O Livro dos Médiuns

Eliseu Rigonatti

Resenhas - O Livro dos Médiuns

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Diego Piu 30/07/2022

Não, eu não me considero Espírita (espiritualista, talvez), mas eu gosto de Kardec. Dentro das minhas pesquisas sobre espiritualidade, encontro muita coerência aqui.

Daniel Neves 26/11/2021

Guia dos médiuns
?A dúvida, no que concerne à existência dos espíritos, tem como causa primária a ignorância acerca da verdadeira natureza deles.?

viihast 27/11/2023

Médiuns, Mediunidade e muito mais!!!
Um livro fantástico, essencial para quem tem desejo de conhecer mais afundo sobre mediunidade e médiuns.
O livro possui inúmeras instruções sobre como se deve ocorrer uma mesa mediúnica séria, aborda todos os tipos de mediunidade desmembrando cada uma, dicas de como realizar um trabalho focado no bem e na caridade, como lidar com espíritos levianos e o que fazer nessas situações, entre outros tópicos e temas.
É um livro de Kardec muito mais aprofundado do que os outros, por exemplo, em momento algum ele foge do tema proposto e responde todas as nossas dúvidas e questões sobre o tema discutido.
Estava estudando esse livro há cerca de um pouco mais de 1 ano na Casa Espírita que frequento e cada segunda-feira era um aprendizado novo.
Finalizo esse estudo, com uma nova visão sobre os assuntos estudados e com um conhecimento muito mais amplo.

kassya 24/07/2009

estudo
Um estudo profundo sobre o desconhecido, sobre perguntas sem respostas..

Henrique_ 08/10/2021

Terceira obra de Kardec, publicada em 1861, "O livro dos Médiuns" é um livro teórico-instrumental. A primeira metade do livro é bem teórica e traz, sob uma perspectiva investigativa, com métodos e sistemas, definições e ideias basilares da doutrina espírita, manifestações espirituais diversas, com termos específicos, cujo glossário pode ser consultado ao fim da obra. Essa parte é realmente densa, um tanto abstrata, o que me fez desgostar um pouco da leitura e, por isso, dei 3 estrelas. A segunda metade do livro, por outro lado, foi mais interessante e pude conhecer a respeito dos fenômenos mediúnicos e, sobretudo, da preocupação da doutrina em tornar os seres humanos melhores uns para com os outros e o mundo. No item 350, destaco: "que importa crer na existência de Espíritos, se essa crença não torna melhor o homem, mais benevolente e mais indulgente para com seus semelhantes, mais humilde e mais paciente na adversidade?"

Rafaella173 03/02/2024

Edificante
O tempo todo em que fazia a leitura imaginava esse livro em sua primeira edição nas mãos daquelas primeiras pessoas que conheciam e viviam a doutrina em seu berço. Um livro para ler e reler

Leticia2513 19/07/2021

Só não foi 100% perfeito p mim porque ele é mais voltado ao espiritismo, mas mesmo assim é um livro essencial para quem é medium e quer entender melhor sobre esse assunto.
Vale muito a pena essa leitura p umbandistas.

charles.franco.35 03/01/2023

Sabedoria
Um livro de extrema importância para o estio do espiritismo.
Muito esclarecedor e a sugestão é da leitura acompanhada de um estudo sistematizado.

Alexandre.Cozzolino 22/12/2021

Mais um básico de Kardec
Trata-se de outra obra básica da doutrina espírita que todos aqueles que se interessam pelo estudo sério do espiritismo devem ler. Recomendo primeiramente a leitura do Livro dos Espíritos, assim melhor compreenderá tudo o que é dito nesta obra.
Muito é falado sobre as formas de comunicação dos espíritos para com os vivos, assim como das capacidades que cada médium possui.
Além disso, muito se frisa sobre a forma da escrita e das ideias dos espíritos mais elevados, e como distinguir as comunicações feitas por estes daquelas feitas pelos espíritos menos elevados.
Edu 22/12/2021minha estante
li um livro sobre espiritismo há muito tempo, do autor James Van Praag, gostei do assunto. queria me aprofundar mais no tema, esse q vc acabou de ler seria bom para alguém que não tem muita familiaridade com essa temática?

