Coisas da Vida

Coisas da Vida Arthur Paraguassú

Resenhas - Coisas da Vida

Luciano Otaciano 18/12/2020

Livro excelente!
Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.

Coisas da Vida é, exatamente como o título diz, um compilado do nosso dia a dia. A obra reúne textos (de no máximo quatro páginas cada) que falam sobre inúmeros aspectos da vida adulta: aspirações, inseguranças, crescimento espiritual, vida familiar, equilíbrio emocional e – algo pelo qual almejamos – sucesso profissional. A narrativa é simples e direta. Além disso, logo nas primeiras páginas o autor deixa claro que sua intenção não é mostrar o certo ou o errado. Muito pelo contrário, o objetivo da obra é incitar no leitor o desejo de questionar certezas e, principalmente, a necessidade de tirar um momento para refletir sobre seus sonhos e medos.
Quem me conhece sabe que costumo ler obras no estilo autoajuda, logo então, fui atraído pela sinopse da obra do Arthur e acabei surpreendido com sua narrativa. Ao contrário do que imaginava, os textos são leves, divertidos, diretos e nenhum pouco impositivos. Ele lista inúmeros assuntos e, unindo sua experiência pessoal com tudo o que aprendeu e leu ao longo de sua vida, debate sobre cada tema, apresentando os prós e contras de cada um deles. Ao final de cada texto o que fica para o leitor é a sensação de questionamento, uma vontade de repensar ou reafirmar certas convicções que carregamos desde crianças.
Os temas que mais gostei de ler foram os profissionais. Nesses textos senti um cunho motivacional incrível, como se eu estivesse em uma palestra sobre foco, força e estratégia. Fui apresentado a uma realidade que calçou com uma das minhas metas: tentar ver o lado bom de todas as coisas. Além disso, após a leitura me senti ainda mais determinado a seguir em frente com meus sonhos e a acreditar que sou capaz de alcançá-los.
A obra é rápida de ler e gostosa de acompanhar. Como diz a sinopse, a impressão é que estamos em uma palestra ou em um bate papo com alguém que expõe sua perspectiva de vida, sem impor suas convicções, e tenta animar o ouvinte a acreditar em si mesmo e em seus sonhos. Gostei da mensagem que a obra deixa no leitor e da força que ela trouxe para o meu dia. Realmente precisava de um tapinha com luva para me fazer enxergar que a felicidade está na capacidade de enxergar as coisas boas da vida mesmo nos momentos de trevas.
Minha única ressalva é a abordagem da religião. Apesar do autor não impor seus ideais ou julgar quem pensa de forma diferente, acho que esse é o tipo de assunto que não precisa ser debatido em livros de motivação e apoio. Cada um é livre para sentir e viver a Fé da sua maneira. E a única coisa que importa é sabermos que, independente de credo ou religião, nossa vida tem um sentido maior do que imaginamos para nós mesmos. Mas essa é apenas a minha opinião, e sei que existem milhares de pessoas que pensam de forma diferente, por isso é bacana evitar esse tipo de debate para não causar desconforto no leitor.
No geral, indico o livro para leitores mais maduros que precisam de palavras de motivação e força. Muitas vezes a rotina diária nos faz esquecer dos nossos verdadeiros sonhos, por isso é bom tirar alguns momentos para refletir sobre a vida e o que realmente queremos dela. E o Paraguassú arrasou ao dar esse tom de encorajamento para sua história.
Recomendo! Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Babi @leiturasdababi 31/08/2017

Resenha do blog Myself Here
Já logo no início, ao ler o prefácio, ficamos com o anseio ainda maior para ler esse livro. O autor de "A Vida é Sua" e "O Encantador da Montanha", Eduardo Moreira, nos faz ótimas recomendações sobre o livro, e nos aconselha: "Separem desde já uma caneta marca-texto. O desejo de grifar, destacar e comentar vários trechos que virão é uma certeza". E ele está totalmente certo, a cada páginas novos quotes favoritos surgirão, e esse é um dos motivos (entre tantos) que te impulsiona a continuar a cada capítulo.

Esse livro é recheado de diversos temas, e por mais diversificados que sejam, contém algo em comum: a vida. Sim, a vida das pessoas são diferentes, não tem como generalizar (será!?). Antes de ler esse livro eu tinha essa ideia, não tem como falar de temas generalizados, por exemplo, não tem como falar de sorte ou azar, sendo que cada um tem uma maneira diferente de pensar sobre isso, PORÉM, Arthur nos mostra jeitos de encarar isso melhor, mais fáceis, e até, digamos, mais inteligentes. Ele mesmo nos fala que somos livres para concordar e discordar com o que está escrito, mas o importante é que possamos ter conhecimentos sobre variados temas e acima de tudo, refletir sobre nossa vida.

Ás vezes na vida nos sentimos como se não tivesse mais volta, como se estivéssemos sendo empurrados para um buraco, e o momento do encurralamento chegou. Mas será que isso não seja apenas a forma como enxergamos a vida!?

Com estudos, pesquisas, teorias, e trechos de livros, Arthur nos mostra um ponto de vista bem mais "aconchegante" para se viver. Na maioria das vezes concordei com o que estava escrito, nas outras vezes nunca nem tinha pensado sobre determinado tema, e isso me ajudou muito em relação tanto quanto emocional, quanto a forma que eu vejo o mundo. Obviamente, teve temas também que eu não concordei, como por exemplo o assunto religião, percebi que temos opiniões bem diferentes referente à isso, mas achei ótimo, pois vi uma visão contraste da minha, e me fez abrir mais os olhos, ver que não existe certo ou errado, e sim "pontos de vista".

Mas o ápice do livro mesmo são os conselhos dados por Arthur, as teorias apresentadas, os estudos feitos, pois além de Arthur mostrar o seu pensamento, ele nos apresenta pensamentos de outras pessoas, principalmente de filósofos e trechos retirados de livros bem conceituados. Com certeza, sua forma de encarar a vida não será a mesma após ler esse livro.

Com uma escrita bem leve, simples, e principalmente direta, o autor parece que está em um bate-papo conosco. Um livro realmente que deve ser lido por todos. Sem contar que os quotes são maravilhosos, gastei meu marcador de textos inteiro (hahaha, valeu à pena), estou até pensando em fazer um post só com quotes retirados do livro. O que acham!?

Leitura muito mais que recomendada!!!

Título: Coisas da Vida | Autor: Arthur Paraguassú| Editora: Íthala | Nº de páginas: 106 | Nota: 5/5 SKOOB

site: https://blog-myselfhere.blogspot.com.br/2017/08/resenha-coisas-da-vida-o-mundo-e-um.html