Conversations with Friends

Conversations with Friends Sally Rooney

Resenhas - Conversations with Friends: A Novel

izzy 02/04/2024

O melhor de sally rooney
Esse livro mudou muito minha percepção sobre relacionamentos na modernidade, fui criada sempre pensando muito no amor e fantasiando então ler livros dessa categoria é sempre um choque pra mim de certa forma

Sofia 01/04/2024

Como explicar esse livro?
Desde o início do livro tudo já fica muito claro e óbvio. Ela ainda gosta da ex e quer o marido da mulher. Mas eu não imaginava que ia ficar nessa até o final né. Ela tem muitos conflitos internos e isso acaba atrapalhando todas as áreas da vida dela, o que me deixou frustrada. A falta de comunicação em todos os relacionamentos dela é surreal. Tudo bem que eles até conversam pra tentar se entender mas ela NUNCA fala como se sente (se fala ela mente). No último capítulo a gente fica sem saber do futuro dela, mas pra mim já estava claro que era só o Nick chamar que ela iria, até pq eles deixaram as coisas meio que sem um ponto final. E em relação à Bobbi eu sempre soube que a Frances ainda a amava. Agora, és a questão: dá mesmo pra amar mais de uma pessoa por completo?

Se a Frances fosse um álbum, ela seria com certeza: Ctrl da SZA

E se esse livro fosse um filme seria: Closer (Perto demais). Que inclusive é um dos meus preferidos.

mi ð 29/03/2024

??????
?: this book is weird as 🤬 #$%!& , just like any other book ever written by this woman. it walks in a very fine line between weird cool and just cringely weird. i know people tend to say that all the weirdness is on purpose, and i agree. it feels very much like she does it on purpose. like she?s so different, and conceptual, and weird, and cool, and so smart that no one will ever get her and her genius mind. i may sound crazy but this is exactly how i picture Sally. i?m pretty sure she is a very nice lady who drinks a lot of tea and has a strong accent, though.
her book gets me in some very deep, personal and intimate ways. there are always some amazing quotes, some amazing dysfunctional characters and always some very bizarre and concerning scenes when you can only question what the hell is going on. i don?t love it though. but i feel that this is the whole point. she?s this amazing writer who refuses to give us a perfect story with perfect characters with a perfect plotline. and i think that?s just beautiful.

hel! 16/02/2024

Sally te amoooooooo
Essa foi a primeira novel que ela publicou e, de forma alguma, rouba o lugar de beautiful world where are you no meu coração, mas adorei a leitura! é bem fluída e, como a sally sempre faz, tem muitas camadas e as relações interpessoais do livro são completamente fascinantes e intrínsecamente dissecadas. eu fico muito feliz de ter lido todos os livros da rooney e conseguir avaliar e perceber que a cada publicação ela melhora exponencialmente a profundidade e a qualidade das histórias, me deixa orgulhosa de ter ela como uma das minhas autoras fav. enfim, muito bom me apaixonei pelos personagens e pela trama, sally pfv tem gente chorando publica um novo livro.

Loba Literária 12/02/2024

Perverso esse livro, perverso. Ele começa devagarinho, como quem não quer nada, e depois te faz suar frio de ansiedade.

Perverso, porque ele te convence a torcer por uma personagem principal que não é uma boa pessoa, que é antiética. E você ainda torce para que o relacionamento dela com um cara 11 anos mais velho dê certo também.

Eu entendo por que tantas pessoas não gostam desse livro. Nenhum personagem é realmente bom. Nenhuma situação é boa. Eu tive muito problema com a Bobbi - achei ela uma militante performática. Eu gostei de acompanhar Frances e Nick e seus erros. Gosto de personagens que são pessoas ruins, desde que sejam bem construídos. E todos aqui são.

Esse livro é cheio de relacionamentos complexos, tanto que parecem muito reais. É diferente ler um livro tão intrinsecamente irlandês quando se está imerso na cultura - esse jeito de lidar com saúde mental e até dinheiro são coisas que só vivi depois de me mudar para cá.

Eu não tô nem aí que é antiético; eu adoro esse casal. A Frances não é uma narradora confiável, mas o leitor consegue ver através dela de acordo com os diálogos e as ações dos outros personagens. E o Nick é uma incógnita em vários aspectos e sim, babaca às vezes. A dinâmica deles é cheia de tensão, sexual ou não, e eu torci por eles, ainda que não devesse.

Esse final deixou algumas coisas não resolvidas que eu gostaria que tivessem sido, como o pai da Frances e a doença (mas quanto não era uma metáfora para o relacionamento dos dois?) A autora não tem finais fechadinhos e redondos e nem particularmente felizes. Mas esse me agradou.

Vou ficar pensando nesse livro por um tempo.

Beirão 03/02/2024

Terceiro livro da sally e gostei muito mais desse do que beautiful world!! reparei que existe muita similaridade entre os personagens destes dois livros, principalmente no que toca às crenças, opiniões politicas e profissões que elas seguem. normal people continua sendo o meu preferido da santíssima trindade!!

souphiss 31/01/2024

Não fede nem cheira
Mano, adorei pra cacete a escrita da sally rooney, e foi uma leitura rápida e fluida. a história também é boa, mas eu não fui muito com a cara de algumas coisas que os personagens saiam fazendo, o que não tira nenhum mérito da história pra mim. acabou que eu não simpatizei com todo mundo e no final achei que os queridos não se resolveram em quase nada, o que é ok, a vida né, mas convenhamos que eles são meio insanos.

