Eternamente Cecilia

Eternamente Cecilia Elysanna Louzada

Resenhas - Eternamente Cecilia

@jurietjens 22/03/2021

Ótimo romance de época
Eu não sou muito chegada em romances de época mas encontrei esse livro em uma dessas promoções do Kindle e resolvi ler. Ainda bem! Achei a história bem escrita, divertida e muito emocionante. Era um plot twist atrás de plot twist. Teve romance, teve cenas hot bem desenvolvidas e, é claro, personagens que me fizeram xingar até a quinta geração da escritora, mas que tornaram a trama muito interessante. O mais legal de tudo é que é um romance que se passa no Brasil, na época pós-escravidão em que muito italianos imigraram para cá. Ou seja, ainda tivemos um contexto histórico bem colocado do nosso país. Super recomendo a obra!

Marcela 18/08/2020

Eternamente Cecília
Eternamente Cecília - Elysanna Louzada
288 páginas, Editora: (Publicação independente)
Nota: ??????????
Cecília é uma imigrante Italiana que vem para o Brasil em busca de melhores condições de vida e trabalho depois da morte de sua mãe, porém o que Cecília não esperava era conhecer o amor em uma fazenda de café, e muito menos saberia que para viver tal amor ela teria que perder tanto.
Eu achei um livro bem curtinho e bem gostoso de ler, com acontecimentos que prendem, você quer ler mais a cada página, Cecília e Francisco são um casal incrível!

Cris.Melo 11/05/2020

Clichê
É um ótimo clichê de época que na minha visão, só não dei 5 estrelas pelo fato dos personagens não terem sido bem construídos e alguns conflitos previsíveis demais, no mais, a escrita da autora é aconchegante e interessante, em nenhum momento fiquei sem vontade de deixar o livro de lado.
Bruno B. 11/05/2020minha estante
Acompanhe o Mais Um Capítulo em todas as redes

Canal no YouTube

link do blog https://brunobts2014.wixsite.com/maisumcapitulo

Instagram @mais.um_capitulo

Ariany.Moura 25/03/2020

Romance, romance...
A senhorita inteligência aqui retirou o livro da estante sem perceber. Mas vamos ao que eu havia falado na resenha anterior.

O livro flui bem, as páginas correm soltas, e com os capítulos mais curtos isso é de grande ajuda. Há muitos clichês (a trama principal é um clichê) mas como eu sempre digo: há quem goste de um livro clichê.

Achei alguns leves errinhos durante o livro, mas definitivamente nada que atrapalhasse o desenvolver da história. É bom ler livros de produção independente e achar os talentos que temos por aí.

jeeeh.carool 16/08/2023

? [Resenha e opinião]: @love_books2
Cecília é uma imigrante italiana, que chega ao Brasil com seu pai e seus dois irmãos, com pouca bagagem e muitos sonhos e esperanças de ter uma vida digna, assim eles iniciam suas vidas na fazenda Bela Vista. Logo ao chegarem, o pai de Cecília começa a se sentir mal, com medo de perderem tudo novamente, Cecília vai a procura de ajuda e não vendo saída de como conseguir dinheiro antes do termino da colheita, resolve tentar a sorte como empregada no casarão da fazenda.

Nessa hora, conhecemos D. Joaquina, que é uma fofa e temos o desprazer de sermos apresentados a Estela, a "dona" das terras, essa qual tem o papel de fazer a vida de todos um terror, conhecemos Francisco, esse é o nosso "mocinho", um advogado que viveu boa parte de sua vida no Rio de Janeiro, que retorna a fazenda para ajudar sua mãe na administração, já que estão beirando a falência.
Ah, já ia me esquecendo, também temos o desprazer de conhecer Catarina, dona de um dote que salvaria a fazenda de todos os problemas e estabeleciaria novamente o alto padrão de vida deles e Otávio, melhor amigo de Francisco, qual consegue se igualar com Estela no ódio que pegamos por eles.

? Agora vem o clichê que amamos.

