Por que ler os clássicos

Por que ler os clássicos Italo Calvino

Resenhas - Por que ler os clássicos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Anica 09/07/2011

Por que ler os clássicos? (Italo Calvino)
Já deve ter acontecido em algum momento com você. Por conta de algum livro começou a tomar gosto pela leitura, e queria sempre mais e mais. No início qualquer coisa serve, mas o gosto começa a ficar refinado e aí as escolhas começam a se afunilar. Em uma metáfora tosca, é mais ou menos o mesmo processo que fez com que durante a adolescência você tomasse vinho Sangue de Boi achando ótimo, e hoje em dia não abre garrafa que tenha custado menos de 30 reais. O equivalente dessas “garrafas de mais de 30 reais” no mundo literário são os clássicos. A questão é que nem sempre é fácil definir o que é um clássico, que dirá quais livros são clássicos e quais não são.

E é para auxiliar tanto nessa definição, como também na apresentação de algum desses que Italo Calvino traz para os leitores Por que ler os clássicos?. O livro é na realidade uma coleção de artigos do autor, todos voltados aos grandes títulos literários. O charme dessa obra é que ela não é algo que só possa ser “digerida” por estudantes de literatura, mas tem tudo para encantar e auxiliar os leigos que estão justamente nesse ponto em que querem ampliar os horizontes literários mas ainda estão um pouco perdidos em uma selva com tantos livros já publicados ao longo dos séculos.

Por que ler os clássicos? abre justamente buscando responder a questão do que é um clássico. É interessante acompanhar o raciocínio de Calvino, que passo a passo formula definições, que vão evoluindo conforme são explicadas. Essa primeira parte do livro já conquista a atenção, porque mostra o que há de melhor no estilo de Calvino: abordar um assunto profundamente, mas sem para isso ser um pedante chato como acontece em textos de especialistas.

Depois de formulada a resposta para essa pergunta, e concluído que ler clássicos é melhor do que não os ler (parece óbvio, mas às vezes esquecemos disso), começa então uma série de artigos sobre obras e autores, partindo de Homero até chegarmos em Cesare Pavese, passando por autores que são figurinhas carimbadas quando se fala em clássicos, como Dickens, Tolstói, Balzac e Voltaire; além de outros nem sempre lembrados (ou pelo menos não tão óbvios) como Pasternak e o italiano Montale.

A partir disso é possível aproveitar os artigos de Calvino de duas maneiras. A primeira, caso você já conheça a obra ou o autor discutido, como uma forma de refletir a leitura que já fez. A segunda, caso ainda não conheça, é como uma lista de livros ou escritores imperdíveis. Voltando à metáfora dos vinhos, pense em Italo Calvino como um sommelier legal que indica o que há de melhor sem necessariamente te tratar como um idiota que não entende nada sobre o assunto.

Dos artigos o meu favorito foi o de Dickens, sobre Our Mutual Friend. Ainda não tive a oportunidade de ler essa obra, mas fiquei extremamente curiosa a partir da descrição e dos comentários elaborados por Calvino, especialmente a abertura do artigo. Também fiquei com vontade de reler a Odisséia de Homero, até porque algumas questões levantadas passaram batido por mim quando li a obra pela primeira vez. E acredito que são esses casos que ilustram bem o quanto Calvino pode agradar tanto quem já conhece os livros dos quais ele fala, quanto os que estão buscando indicações do que ler.

Até porque o autor fala de literatura de forma bastante apaixonada, a verdade é que Por que ler os clássicos? tem todas as qualidades para inclusive se encaixar na primeira definição de clássico que Calvino nos dá: um clássico é aquele livro sobre o qual você normalmente escuta as pessoas dizendo “estou relendo”, nunca “estou lendo”. Indispensável mesmo, para qualquer um que tenha começado a se aventurar pelo caminho da literatura.
sinha 01/05/2013minha estante
gostei muito de sua colocação.

Denise333 28/10/2013minha estante
Sua resenha aumenta ainda mais minha vontade de ler o livro em questão e o meu amor pelos clássicos. Gostei muito!

Patrícia 28/08/2015minha estante
Olá, posso publicar sua resenha no blog Dose Literária? www.doseliteraria.com.br

Caio385 13/04/2023minha estante
Excelente resenha. Me deu vontade de ler a obra

13marcioricardo 27/03/2022

Ensaios de Homero até meio do séc. XX
Livro bom, mas que ainda tenho dificuldade em definir quando me deparo com leituras deste tipo. É uma obra acessível, isto porque não se torna necessário consultar um dicionário para a ler. Todavia, é denso. E eu não sei se é a escrita do autor, seu estilo ou forma, ou se o homem que é chato mesmo, mas uma mensagem interessante sobre um assunto interessante cansa. Leio duas páginas e no final parece que li cinco.

