Inclusão Escolar Maria Teresa Aglér Mantoan

Resenhas - Inclusão Escolar

Geisalanis 13/01/2022

Livro antigo mas muito importante para quem se preocupa com a inclusão escolar. É preciso rever nossas práticas.

Lilian 25/09/2010

Inclusão Escolar
O livro Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? De Maria Teresa Eglér Mantoan traz no seu contexto um esclarecimento sobre a inclusão e de como proceder para que ela aconteça. Com base em minha leitura divido o livro em duas partes principais, primeira no momento em que Mantoan explica e exemplifica o que e o porquê, e a segunda quando ela nos mostra como trabalhá-la na escola. A autora nos mostra alguns momentos de mudanças que passamos ao longo dos anos e diz que é necessária uma mudança radical. Faz-se necessário que as escolas abandonem seus velhos paradigmas para a inclusão acontecer. As instituições estão racionais e divididas em várias modalidades e tipos de serviços que não atende a toda uma demanda de alunos que necessitam de educação. Uma educação diferente é necessária para que se inclua, é preciso encontrar na escola uma educação plural e democrática onde sejam defendidas e respeitadas as diferenças, para que assim haja uma inclusão. Não se deve mais separar ensino regular e básico, pois ambas referem-se a alunos. Tem que virar a escola do avesso, reformular os sistemas de ensino excludentes, onde rotulamos os alunos e os separamos por suas diferenças. Mantoan com este livro não busca uma ação igualitária, onde se igualam todos e esquecem as diferenças, ela quer nos mostrar a necessidade da diferença, aprender a trabalhá-la na escola, é adequar tudo isso a uma realidade existente e há muito desgastada pela sociedade. Acredito que temos sim condições de mudar essa realidade escolar excludente para uma que inclua de forma plena. Mantoan trás neste livro uma abordagem simples e de fácil aplicação na nossa rotina escolar. Após a minha leitura mudei o meu modo de ver e lidar com situações do dia a dia de uma forma totalmente diferente. Sei que fazer a sociedade “abrir mão” de velhos paradigmas é muito difícil, mas é necessário insistir nesse assunto, até que todos entendam que somos diferentes e isso nos torna especial.

Rafa P. 23/03/2014

Em busca de uma sociedade para todos
A inclusão é um tema polêmico e tem sido exaustivamente discutido nos mais diferentes setores da sociedade. Uma grande massa acredita na possibilidade de pensar em uma sociedade inclusiva, que esteja ao alcance de todos, já uma outra parcela pessimista julga ser utópica e inviável essa possibilidade.
Esse livro em específico, aborda a inclusão de pessoas com deficiência no âmbito da educação. Propõe que para pensarmos em uma escola inclusiva, é necessário um novo modelo de escola, que abandone uma perspectiva conteudista, elitista e baseada na transmissão do conhecimento, por uma pedagogia ativa, dialógica, interativa e integração. Ou seja, uma quebra de paradigma da até então educação tradicional.
A proposta do livro é muito pertinente, e proporciona uma excelente reflexão para pensar em uma mudança necessária para estabelecermos um ensino que valorize as diferenças e supere um modelo arcaico e pouco estimulante de ensino.
No entanto, me pareceu muito superficial a discussão que a autora apresenta, pois ela filosofou sobre o conceito da inclusão e idealizou qual seria o modelo de escola perfeita uma sociedade inclusiva, porém não apresenta ações e estratégias práticas para como enfrentarmos essa realidade hoje. E percebo que esse problema é recorrente em boa parte do material sobre o assunto, muito se discute sobre os ideais, mas pouco se aborda em como realizar na prática a inclusão de pessoas com deficiência, principalmente aqueles casos severos ou extremamente comprometidos. Em alguns pontos, a autora aborda a situação da inclusão de forma simplista e corriqueira, fato que para aqueles que conhecem essa realidade, assim como eu, sabe que é um processo complexo que envolve deste formação dos profissionais, aceitação, estruturação do ambiente e preparo para lidar com as diversidades. A inclusão é possível sim, mas ela requer uma discussão aprofundada e um olhar realista sobre as dificuldades tanto de quem é incluído, como daqueles que o cercam, principalmente os profissionais.
Eu acredito na inclusão, ela é hoje uma realidade que esta posta a nós, porém estamos muito aquém do ideal. A verdade é que devemos partir de alguém lugar, e o errar faz parte do processo de aprender. E espero que esses erros, contribuam para alcançarmos uma sociedade que seja verdadeiramente para todos.

Tamiris 29/10/2023

Mais do mesmo
Esse livro foi uma releitura pra mim. Já tinha lido na época da faculdade e achado revolucionário. Mas agora na releitura é tendo experiências em sala de aula, esse livro me pareceu mais do mesmo que já é produzido. Reduz uma questão complexa e que envolve uma série de questões e pessoas ao professor, por vezes passa a impressão de que o problemas da inclusão se resolverá com mais disposição do professor em aprender, mas não é só isso. Apresenta apenas uma solução, que não foi testada para que possamos experimentar e observar se daria certo ou não. Enfim, não me agregou muito na releitura.

Erick Vinícius 16/11/2023

Leitura necessária para educadores
Li por conta da faculdade e como minha professora de Educação Inclusiva Matemática disse não tem como falar sobre inclusão sem ler a autora. O livro um pouco antigo ainda é relevante e notório, fazendo reflexões sobre um tema que ainda precisa ser muiito discutido. Traz os conceitos básicos, legislações, críticas e soluções. Não se engane pensando que são soluções acabadas como receitas, mas sim soluções que ajudam a pensar como fazer o trabalho docente pensando na inclusão de todos os alunos e como fazer isso leva o professor a pensar e trabalhar de diferentes maneiras.

