?

Xandy 13/02/2021

De certa forma esse livre é mais leve que seu antecessor, porém, não menos importante que o mesmo. É interessante acompanhar o processo de aceitação de Daniel e também todas as lutas do Andy. De certa forma todos nós temos um pouco de ambos os personagens dentro de nós. Porém esperava um pouco mais de desenvolvimento.

Clara 17/09/2020

Resenha
Eu simplesmente A M E I, depois do final desesperador de imperfeito eu achei super necessário algo mais tranquilo (nem tanto) e de amadurecimento. O jeito que o autor inclui mais o Andy foi importantíssimo, conhecer mais sobre a vida dele foi muito importante para o desenvolvimento do livro já que ele ajudou tanto o Daniel a superar todas as dificuldades juntamente ao Bernardo. Essa duologia aborda um assunto muito importante, dar voz a escritores Lgbt+ é extremamente necessário, o trabalho que o Robson Gabriel fez foi incrível.

Fernando - @ExploradorLiterário 16/03/2018

RESENHA .
Ola leitores do #ExploradoLiterario
Queridos leitores hoje eu trago “Inquebrável, a sequencia do romance LGBT do querido escritor Robson Gabriel (@robsongabrielaut), que traz a desfecho pela editora Ler Editorial.
A narrativa vem dividida através de dois narradores, Daniel e Andy que em cada capitulo apresentam o seu ponto de vista sobre os acontecimentos, sentimentos e os segredos internos dentro de cada um, e assim mostrando como coisas mal resolvidas podem afetar pessoas que nos rodeia, por mais que não seja nossa intenção.
Após tudo que aconteceu Daniel retorna para casa, porém ele não se lembra nem da metade da missa, as coisas ainda estão confusas para ele e as pessoas que lhe cerca não estão disposta a ajudar a lembrar tudo que aconteceu.
Andy, passou todo tempo com seu grande amigo no hospital, e não vê a hora de ir ver ele em casa, porém as coisas nessa amizade mudou e ele ainda não sabe lhe dar com tudo que aconteceu, e não sabe como fazer para ajudar Daniel.
Os acontecimentos dos últimos meses fez quase tudo e todos mudarem na família de Daniel, mas nem todos aprendem com as lições que a vida nos prega, umas pessoas aprendem com a dor, mas tem aqueles que são a famosa frase do É o Tchan “Pau que nasce torto, nunca se endireita”.
Robson nessa sequencia, traz personagens que vemos em nosso cotidiano que as vezes não sabe lhe dar com os próprios sentimentos, com a diferença de cada ser, e de como acabam fazendo de tudo para agradar a sociedade, e acabam se esquecendo de quem são e quem são os seus semelhantes, e de que ninguém tem o poder de controlar a vida de ninguém.
.Conclui esse livro vendo a importância do AMOR, sim todos tipos de amor, esse sentimento que não vem de sangue, que não tem regras, que é para todos, sem ditar regras, esse sentimento que é capaz de perdoar. Ser inquebrável é se amar, para poder amar o próximo, mas sem ser dono do próximo.
"Relembro, então, de um dia, em um passado que parece distante e inalcançável, onde podia jurar que éramos inquebráveis, que nada poderia nos atingir. Mas agora, meus conceitos caem por terra e vejo que, em certas partes da vida, ainda somos crianças, nada além disso".

site: https://www.instagram.com/p/BZMWx9mj6i8/

Eduardo 26/02/2018

Horrível
Diálogos infantilizados e vagos. Personagens descontruídos ao longo da história. Estereótipos criados ao longo da história com frases banais do tipo MIGO SEU LOUCO (Sério mesmo???????)
Difícil escrever algo mais a respeito.
O primeiro livro tinha uma premissa muito boa que foi se perdendo ao longo das paginas tendo seu declínio ao abismo nesta continuação desnecessária em um segundo livro.

Maravilhosas Descobertas 28/10/2017

INQUEBRÁVEL, DE ROBSON GABRIEL
Há um tempo atrás tive a oportunidade de ler Imperfeito, livro que conta a história de Daniel, um jovem que passa por certas experiências que abrem seus olhos para algo que ele nunca pensou ser possível. E, a partir daí, ele precisa lidar com a aceitação, tanto dele mesmo, quanto das pessoas à sua volta. Como comentei na resenha que pode ser lida aqui, achei a narrativa pé no chão excelente e, tirando o excesso de egoísmo do Daniel, só havia pontos positivos.

Inquebrável acontece algum tempo depois dos eventos finais do livro anterior. Daniel está no hospital sem se lembrar claramente dos últimos acontecimentos e sua mãe tenta se aproveitar da situação para tentar 'concertar' o que não concorda no filho. É claro que as coisas não demoram para dar errado porque ele está mais certo do que nunca sobre quem é, mas antes de viver sua vida feliz, ele precisa lidar com tudo o que causou há um tempo... e não vai ser fácil.