As primeiras páginas, qualquer coisa como dez, tratam sobre o título. Qualquer pesquisa na internet nos diz esses maravilhosos motivos pelos quais temos que ler os clássicos, mas entre as suas justificações podemos encontrar mais alguns.

Depois disso, o livro é um conjunto de ensaios sobre obras desconhecidas de autores desconhecidos ( ao menos do grande público), de obras desconhecidas de autores que todos nós já ouvimos falar e grandes obras de autores consagrados .

É um livro que nos apresenta a literatura e sobre ela nos fala em diferentes perspectivas. Ficamos com vontade de conhecer o que não conhecíamos, ficamos ainda mais ansiosos pra ler os autores que já estavam na nossa mira. E é um livro que se pode voltar depois de ler alguma obra aqui mencionada... E, como sempre neste tipo de livros, o bônus além de aprender sobre o que é tratado diretamente, neste caso os autores e suas criações, é que sempre captamos uma ou outra informação que desconhecíamos, alguma lição que nos fica na retina.

Léo Araújo 04/09/2023

Clássico sobrevive a prova do tempo
O livro reúne uma série de palestras que Calvino deu nos anos 80 sobre a importância e o significado dos clássicos da literatura ao longo da história.

Ele argumenta que os clássicos são livros que nunca deixam de nos dizer algo novo, independentemente de quantas vezes os lemos e defende a ideia de que a leitura dos clássicos é essencial para a nossa compreensão da cultura, da história e da humanidade como um todo.

O livro contem exemplos de obras clássicas de diferentes épocas e culturas para ilustrar seus pontos, tornando seu argumento acessível.

Tiago.Costa 17/06/2022

É um livro que me deu uma base sobre autores, que não fazia ideia que existiam, e sua importância para a literatura universal e principalmente ocidental. O livro é um resumo de obras e de seus autores que contém suas características historicas e literárias. É um livro que mostra o quanto vc ainda não sabe nada de literatura.

Codinome 31/07/2022

Um pouco sobre "Por que ler os clássicos"
"Por que ler os clássicos" reúne críticas literárias escritas ao longo da vida de Italo Calvino, críticas que beiram o ensaio literário (ou mesmo, tornam-se ensaios): menos pela extensão dos textos e mais pela erudição do autor, que consegue colocar diferentes referências (literárias e não-literárias), embocaduras e campos de conhecimento. Através dessa constelação do autor, são obtidas algumas espécies de teses que apresenta: muitas vezes intricadas e difíceis de assimilar, principalmente para quem não leu as obras analisadas (no meu caso, a grande maioria).

Senti no escritor um ar perdido, que parece marcar a modernidade do século XX, em que parece não saber que rumo seguir em suas ideias: não sei se tive essa impressão pelo volume de informações do escritor ou por serem textos de diferentes momentos de sua vida, não idealizados, a princípio, para fazerem parte de um mesmo livro.

Ainda sim, não podemos desconsiderar um autor que leu e escreveu tanto, pois algo ele talvez tenha a nos dizer.

O livro é organizado das obras mais antigas e clássicas da literatura universal até as mais contemporâneas a Italo Calvino. Apesar de eu ter sentido a falta de muitos autores que eu esperaria (e queria) encontrar, acredito que conseguimos obter um olhar bem panorâmico da literatura. Não dá para negar que temos um grande crítico literário e ensaísta nessas páginas: boas associações, curiosidades interessantes de livros/autores (gostei bastante, por exemplo, quando ele aborda a história por trás de "Robinson Crusoe") e reflexões interessantes.

Jacque 08/02/2023

Por que ler os clássicos
Apesar de não deixar de ser um livro interessante. Por clássicos, entenda-se que são os clássicos na opinião de Itália Calvino, e que alguns deles nem foram traduzidos para o português, em boa parte os clássicos são italianos.
Caio385 13/04/2023minha estante
Muito bom o comentário.

Paulo Silas 19/03/2021

Como um livro clássico pode ser assim definido e quais os motivos que justificam a sua leitura? Há uma razão que ampare a necessidade de visitar os clássicos, conhecê-los, lê-los? É em torno dessas questões que essa obra de Italo Calvino gira, buscando estabelecer os porquês que levam à leitura dos grandes clássicos da literatura, enfrentando desde logo as diretrizes ou critérios que podem classificar determinada obra enquanto tal. Quem define o que é clássico e a partir de quais elementos o faz? É o que o autor busca, de certo modo, demonstrar.