Com Cecília trabalhando na cozinha do casarão não demora muito para que o caminho dos dois se cruzem. Onde acabam encantados um com o outro, Francisco a princípio acredito que tenho sido mais sexual do que amor, porém, como uma leitora iludida e apaixonada, irei acreditar que foi amor a primeira vista rs. Cecília por sua vez, se sente atraída mas o medo de acontecer com ela o mesmo que houve com a última empregada fala mais alto, pois essa, caiu nos encantos de Francisco e foi "jogada" na rua.

Os capítulos são revezados entre o ponto de vista de Cecília e de Francisco, o que eu particularmente adoro! Quem conhece a escrita da Elysanna, já consegue imaginar que irá devorar o livro em pouco tempo e ficará com um gostinho de quero mais. A riqueza de detalhes, a construção tanto do cenário, personagens e clima da história deixam tudo mais fluído.

Faby 22/10/2017

Mais que uma historia
“Eu só queria que soubesse que eu gostaria muito de beijá-la, mas não farei isso até que permita.”

Cecília é uma jovem imigrante italiana que vem para o Brasil junto com seu pai e irmãos em busca de uma vida melhor. Após uma longa e exaustiva viajem, Cecília chega ao Brasil, e se depara com a realidade da sua nova vida ao perceber que as promessas feitas a fim de convencer os italianos a virem trabalhar no Brasil, não foram realmente cumpridas.

Francisco Dias é o filho de um grande fazendeiro do Espírito Santo, mas diferente dos seus pais o jovem possui seus próprios ideais e luta em prol da abolição da escravatura e estabelecimento da republica. Tendo estado longe de casa por vários anos, Francisco está de volta para a leitura do testamento do seu pai.

Mas com a sua chegada, Francisco descobre que a fazenda não está indo tão bem quando ele imaginava, e que o trabalho dos italianos apesar de melhor que dos escravos, não está tão satisfatório quanto desejado. Francisco descobre também que sua mãe não está cumprindo o acordo com eles o que os está deixando bastante insatisfeitos. Para piorar, a ideia de sua mãe para salvar a fazenda é casá-lo com uma herdeira com um bom dote, mas Francisco não pensa em casar-se tão cedo, muito menos vender-se mesmo que seja para salvar a sua fazenda.

Por outro lado, Cecília descobre que surgiu uma vaga na cozinha da casa principal onde o dinheiro é bem melhor que na lavoura de café, ao ver seu pai tão debilitado ela decide candidatar-se a vaga, desejando manter-se imune as maldades da patroa e ao charme do seu filho.

Cecília e Francisco se conhecem, não há um amor a primeira vista, mas é claro que ele não fica imune a beleza dela, e ela ao charme dele, mas Cecília sabe que não pode se deixar levar por isso e acabar na cama do patrão, e Francisco sabe que não pode brincar com os sentimentos das empregadas, assim mesmo tentando manter-se distantes um do outro a atração entre ambos cresce e eles acabam se entregando ao sentimento.

“Enquanto desempenhava essas tarefas, percebeu que a imagem de Francisco permaneceu em sua mente.”

“... considerou irremediavelmente hipnotizado pela imagem em sua memória, que a italiana era linda. Mesmo oculta pelas roupas surradas, sua beleza era algo tão forte e marcante que parecia o nascer do sol: impossível de não ser notada.”

Mas eles vão ter que lutar contra inimigos poderosos e enfrentar armadilhas dolorosas antes de conseguirem viver de verdade esse amor.

Eu amo romances de época e amo histórias que, além de distração nos trazem ensinamentos e lições, esse foi o caso de Eternamente Cecília. Foi encantador ver como a autora trabalhou nos detalhes dessa história como nos trajes, cenários e falas. Ver de forma tão nítida a época da chegada dos italianos ao Brasil e a exploração do café foi maravilhoso. A autora conseguiu retratar muito bem uma época tão importante da nossa história o que deixou esse livro ainda mais especial.

A autora também tentou fugir do clichê, mas o que ainda é encontrado no livro é trabalhado de forma singular. Cecília é uma personagem forte que enfrentou a morte da mãe, a vinda ao Brasil e as injustiças na nossa terra, mas nunca desistiu, nunca desanimou. Ao contrário, ela sempre pensou em si e na sua família, e lutou por isso.