Nessa sequência conhecemos um lado muito mais vulnerável de Daniel e de Andy também. E com essa visão mais próxima é possível entender que essa personalidade infantil e egoísta ainda existe, mas ele está aprendendo a controlar isso melhor. Do outro lado da narrativa, vemos mais sobre a vida pessoal do Andy também. Ele sofre bastante ajudando o amigo a se recuperar, tendo a consciência de que o mesmo ainda tem sentimentos por Bernardo.

Grande parte dos personagens de Imperfeito estão de volta, e com histórias bem impressionantes. Os laços entre Daniel e o irmão se mostram mais fortes do que nunca, velhos 'amigos' estão de volta, assim como aqueles que só aparecem para complicar a situação. Ah, e é claro que Bernardo não fica de fora, inclusive muito sobre ele é revelado também.

A narração de Robson Gabriel continua impecável, e consegue ficar ainda melhor com a divisão de ponto de vista entre Daniel e Andy. Os personagens que já eram bem desenvolvidos mostram novas personalidades, mas sem mudanças bruscas, que não fariam sentido. E finalmente entendemos melhor tudo o que está passando na cabeça do Daniel, o que foi essencial pra minha mudança de opinião sobre a personalidade do protagonista.

Inquebrável é uma daquelas sequências que se igualam ao seu antecessor sem perder a essência original da história e não pode ficar de fora da sua lista de leituras.

site: http://www.maravilhosasdescobertas.com.br/2017/10/inquebravel-de-robson-gabriel.html

Driely Meira 08/10/2017

Quero maaais!
“Às vezes, a gente precisa cair feio para levantarmos mais fortes, né não?”

Após os acontecimentos finais do primeiro livro (que quase me fizeram cuspir meu coração), Daniel está de volta e parece não se lembrar do que houve antes de acordar naquela cama de hospital. Ele só sabe que seu pai não aparece mais em casa, sua mãe anda agindo estranho (como se estivesse escondendo alguma coisa), e alguma coisa aconteceu com seu irmão, pois ele parece bem mais... humano. E ele agora tem Andy ao seu lado. Mas então por que tudo parece tão errado?

Não é novidade para ninguém que, quando li Imperfeito pela primeira vez, eu me apaixonei pelos personagens, e não foi diferente quando o reli há poucos dias (e encontrei um prólogo que não havia na versão digital

site: http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Robson 08/10/2017minha estante
maravilhosa

Nath 18/09/2017

Resenha do blog Pobre Leitora
Depois do final desesperador de Imperfeito (quem leu entende o drama que foi), finalmente chega pra gente a continuação mais aguardada de todas. Se no primeiro volume já fomos conquistados por Daniel e sua história, em Inquebrável somos totalmente arrebatados. A história mexe com nossos sentimentos, nos deixa desesperados, ansiosos e sem conseguir desgrudar do livro.

Daniel continua sua jornada em busca de aceitação e autoconhecimento e depois dos eventos finais do livro anterior, ainda precisa enfrentar um grande problema. Desde o começo ele tem Andy ao seu lado para lhe ajudar, e isso é uma coisa sobre a qual precisamos falar.
Uma das coisas mais lindas desse livro e que eu amei profundamente, é como o Robson descreveu o amor e amizade entre esses dois personagens. Sim, Bernardo ainda existe e claro que é importante, mas Andy e Daniel tem uma amizade de anos e isso não pode ser ignorado. É lindo ver a interação dos dois, como se ajudam e se importam um com o outro. São cenas e momentos que acalentam nosso coração, nos faz feliz. É um sentimento tão puro que eu o senti saltando das páginas pra dentro de mim.

E por falar em Andy, ele ganha destaque especial ao dividir a narração com Daniel. Os capítulos são intercalados entre os dois, o que dá um toque especial pra história com esses dois pontos de vista. Também nos aprofundamos mais na história desse jovem e vemos que não é só Daniel que passa por maus bocados. Andy tem uma história marcada por sofrimento e em meio a tudo ficamos querendo o pegar no colo. Aliás, minha vontade é pegar todo mundo do livro no colo e falar que está tudo bem.
Os capítulos narrados por Andy também trazem um certo alívio cômico. Enquanto Daniel é todo drama, Andy é mais crianção, mais solto. E notamos nesse ponto da resenha minha predileção pelo personagem, rs.

[....] Leia o resto da resenha no link

site: http://pobreleitora.blogspot.com.br/2017/08/resenha-inquebravel-robson-gabriel.html#more