Giovanna317 24/01/2024

Um recorte do caos
Uma das coisas que mais gosto sobre os livros da Sally são as reflexões trazidas acerca da natureza humana, durante a leitura, me pego pensando sobre todo o contexto em que o personagem está envolvido, sendo esse o principal agente definidor do caráter das decisões tomadas.

É uma leitura interessante, assim como Normal People, da mesma autora, porém tenho dificuldade de me identificar com a maneira com que os sentimentos são retratados ao longo de toda a história, apesar de que, nesse livro, em específico, Frances tem pensamentos congruentes com toda a experiência de uma garota de 19 anos, entrando numa nova fase da vida, com a qual, em muitos momentos, pude perceber que já senti, ou sinto, coisas parecidas, que foram perfeitamente formuladas e transcritas pela autora.

O enredo em si me trouxe a sensação de ser algo extremamente original, claro que o princípio básico homem casado - amante não é uma coisa nova, mas a forma como tudo se desenrolou entre todos os personagens me deixou impressionada e chocada, foi divertido e incomum e a história parecia que não teria fim, e de certo modo, não teve mesmo. Isso é outro aspecto da escrita da Sally Rooney que me deixa intrigada, sempre parece que o que estamos lendo é apenas um recorte caótico de uma vida inteira dos personagens, parece que eles existem no nosso plano e assim que a leitura acaba eles continuam com suas vidas problemáticas sem que nós, os leitores, precisemos saber.
cecis 24/01/2024minha estante
faço das suas palavras as minhas! concordo demais.

yellowbirds 21/01/2024

Odeio admitir que eu sou LITERALMENTE a frances. os livros da sally rooney são 100% pra pessoas com apego evitativo!! ou pra pessoas dispostas a entenderem como relacionamentos são complexos. no fim dos livros dela sempre fica a dúvida se você deveria ficar feliz porque os personagens finalmente conseguiram aceitar as coisas do jeito que elas são ou se na verdade eles só estão continuando um ciclo sem fim nada saudavel. esse é meu menos favorito dela.

Andressa 04/01/2024

Conversations with Friends
Terminei esse livro já faz algumas horas e ainda não sei como avaliá-lo. Apesar de ser uma história sobre pessoas e seus relacionamentos, o livro me envolveu e estava curiosa em saber como tudo terminaria. Também foi interessante ler sobre pessoas tão diferentes, com perspectivas diferentes sobre relacionamentos amorosos.
Mas, para mim, o problema desse livro é a personagem principal. A Frances tem atitudes durante a história que para mim as vezes pareciam infantis e isso fez com que eu não me conectasse com ela.
Sendo o terceiro livro que leio da autora, esse acaba ficando no meio dos outros dois na minha opinião.

gaby 30/12/2023

Eu me voluntário para pagar terapia pra todos
Super bom de ler. li normal people ano passado, e estou a um ano procurando outro livro com a mesma escrita. a autora escreve com um ritmo super acelerado mas ao mesmo tempo fez sentido com a história e os personagens. me incomodei com o enredo todo de conversations with friends pq foram temas que n me interessaram, mas li mto feliz de qualquer jeito.

cecilivros 28/12/2023

Releitura do meu favorito!!
- ainda sou igual a frances, igualzinha
- a escrita da Sally vai ser sempre minha favorita
- AMO o final
- ter lido no começo do ano e agora no final foram duas experiências completamente diferentes! principalmente no que diz respeito à relação dela com os amigos
- com certeza vou reler ano que vem tb

caroles 18/12/2023

Does it have to be complicated? I said. Yeah, I think so
There?s something beautiful about the way you think and feel, or the way that you experience the world is beautiful in some way.

O primeiro livro da sally rooney que li por completo, não que foi o único que me prendeu mas o único que tive o tempo de fato, e gostaria de ter começado antes porque de fato é uma escrita que ou você ama ou odeia, e no meu caso de fato amei

falei com a isa sobre como faltam travessões e indicações de fala na escrita dela mas de forma que se você pensar sobre, não poderia ser de outra forma nesse livro, conversas com amigos que de fato o livro inteiro não deixa de ser uma conversa, seja ela interna ou entre amigos, não faria sentido se não o livro inteiro ser um grande travessão?

frances foi uma protagonista que amei, o que geralmente não acontece, ela te da tantos motivos pra odiá-la mas que no final é isso que faz dela humana, compreensível e não odiável, pois seria uma simples projeção.

em certos momentos você é levado a odiar os outros personagens, as vezes embasado, mas acredito que muitas vezes em que bobbi teve atitudes ou posições questionáveis fosse apenas uma interpretação de como a francês estava se sentindo no momento e como retratou ela (e outros) de forma negativa, notável pelo final quando frances ta em um novo caminho, po assim dizer, sendo uma pessoa mais agradável e todos os outros também estão?

dei 4.5 estrelas mas sei que não é também digerível por todos

nagiulliaxx 06/11/2023

Mais um grande livro da Sally!
Eu amei esse livro de um jeito inexplicável, acho até correto dizer que gostei mais desse do que pessoas normais.
Eu amo o jeito que ela escreve personagens que são muito canalhas mas de um jeito tão identificável que nossa tive crises existenciais.
Esse livro foi uma experiência incrível, entendo que muitas pessoas não gostem desse mas para mim foi incrível.
A forma com que a protagonista lida com as coisas é tão real e visceral que me deixa perplexa, além das relações serem muito bem construídas.
Eu amo toda a atmosfera melancólica e filosófica que a Sally traz para os livros assim como seus finais incompletos que ela traz.
Deem uma chance para esse livro!!!!

Renata.AraAjo 07/10/2023

Paia
A melissa uma corna, o nick um cafajeste sonso e a frances uma perturbada que precisa começar a se cuidar e fazer terapia