“Estou aqui porque io te amo. Porque quando eu te vi no carro de boi e achei que fosse morrer, desejei estar no seu lugar. Porque o amor que tenho por você é maior que qualquer coisa.”

Francisco tinha tudo para ser um riquinho mimado e conquistador descarado, mas ele não é nada disso. Ele pensa muito além do seu tempo, luta por seus ideais e enfrenta tudo pela justiça e liberdade.

A história de amor entre Cecília e Francisco vai além de um romance, é um relato histórico importante. Fala sobre a luta pela igualdade e liberdade. Sobre a importância do caráter e do amor próprio e principalmente, sobre a entrega e a luta pela felicidade, custe ela o que custar.

Claro que já deu para perceber que eu me encantei com essa leitura. Se você curte um romance de época lindo e bem escrito, que trata um pouco da nossa história e que com certeza te fisgará desde a primeira linha, ou se você não conhece o gênero e gostaria de conhecê-lo, essa dica é para você. Dê uma chance a mais uma obra linda da literatura nacional. Eu tenho certeza de que você não vai se arrepender.

“ – Você não é minha amante – Francisco pareceu irritado.– Sou o que então? (...) – Você Cecília, é a mulher que eu amo.
– Ama? – Cecília não escondeu sua surpresa.– Sim, amo. Como nunca amei ninguém em toda a minha vida.”

CRIS LI 08/12/2017

Folhetim romântico com uma pitada hot sobre amor e família
Cecília e Francisco vão protagonizar esse romance sobre a chegada dos imigrantes italianos no Brasil do século XIX. Eles vieram esperando muito desse novo papa, mas encontraram muitas promessas vãs e situações de humilhação terríveis. Mesmo com a abolição da escravidão muitos negros e imigrantes vão sofrer com preconceito e com um trabalho muito mal remunerado. Eternamente Cecília irá nos contar uma história sobre família, amor, esperança, frustração, maus tratos, tentativa de estupro...Com sonhar com um recomeço. Cecília, a imigrante italiana recém chegada ao Brasil, com um pai adoentado e dois irmãos: Ângelo, muito cabeça quente e visionário, e Eustáquio uma criança cheia de vida. Francisco, o advogado e herdeiro de uma fazenda de café que não vai bem das finanças. Tem uma mãe, Estela, que tem um coração endurecido por um casamento arranjado que não a fez feliz. Ambiciosa, sem limites ela pitada por cima de qualquer um pra conseguir o que quer. O amigo Otávio parecida ser um cara bacana até que muitas coisas serão reveladas. Francisco e Cecília vão ser apaixonar e encontrar o amor.
É como nos antigos folhetins, os mocinhos precisam vencer toda maldade pra serem felizes juntos. Uma leitura que aborda temas delicados, mas tem uma escrita tranquila e fluida. Há algumas palavras em italiano, mas acho que não dificulta a leitura de quem não sabe nada do idioma, como eu.

Mari 22/08/2021

Gostei
Poderia ser mais desenvolvido, tanto o romance que achei rápido demais como a parte histórica que era o que mais me interessava. É uma boa leitura pra quando não se sabe o que ler kkkk

anaclarinhaa 07/12/2021

Ameii! É um ótimo livro pra um romance clichê, com uma trama muito bem elaborada no contexto do período após a abolição da escravatura no Brasil. Muito bom para passar o tempo, é uma leitura fácil e divertida, mas senti falta de mais detalhes sobre os lugares, como aromas e a caracterização do lugar, e principalmente dos personagens, que deixa a desejar, por isso tem-se que ter a mente aberta para especular a aparência deles, pois não é detalhada nem muito citada. Fora isso super recomendo, e com certeza leria novamente. ?