A questão do título é especificamente dialogada no primeiro capítulo da obra, no qual o autor tece algumas propostas de definições sobre o que seriam os clássicos. "Os clássicos são aqueles livros dos quais, em geral, se ouve dizer: "Estou relendo..." e nunca "Estou lendo..."" - essa é a primeira proposta feita que definiriam os clássicos. A partir dessa, Calvino propõem ainda outras treze definições, sempre questionando e explanando a própria máxima que alude - por exemplo, na sua terceira definição, em que estabelece que "os clássicos são livros que exercem uma influência particular quando se impõem como inesquecíveis e também quando se ocultam nas dobras da memória, mimetizando-se como inconsciente coletivo ou individual", tece como comentário que "deveria existir um tempo na vida adulta dedicado a revisitar as leituras mais importantes da juventude", mantendo como padrão sempre esses comentários sobre cada máxima enunciada. Após isso, o livro segue com diversos capítulos de análises do autor sobre várias obras literárias e autores considerados como clássicos (Stendhal, Dickens, Flaubert, Tolstói...) - como que para corroborar com o sentido que os leva a serem considerado clássicos.

O livro funciona bem dentro da proposta de Calvino, mas acaba sendo meio... arrastado. Isso não usar o termo "chato" em referência a uma obra do autor. Talvez funcione melhor para quem tenha lido a maioria dos livros e autores que Calvino faz menção e aborda, pois suas análises são bastante pormenorizadas e trabalhadas, deixando a leitura um pouco cansativa. De todo modo, o primeiro capítulo vale pela obra toda, pois é justamente onde se indaga sobre a questão dos clássicos, valendo mencionar a única verdadeira razão que Italo Calvino defende sobre a necessidade da leitura dos clássicos: "ler os clássicos é melhor do que não ler os clássicos".

Karina Paidosz 06/06/2022

A leitura é bem agradável, porém, não achei que fosse falar basicamente de livros que nunca ouvi falar.

Na minha cabeça vinham muitas indicações de livros favoritos bem conhecidinhos, algum que me motivasem a querer ler, mas não rolou com nenhum.

Não é uma leitura que eu indicaria.
Vini 04/07/2022minha estante
Também achei isso. Parece que vale só pela primeira parte em que ele fala dos motivos para ler os clássicos.

becaesousa 07/03/2024

Excelente
O livro é persuasivo: você sentirá a tentação de dar uma chance a esses livros que tanto evita. Ou simplesmente amará ainda mais os clássicos

Heitor 04/02/2024

O escritor que nos mostrou seu amor pela literatura
Nada é mais apaixonante do que ver uma pessoa contando com gosto sobre aquilo que gosta. e você nem mesmo precisa estar de acordo ou ter de compartilhar do mesmo gosto para aproveitar aquela estadia. assim foi estar em contato com os textos de calvino. mesmo ainda não vivendo a experiência de ler certos autores, acompanhar os apontamentos do autor, muita das vezes, nos cativa e instiga a buscar estar em contato também com aquelas obras e compartilhar dos mesmos sabores vividos. espero não demorar muito para integrar as próprias obras de italo nas leituras futuras.

Cris 01/10/2023

01.10.2023
Para muitos o livro pode ser bom, mas não funcionou para mim. O único livro que li " Doutor Jivago", tem spoiler do personagem principal. Os demais, não sei dizer...rsrsrs.

Gabybadgirl 06/07/2020

Livro para estudo

E um livro que deve se fazer sempre uma releitura, super indico pra quem estuda letras e aqueles que apreciam a literatura clássica,pra mim foi uma leitura difícil,pois o autor se refere a vários livros e autores dos quais eu não conheço, possívelmente farei uma releitura,afim de compreender melhor o conteúdo!

Camilla158 09/08/2020

O livro traz vários ensaios dos clássicos preferidos de Italo Calvino. Essa lista conta com nomes como: Dickens, Stendhal, Homero, Borges, etc. Além disso o texto de abertura "Por que ler os clássicos" é fantástico! Recomendo.

Bruna Peixoto 05/01/2022

Ler os clássicos é muito melhor que não ler os clássicos.
"O clássico não necessariamente nos ensina algo que não sabíamos, às vezes descobrimos nele algo que sempre soubermos (ou acreditávamos saber) mas desconhecíamos que ele o dissera primeiro". O primeiro capítulo foi muito bom, com todas as suas definições de clássicos. Depois ele apresenta um capítulo para cada clássico de sua lista, do qual metade dos citados pelo autor, eu ainda não tinha conhecimento, com isso a leitura ficou mais difícil.

1 | 2 | 3 | 4 | 5