Inclusão Escolar

Inclusão Escolar Maria Teresa Aglér Mantoan

Resenhas - Inclusão Escolar

Lilian 25/09/2010

Inclusão Escolar
O livro Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? De Maria Teresa Eglér Mantoan traz no seu contexto um esclarecimento sobre a inclusão e de como proceder para que ela aconteça. Com base em minha leitura divido o livro em duas partes principais, primeira no momento em que Mantoan explica e exemplifica o que e o porquê, e a segunda quando ela nos mostra como trabalhá-la na escola. A autora nos mostra alguns momentos de mudanças que passamos ao longo dos anos e diz que é necessária uma mudança radical. Faz-se necessário que as escolas abandonem seus velhos paradigmas para a inclusão acontecer. As instituições estão racionais e divididas em várias modalidades e tipos de serviços que não atende a toda uma demanda de alunos que necessitam de educação. Uma educação diferente é necessária para que se inclua, é preciso encontrar na escola uma educação plural e democrática onde sejam defendidas e respeitadas as diferenças, para que assim haja uma inclusão. Não se deve mais separar ensino regular e básico, pois ambas referem-se a alunos. Tem que virar a escola do avesso, reformular os sistemas de ensino excludentes, onde rotulamos os alunos e os separamos por suas diferenças. Mantoan com este livro não busca uma ação igualitária, onde se igualam todos e esquecem as diferenças, ela quer nos mostrar a necessidade da diferença, aprender a trabalhá-la na escola, é adequar tudo isso a uma realidade existente e há muito desgastada pela sociedade. Acredito que temos sim condições de mudar essa realidade escolar excludente para uma que inclua de forma plena. Mantoan trás neste livro uma abordagem simples e de fácil aplicação na nossa rotina escolar. Após a minha leitura mudei o meu modo de ver e lidar com situações do dia a dia de uma forma totalmente diferente. Sei que fazer a sociedade “abrir mão” de velhos paradigmas é muito difícil, mas é necessário insistir nesse assunto, até que todos entendam que somos diferentes e isso nos torna especial.