Tartarugas até lá embaixo

Tartarugas até lá embaixo John Green

Resenhas - Tartarugas até lá embaixo

madrugueilendo 29/05/2020

As crônicas de um ansioso em seu espiral de pensamentos
Tartarugas Até Lá Embaixo vai contar a história de Aza, uma garota ansiosa e que luta diariamente com TOC (transtorno obsessivo compulsivo). Quando Aza e sua melhor amiga Daisy ficam sabendo do desaparecimento de um bilionário, logo se interessam pela recompensa a quem achar o desaparecido, Russell Pickett, que é 100 mil dólares. Para encontra-lo, Aza se lembra que a anos atras, ela teve contato com o filho de Russell, o Davis Pickett, e a partir dai, juntos eles desvendam o caso.

Não sou a maior fã do mundo do John Green. Não li todos os livros do autor, mas de todos que eu li, esse sem dúvidas é o melhor. O foco principal do livro (para mim) foi com certeza ver a Aza lidando com sua ansiedade e seu transtorno. Não li muitos livros com essa temática, e acho que o jeito do autor explicar os pensamentos de uma pessoa com o TOC, através de metáforas e ironias, é simplesmente sensacional.

-Eu sou uma história contada por essas forças externas. Sou circunstancial.

Apesar da sinopse, o livro não foca tanto no desaparecimento do bilionário, o que ao mesmo tempo que eu gostei, achei que o autor poderia ter trabalhado melhor no desfecho da história, e no caso do desaparecimento. Acho que fiquei meio raso, e sem profundidade, e teve um desfecho interessante mas que ainda sim fiquei com o sentimento que faltava algo. Por isso acabei tirando uma estrela do livro.

Mas, o ponto da história é realmente a Aza. Eu aprendi MUITO com essa história. É um livro que ao mesmo tempo tem muitas metáforas para se explicar os pensamentos de uma pessoa com TOC, é um livro bem cru. Ele mostra tanto a realidade da pessoa que passa por esse transtorno, tanto a realidade das pessoas ao redor e como elas lidam com isso.

Foi um livro muito bem escrito, que me deu um tapa na cara gigante, e acho que todos deveriam ler. É um livro que me deu muita angústia, muita empatia pela protagonista, e muita esperança também. Acho uma leitura válida pra qualquer tipo de leitor.

Dudinha 19/05/2021

Fui sem pretensão, sai apaixonada.
Peguei esse livro com uma amiga so para sair de uma ressaca literária, nem pesquisei antes já que era só uma leiturinha.
Só que foi uma leiturinha que me tirou lágrimas, risadas, desespero e amor pelos personagens.
Os personagens são incríveis e o autor não te deixa com dúvidas na história, ele te mostra tudo e de uma forma cativante, trata o "disturbio" da personagem protagonista de forma responsável e desenvolve a nossa empatia com ela, SE VOCÊ NÃO CHORAR COM ELA VOCÊ NÃO TEM CORAÇÃO.
Enfim, se estiver pensando em ler, leia! Não vai se arrepender.
manu. 19/05/2021minha estante
Nossa ja vi mta gente falando mal desse livro mas eu morro de vontade de ler, ja to adiando essa leitura a séculos, vc ter falado bem me animou um pouco kkkk

Márcia 19/05/2021minha estante
Nossa, cmg é ao contrario. Já vi muita gente falando bem. Eu é que tenho um pé atrás com o John Green.

Gabyyy_bezerra 19/05/2021minha estante
Coloquei até na lista de desejos depois dessa resenha. Amo o tio Jhon Green ?

Mel â¡ï¸ 28/05/2022

John Green
É um livro chato, de verdade, é um livro insuportavelmente chato. Mas é incrível, na mesma medida. Ele te coloca pra pensar, você reflete. E você sente ódio, acho que como em todo livro do John Green que eu leio, o final me faz odiar ele 10% a mais.
É uma leitura maravilhosa, o livro tem muitas frases que fazem TODO o sentido.
Ansiosa para minha próxima leitura dele.
Kelly 28/05/2022minha estante
Tenho esse livro há anos, mas ainda não o li, nem sei o porquê... ????

Gisele529 28/05/2022minha estante
"insuportavelmente chato" "me faz odiar ele 10% a mais" "CINCO ESTRELAS" kkkkkk incrível

Glória Thayannes 29/03/2021

Você se lembra do seu primeiro amor porque os primeiros amores mostram ? provam ? que você pode amar e ser amada, que nada nesse mundo é merecido exceto o amor, que o amor é ao mesmo tempo como e por que você se torna uma pessoa.
JoAo.Victor 29/03/2021minha estante
Eu quero muito ler esse livro

Glória Thayannes 29/03/2021minha estante
Eu gosteii, É bem interessante

JoAo.Victor 29/03/2021minha estante
Eu vi que ele fala sobre TOC e quero muito ver isso.