Nattália Azevedo 03/02/2019

Eternamente Cecilia
Eternamente Cecilia entrou na minha lista de leituras sem grandes pretensões, na realidade uma conhecida disse que ele estava gratuito na Amazon e eu decidi baixar. Eh posso dizer que não me arrependo nem um pouquinho disso.
O livro é ambientado no Brasil do século 19 e nos mostra de maneira sucinta a imigração de europeus para a América em busca de uma nova e melhor vida.
Como protagonista temos a jovem Cecilia, uma italiana que vem para o Brasil juntamente com a sua família para trabalhar em uma lavoura de café no estado do Espírito Santo. O papel de mocinho cabe ao jovem Francisco, advogado idealista e único filho de um abastado, ou nem tanto assim, cafeicultor. Os dois se cruzam na fazenda Bela Vista e depois disso a vida e os sentimentos de ambos nunca mais serão os mesmos.
Os personagens secundários foram um presente à parte, muito bem escritos, eles conseguiram despertar os mais variados sentimentos, uns eu amei e outros odiei com todas as minhas forças, destaque especial para a Estela e o Otávio, ranço eterno aqui hahahaha.
A escrita da autora é magnífica, ela tem um jeito capaz de nos fazer sofrer, nos angustiar, sorrir e amar junto com cada personagem.
Outro ponto positivo e um dos que mais amei como professora de história hahahaha, foi a temática histórica contida nele. A Elysanna Louzada conseguiu com maestria narrar esse momento da história do nosso país, a vinda em massa de imigrantes e principalmente a difícil vida que eles levavam nas lavouras de café, fazendo com que a chance de enriquecer na América se tornasse somente um sonho bem distante. Ao longo da leitura existem situações que nos chocam, mas vale salientar que isso muitas vezes era a realidade da época.
Por isso e muito mais, que não quero e nem posso dizer, para não dar spoilers, recomendo a leitura de Eternamente Cecilia de olhos fechados, garantindo que meu primeiro contato com a escrita da autora não poderia ter sido mais encantador e viciante.
BOA LEITURA...

Dessa 13/05/2018

Um romance de época totalmente diferente do que já vi.
Cecília e sua família vieram da Itália para o Brasil em busca de trabalho e das terras prometidas pelo governo do Espírito Santo. Mas ao chegar aqui, nada sai como o esperado. Eles vão trabalhar em uma fazenda de café, que é administrada por Estela Dias, uma senhora aristocrata, rígida e arrogante.

Tendo que conseguir dinheiro para pagar um médico para seu pai, Cecília vai trabalhar na cozinha da casa principal, e é aí que seu tormento começa. Depois de muito tempo longe de casa, Francisco Dias é obrigado a voltar para casa, para tomar posse dos seus bens herdados de seu pai. Mas o que nenhum dos dois estavam esperando, é que a partir daí, uma paixão nasceria.

Preciso falar de uma personagem que conseguiu superar a Cassandra do livro Encontrada (série Perdida) no quesito chata e insuportável. Ela não facilitará nada para Cecília e Francisco, será um grande incômodo, sem falar de Otávio, que é outro.

Eternamente Cecília é um romance de época totalmente diferente dos que já li, a história se passa no Brasil recém libertado da escravidão, o que só torna a leitura mais incrível ainda.

Um livro que te prende do começo ao fim, com uma escrita fluída e uma história de amor fascinante.

"Não vou levá-la para cama até que afirme com todas as letras que é isso que deseja."

Liachristo 04/06/2018

Leve e primoroso!
Eternamente Cecília é um livro que fala de forma leve e primorosa, sobre uma época de transição que viveu o Brasil com a chegada dos imigrantes italianos para assumir a mão de obra que estava escassa após a abolição da escravatura. O livro se passa em 1890, e percebe-se que a autora teve todo um cuidado na maneira de abordar temas tão delicados e muitas vezes controversos e também sua pesquisa cuidadosa sobre os acontecimentos da época.

Cecília é uma personagem apaixonante, uma jovem italiana, engajada em sua luta pela sobrevivência da família, ao apego aos seus ensinamentos e ao mesmo tempo a tentativa de se adequar ao novo sem perder sua essência. Uma lutadora nata, mesmo quando se mostra frágil ou quando se sente meio perdida em meio a tantos sofrimentos.

Francisco Dias é um jovem brilhante e um bom advogado. Apesar de ser belo e ter muita facilidade de ter a mulher que quiser, devido a sua beleza e prestígio, está sempre focado em procurar ajudar os menos favorecidos e lutar por seus ideias, e por conta disto, não tem um bom relacionamento com Estela sua mãe, por quem sente verdadeira ojeriza.

