Por que ler os clássicos

Por que ler os clássicos Italo Calvino

Resenhas - Por que ler os clássicos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Maria19642 19/04/2024

Literatura e conhecimento
Eu gostaria que não, mas estudar literatura é muito mais chato do que ler literatura. Acho que é algo normal da arte que nasceu para ser apreciada e sofre nas mãos dos seres humanos que, a todo custo, querem categorizá-la.
Apesar disso, eu gosto dos teóricos (e preciso de mais fontes) e das teorias (principalmente a estética da recepção) e gosto de estudá-los bem direitinho, o que eu confesso que não fiz com esse livro do Calvino, à exceção de um ou dois capítulos. Mesmo assim, acredito que essa leitura é fundamental para qualquer um que quiser ingressar na área de literatura, principalmente se for pela área dos clássicos. Eu quero voltar a ler o livro posteriormente para entender melhor algumas referências de livros que ainda não conheço, mas quero conhecer.
Por isso, recomendo a leitura àqueles que tem um conhecimento literário mais vasto até para que o entendimento da obra seja completo.

Isadora.Oliveira 18/04/2024

Legal
A leitura é de certo modo tranquila, menos nos ensaios que achei desinteressantes. Mas muito bom observar o modo como o autor fala dos seu clássicos favoritos, mesmo quando se está entediado se vê p afeto do autor com as suas obras favoritas.

iarakessia 11/04/2024

Livro sobre (alguns) livros
Esse livro que fizeram com artigos sobre livros, que o Calvino escreveu, é muito bom! São clássicos super recomendados e já adicionei quase todos na minha wishlist.
Quando ele fala dos clássicos que eu conheço, foi muito interessante ler. E quando ele fala de autores que nunca ouvi falar, fiquei curiosa para ler, principalmente o último autor.

Fabi 11/04/2024

O que é um Clássico e, principalmente, quem define isso?
Eu sempre tive em mente um corte cronológico para uma obra ser considerada clássica. A idade determina isso automaticamente.
Além disso, eu venho de uma faculdade de letras, onde as línguas são classificadas assim: letras e literaturas clássicas são grego antigo e latim. Ponto.
É um raciocínio simplista, eu sei. Mas é bem prático, convenhamos.

Está obra definitivamente abriu meus horizontes para o que é uma obra clássica e, principalmente, quem define isso?

O autor passa pelos autores genuinamente clássicos e vem até a modernidade, sempre apontando características e observações perspicazes das obras que, na opinião dele, podem fazer um clássico.

E isso abre os olhos do leitor para criar seu próprio conceito de clássico e definir suas próprias obras clássicas.

Achei bem interessante e libertador.

ciliane.ogg 29/03/2024

Por que ler os clássicos?
As histórias contadas servem de referência para outras. Quando o texto resiste à passagem do tempo, temos um clássico.
As aventuras das viagens são contadas em histórias tão diferentes, a referência está lá na Odisseia, na Ilíada.
Bem como Tolstoi e outros autores que enriqueceram nossa imaginação e fazem parte de nossa cultura.

Isabel 16/03/2024

Mais um livro que li por causa da faculdade, não é de má vontade, amo meu curso, mas essa leitura foi um pouco mais maçante do que algumas outras que já fiz durante o curso. Não odiei, mas preferiria não ter que ler novamente ??

becaesousa 07/03/2024

Excelente
O livro é persuasivo: você sentirá a tentação de dar uma chance a esses livros que tanto evita. Ou simplesmente amará ainda mais os clássicos

Paulo 05/02/2024

Calvino
Essencialmente uma coletânea de artigos de opiniões de Calvino, o livro, além do ensaio que lhe dá o nome, comenta sobre variados autores e seus estilos. Uma ótima lista de recomendações, que me fez procurar por obras que nem sabia que existiam, fora a originalidade da opinião de Calvino

Heitor 04/02/2024

O escritor que nos mostrou seu amor pela literatura
Nada é mais apaixonante do que ver uma pessoa contando com gosto sobre aquilo que gosta. e você nem mesmo precisa estar de acordo ou ter de compartilhar do mesmo gosto para aproveitar aquela estadia. assim foi estar em contato com os textos de calvino. mesmo ainda não vivendo a experiência de ler certos autores, acompanhar os apontamentos do autor, muita das vezes, nos cativa e instiga a buscar estar em contato também com aquelas obras e compartilhar dos mesmos sabores vividos. espero não demorar muito para integrar as próprias obras de italo nas leituras futuras.

Ruan233 31/01/2024

Eu esperava mais...
Não sei se minha opinião tanto, mas comecei a ler com certa expectativa - iniciei o ano com ele, para o Clube de Leitura dos clássicos. Apesar de já definidos os clássicos do Clube, criei expectativas para o livro de Calvino pois me pareceu ser uma porta de entrada muito instigante para a maioria dos clássicos que ele iria apresentar. Contudo, do meio pro fim, senti uma leitura arrastada, com obras não tão interessantes assim. Muitas vezes veio a minha cabeça: "Sinceramente, como isso aqui é considerado um clássico!?". Claro que há gostos e gostos, mas com certeza não satisfaz os meus.

Claro, alguns me trouxeram à curiosidade, além dos autores que já esperava ouvir falar sobre - mas justamente nesses o Calvino não "se empolgava tanto" na exposição e na demora do texto, mas ironicamente, nos mais chatos (para mim) ele gasta parágrafos e mais parágrafos para rodear e rodear.

Enfim. Tirei certo proveito do que o texto quer se propor, mas não posso mentir, esperava mais [e esse mais é também difícil de definir].

Celso Filho 16/12/2023

Ensaios e críticas literárias
Como pontuo no título, o livro na verdade é uma coletânea.

O primeiro ensaio relaciona-se diretamente com o seu título, mas todo o resto envolve discussões do autor em relação a grandes livros e nomes da literatura, italiana e internacional.

Acredito ser um livro interessante para ter na estante e poder consultar, principalmente na hora que estiver desbravando algum tema ou autor, mas não para ser lido do começo ao fim, a não ser que tenha uma bagagem literária suficiente para isso.

Cris 01/10/2023

01.10.2023
Para muitos o livro pode ser bom, mas não funcionou para mim. O único livro que li " Doutor Jivago", tem spoiler do personagem principal. Os demais, não sei dizer...rsrsrs.

Léo Araújo 04/09/2023

Clássico sobrevive a prova do tempo
O livro reúne uma série de palestras que Calvino deu nos anos 80 sobre a importância e o significado dos clássicos da literatura ao longo da história.

Ele argumenta que os clássicos são livros que nunca deixam de nos dizer algo novo, independentemente de quantas vezes os lemos e defende a ideia de que a leitura dos clássicos é essencial para a nossa compreensão da cultura, da história e da humanidade como um todo.

O livro contem exemplos de obras clássicas de diferentes épocas e culturas para ilustrar seus pontos, tornando seu argumento acessível.

booksdalaus 01/06/2023

O que é um clássico?
E por que lê-lo?
Este livro fornece várias respostas a essas perguntas, algumas consensuais, outras polêmicas, mas todas certamente enriquecedoras.
Em verdadeiro trabalho amoroso de ourivesaria, Calvino desentranha as diversas facetas do que seja um clássico, para depois iluminar com uma leitura penetrante seus próprios clássicos, ou seja, alguns dos autores mais importantes da tradição literária e intelectual do Ocidente.
Por que ler os clássicos?
A razão definitiva que Calvino dá a essa pergunta é tão simples como as grandes verdades: a única justificativa que se pode apresentar é que ler os clássicos é melhor do que não os ler...

1 | 2 | 3 | 4 | 5