Inclusão Escolar Maria Teresa Aglér Mantoan

Resenhas - Inclusão Escolar

Geisalanis 13/01/2022

Livro antigo mas muito importante para quem se preocupa com a inclusão escolar. É preciso rever nossas práticas.

Lilian 25/09/2010

Inclusão Escolar
O livro Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? De Maria Teresa Eglér Mantoan traz no seu contexto um esclarecimento sobre a inclusão e de como proceder para que ela aconteça. Com base em minha leitura divido o livro em duas partes principais, primeira no momento em que Mantoan explica e exemplifica o que e o porquê, e a segunda quando ela nos mostra como trabalhá-la na escola. A autora nos mostra alguns momentos de mudanças que passamos ao longo dos anos e diz que é necessária uma mudança radical. Faz-se necessário que as escolas abandonem seus velhos paradigmas para a inclusão acontecer. As instituições estão racionais e divididas em várias modalidades e tipos de serviços que não atende a toda uma demanda de alunos que necessitam de educação. Uma educação diferente é necessária para que se inclua, é preciso encontrar na escola uma educação plural e democrática onde sejam defendidas e respeitadas as diferenças, para que assim haja uma inclusão. Não se deve mais separar ensino regular e básico, pois ambas referem-se a alunos. Tem que virar a escola do avesso, reformular os sistemas de ensino excludentes, onde rotulamos os alunos e os separamos por suas diferenças. Mantoan com este livro não busca uma ação igualitária, onde se igualam todos e esquecem as diferenças, ela quer nos mostrar a necessidade da diferença, aprender a trabalhá-la na escola, é adequar tudo isso a uma realidade existente e há muito desgastada pela sociedade. Acredito que temos sim condições de mudar essa realidade escolar excludente para uma que inclua de forma plena. Mantoan trás neste livro uma abordagem simples e de fácil aplicação na nossa rotina escolar. Após a minha leitura mudei o meu modo de ver e lidar com situações do dia a dia de uma forma totalmente diferente. Sei que fazer a sociedade “abrir mão” de velhos paradigmas é muito difícil, mas é necessário insistir nesse assunto, até que todos entendam que somos diferentes e isso nos torna especial.

Rafa P. 23/03/2014

Em busca de uma sociedade para todos
A inclusão é um tema polêmico e tem sido exaustivamente discutido nos mais diferentes setores da sociedade. Uma grande massa acredita na possibilidade de pensar em uma sociedade inclusiva, que esteja ao alcance de todos, já uma outra parcela pessimista julga ser utópica e inviável essa possibilidade.
Esse livro em específico, aborda a inclusão de pessoas com deficiência no âmbito da educação. Propõe que para pensarmos em uma escola inclusiva, é necessário um novo modelo de escola, que abandone uma perspectiva conteudista, elitista e baseada na transmissão do conhecimento, por uma pedagogia ativa, dialógica, interativa e integração. Ou seja, uma quebra de paradigma da até então educação tradicional.
A proposta do livro é muito pertinente, e proporciona uma excelente reflexão para pensar em uma mudança necessária para estabelecermos um ensino que valorize as diferenças e supere um modelo arcaico e pouco estimulante de ensino.
No entanto, me pareceu muito superficial a discussão que a autora apresenta, pois ela filosofou sobre o conceito da inclusão e idealizou qual seria o modelo de escola perfeita uma sociedade inclusiva, porém não apresenta ações e estratégias práticas para como enfrentarmos essa realidade hoje. E percebo que esse problema é recorrente em boa parte do material sobre o assunto, muito se discute sobre os ideais, mas pouco se aborda em como realizar na prática a inclusão de pessoas com deficiência, principalmente aqueles casos severos ou extremamente comprometidos. Em alguns pontos, a autora aborda a situação da inclusão de forma simplista e corriqueira, fato que para aqueles que conhecem essa realidade, assim como eu, sabe que é um processo complexo que envolve deste formação dos profissionais, aceitação, estruturação do ambiente e preparo para lidar com as diversidades. A inclusão é possível sim, mas ela requer uma discussão aprofundada e um olhar realista sobre as dificuldades tanto de quem é incluído, como daqueles que o cercam, principalmente os profissionais.
Eu acredito na inclusão, ela é hoje uma realidade que esta posta a nós, porém estamos muito aquém do ideal. A verdade é que devemos partir de alguém lugar, e o errar faz parte do processo de aprender. E espero que esses erros, contribuam para alcançarmos uma sociedade que seja verdadeiramente para todos.

Jana 09/04/2021

Um estudo incrível
O livro aborda várias etapas que ocorrem dentro da escola com diversos exemplos de pessoas. Acredito que este livro sirva como um início para quem quer se aventurar na Psicologia Escolar

Gi Albano 09/04/2021

Necessário!
A inclusão é muito importante e a Mantoan fala com experiência e propriedade no livro, bem explicado e muito esclarecedor!

Volnei 04/10/2018

Inclusão Escolar
Nesta obra o autor descreve como deve ser feita a inclusão social do aluno no meio escolar de forma que este se sinta ambientado dentro dos meios escolares

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br