Estela Dias é uma mulher forte, poderosa mas extremamente apegada ao dinheiro e ao que ele pode proporcionar. Não conhece limites e nem mesmo a bondade. Um coração duro que não consegue ser suavizado nem mesmo pelo filho. Trata os imigrantes de maneira rude e tem sempre planos mirabolantes na manga.

Outro personagem que faz parte da história e que me causou um certo asco foi Otávio, um jovem ambicioso, de personalidade dúbia e um falso amigo para Francisco, que demora um pouco a enxergar quem ele é verdadeiramente. Um personagem que causará muita angústia ao casal protagonista.

Cecília vem para o Brasil acompanhada de seu pai e dois irmãos para tentarem começar uma nova vida, já que na Itália as coisas estavam muito difíceis. Eles chegam com promessas de uma boa terra para plantio e uma vida mais digna e farta. Infelizmente ela acaba se decepcionando já que nada do prometido é mantido por sua empregadora, Estela Dias dona da Fazenda de Café Bela Vista. Vai trabalhar juntamente com sua família na plantação de café, uma vida muito dura e que pouco rende para eles. Até que surge a chance de trabalhar na casa da fazenda, ajudando na cozinha.

Francisco retorna à fazenda para a leitura do testamente de seu pai e descobre que as coisas não estão indo tão bem financeiramente quanto ele pensava e acaba se deparando com alguns problemas e questões que vão mexer muito com suas convicções e suas emoções. Sua mãe continua a mesma e botou na cabeça que pode fazê-lo se casar por dinheiro para resolver toda a situação, que é algo que certamente ele não quer.

Quando Francisco e Cecília se conhecem sentimentos vão surgindo e aos poucos o amor vai fazendo morada em seus corações. Mas nem sempre os bons sentimentos prevalecem e nem sempre o final feliz é fácil de se conseguir. Os dois terão que passar por muitas coisas, muitos problemas, traições e mentiras para finalmente ficarem juntos.

Para ler a resenha completa, vá ao Doces Letras.

site: http://www.docesletras.com.br

Ju 22/02/2021

Um pedaço da nossa história
O que me chamou a atenção de imediato foi o cenário no qual a história foi retratada. Sou fascinada por descobrir origens e achar ligações, e Eternamente Cecília me mostrou uma parte de situações que meus próprios antepassados podem ter vivido. A imigração.

É uma história que me serviu de base em vários aspectos, com cenas emocionantes e realistas no quesito histórico. Mas o romance é mais ameno, vemos as cenas se desenrolando, mas é mais fácil sentir uma ligação com a personagem central, do que com o casal, mesmo havendo momentos de exceção.

No entanto foi uma leitura prazerosa, me deleitei com a história da imigração italiana e com os costumes desse povo. Senti uma raiva palpável dos vilões e torci pelos mocinhos, sabendo que a trajetória deles em momento algum seria facilitada.

Um ótimo livro, uma ressalva da história que muitas vezes esquecemos.

Tamirez | @resenhandosonhos 30/07/2018

Eternamente Cecília
Quem ai assistiu ou se lembra de Terra Nostra, novela da Globo que falava sobre a imigração italiana para o Brasil e o amor tórrido entre Giuliana e Matteo? Pois essa foi a minha primeira lembrança quando me deparei com a sinopse de Eternamente Cecília. Com um enredo que se passa em 1890, temos como cenário os anos seguintes ao fim da escravidão e a vinda de imigrantes para trabalhar nos cafezais.

Nossa protagonista é uma jovem corajosa e determinada, de temperamento forte, que após a morte da mãe tomou as rédeas da família, olhando principalmente sobre seu irmão mais novo, ainda uma criança e o pai, que está doente. Com a promessa de um futuro melhor eles chegam ao Espírito Santo não encontrando exatamente o que foi prometido.

