Arrume a sua cama

Arrume a sua cama William H. Mcraven

Resenhas -

Paulo 12/11/2018

Rasa meritocracia
O livro é provavelmente bem-intencionado, mas traz aquela defesa rasa da "meritocracia" (sem usar o termo). O autor fala que é preciso ser persistente e tal, nunca reclamar de nada da vida. Ele não compreende duas coisas. A primeira é que para isso é preciso ter, de início, uma certa visão de mundo, onde Deus estaria nos garantindo o sentido das coisas. E nem todos têm essa visão de mundo. A segunda é que, sendo militar, ele sempre teve também uma retaguarda entre os humanos, pessoas que o valorizam por uma razão meramente corporativista. Aqueles que não são militares costumam não ter a mesma rede de segurança e têm a vida muito mais incerta. Não à toa, o livro é baseado não em pesquisas e ideias racionais, mas em impressões subjetivas de um ser humano específico, cujo aprendizado de vida não pode de modo algum ser generalizado para seus leitores.
Thaynara 08/02/2019minha estante
Ótima opinião!

Tairones Oliveira 08/05/2019minha estante
Apesar de não concordar totalmente com sua opinião, achei sua crítica muito válida.

Luka 06/03/2020minha estante
Também achei um pouco raso em alguns momentos. Traz alguns conselhos interessantes e a vida dele em si teve algumas provações, mas definitivamente não foi um livro que mudou minha vida

Andreza 30/03/2020minha estante
Nossa, concordo muito. Fiquei muito incomodada lendo esse livro.

lininha_k 01/04/2020minha estante
Estou exatamente como o Tairone.
Achei uma coisa ou outra bem válida, confesso que me ajudou, inclusive, mas no geral é bem isso que você falou mesmo.

Adrien.Duarte 20/04/2020minha estante
Creio que o livro é de certo modo raso e traz uma visão específica, mas os conceitos são aplicáveis na vida de cada leitor. Acho legal ter a visão dele de auto-responsabilidade e das boas atitudes frente as adversidades.

Morgana 15/05/2020minha estante
Muito boa a sua reflexão! Comecei a ler esta obra e estou tendo esta mesma impressão, talvez mude no final do livro, mas até lá...

Wander Saldanha 01/06/2020minha estante
Tive a mesma sensação!

Marcio 06/06/2020minha estante
Estou na metade do livro e não sei se consigo dar uma única estrela.

Marcio 06/06/2020minha estante
Voltando... 80% lido. Vou concluir esse livro a força. Que livro raso! Talvez para os americanos tenha algum simbolismo por se falar tanto em treinamento e em guerras. Meu pior livro do ano até agora...

Adony.Neto 10/07/2020minha estante
Não tem nada haver como meritocracia!
O livro não ensina ninguém ser individualista, baseado em seu mérito, mas sim ser melhor do que vc mesmo!
Confesso que tbm achei raso, no entanto, o fundamento do mesmo foi revigorar e dar perspectivas a jovens graduados como um discurso baseado na experiência Militar do autor!
O que de certa forma se aplica em nossas vidas, cada um passa por dificuldades e fracassos ao decorrer da vida, e o livro nos mostra que existem soluções para sermos pessoas melhores, mais positivistas, mais proativa e melhores do que nós mesmas!

TaizaBetter 14/07/2020minha estante
Discordo, acredito que as dez regras para a vida, exploradas neste livro pelo autor, possam sim ser empregadas em uma vida ?civil?, não apenas no meio militar? Além disso, não acho que tenha a ver com ?meritocracia?, acredito que você tenha levado em consideração aquele pensamento de ?a grama do vizinho é sempre mais verde? pois, acredito que cada vida, cada profissão tem seus pros e contras, e todas a ideias propostas no livro podem ser facilmente empregadas independente da profissão escolhida.

renatocaldas 08/08/2020minha estante
Recomendação aos que acharam o livro raso ou inválido por ser baseado na opinião de um autor ?apenas?: leiam os prefácios das obras antes de lê-las. Isso será útil pra evitar leituras que os surpreendam negativamente.

deborasilvaa 06/10/2020minha estante
Poxa! Agora estou dividida entre ler e não ler. Provavelmente lerei por ser teimosa ;)

Rachel Silverio 26/10/2020minha estante
Super concordo

Berg 17/12/2020minha estante
Não concordo plenamente com a opinião. Afinal, o autor fez analogias da experiência dele como militar e essa experiência fez parte de toda a vida dele como adulto. Por isso essas analogias serão pertinentes talvez para um grupo restrito de pessoas. E talvez essa seria a real intenção do autor.
Afinal todos os autores dos livros "motivacionais", o fazem com base na sua própria experiência e que, como o Almirante William Mcraven, serão pertinentes apenas para um grupo restrito de pessoas.