Glória Thayannes 29/03/2021minha estante
Simm

Sofia850 18/09/2022

nossa que romance clichê onde tudo eh previsível e você odeia a melhor amiga com todas suas forças porque você também odeia star wars. gostei

Tamara Mendes 23/04/2020

Viver é sentir saudade.
Aza Holmes é uma menina de 16 anos que sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC. Jonh Green descreve como Aza lida com sua doença de forma detalhada e com muita propriedade, de como sua mente a sabota e a manipula durante grande parte de sua vida.

A história se passa em torno do desaparecimento de um bilionário a qual Aza conhece seu filho (Davis). É oferecido uma recompensa de 100 mil dolares para quem encontrar o desaparecido, então, Aza e sua melhor amiga Daisy embarcam na aventura de achar o pai de Davis e pegar a recompensa.

E no meio dessas várias espirais que assombram os pensamentos de Aza, ela tem que lidar com seus pensamentos invasores. Ela começa um romance com Davis, que é super paciente com ela e entende pelo que ela está passando, mas, esse romance fica secundário diante da importante mensagem que o autor quer transmitir sobre o TOC.

## Nota Pessoal - Gostei muito da leitura. É uma leitura fluida, que trás vários ensinamentos importantes, mostra personagens verdadeiros, que acertam e erram, que tem suas fobias e anseios. Uma história de amor, lealdade, amizade, angústias, medos, um mix de emoções na cabeça de Aza e de como sua doença afeta todos que estão a seu redor. Ahhh....Tem um final nada clichê.

Dry 14/04/2021

"Mais a verdade é que a terra é uma superfície plana em cima do casco de uma tartaruga"

Confesso me decepcionei, estava tão entusiasmada com início, realmente estava gostando.. é até me identificando com a personagem, o que me fez ver que eu preciso de uma psicóloga pra ontem (?). Mas com o decorrer da história as coisas foram se afunilando.. e sendo jogadas de qualquer forma, como se o autor tivesse ficado com preguiça de escrever o final depois de ter caprichado tanto na contrução da personagem no início. O final foi horroroso, reflexivo.. porém ruim.

mari.mondadori 12/08/2021

A própria espiral
Leitura leve e envolvente, mas que não foge muito às regras gerais de literaturas juvenis. A história tem personagens interessantes e enredo que desperta a curiosidade ao mesmo tempo em que a cansa.

Por todos contextos e encaminhamentos do livro fui me levando a um desfecho repleto de expectativas e, ao chegar ao final, foram pouco frustadas. Muitas voltas foram dadas para, aparentemente, não chegar a lugar algum.

As lições e pensamentos que o autor traz são muito válidas, de longe a melhor parte da obra. Contudo, ao final tive a estranha sensação de ser a própria espiral do livro: ler, ler e ler para voltar ao ponto inicial.

Maravilhosas Descobertas 14/10/2017

OS PORQUÊS DE TANTAS TARTARUGAS
"Um cientista bem conhecido uma vez estava dando uma palestra pública sobre astronomia. E ele explicava que a Terra gira em torno do sol, que por sua vez, gira em torno do centro de uma vasta coleção de estrelas que conhecemos como a nossa galáxia. No fim da palestra, uma senhorinha se levantou ao fundo da sala e disse: 'Tudo que você está nos dizendo é lixo! O mundo, na verdade, é uma placa plana apoiada nas costas de uma tartaruga gigante'. O cientista deu um sorriso superior antes de replicá-la: 'Mas, então, onde que a tartaruga está apoiada?' E a senhora prontamente respondeu: 'Em outra tartaruga. Uma acima da outra. Tem tartarugas até lá embaixo."

O texto citado em "A Breve História do Tempo", escrito por Stephen Hawking em 1988, faz menção a expressão do problema de regressão infinita conhecida desde o inicio do século 20. Como no texto, com base na regressão infinita podemos "simplificar" o problema e entrar num circulo vicioso onde uma pergunta sempre leva a mesma resposta inúmeras vezes.

