Desejos digitais

Desejos digitais Richard Miskolci

Resenhas - Desejos digitais

Marcelo Costa 25/08/2019

Desejos digitais emergentes
Moldada em um contexto heterossexista, Richard nos mostra as motivações pelas quais os desejos digitais influenciam muitos homens a buscarem refúgios dos paradoxos sociais pelo prazer através da discrição e criação de personas que buscam quebrar convenções sociais machistas que negam e reduzem a existência dos desejos homoafetivos. Da invenção de tecnologias de comunicacionais advindas da popularização do computador pessoal por meio da internet através das salas de bate-papo, os desejos digitais estão presentes, hoje em dia, em muitas partes do planetas sendo vetorizados através das palmas de nossas mãos através de smartphones com aplicativos que nos colocam em um papel de agente em busca de filtragem sobre nossas escolhas de relacionarmos com o próximo. É um livro que proporciona informações esclarecedoras, apesar da limitação dos contextos etnográficos.
Douglas 01/08/2021minha estante
Excelente resenha ?

Eric 05/01/2022

Escutou o tabu quebrando?
O autor da uma ampla visão de como foi estruturado - não somente os meios digitais de procura por parceiros online - as redes de procura por relacionamentos e em como isso afeta a visão (geralmente marginalizada) do uso de aplicativos pra esse meio. Deu a entender a construção do "gay padrão" e o motivo de ser almejado para se relacionar ou pelo esforço incansável de tentar ser um. Dessa forma, é um aglomerado de informações que simplifica o entendimento e suaviza o tabu que é estar nesse meio. Basicamente pode ser colocado como: a) tá tudo bem ser gay; b) tentar ser masculino pra se sentir desejável é um "tiro no pé"; c) as redes sociais de "pegação" podem ser consideradas como uma segurança em querer se relacionar com alguém do mesmo sexo com segurança, já que vivemos em um país homofóbico.

Durante a leitura, se prestar muita atenção, da pra ouvir forte e estrondoso o som do tabu quebrando.

jonatas 13/01/2023

Livro fundamental para entender a dinâmica de busca por parceiros on-line entre homens homossexuais. Leitura densa mas, ao mesmo tempo, clara.