Acho que um dos pontos interessantes da trama, antes de entrarmos no aspecto do romance, é toda a questão social envolvida. Sem os negros e agora tendo que remunerar os trabalhadores, isso acaba por não mudar completamente a visão dos fazendeiros sobre quem está trabalhando pra eles, e eles ainda veem pessoas inferiores, sem importância, agora na figura dos italianos. O desprezo marcado pela pompa da riqueza, aqui muito bem representado por Estela Dias, nos mostra que um pedaço de papel como a Lei Áurea pode mudar um cenário, mas não é o bastante para mudar a mentalidade das pessoas.

“Sempre criticou a escravidão, mas viveu no Rio de Janeiro gastando o dinheiro produzido pelo trabalho escravo. Nunca se dignou a abrir mão de boa vida em favor dos seus ideais. Criticar é fácil, mas trocar de lugar conosco você nunca quis.”

Numa outra ponta da balança, porém, temos Francisco. Herdeiro da fazenda Bela Vista, se formou em direito no Rio de Janeiro e não quer ter muito a ver com a vida no campo, mas é obrigado a voltar para lidar com a situação financeira da família – que não é boa – e com a mãe – com quem não se dá bem. Ele é um mulherengo e por ser bonito não tem dificuldades em encontrar jovens dispostas e cair aos seus pés. Entretanto, é alguém de boa índole, bom coração e que luta pelos direitos humanos e por uma igualdade social melhor, ajudando pessoas através da sua profissão, tudo isso com a controvérsia de onde veio o dinheiro que possibilitou isso. Já a visão de Otávio, o amigo que o acompanha até a fazenda é um pouco diferente. Também um jovem rico e bem afeiçoado, acha que pode conseguir o que quiser à força, pois é seu “direito”, em sua visão distorcida.

É então, que quando ambos pousam seus olhos sobre Cecília, a vida da garota começa a se transformar. O bom é que a jovem não é nem um pouco boba e sabe muito bem as consequências que qualquer envolvimento pode significar pra ela aqui. Seu objetivo é manter sua família unida e à salvo, conseguir dinheiro suficiente para tratar o pai e tocar a vida sem incômodos. Mas às vezes o coração pode dificultar esse caminho.

Romance histórico é um tipo de leitura que eu quase não faço porque praticamente não leio romances em geral. Porém, quando me deparo com eles, gosto de encontrar sempre algo a mais, pois essas histórias proporcionam que o leitor encontre inúmeros debates e questões em seus backgrounds, então porque não usar? E é o que a autora faz aqui. Há sim uma história de amor, mas ela é em suma pautada pelo cenário e as questões sociais da época e isso sempre é muito interessante.

Ao estarmos distantes por mais de uma centena de anos, vislumbramos algo longe da nossa realidade atual, mas que ainda assim reflete no nosso presente. Pessoas negras ainda são tratadas com inferioridade, imigração ainda é um assunto em pauta, principalmente entre a política internacional e, claro, todo esse cenário do fim do século XIX teve um papel na economia nacional.

Com isso, acabei por gostar bastante da leitura e devorar o livro. A escrita da autora é bem gostosa e fluída. Os capítulos são curtos e intercalam as visões de Cecília e de Francisco sobre a história.

Então, se você é um fã do gênero e está procurando uma história bacana pra ler, deixo aqui a dica de Eternamente Cecília. Além de tudo, acho que tem um gostinho ainda mais especial acompanhar esses personagens em solo brasileiro e, quem sabe, aprender um pouco sobre o nosso passado também.

site: http://resenhandosonhos.com/eternamente-cecilia-elysanna-louzada/

Bruna 18/09/2021

Livro com fundo histórico bacana, porém a parte do romance não me convenceu muito, é aquela coisa de mal se falarem e já estão apaixonado, o que parecia mais era desejo, principalmente do mocinho, do que amor e tal, sendo assim vc acaba não torcendo tanto pelo casal em si, mas mais pela protagonista, que preciso dizer q se lasca pacas... Haha

Acho que os personagens precisavam de mais desenvolvimento, várias partes em que o diálogo poderia ser bem construído.

O início até tem uma emoção que depois fica bem devagar e lá pra 70% que voltar a ficar de um jeito que vc não quer parar.