Aristóteles afirma que o conhecimento em si não permite uma regressão porque alguns conhecimentos não precisam de demostração. Eles apenas são deduzidos, eles apenas existem. A regressão infinita é um problema. Mas quando o problema está completamente dentro de você, as vezes não se tem como fugir desse espiral infinito. E é daí que John Green tirou o título de seu novo livro, 'Tartarugas até lá embaixo'. Há coisas que você precisa aceitar para conseguir seguir em frente.

Aza Holmes é uma menina que sofre de Transtorno Obsessivo-Compulsivo e, por conta disso, vive num mundo de regressões infinitas. Pode-se dizer que o infinito dela é maior que todos os infinitos. No vídeo onde John Green revela o primeiro capítulo de sua próxima história podemos ver claramente uma imersão de sentimentos e pensamentos viciosos onde a protagonista se encontra no meio de uma confusão externa de sons, futilidades e expressões das pessoas à sua volta.

Mesmo com toda explicação do mundo, Aza parece estar presa num circulo de pensamentos sem fim. Onde todas suas perguntas levam ao mesmo lugar sempre; outras perguntas. Para nos ajudar a entender melhor esse transtorno, Green vem falar sobre algo que sentiu em sua própria pele. Quando todos os olhos te olham e esperam algo extraordinário de você, como você reage? O escritor entrou em seu próprio mundo de infinitos. E esperamos que Aza, assim como os personagens criados por Green até hoje, tenha algo a ensinar sobre Tartarugas.

site: http://www.maravilhosasdescobertas.com.br/2017/10/os-porques-de-tantas-tartarugas.html
Raquel 15/10/2017minha estante
Ótima resenha

Emilly.Hennig 17/05/2018minha estante
Boa noite,preciso de um resumo do livro tartarugas até lá em baixo,estou no inicio,porém preciso da história dele inteira ate domingo para um trabalho,alguém pode me mandar?

Carvalhoaingrid 25/01/2021

Inspirador
A protagonista vive dentro da sua própria mente, tentando equilibrar a realidade com seus surtos de ansiedade persistentes. Esse livro fala sobre dor, perda e o resistir a vida em meio ao caos da nossa mente.

Myy 19/02/2022

Enjoeei
Adoro o escritor mas nos seus livros sempre experimento a sensação de dejavu de nada novo ou surpreendente. Nao que seja ruim, pelo contrario mas pra mim se tornou meio maçante.
Isabela 19/02/2022minha estante
eu tô tentando ler o Cidades de papel do green, tô quase desistindo viu

laura 31/12/2021

tartarugas ninjas
último livro do ano, e não tinha como ser melhor. foi uma surpresa toda essa história, como conseguiu ser impactante nesse nível. meus sentidos estão confusos por causa do final mas eu amei DEMAIS e minha única certeza é que eu gostaria de voltar para essa história mais mil vezes e viver tudo novamente. e gostaria de enfatizar: esses personagens são perfeitos e sem defeitos cada um deles esta bem aquecido no meu coração ok? saudade de todos ja
Bender 31/12/2021minha estante
Gostou do plot do final?

carol 31/12/2021minha estante
perfeitaaaa amg

laura 31/12/2021minha estante
gostei bastante do plot, mas achei bem triste também kkkkkkkk vc gostou?

Bender 31/12/2021minha estante
Eu gostei, achei interessante a história se manter no que foi apresentado e não cair em um clichê romântico.

laura 01/01/2022minha estante
eu com certeza estaria mais completa com um final clichê, mas eh o green né não pode discutir

Ney 31/08/2020

Reencontro na dor
Aos 22 anos os livros do John Green continuam me tocando como se ainda tivesse 14. Com ele eu sinto questionamentos sutis, passados nas entrelinhas, mas que são como um tsunami em meu interior. Questões tão complexas como perdas serão sempre difíceis, mas faz parte de nossa vida, da construção do "eu".
Uma história que será ainda mais forte e necessária em desventuras futuras...

Millena 08/05/2020

O melhor de John Green.
Nesse livro, entramos na mente de Aza, uma adolescente que tem TOC, o transtorno é representado de forma muito didática e em muitos momentos me peguei super envolvida com os problemas dos personagens. A escrita é ótima e nos permite conhecer de um modo muito íntimo a mente de uma pessoa que possue esse transtorno.
Jéssica Berton 08/05/2020minha estante
Tenho TOC o livro é bem fiel mesmo a retratação do trastorno

Mylene.Caldeira 08/05/2020minha estante
Bom demais

Lici 28/07/2020

Incrível como o John Green consegue criar um ambiente tão singular e acolhedor, com personagens tão palpáveis.
Anny 28/07/2020minha estante
Amo esse livro ?