Jackeline Evellyn 26/12/2020minha estante
Que resenha ótima! Estou no meio da leitura e estou com a mesmíssima visão!

Mah 04/01/2021minha estante
É o que eu tenho sentido. Um reforço a crenças limitantes também. Se eu não tivesse outra visão de mundo acabaria a leitura com uma mentalidade ruim/errada.

Agente K 16/02/2021minha estante
Que crítica! Muito bom. Porém eu gostei do livro. Suas lições, se aplicadas corretamente acrescentam sim, no modo de viver.

Hallo 23/03/2021minha estante
Ótimo livro

Silvana Sabino 15/05/2021minha estante
Melhor comentário!

Lidiane170 13/09/2021minha estante
Obrigada por compartilhar seu ponto de vista. Comecei a ler o livro e terei em mente sua crítica!

Montelo 28/12/2021minha estante
Eu particularmente adorei, a vida dele é inspiradora, adorei o contexto e com 46% lidos vou finalizar logo logo. Acho que é mesmo um livro para simplesmente dar dicas que ele viveu, sem depender de pesquisas e tudo mais, é pra ser "raso" mesmo!

VETOR 23/01/2022minha estante
O livro não é sobre meritocracia mas sim sobre disciplina...

Apenas Evelim 27/01/2022minha estante
Excelente! Estou terminando a leitura e sinto o mesmo que você. Além da rasa meritocrácia, é um livro bastante supérfluo e elitista. Chega dessa falácia que nos leva a ser a "sociedade do cansaço".

Sté 21/03/2022minha estante
Li, não achei nada demais... Mais de cem pags e não me acrescentou em nada não ): decepcionante!

Wanessa.Silva 14/04/2022minha estante
Melhor comentário!

maycobr 20/07/2022minha estante
Bem por aí, mas ainda assim achei gostosinho de ler ahshahah

Renata.Gabriel 16/01/2023minha estante
Tô na metade e estou achando o livro péssimo. Podia ter lido a resenha antes

Milena436 27/02/2023minha estante
Concordo muito com você, estou em 15% do livro e já no primeiro capítulo já senti mais humor do que motivação.

Felipe.Azevedo 26/12/2023minha estante
Concordo bastante com suas palavras, e me atrevo a dizer mais. Este livro traz questões rasas e subjetivas, sendo um pouco inferior ao livro O monge e o Executivo, que trata de questões semelhantes sobre como ser uma pessoa melhor e como isso afeta as pessoas a sua volta.

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 21/04/2021

"Se você quer mudar o mundo, comece arrumando a sua cama"
O livro tem uma proposta interessante, ao trazer experiências e relatos como mensagens motivacionais. Mas poderia ter passado sem a parte da palestra na íntegra, ao final. Deu a impressão de que estava sendo cíclica a história e pareceu só delongar

Ecklezia_Carvalho 14/02/2023

Comece...
Este livro trata-se sobre as dez lições que o almirante McRaven aprendeu no treinamento básico das forças especiais da Marinha dos Estados Unidos e por meio desses duros aprendizados, decidiu palestrar e até fazer essa obra falando sobre como conseguir enfrentar os desafios diários da vida com o que aprendeu durante essa fase.

"Nossas lutas neste mundo são semelhantes, e as lições para vencê-las e andar para a frente ? para mudar a nós mesmos e ao mundo que nos cerca ? se aplicam igualmente a todos."

I - COMECE O DIA COM UMA TAREFA FEITA

"Se você quer mudar o mundo?comece arrumando a sua cama."

Arrumar a cama corretamente era minha primeira tarefa do dia, e executá-la bem era importante. Demonstrava disciplina. Revelava minha atenção ao detalhe e, no fim do dia, seria um lembrete de que eu havia feito uma coisa da qual poderia me orgulhar, não importa quão pequena fosse.
(..)
Nada pode substituir a força e o conforto da fé, mas às vezes o simples ato de arrumar a cama pode nos dar o estímulo de que precisamos para começar o dia e a satisfação de terminá-lo bem

A vida é dura e às vezes pouco se pode fazer para influenciar o resultado do dia.