Alexandre.Cozzolino 23/12/2021minha estante
Oi Edu! Sugiro começar com o Livro dos Espíritos, também do Kardec. Por ser um livro escrito no século 19, ele é escrito em uma linguagem bem culta, mas logo você se acostuma. Alem disso, os livros de Kardec são de domínio público, então você consegue encontrar facilmente online para download.
Espero ter ajudado!

amandabcca 11/09/2023

Espírito da Verdade?
Esclarecedor para nós médiuns (todos nós somos) que buscam aprender e reconhecer diversos modos de comunicação com nossos amigos espirituais. Alem disso, Kardec com a ajuda dos Espíritos Superiores discorre sobre como lidar e manter a comunicação segura para nós.
Extremamente necessário e importante, devido à grande influência que eles têm para conosco, tanto os "maus" quanto os bons.

Mariana.Cavesso 30/03/2021

Base para o entendimento do espiritismo
O livro dos médiuns é um dos livros bases para o entendimento do espiritismo e o papel do médium nessa doutrina. Leitura obrigatória para quem quer conhecer mais.

Marcelo 09/05/2021

Uma obra essencial para quem quer adentrar este universo
Excelente obra de Allan Kardec e indispensável para todos que buscam mais sobre essa doutrina.

Este livro faz parte das cinco obras básicas:
1857 - O Livro dos Espíritos
1861 - O Livro dos Médiuns
1864 - O Evangelho segundo o Espiritismo
1865 - O Céu e o Inferno
1868 - A Gênese

Esta obra reúne "o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que se podem encontrar na prática do Espiritismo".

O livro é muito bom e valioso para todo aquele que quer adentrar o tema. Em alguns momentos um pouco repetitivo, mas que não impacta no valor da obra

jumorgensten 24/06/2019

Você tem mediunidade e quer desenvolvê-la? Leia esse livro. Você tem mediunidade e quer estudar sobre o assunto? Leia também. Você acha que tem, porém, não tem certeza e quer confirmar? Ótima oportunidade. Não tem nada, mais adora o assunto? Fica a dica.

O Livro dos Médiuns é a leitura de cabeceira de todos que possuem dons mediúnicos. Inclusive de muitos espiritualistas. Pois o autor colocou todos os fatos sobre o assunto dentro da obra.

O livro possui duas partes abrangentes, dentro delas muitos títulos e dentro possuem mais subtítulos ainda. :P

A primeira é de Noções Preliminares e comenta sobre a possibilidade de haver espíritos, o sobrenatural, os métodos utilizados para as comunicações e os sistemas, como por exemplo, o charlatanismo que comentam sobre aquelas pessoas que não possuem mediunidade e publicamente mostram o contrário para ganhar dinheiro.

A segunda parte são sobre as Manifestações Espíritas e é altamente profundo e mega explicativo. É abordado sobre as ações dos espíritos sobre a matéria, as manifestações físicas e as famosas mesas girantes, manifestações inteligentes, teoria das manifestações físicas, espontâneas e visuais, bicorporeidade e transfiguração, laboratório do mundo, lugares assombrados, natureza das comunicações, sematologia e tiptologia e pneumatofonia.

Nessa mesma parte também são comentados sobre as diversas categorias de médiuns e sua formação. Os inconvenientes e perigos da mediunidade, as influências morais e do meio, a mediunidade em animais, obsessão, contradições e mistificações, reuniões e sociedades. Por fim, um vocabulário sobre as denominações espíritas.

Quem for ler tem que estar preparado para absorver MUITA informação. Se você quer estudar de fato, é impossível ler corrido.

A tradução que peguei foi bem tranquila quanto a escrita e tentou ao máximo não usar palavras complicadas e ao mesmo tempo não alterar tanto o que estava sendo falado.

Dessa vez as partes que mais me chamaram a atenção foram: A noção da trabalheira que era se comunicar com os espíritos. Hoje em dia é tudo tão mais fácil e de boas. E segundo que o próprio Kardec diz que muitas pessoas se contentam somente a aprender com O Livro dos Espíritos e isso está errado. Não se pode parar jamais.

Hoje em dia existem diversos livros maravilhosos sobre mediunidade. É ótimo ter um livro base sobre o assunto, mais é melhor ainda poder complementar com o que está sendo conhecido e abordado sobre dons mediúnicos nos dias atuais.

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/06/24/o-livro-dos-mediuns-allan-kardec/

Wagner 25/02/2021

Roteiro indispensável
Para uma melhor e mais completa compreensão do intrincado processo da Mediunidade, esta Obra é a mais indicada por conter as informações detalharas e inquestionável vinda do Plano Maior.
Não é de fácil entendimento pois o assunto é complexo por demais. No entanto os Médiuns e interessados devem fazer desta Obra uma leitura obrigatória...
Lucas.Oliveira 02/03/2021minha estante
Como que baixa este livro

Wagner 02/03/2021minha estante
Procure em espirito.org.br