Jana 09/04/2021

Um estudo incrível
O livro aborda várias etapas que ocorrem dentro da escola com diversos exemplos de pessoas. Acredito que este livro sirva como um início para quem quer se aventurar na Psicologia Escolar

Gi Albano 09/04/2021

Necessário!
A inclusão é muito importante e a Mantoan fala com experiência e propriedade no livro, bem explicado e muito esclarecedor!

lamarchatropical 07/10/2022

A inclusão para além do termo
O assunto abordado apresenta inúmeras questões e não há um consenso em relação as possíveis alternativas para lidar com a perspectiva da inclusão.

Além de uma revisão conceitual importante para todos que estudam e trabalham na área educacional, destaco também a tentativa de instrumentalização da autora para uma problemática nacional, pois ela nos fornece uma visão para além da teoria dos conceitos fornecidos.

Ótima leitura!

Cesar 26/02/2023

Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer?
A inclusão é um tema de extrema importância, que tem sido amplamente debatido em diversos setores da sociedade. Desse modo, a obra aborda esse tema de forma incisiva, destacando a importância de se discutir a perspectiva pela qual a inclusão deve ser promovida no âmbito educacional, em contraposição a ideias segregadoras e pessimistas. A autora propõe um novo modelo educacional, que abandona a visão reducionista do ensino baseado na transmissão de conteúdos específicos, fundamentado em uma concepção elitista que desvaloriza a diversidade. Em vez disso, ela defende a construção de uma escola inclusiva que valoriza diferença e reconhece a singularidade de cada indivíduo, pois assim podemos promover um ambiente de aprendizado enriquecedor e equitativo.

Dito isso, ela apresenta uma forte argumentação em favor de uma pedagogia ativa, baseada no diálogo e na interação, capaz de promover não apenas a integração de alunos com deficiência, mas também a inclusão de todos, tornando a diversidade um ponto fundamental para a educação. Em outras palavras, a autora faz oposição à educação tradicional, apontando suas desvantagens em relação a este novo paradigma e convida os leitores a refletir sobre a necessidade de valorizar as singularidades de cada indivíduo. Desse modo, através da construção de uma escola inclusiva, a autora propõe um ambiente de aprendizado que respeita a história de cada aluno e fomenta a criatividade, o pensamento crítico e a autonomia, e promovendo uma formação mais humanizada para todos.

Por conseguinte, embora o livro seja relativamente curto, sua abordagem é direta e objetiva, cumprindo bem o que é proposto no título e apesar de apresentar poucos exemplos, existe argumentos sólidos em defesa das ideias e uma boa proposta de discussão sobre o tema. Assim, não se trata de criar uma escola perfeita, nem de oferecer receitas prontas, mas sim de uma série de reflexões e orientações práticas para a construção de um local inclusivo, baseada no respeito à diversidade. Para isso, a autora escreve de forma agradável e acessível, sem ser demasiadamente acadêmica, tornando o livro interessante para um público amplo e diverso. Em resumo, mesmo com sua extensão limitada, a obra oferece um ponto de partida sólido para aqueles que desejam se aprofundar no assunto e contribui significativamente para o debate sobre a inclusão na educação.

site: https://www.somenteumfilosofo.com/post/inclusão-escolar-o-que-é-por-quê-como-fazer

Volnei 04/10/2018

Inclusão Escolar
Nesta obra o autor descreve como deve ser feita a inclusão social do aluno no meio escolar de forma que este se sinta ambientado dentro dos meios escolares

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Lorena 26/12/2022

Um tapa necessário
A obra é curta, de leitura rápida e simples. Indicada como bibliografia para o concurso da prefeitura de São Paulo deste ano, traz uma análise de como a inclusão escolar deveria ser feita e escancara as deficiências dos sistemas educacionais que excluem e classificam em lugar de promover desenvolvimento e aprendizagem.

Bia 15/03/2023

O livro nos apresenta o que é a inclusão escolar, como ela pode ser realizada nas escolas, para que as crianças não sejam segregadas por conta de suas deficiências, e sim incluidas nos ambientes escolares e atividades.
Apresenta Porquê da importância dessa inclusão, tendo em vista que somos pessoas plurais, e precisamos conviver com as nossas diferenças, onde ocorre o conhecimento pela troca de experiências e vivências, tendo como base que o professor não é o único detentor dos saberes.
E como fazer essa inclusão, que pra muitos fãs parte de uma utopia, o que não é verdade pois como a própria autora diz: " Nós falamos de criança reais." Mas pra que isso ocorra uma reforma educacional deve ser realizada, pois apenas uma especialização não vai fazer com que as crianças com deficiência sejam incluidas.
E todos os níveis da educação deve passar por essa reforma.
Não é fácil, mas é possível l.

Elaine Miranda 09/04/2023

Não é fácil, mas é possível!
Esse livro me proporcionou profundas reflexões sobre os desafios a serem enfrentados para ruptura com o modelo educacional vigente, bem como com a quebra de paradigmas vivenciados no dia a dia escolar. Também ampliou meu olhar sobre conceitos como respeito, tolerância e deficiência.

Juliana Amaro 21/04/2023

Bom livro.
O assunto abordado no livro é apresentado por inúmeras questões e não há um consenso em relação com as possíveis possibilidades de lidar com a perspectiva inclusiva.