II - VOCÊ NÃO VAI CONSEGUIR SOZINHO

"Se você quer mudar o mundo?encontre alguém que o ajude a remar."

Durante a primeira fase do treinamento, éramos obrigados
a carregar o bote para todo lugar aonde íamos. Erguendo-o
sobre nossas cabeças, saíamos correndo do alojamento e
atravessávamos a rodovia em direção ao refeitório. Corríamos
para cima e para baixo nas dunas de Coronado, curvados sob
seu peso. Remávamos sem parar de norte a sul ao longo da
costa, batendo contra a arrebentação, sete homens, todos
trabalhando juntos para levar o bote a seu destino.
(..)
Aquele pequeno bote de borracha nos fez perceber que nenhum de nós conseguiria aguentar o treinamento sozinho... No final, todos precisamos de quem nos ajude a enfrentar as dificuldades em tempos difíceis.

...

Ninguém está livre de momentos trágicos na vida. Como o bote de borracha que usávamos no treinamento básico do SEAL, só uma boa equipe pode nos ajudar a cumprir o nosso destino. Ninguém consegue remar sozinho. Encontre alguém para compartilhar sua vida. Faça tantos amigos quanto possível e nunca esqueça que seu sucesso depende de outros.

III - TUDO O QUE IMPORTA É O TAMANHO DO CORAÇÃO

"Se você quer mudar o mundo?avalie as pessoas pelo tamanho do coração."

Aquele homem era Tom Norris, que, em outra missão, fora baleado no rosto por forças norte vietnamitas e abandonado para morrer antes de ser resgatado pelo suboficial Mike Thornton, que mais tarde também recebeu a medalha de honra por essa ação. Aquele era Tom Norris, que depois de ferido lutara para ser aceito na Primeira Equipe de Resgate de Reféns do FBI. Aquele homem calmo, reservado e humilde era um dos mais valentes soldados na longa história dos SEALS. Em 1969, Tommy Norris quase foi excluído do treinamento. Disseram que ele era pequeno demais, magro demais, fraco demais. Porém, como o jovem marinheiro da minha turma, Norris provou que todos estavam errados e mais uma vez mostrou que não é o tamanho das nadadeiras que contam, mas o tamanho do coração.

IV - A VIDA NÃO É JUSTA: SIGA EM FRENTE!

"Se você quer mudar o mundo?deixe de ser um injustiçado e siga em frente."

... ?Porque a vida não é justa, sr. Mac, e quanto mais cedo o senhor aprender isso, melhor o senhor será."

É fácil atribuir sua sorte na vida a alguma força externa, deixar de tentar por acreditar que o destino está contra você. É fácil pensar também que o ligar onde você foi criado, que a maneira como seus pais o trataram ou que a escola que você frequentou determinam seu futuro. Nada poderia estar mais longe da verdade. A vida das pessoas comuns, assim como a dos grandes homens e mulheres, é determinada pela maneira como elas lidam com a injustiça na vida: Helen Keller, Nelson Mandela, Stephen Hawking, Malala Yousafzai e? Moki Martin. Às vezes, não importa o quanto você tente, não importa que esteja entre os melhores, ainda assim você terminará como um empanado de areia. Não se queixe. Não culpe nada ou ninguém por seus problemas. Levante a cabeça, olhe para o futuro e siga em frente!

V - O FRACASSO PODE TORNAR VOCÊ MAIS FORTE

"Se você quer mudar o mundo?não tenha medo do Circo."

Vamos enfrentar muitos Circos na vida. Pagaremos por nossos fracassos. Mas, se perseverarmos, se deixarmos que esses fracassos nos ensinem e nos fortaleçam, estaremos preparados para enfrentar os momentos mais difíceis.

Às vezes não consegui ser o
melhor, mas nunca deixei de dar o meu melhor.

(..)
Percebi que os fracassos passados haviam me fortalecido e me ensinado que ninguém está livre de erros. Verdadeiros líderes precisam aprender com os seus fracassos, usar as lições como motivação e não ter medo de tentar novamente ou de tomar a próxima decisão difícil. Não se pode evitar o Circo. Em algum momento, todos nós entramos na lista. Não tenham medo do Circo.

A vida está cheia de Circos. Você vai fracassar. Provavelmente você vai fracassar com frequência. Isso
desanima qualquer um. Às vezes, isso vai testá-lo na essência
de seu ser.

