A Sabedoria da Insegurança

A Sabedoria da Insegurança Alan Watts

Resenhas -

Douglas Ferrari 14/10/2023

Excelente
Um excelente livro que traz reflexões embasadas no Zen Budismo, e também trás análises e metáforas do cristianismo.

gabi 12/02/2023

Perfeição
Como uma pessoa muito ansiosa, digo que esse livro me motivou muito. ele fala sobre assuntos de uma maneira intrigante e de um jeito que a gente começa a entender as coisas. ao longo do livro, se repete tópicos importantes de diversos pontos de vistas diferentes.
recomendo muito para quem é ansioso!

Edu001 17/12/2022

Aqui e agora
Alguns tapas na cara, com leves ironias e muita profundidade. Escrito nos 1950, essa obra se encaixa perfeitamente na realidade que vivemos na segunda década do século XXI. A correria, a ansiedade, a competição desenfreada, a conquista material com completa absência. Seria Alan Watts alguma espécie de vidente? Longe disso, os problemas, como muitas coisas na vida são cíclicos, e a forma como tentamos resolvê-los também. Este livro não dá nenhuma solução mágica, apenas nos convida a refletir e deixar o 'eu' um pouquinho de lado. Uma obra fundamental para o processo de acordar de si mesmo.

"O sentido da vida é estar vivo. É tão claro, tão óbvio e tão simples. Mesmo assim, todo mundo não para de correr em pânico, como se fosse necessário conseguir alguma coisa além de si próprio."

Tatiana455 27/09/2022

Constantemente ocupados em lamentar o passado e planejar o futuro, nos esquecemos de viver plenamente o aqui e o agora. Vivemos em uma era de ansiedade sem precedentes; onde temos que ?driblar? nosso cérebro para seguir em frente na loucura do dia a dia, mesmo com toda a insegurança.

luizdamilton 23/06/2021

Muito bom, mas as expectativas eram altas
Cheguei aqui a partir de uma frase do Alan Watts no Facebook e fiquei curioso com a premissa de ter observado o drama que já estávamos caminhando como sociedade repleta de ansiedades ainda em 1951.

Empolgado com a leitura, me decepcionei um pouco nos textos de apresentação. Os autores se referem a Watts como um "entertainer" e um orador da filosofia oriental para o ocidente. Isso não é um demérito, afinal os textos de Watts realmente são muito conhecidos e permeiam a cultura pop atual, porém fiquei um pouco frustrado ao reparar que o livro não desenvolve tanto os temas, embora os apresente muito bem. Apesar disso, as questões são pertinentes e muito válidas.

Só para deixar algumas referências, o livro me lembrou muito o filme Lucy, do Luc Besson de 2014: "A vida nos foi dada um bilhão de anos atrás. Agora você sabe o que fazer com ela." - "I AM EVERYWHERE" ("ESTOU EM TODA PARTE").

E também achei relações com a série "His Dark Materials" da HBO (ainda não li os livros), quando o autor fala sobre a nota musical que é a vida, que começa e termina nela mesma, e a relação da alma com o todo. Também no trecho: "(...) quase todas as melhores ideias vêm quando o pensamento para".

Gostei de conhecer os temas, mas fiquei com vontade de saber um pouco mais. Apesar disso, o livro é um refresco na ansiedade de fato, ao mostrar que tudo é passageiro e que está tudo bem em simplesmente sentir a vida, sem necessidade de seguir um roteiro.

Beatriz.Cruz 18/02/2018

Poesia da existência
É um livro que eu gostaria de presentear a todos. Uma verdadeira poesia da existência.