VI - VOCÊ PRECISA OUSAR MAIS

"Se você quer mudar o mundo?atire-se ao obstáculo de cabeça."

A vida é uma luta, e a possibilidade de fracasso está sempre presente, mas os que vivem com medo do fracasso, do sofrimento ou da vergonha nunca conquistarão seu pleno potencial. Sem forçar seus limites, sem vez ou outra se lançar sobre um obstáculo de cabeça, sem ousar, você nunca saberá o que seria verdadeiramente possível em sua vida.

VII - ENFRENTE OS TIRANOS

"Se você quer mudar o mundo?não fuja dos tubarões."

Tiranos são sempre iguais. Não importa onde estejam: no pátio da escola, no local de trabalho ou governando um país por meio do terror. Eles prosperam onde há medo e intimidação. Extraem sua força dos tímidos e fracos. São como tubarões que sentem o medo na água. Circulam para ver se sua presa está lutando. Investigam se sua vítima é fraca. Se você não encontra coragem para enfrentá-los, eles atacam. Na vida, para conquistar objetivos, para completar a natação noturna, teremos que ser homens e mulheres de grande coragem. Essa coragem está dentro de todos nós. Cave bem fundo, e você vai encontrá-la em abundância.

Há muitos tubarões no mundo. Se você pretende continuar nadando, terá que enfrentá-los.

VIII - MOSTRE-SE À ALTURA DA OCASIÃO

"Se você quer mudar o mundo?dê o seu melhor nos momentos mais sombrios."

Em algum momento, todos nós enfrentaremos uma fase sombria na vida. Se não a morte de um ser amado, alguma coisa que aniquile nossa energia e nos faça duvidar do futuro. Nesse momento sombrio, mergulhe fundo dentro de si mesmo e dê o seu melhor.

Não há momento mais sombrio na vida de uma pessoa do que perder alguém que se ama.

IX - DÊ ESPERANÇA ÀS PESSOAS

"Se você quer mudar o mundo?comece a cantar quando estiver enfiadona lama até o pescoço."

A esperança é a força mais poderosa do universo. Com esperança podemos inspirar nações a atingir sua grandeza.Com esperança podemos ajudar os oprimidos a se levantar. Com esperança podemos aliviar a dor da perda insuportável. Às vezes tudo o que é preciso é uma pessoa que faça a diferença.Algum dia, qualquer um de nós se verá enfiado na lama até o pescoço. É o momento de cantar alto, de sorrir francamente, de animar os que nos cercam e lhes dar esperança de que o amanhã será um dia melhor.

Uma pessoa pode mudar o mundo dando esperança aos outros.

X - NUNCA, JAMAIS, DESISTA!

"Se você quer mudar o mundo?nunca, jamais, toque o sino."

Nunca desista. Não parece uma afirmação muito profunda, mas a vida constantemente nos coloca em situações em que desistir parece muito mais fácil do que seguir em frente. Quando as probabilidades desfavoráveis se acumulam contra nós, desistir nos parece o mais racional.

A vida é cheia de fases difíceis. Mas sempre existe alguém em uma situação pior do que a nossa. Se enchermos nossos dias com autopiedade, tristeza pela maneira como fomos tratados, lamentando nossa sorte na vida, culpando alguém ou alguma coisa por nossas circunstâncias, a vida será longa e difícil. Se, por outro lado, nos recusarmos a desistir de nossos sonhos, nos mantivermos firmes e fortes diante das adversidades, então a vida será o que fizermos dela, e podemos fazê-la grandiosa. Nunca, jamais, toque o sino!
...
Lembre-se? Comece o dia com uma tarefa feita. Encontre alguém que o ajude a enfrentar a vida. Respeite todo mundo. Saiba que a vida não é justa e que muitas vezes você vai fracassar. Mas, se assumir alguns riscos, der um passo à frente quando os tempos forem duros, encarar os tiranos, ajudar os oprimidos e nunca desistir ? se fizer tudo isso, poderá mudar sua vida para melhor? e talvez o mundo!
Deise.Maria 14/02/2023minha estante
Esse livro é muito bom as lições dele são excelentes

Ecklezia_Carvalho 23/02/2023minha estante
Concordo com você

Paulo2144 30/12/2021

Não me identifiquei
Não me identifiquei com o livro. Achei a leitura rasa e superficial. É aquela velha história de que "se vc se esforçar o suficiente, vai conseguir", sem levar em consideração outros tantos fatores que influenciam para que sejam determinados os "vencedores" e os "fracassados". Eu entendo que a ideia do livro seja motivar, mas acredito que esse tipo de "motivação" pode ser bastante tóxica. Será mesmo que todos os que não conseguem as melhores colocações são de fato aqueles que se esforçaram menos? A intenção do autor parece ser boa, mas, ao meu ver, não reflete a realidade, é só mais um livro de autoajuda barata.
Carol 30/12/2021minha estante
Eu não tenho energia para esse tipo de livro. E fico boba de ver como tem gente que consome a ponto deles sempre ficarem entre os mais vendidos.

Lais.Mesquita 30/12/2021minha estante
Eu odeio esse livro

Paulo2144 30/12/2021minha estante
Carol, me parece que as pessoas apreciam muito esse tipo de motivação "se vc se esforçar o suficiente, vai conseguir". Eu penso que esse tipo de ideia é bastante tóxico, mas muita gente gosta.

Paulo2144 30/12/2021minha estante
Lais, eu não posso dizer que odiei o livro, mas, com certeza, ele não acrescentou nada a minha vida. Só li porque estava de graça na Amazon. Queria ver se valia a pena, pois muita gente fala bem dele. Mas não fui com muita expectativa, já tenho um pé atrás com esse tipo de livro.

Carol 03/01/2022minha estante
Paulo, penso a mesma coisa. É incrível como as pessoas engolem essa ideia de meritocracia fajuta.

Anne 02/08/2021

Inspirador
Uma leitura muito rápida e fácil, e extremamente inspiradora.

Com ensinamentos de uma simplicidade e profundidade enorme, o autor nos leva aos "mandamentos" que ele aprendeu em seu treinamento militar no seal, que tem o potencial de mudar a nossa vida e o mundo.

De forma simples e objetiva ele narra acontecimentos e lições extremamente inspiradores, que com certeza levarei para a vida.
rrodolfo.lima 03/08/2021minha estante
O discurso do autor pros alunos da Universidade do Texas é sensacional. Foi depois do discurso que ele resolveu escrever o livro https://www.youtube.com/watch?v=yaQZFhrW0fU

Anne 03/08/2021minha estante
Que show, obrigada por compartilhar!

lekrahen 29/03/2021

ih....
estava escolhendo um livro de auto-ajuda para quebrar os preconceitos que tenho, mas infelizmente, não foi a melhor opção. esse livro só me reforçou a ideia de que livros do gênero são repletos de temas interessantes, mas superficiais, repletos de discurso meritocrático. ademais, nesse livro em específico, o autor fala tanto da sua vida no exército e como os Estados Unidos são forte e cheio de soldados valentes, que preguiça!
acho que o autor nem precisava ter ido além dos títulos, pois ele não se aprofunda nem um pouco nos temas e os títulos já resumem sua ideia central deixando todo o resto do texto cansativo e superficial, além de óbvio.
Monique 29/03/2021minha estante
Não desista do gênero, tenta algum que o autor seja da área de psicologia ou psiquiatria. Propaganda do exército americano ninguém merece!

Tiago Absolão. 29/03/2021minha estante
Gostei da crítica. Talvez você se interesse por "12 regras pra vida" do Jordan Peterson, que inclusive aborda o tema de "arrumar a cama" de uma forma aparentemente bem mais aprofundada e interessante. Ele é um psicólogo, e consegue utilizar conceitos científicos, filosóficos e até bíblicos pra te ajudar a viver um pouco melhor nesse mundo naturalmente caótico, inclusive começando pelo caos de uma cama bagunçada depois daquela noite bem dormida! Rs

Gi 17/04/2021

Arrume sua cama
Meu primeiro livro de autoajuda
Achei muito bom pq ele não pregou coisas impossíveis mas sim coisas que todos são capazes de fazer todos os dias, e tbm as vezes a gente precisa ouvir (ou ler kk) algms verdades pra acordar pra vida.
Não é chato, é bem leve de ler
Gostei bastante!

Maíra Marques 17/01/2021

Terminei o livro pensando não nas "pequenas atitudes que podem mudar a sua vida...", mas na vida do autor. Fiquei com a sensação de estar lendo uma autobiografia e isso me agradou, especialmente por gostar de ler e ver filmes/documentários sobre militares.
Gusmão 17/01/2021minha estante
a maneira que ele passa a lição e conta sobre suas experiências pessoais é ótimo né?! gostei muito desse livro :)

Zenaide.Mota 20/02/2022

Nem sempre nos damos conta do quanto pequenas atitudes fazem a diferença em nossa vida e na vida de outras pessoas
Nem sempre a vida é justa e nem sempre temos sucesso, mas é necessário seguir em frente, apesar dos fracassos e percalços.
Podemos mudar várias coisas em nossas vidas e no mundo. Mas... temos que começar arrumando a nossa própria cama! Uma tarefa por vez!
capitu.bretas 21/02/2022minha estante
Sua resenha me motivou a querer ler esse livro em algum momento ?

Zenaide.Mota 21/02/2022minha estante
Ele tem exemplos bem simples, sabe? O autor é oficial da marinha dos Estados Unidos, então há muitos exemplos de sua vivência. Mas eu achei que, pra mim, foi bacana ler este livro no momento em que estou.... ?

@lendoaos30 14/06/2023

?Que bosta, hein.?
Não é que o livro seja mal escrito. Ele traz histórias de um militar que claramente acredita em meritocracia, na ilusão de oportunidades iguais pra todos, bastando só querer e tudo será possível. É um cara patriota, que pensa que ver jovens morrendo em guerras por amor ao seu país é algo que vale a pena, pois estes se tornam heróis. Não bastasse essa visão que considero bizarra e ultrapassada, suas supostas lições de vida são clichês, frases feitas que todo coach ou palestrante especialista em coisa nenhuma diz por aí. Resumindo, achei um livro bem inútil. O discurso dele, na ocasião, pode ter sido ótimo para os ouvintes - aliás, achei desnecessário incluir o tal discurso no livro, parece que foi só pra render mais páginas - mas de modo geral, não era nada tão genial que merecesse uma publicação. Não sou fã de autoajuda e similares, mas vez ou outra me arrisco em alguma obra do tipo, geralmente me decepcionando, como nesse caso. Ao terminar de ler, só consegui ter em mente a frase que usei como título dessa resenha: que bosta, hein.

Danielle 05/01/2024

Leitura rápida e direta
O livro traz 10 ?ensinamentos? sob a ótica de um comandante do SEAL. Lições de treinamento militar aplicáveis a qualquer um em qualquer situação. Eu gostei, poderia ser mais explorado, mas a leitura é rápida e direta. Vale a reflexão.
Kelvin73 05/01/2024minha estante
Conhece o David goggins? Caso não conheça eu recomendo muito os videos dele no instagram e youtube, tem o livro dele tambem... muito top!

Danielle 05/01/2024minha estante
Não conheço, vou procurar. Obrigada pela dica ??

Camila 27/07/2021

Livro curto com algumas motivações e lições de vida. Porém achei bem superficial e generalista, como se todos fôssemos iguais, com as mesmas oportunidades de vida.

Mattheus 13/12/2021

Simples e inspirador
É um livro que lhe causa movimento!

Leitura fácil e corrida das experiências militares do autor e lições para vida que ele tirou de determinadas situações, que servem tanto para a vida militar quanto para a vida civil.

O livro é composto da seguinte maneira: 10 capítulos com as lições explicadas, cada uma dividida em 2 partes, a primeira quando o autor ainda estava no treinamento dos Seals (unidade de operações especiais tipo o Comandos brasileiro) e a segunda se passa com o autor já mais velho, quando comandava alguma situação na Guerra ao Terror que começou no ano de 2001. Depois, é transcrito uma palestra que ele deu para a sua Alma Mater (Universidade do Texas) que serve como um resumo do livro, basicamente. Ou seja, se estiver com pressa, só leia a última parte sobre a "aula inaugural" que não vai perder muito.

Por fim, livro excelente para quem quer ser mais organizado ou disciplinado, recomendo.

Guilherme.Maia 27/12/2020

Dicas valiosas!!!
O livro tem dicas bem valiosas, dicas que se forem colocadas em prática, pode mudar muitas coisas no nosso dia a dia.
No livro o autor conta diversas experiências, o que torna o livro bem dinâmico, não sendo aquele livro travado.
Só pelas histórias já garantiu minha atenção, e as dicas caíram como uma luva na leitura.
Guilherme.Maia 27/12/2020minha estante
Sério amiga?
Vale apena ler, você vai gostar. ??